quinta-feira, outubro 08, 2015

2

Antes que a notícia se espalhe...


Por Hermes C. Fernandes

Jerusalém estava em polvorosa. Alguma medida precisava ser tomada imediatamente, antes que a notícia se espalhasse.
Depois de dez dias de absoluta tranquilidade, membros daquela seita proveniente da Galileia voltaram a atacar.
Houve quem apostasse que depois da morte de seu líder, seus discípulos se dispersariam. Rolou até um boato de que ele havia reaparecido depois de morto. Mas durou só uns quarenta dias. Por alguma razão, seus seguidores evaporaram. Dizem que estavam reunidos em algum lugar à espera de alguma coisa.
De repente, a paz foi interrompida novamente. Dois deles entraram no templo com um homem gritando e saltando. Todos reconheceram que o homem que os acompanhava era o mesmo que por muito tempo era colocado diariamente à porta do templo para pedir esmola. Testemunhas alegam que era paralítico. Como, então, podia estar saltando daquele jeito? E para completar a confusão, os dois galileus teriam feito o milagre em nome daquele que havia sido crucificado. Segundo eles, o rabino que teria provocado aquela desordem no templo munido de chicote havia retornado à vida e os teria autorizado a curar e a ensinar em seu nome.
O conselho resolveu reunir-se em caráter emergencial. Representantes das sinagogas, anciãos, escribas e até o sumo-sacerdote e todos de sua linhagem se reuniram para ouvir o depoimento daqueles pescadores.
As autoridades ficaram embasbacadas com a ousadia de homens completamente iletrados. Inicialmente, pensaram que se tratava de homens com boa formação, haja vista que na véspera do ocorrido, teriam sido flagrados por alguns transeuntes oriundos de vários países que vieram celebrar a festa de pentecoste falando em diversos idiomas.
Mas uma coisa era evidente: eles haviam estado com Jesus. Notava-se, principalmente, pela maneira como se conduziam (At.4:13). Definitivamente, não eram um embuste, como tantos que costumavam aparecer em Jerusalém naquela época do ano.
Somente quem houvesse estado com Jesus poderia falar em seu nome com tanta autoridade, sem preocupar-se em chamar a atenção para si.
Somente quem houvesse estado com Jesus seria capaz de demonstrar tamanho amor por um desconhecido como aquele paralítico.
Eles não lhe deram esmolas como lhes havia sido pedido, mesmo porque, já estavam há cinquenta dias fora de seu domicílio, sem trabalhar. Não tinham nem para si, como poderia ter para partilhar. Porém, do que haviam recebido, isso partilharam sem hesitar.
Foi a primeira vez que aquele mendigo adentrou o templo. Afinal de contas, portadores de deficiências não eram bem-vindos lá.
Somente quem havia estado com Jesus se conduziria ao templo para orar, mesmo depois de haver passado os últimos dez dias em oração à espera da promessa que seu mestre fizera.
Como negar o fato de haverem estado com Jesus?
Pergunto-me se é esta mesma impressão que bilhões de cristãos ao redor do planeta conseguem passar.
Nossa postura denuncia com quem temos estado, de que fonte temos nos saciado.
Diferentemente de Paulo, capaz de citar os filósofos gregos em pleno areópago de Atenas, Pedro e João eram homens rústicos, trabalhadores braçais, gente do povo. Porém, isso não ofuscava o fato de haverem estado com Jesus.
Como se não bastasse, eles também se faziam acompanhar do homem que acabara de ser curado (v.14).
Quem tem estado com Jesus, invariavelmente trará em sua companhia os excluídos, os que não encontram seu lugar na religião, os que esmolam a atenção da sociedade.
Eles nem sequer precisaram pedir que aquele homem testemunhasse a seu favor. Ele simplesmente queria usar sua recém-adquirida habilidade para caminhar ao seu lado.
Quem desfruta da companhia de Jesus, aprecia a companhia daqueles que encabeçam a sua lista de prioridade.
Porém, duvido que o ex-paralítico se prontificaria a oferecer sua companhia a quem não lhe houvesse feito bem.
Quem, afinal, tem sido atraído a caminhar conosco? Quem tem se colocado como testemunha daquilo que temos pregado e vivido? A quantos temos beneficiado com nosso discurso, e, sobretudo, com nossa prática?
Quantos já adentraram o “templo” conosco, depois de viver esmolando à sua porta?
Se tão-somente houvessem atendido ao pedido daquele homem, dando-lhe esmola, certamente não teriam sua companhia. Aliás, nem mesmo teriam sido convocados para depor ante as autoridades.
Se não quisermos ter dor de cabeça, a melhor alternativa é cruzarmos os braços e fazermos vista grossa diante do sofrimento causado pela exclusão. Pior do que a dor causada pela deficiência em si é a dor da rejeição.
Bastava que Pedro e João fingissem não vê-lo ali onde diariamente era colocado, e não teriam tido que comparecer perante as autoridades para se explicar.
Mas, como não se compadecer? Principalmente depois de terem sido cheios do Espírito Santo? Como ficar indiferente ao sofrimento humano? Que tipo de espiritualidade poderia nos alienar em vez de nos empurrar para fora ao encontro da miséria humana?
Começo a me perguntar com quem temos estado ultimamente. De que adianta tanta demonstração de erudição, sem qualquer demonstração de compaixão e amor? 
Dizem que certo dia, Tomás de Aquino foi convidado pelo Papa Inocêncio IV a conhecer os tesouros da igreja em Roma. Num dado momento, o Papa teria dito: 
- Vês, Tomás? A Igreja não pode mais dizer como nos primeiros dias: “Não tenho ouro nem prata...”
Pelo que respondeu:
- É verdade. Mas também não pode mais dizer ao coxo: “Levanta-te e anda!”
Aquino estava coberto de razão. O amor ao poder substituiu o poder do amor. E hoje parece que as coisas não estão diferentes. Por isso, preferimos desfilar ao lado dos poderosos e não dos oprimidos e explorados.
Ameaçar os discípulos a não falarem mais em nome de Jesus foi uma total perda de tempo. Eles nem ao menos se comprometeram a alterar o teor de sua mensagem. Pelo contrário. Responderam: “Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvi-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At.4:19-20).

Hoje, os poderosos nos incentivam a pregar o que já temos pregado, pelo simples fato de que nossa mensagem não se constitui qualquer ameaça ao status quo. Em vez isso, ela endossa e justifica o espírito da época, com sua ganância, futilidade e preconceitos. Nossa versão do evangelho mantém o excluído onde sempre esteve, poupando as classes dominantes do constrangimento de vê-lo celebrar sua liberdade. Para driblar o que restou de nossa consciência, alegamos que esta proximidade com os poderosos tem o objetivo de garantir que tenhamos esmola para distribuir entre os necessitados. E assim, garantimos que tudo permanecerá como antes no quartel de Abrantes. 
Quem tem estado com Jesus deve reproduzir no mundo o que recebeu, sem tirar, nem por; sem se preocupar em fazer média com ninguém. Nosso único compromisso é com quem nos habilitou a fazer as mesmas obras, amando como ele amou, repartindo como ele repartiu, acolhendo a quem ele jamais abandonou. 

2 comentários:

  1. Excelente! Atos nos convida a um estilo se vida tão diferente do que temos hoje... Oxalá tivéssemos um pouquinho do engajamento e da compaixão que os apóstolos tiveram naquela época. Mas estamos tão mergulhados nas correntezas desse mundo... : (

    ResponderExcluir
  2. Texto envolvente meu mano, excelente!!!

    ResponderExcluir