quinta-feira, agosto 17, 2006

1

Planetas, Apóstolos e Tribos
Por Hermes C. Fernandes


Fiquei surpreendido ao ler hoje no Jornal O Globo que a União Astronômica Internacional, reunida em Assembléia Geral em Praga, propôs aumentar o número de planetas do Sistema Solar de 9 para 12. Além dos já conhecidos, seriam acrescentados Ceres, Caronte e o recém descoberto 2003 UBS 313, chamado provisoriamente de Xena. Os astrônomos não encontraram outra alternativa: ou rebaixavam Plutão ao status de asteróide, ou conferia aos outros três o status de planeta.

Desde que encontrei nas Escrituras a figura de uma Mulher vestida de sol, com a lua aos seus pés, e uma coroa de 12 estrelas, comecei a questionar se isso não indicaria que vivemos em um sistema formado por 12 planetas. Outros indícios poderiam ser encontrados no sonho de José, onde 11 estrelas, o sol e a lua, se curvavam diante dele, a décima segunda estrela.

Sem contar o fato de Jesus ter escolhido 12 apóstolos, que passaram toda sua vida "orbitando" em torno d'Aquele que é o Sol da Justiça.

Tenho pensado já há mais de um ano, se algumas histórias bíblicas envolvendo as doze tribos de Israel, não seriam "parábolas" de eventos astronômicos. Não quero com isso descartar a literalidade de tais histórias, mas apenas sugerir que elas indiquem acontecimentos mais abrangentes, envolvendo o Cosmos, particularmente a formação de nosso sistema solar.

Pelo jeito, 12 é um número Bíblico da predileção de Deus. Além do mais, são doze meses o tempo que a terra demora para dar uma volta em torno do Sol. O dia tem doze horas, a noite tem doze horas. O elemento carbono, que é o alicerce básico da vida na matéria, contém no seu núcleo 6 prótons e 6 neutrons, ou seja, 12 partículas que lhe conferem a massa.

Um comentário:

  1. Anônimo2:40 PM

    Gostei,acredito que tudo que fazemos para crescimento vigiando sempre em nossas motivações,Deus que opera em nós tanto o querer como o efetuar faz que nossa sabedoria(que é a dele em nós)resplandeça como astro neste mundo de trevas de ignorãncia de Deus e sua vontade revelada na bíblia.Um abraço!!!!

    ResponderExcluir