segunda-feira, março 28, 2016

9

Você pouparia este Jesus?




Por Hermes C. Fernandes

- Alguém aí me acusa de pecado?[1] 

Esta pergunta fora feita por ninguém menos que o Filho de Deus.

Até onde sabemos, ninguém ousou se pronunciar. Mas pensando bem... alguns cristãos modernos talvez tivessem sérias acusações a fazer. 

Abaixo, segue uma lista de supostos pecados que Ele teria cometido:

Sentou-se e comeu com gente da pior espécie.[2]

Aceitou presentes de prostitutas.[3] 

Foi conivente com o vício ao transformar água pura em bebida alcoólica de ótima qualidade.[4] 

Foi flagrado conversando com uma mulher de moral duvidosa, e ainda por cima, samaritana.[5] 

Impediu a execução justa de uma adúltera descarada, e ainda expôs seus delatores.[6] 

Quebrou o santo mandamento do sábado várias vezes (pelo menos, segundo a interpretação dos sábios e piedosos judeus).[7] 

Exaltou a figura de um pária em uma de suas parábolas, enquanto desmascarou a religiosidade apática de uma casta religiosa.[8] 

Elogiou a fé de um oficial romano (provavelmente um idólatra) na frente de seus patrícios.[9] 

Tocou e deixou-se tocar por leprosos, o que, pela Lei, tornava-o imundo.[10] 

Não fez média com autoridades; pelo contrário, chamou Herodes de raposa.[11] 

Xingou gente piedosa de ‘cobras e lagartos’, enquanto tratou com cavalheirismo quem não merecia nem atenção.[12] 

Falou com gente morta (dois de uma vez!).[13] 

Hospedou-se na casa de um corrupto.[14] 

Traiu os anseios populares ao abonar o recolhimento de impostos por parte do império que ocupara suas terras.[15] 

Não negou a possibilidade de se ser fiel a Deus e, ao mesmo tempo, cumprir seus deveres para com o estado, mas denunciou a impossibilidade de se servir a Deus e aos interesses do capital.

Contou estorinhas com mensagens subliminares e teor subversivo.[16] 

Pediu arrego no momento de maior pressão.[17] 

Questionou o abandono do Seu Deus na hora da morte.[18] 

Garantiu o acesso ao paraíso a um meliante condenado à morte.[19] 

Frustou uma expectativa de golpe quando em vez de marchar em direção ao palácio para depor Herodes, preferiu dirigir-se ao templo para peitar o sistema religioso corrompido.

Promoveu a desordem ao entrar em recinto sagrado munido de chicote. [20]

Sabotou o sistema financeiro ao expulsar cambistas e negociantes do pátio do templo. [21] 

Celebrou reuniões secretas com seus seguidores pedindo sigilo absoluto. [22] 

E para completar o vexame, foi exposto completamente nu, vestindo unicamente uma coroa de espinho e três cravos que penetraram sua carne.

Esse Jesus não soa ‘subversivo’ demais? Não teria sido melhor crucificá-lo mesmo? Será que os cristãos de hoje o poupariam?

Alguém com este currículo deve ser detido o quanto antes, para que sua doutrina não se espalhe pelo tecido social, resultando na subversão da ordem vigente.  Se não for calado o quanto antes, poderá servir de inspiração para gente da laia de Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e tantos outros promotores da paz.




[1] João 8:46
[2] Marcos 2:16
[3] Lucas 7:37
[4] João 2:9
[5] João 4:27
[6] João 8:4
[7] João 5:16
[8] Lucas 10:33
[9] Mateus 8:10
[10] Marcos 1:41
[11] Lucas 13:32
[12] Marcos 8:38
[13] Mateus 17:3
[14] Lucas 19:5-7
[15] Mateus 22:21
[16] Mateus 13:34
[17] Mateus 26:39
[18] Mateus 27:46
[19] Lucas 23:43
[20] João 2:15
[21] Mateus 21:12
[22] Foram várias, antes e depois da ressurreição.


* Os fatos não estão em ordem cronológica. 

9 comentários:

  1. analise sistematicamente perfeita!

    ResponderExcluir
  2. Jordão4:38 PM

    Hermes, onde voce leu que Jesus transformou a água em vinho alcoólica? As bodas em Caná?
    Veja o Versículo 2.3 de João que diz: E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não há vinho.
    Em contrastes com a posição exposta a seguir, alguns acreditam que, tanto o vinho fornecido neste casamento como o vinho feito por Jesus, eram embriagantes se consumidos em grande quantidade.
    Se aceita esta tese, as implicações disto, dadas a seguir, devem ser reconhecidas e também aceitas.
    1- Primeiro, os convidados do casamento provavelmente estariam bêbados.
    2- Segundo, Maria, mãe de Jesus, estaria lastimando a falta de bebida embriagante e estaria pedindo que Jesus fornecesse aos convidados, já embriagados, mais vinho fermentado.
    3- Terceiro, Jesus estaria produzindo, a fim de atender à vontade de sua mãe(v.3), de 600 a 900 litros de vinho embriagante(vv.6-9)de João, mais do que suficiente para manter todos os convidados totalmente Bêbados.
    4- Quatro, Jesus estaria produzindo esse vinho embriagante como seu primeiríssimo "milagre" afim de manifestar " a sua glória"(v.11) e de levar as pessoas a crerem nEle como o Filho de Deus justo e santo.
    Não é possível evitar as implicações supras da tese em questão.
    Alegar que Jesus produziu e usou vinho alcoólico, não somente ultrapassa os limites da normas exegéticas, como também nos leva a um conflito com os princípios morais embutidos no contexto geral do ensino da Escritura Sagrada.
    Fica bem claro que, à luz da natureza de Deus, da justiça de Cristo, da sua amorável solicitude pela humanidade, do bom caráter de Maria, as implicações da posição de que o vinho de Caná estava fermentado são blasfemas. Não se pode adotar uma interpretação que envolva tais afirmações e contradições.
    A única explicação plausível e crível é que o vinho produzido por Jesus, a fim de manifestar a sua glória, era o suco puro e não embriagante da uva. Além disso, o "vinho inferior", inicialmente fornecido pela pessoa encarregada das bodas de Caná, também com toda probabilidade não era inebriante.
    Muitos aí vão dizer em João 2.10 vinho bom.
    De conformidade com vários escritores antigos, o vinho "bom" era o vinho mais doce, vinho este que podia ser bebido livremente e em grandes quantidades sem causar danos( vinho cujo contéudo de açúcar não fora destruído através da fermentação). O vinho "inferior" era aquele que fora diluído com muita água. Plínio, história Natural, XIV.23-24, Plutarco e Horácio sugerem que o melhor vinho era o do tipo "inocivo".
    Os Rabinos em documentos escritos afirmam e recomendavam vinho fervido.
    No grego "BOM", ver João 2.10, não seja agathos, mas kalos, que significa "moralmente excelente ou apropriado.
    A expressão "bebido bem" provém da palavra grega methusko, que tem dois significados: estar ou ficar Bêbado e estar farto ou satisfeito(sem referência à embriagues). Aqui devemos entender methusko como o segundo destes dois significados.
    Seja como for traduzido este texto, ele não pode ser usado em defesa da tese de que nessa festa de casamento foi bebido vinho fermentado forte.Neste texto o mestre-sala simplesmente cita um princípio geral, próprio de qua1quer festa de casamento, sem considerar o tipo de bebida que foi então servido.
    Não devemos de modo algum, dar a entender que Jesus participou de uma festa de bebedeira e seu intuito era fazer seu milagre para sua glória, e que nem contribuiu pra isso; João 2.3.
    Jesus fez vinho (oinos)suco de uva integral e sem fermentação.
    Jesus sancionou os textos bíblicos que condenam o vinho embriagante como escarnecedor e alvoraçador; Provérbios 20.1, bem como as palavras de Habacuque que diz em 2.15: " Aí daquele que dá de beber ao seu companheiro!...e o embebedas"; veja Levítico 10.8-11; Provérbios 31.4-7 Isaías 28.7; Romanos 14.21. A ÚNICA CONCLUSÃO RACIONAL, BÍBLICA E TEOLÓGICA ACERTADA
    É QUE O VINHO QUE JESUS FEZ NAS BODAS, AFIM DE MANIFESTAR A SUA GLÓRIA, FOI O SUCO PURO E DOCE DE UVA, E NÃO FERMENTADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:29 PM

      É seu Jordão, eu tomo, vinho, whisky, cerveja, pinga, tudo dentro da moderação e tradição familiar. E o pior é ver gente como vc que condena pessoas por causa destas questões. Uma pessoa que tem a capacidade de dizer que vinho é suco de uva, para mim não é digna de crédito em mais nada do que ela disser a respeito da Bíblia. Honestidade não é só em questão de dinheiro, existe também a desonestidade intelectual. Cada vez mais estou convicto que a Bíblia não fala verdades que agradam (inclusive gente como vc!).

      Excluir
    2. Mesmo que o Jordão nao concorde com tais praticas(beber bebida alcoólica, whisky, pinga etc), ele nao criticou quem o faz, mas a interpretação do texto feita pelo Hermes. Então analise bem o que ele falou antes de ser tolo nas palavras. Um abrass Deuzabençoe!

      Excluir
  3. Ai, meu DEUS! O eterno dilema do vinho! A insistente polemica do vinho inebriante ou não-inebriante!

    O problema aqui não é o nível de ETANOL do vinho, mas o nível de HYPOCRISOL no coração e na mente das pessoas, que só conseguem imaginar orgias e bebedeiras associadas ao vinho.

    Impressiona-me citarem diversos autores, mas não citar-lhes os textos. Resumem-se a repetir o que ouviram/leram de alguém que por sua vez ouviu de alguém, etc. Mas refugam a citação do texto original.

    Bela oportunidade perdida para aproveitar a lição deixada pelo texto! Mas este é o efeito de alta dosagem de Hypocrisol: a visão turva, os ouvidos selam, só se enxerga sombras e trevas no outro. sombras e trevas que nada mais refletem o que está em vossos próprios corações e mentes!

    Assim como o excesso de etanol no sangue reduz a capacidade de raciocínio, causando pronunciamentos e comportamentos desordenados, o excesso de hypocrisol na mente é até mais nocivo, causando raciocínios hipócritas e parciais. O efeito do álcool é sobre o corpo e o do hypocrisol é sobre a alma - e causa farisaísmo crônico e falsa cientificidade de argumentos. Pessoas assim podem até não beber vinho algum, nem mesmo suco puro de uva, pois alguma fermentação pode haver ali. Mas sintetizam em si mesmas o hypocrisol dos falsos conhecimentos, dos sofismas, das falsas doutrinas, que só o retorno à simplicidade pode curar.

    Amigo Hermes, sabemos que a DEUS te conhece e tem te abençoado. Prossegue pois no caminho, ainda que os neo-fariseus tentem se interpor.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:44 PM

    Hermes, que pergunta!
    Foi Jesus que poupou a raça lixo desumana, desculpe errei, humana, morrendo numa maldita cruz em nosso lugar, meu e seu Hermes.
    Isto que é amor, poupar Jesus em que? hermes!
    Aliás temos que poupa-lo sim, das nossas ações e atos pecaminosos conscientes que fazemos dia a dia que não agrada a Ele.
    Deus á amor, e cuida de nós, mesmo o ser desumano merecer, ele ainda ama a raça humana.

    ResponderExcluir
  5. No meio evangélico, na santa ceia, é comum se tomar suco de uva em lugar do vinho.

    Acho que desvirtuaram o simbolismo do sangue. Ora, o que mais se aproxima do sabor de sangue - é o vinho tinto seco e não o suco de uva. A não ser que Jesus fosse diabético.

    Mas vamos para o dicionário (AULETE):

    VINHO: Bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do suco de uvas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:31 PM

    Hermes um simples parecer meu para o Levi Bronzeado.
    Uso do vinho na Ceia do Senhor.
    Levi, digo que nem Lucas nem qualquer outro escritor bíblico emprega a palavra " vinho" que no grego é (oinos) no tocante a Ceia do Senhor. Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a expressão " Fruto da vide" leia Mt 26.29; Mc 14.25; Lc 22.18.
    O vinho não fermentado é o único " fruto da vide" verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool.
    A fermentação destrói boa parte do açucar e altera aquilo que a videira produz.
    O vinho fermentado não é produzido pela videira ok?
    Por favor pesquise nos manuscritos judaicos, e não no dicionário da linguá portuguesa.

    ResponderExcluir
  7. Paz! A subversão começou na gravidez de Maria. Engravidar uma virgem e pedir a um anjo pra anunciar tal coisa ao marido é pra acabar com qualquer moralista... No mínimo, nos dias de hoje, chamariam Deus de adúltero. Eu posso até vislumbrar uns irmãos apontando pra Jesus e dizendo: estão vendo esse aí, a mãe dele adulterou e o bobo do José acreditou na estorinha dela. Coitado do José. Não merecia isto, né? Ou no mínimo fizeram sexo antes do casamento... A história de Cristo começa subversiva por si só na certeza de coisas que não se vêem. Abc, Fabio

    ResponderExcluir