segunda-feira, abril 22, 2013

8

Sabotando o boicote à Globo



Por Hermes C. Fernandes

No último domingo (21/04), milhares de evangélicos aderiram à campanha de boicote à Rede Globo de Televisão. Sinceramente, jamais aderiria a uma campanha assim, por achá-la ingênua, contraproducente e potencialmente alienante.

Paulo diz que não devemos ser julgados pela consciência alheia. Ninguém tem o direito de dizer o que devo ou não assistir. Minha liberdade em Cristo é inegociável. Devo exercê-la enquanto examino de tudo, retendo somente o que for bom. Aderir a uma campanha assim é como passar uma procuração para que outros pensem e decidam por mim.  

Esta mania de boicotar produtos vem da igreja americana, que já boicotou a Disney, a CNN (porque é democrata e apoia o Obama), redes de supermercados e lojas que apoiem a causa gay, etc.

Não vamos mudar o mundo simplesmente boicotando canais de TV ou qualquer outro produto.  Em vez disso, deveríamos SABOTAR o sistema, recusando-nos a entrar no jogo de poder. O tal boicote só serve para mostrar "para eles" o quão poderosos somos. Trata-se de estratégia mercadológica e política. Que desperdício! É como entrar numa queda-de-braço com o mundo. Prefiro atentar à admoestação de Paulo e não me conformar, isto é, não adequar-me aos padrões vigentes. Recuso-me a contribuir estatisticamente para fortalecer a agenda de alguns grupos cujo interesse não é outro, senão, o poder. No meu controle-remoto, mando eu!

As pessoas devem ser conscientizadas, não manipuladas. Quase não assisto a esta emissora. Geralmente, vejo o programa do Jô e o jornal da Globo. Prefiro um bom filme (seja no cinema, alugado ou em canais por assinatura) ou uma boa leitura. Espero influenciar o rebanho com a minha postura, mas não me vejo no direito de interferir em sua liberdade. Quero que sejam guiados por suas consciências iluminadas pelo Espírito.

Ademais, toda abstinência tem o mesmo tipo de efeito colateral. Geralmente, quem jejua acaba comendo mais do que devia depois de terminar seu período de jejum. Depois de 24 horas sem assistir a um canal, acabamos vencidos pela curiosidade e a ansiedade gerada pela abstinência.

Não boicote! Sabote! E comece sabotando este tipo de campanha infantil.

8 comentários:

  1. Falou tudo. Ontem algumas reportagens do Fantastico tiveram mais conteudo que muitos cultos pelo Brasil a fora. Falo isso porque me fez pensar sobre a atual realidade do nosso pais.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, eu não sei mais quem está certo entre os evangélicos. Vejo muita contradição em nosso meio. Se os caras gospel cantam na Globo estão errados, se o povo evita a Globo tá errado. Quem pode entender?

    ResponderExcluir
  3. É exatamente o que penso. Jamais aderiria também. A crentaiada boicotou no dia 21 mas no dia 22 estava toda assistindo salve Jorge. Tenha santa paciência...rs.

    ResponderExcluir
  4. Quem sabota é criminoso, se vc não quer fazer parte do movimento não faça, só ajuda quem tem o msm pensamento, não precisamos de alguém q use meio criminoso

    ResponderExcluir
  5. Boa! Mas apesar de tudo eu tenho aderido a essa campanha faz tempo..., hehehehe..., isso porque fora jornal (mais ou menos), esporte e algumas outras coisinhas não sobra muita coisa pra ver de bom nesse canal mesmo.
    Agora, realmente é pra se pensar no comentário da Nerly Nunes, já que a grande maioria tá boicotando a globo mas comprando cd´s e dvd´s goshpel de uns e outros porque "você adora, a som livre toca"..., que contradição mais tola e que mostra o quão inconsistente é esse protesto!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3:42 PM

    Bonito e lógico seu texto, mas discordo de vc. Boicotes já deram certo sim. Mahatma Gandhi pediu que a população boicotasse os produtos ingleses, o boicote dos negros aos ônibus de Montgomery ou mesmo os que conteceram na áfrica do Sul sob a liderança de Nelson Madela, Contra a Coca-Cola houve boicote pelo Sindicato Internacional de Trabalhadores das Indústrias de Alimentos em protesto contra maus-tratos sofridos pelos operários na Guatemala etc. Entendo que este movimento seja uma mobilização e não manipulação. Existe diversas outras armas como a oração, jejum etc. Respeito sua opinião, mas vejo esse mobilização com bons olhos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:57 AM

    que comentario ridiculo...no mínimo você deve fazer parte da massa de manobra na mão da globo.

    ResponderExcluir