segunda-feira, dezembro 21, 2015

1

Um culto temático de Star Wars



Por Hermes C. Fernandes

Aproveitando o enorme sucesso do último filme da franquia "Star Wars", a Reina, igreja situada no bairro do Engenho Novo, zona norte do Rio, promoveu no último domingo um culto temático em que foram traçados inusitados paralelos entre a obra de George Lucas e o Evangelho de Jesus Cristo. 

Empunhando um sabre de luz, o bispo Hermes C. Fernandes abordou o tema "O despertar da força", demonstrando que muitas vezes a verdade pode vazar através de obras ficcionais como Star Wars.

Depois de alguns louvores, o grupo musical da Reina apresentou a canção "Será" de Renato Russo como introdução à reflexão da noite. Alguns dos músicos se vestiam com camisetas com estampas alusivas ao filme.

Sobre a plataforma, além de sabres de luz, o  busto e um boneco de stormtrooper e outro de Darth Vader posicionado sobre a estrela da morte com seu sabre de luz vermelha. 

Assim que assumiu o microfone, o bispo saudou à todos com a famosa saudação do filme: "Que a força esteja com todos!"

A partir daí, apresentou vários textos bíblicos revelando a verdadeira guerra nas estrelas em que estão envolvidos anjos, demônios e humanos. 


Segundo o bispo da Reina, o vilão Darth Vader seria um tipo de Cristo, caso este houvesse cedido ao

lado sombrio da força durante a tentação a que foi submetido no deserto. Foi por ter resistido bravamente, que Ele pôde nos oferecer tão grande salvação. Já Luke Skywalker não cedeu, mesmo ao saber que atrás daquela máscara estava ninguém menos que seu próprio pai. Era preferível perder a vida a sucumbir ao lado sombrio da força.

Por mais de uma hora, as Escrituras foram expostas, começando ao som da famosa trilha sonora do filme. Ninguém desviava a atenção, tanto pela Palavra ministrada, quanto pelos slides com imagens extraídas da obra cinematográfica.

Após a mensagem, todos oraram juntos, alguns com lágrimas nos olhos, desejosos de permanecerem firmes no propósito de servir a Deus, servindo ao próximo.

Um dia antes, a Reina promoveu um Choque de Amor no Lixão de Jardim Gramacho, onde foram distribuídas cestas básicas com itens natalinos para 108 famílias. A verdadeira guerra não é contra homens de carne e osso, mas contra estruturas injustas, contra o egoísmo, contra tudo o que nos desumaniza, enfatizou o bispo ao término de sua reflexão.

A cada domingo, a Reina promove cultos como este, em que assuntos atuais servem de pauta para as reflexões. Nos domingos anteriores, falou-se de racismo, de meio-ambiente e da morte dos cinco rapazes em Costa Barros. O assunto do próximo domingo será revelado ao longo da semana pelas redes sociais.


Um comentário:

  1. Um culto "fora da caixa" e os tradicionalistas deixam cair o semblante conforme a ira de Caim.

    ResponderExcluir