terça-feira, setembro 09, 2014

9

PROFISSÃO: PASTOR OU IMPOSTOR?



Por Hermes C. Fernandes

Não se enganem, senhores! O que estas fábricas de pastores estão entornando no mercado religioso não são, de fato, pastores, mas apenas robocops dos púlpitos, programados para repetir a ladainha dos seus mentores; papagaios de pirata, desprovidos de personalidade, treinados para reproduzir não apenas a mensagem de seus líderes, mas também seu tom de voz, seus trejeitos e cacoetes. São peões de obra em ministérios megalomaníacos, cuja missão é animar auditório, produzir gente robotizada,  bater metas financeiras que banquem os projetos pessoais de seus gurus.  São gerentes de franquias que só oferecem fastfood religioso. Seu guia não é a Bíblia, mas livros de autoajuda que abundam no mercado literário gospel. Em vez de se atualizarem teologicamente, preferem buscar modelos que dão certo, que garantam rentabilidade e crescimento vertiginoso. O que importa, afinal, não é o que é certo, mas o que dá certo. Maquiavel é o seu patrono.

Pastores não são feitos no atacado. Não são montados com peças pré-fabricadas como numa linha de produção da Ford. Antes, são feitos artesanalmente, um a um, pelo supremo oleiro, modelados e levados ao forno das provações. Não são provenientes dos seminários, mas do discipulado. Não estão preocupados em demonstrar erudição bíblica citando de cor versículos que justifiquem suas preferências doutrinárias. Preferem demonstrar amor no trato com o seu semelhante. Em vez de citar passagens bíblicas, buscam encarná-las em seu viver diário. Não incitam o ódio entre os diversos grupos humanos, mas patrocinam o diálogo respeitoso entre eles, mesmo não concordando com suas práticas. Não almejam dominar, mas servir. Nem mandar, mas ser exemplo. Não escondem suas limitações, disfarçando-as num discurso moralista, mas assumem-nas,  deixando claro que ainda estão em fase de acabamento.  Em vez de fingir perfeição, pautam pela coerência. Em vez de perseguirem o sucesso a qualquer custo, esmeram-se para ser fiéis.

A palavra chave do ministério pastoral não é glamour, mas renúncia. O pastor genuíno não almeja ser carregado num andor, e sim, carregar sua própria cruz. Sua obsessão não são os holofotes, mas fazer com que Cristo cresça enquanto ele diminua até desaparecer.

Quando dois pastores se encontram, não perguntam quanto tem sido arrecado em seus cultos e sim quantas vidas têm sido alcançadas pelo amor de Cristo.  Não competem entre si para ver quem atinge maior popularidade. Não se cartam de suas conquistas materiais. Não contam vantagens para se sobressaírem  Em vez disso, buscam estimular uns aos outros com suas experiências obtidas com suor e lágrimas, na dependência da graça de Deus.

Mesmo em seus dias de folga ou de férias, pastores de verdade não deixam de ser pastores. Eles tiram férias do púlpito, mas não tiram férias de Deus e de Sua obra. Estão sempre disponíveis, com seus celulares ligados para atender a qualquer pessoa que lhe recorra em busca de socorro. O púlpito que usa não é pedestal ou vitrine de onde exibe seus dotes, mas “altar” onde oferece sua vida em sacrifício por amor ao rebanho que lhe foi confiado. Ocupá-lo é muito mais que um dever, um privilégio, um prazer inigualável, um voto de confiança dado por Aquele que o chamou.

Ao cuidar do rebanho, o pastor declara seu amor por Cristo, consciente de que um dia terá que prestar contas de cada uma de suas ovelhas, da maior à menor, da mais rica à mais pobre. Ele não as trata de acordo com a contribuição que dão, mas de acordo com alto preço pago por suas almas na Cruz.

O privilégio de servir a Deus no pastorado é tão grande que estou certo de que se necessário fosse, um pastor verdadeiro se disporia a pagar qualquer preço. Não por esperar retorno, visto não ser um investimento. Mas exclusivamente por amor. Não são poucos os pastores que são obrigados a trabalhar em serviços seculares por não quererem onerar a igreja. Outros, por se dedicarem em tempo integral, são mantidos pela igreja.  Ambos são igualmente honrados, pois não servem a Deus por dinheiro. Porque quem assim o fizer, servirá ao diabo por um salário maior.

Apesar de a classe estar tão desvalorizada, sinto-me honrado por ter sido escolhido para o desempenho deste serviço.  Se há muitos falsos pastores no mercado religioso atual, há também inúmeros pastores segundo o coração de Deus que sofrem na pele todo tipo de discriminação e preconceito por causa daqueles.  Esses santos homens de Deus devem ser honrados e amados tanto por seu rebanho quanto por seus colegas de ministério.

Que Deus levante cada vez mais homens comprometidos com o Seu Reino e Sua justiça, que amem a Deus e ao Seu rebanho muito mais que à sua própria vida. 

9 comentários:

  1. O pior é que esses impostores usam de perversas técnicas de manipulação para subjulgar o rebanho.

    Compartilho uma postagem a respeito.

    Banque o amigo, haja como espião

    http://pregacaodosloucos.blogspot.com.br/2013/01/discernimento-espiritual.html

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  2. Bispo Hermes, é por causa da facilidade de ganhar dinheiro fácil nas igrejas, os pastores bispos etc, os líderes espirituais estão egoístas e amantes de si mesmo, levando a vida de pastor como profissão como tu dizes é dissestes certo.
    Estão esquecendo do principal que o é Verdadeiro evangelho que é ganhas almas, ajudar as viúvas e órfãos e aos necessitados.
    A Palavra de Deus disse que Jesus andava com Judas e carregava uma sacola de dinheiro para dividir aos pobres.
    Jesus Cristo e seu evangelho de vida eterna, era voltado para os pobres, e em sua ilustração ele disse: É mais fácil um camelo passar num fio de um agulha, do que um rico entrar no reino dos céus.
    Pastores avarentos, egoístas amantes de si mesmos e que esquecem do seu próximo, lembrem-se vcs são apenas um pó da terra e para o pó retornaras.
    Ou seja não somos ninguém, vcs, nós, estamos apenas de passagem nesta podre e contaminada terra de pecado.
    Pastores, bispos etc, e cristãos mornos na fé, vcs querem ir com toda riqueza e prazeres que este mundo oferece para o inferno? Ou querem chegar a Jesus Cristo com as mãos limpas, vida limpa e dizer: Combati um bom combate, completei a carreira e guardei a fé.
    Não ajunteis tesouro na terra onde traças e ferrugem corroem.
    Nosso tesouro, nossa riqueza, está somente em Jesus Cristo e mais ninguém, porque Jesus disse que Ele tem cuidado de nós.
    No céu não entra pecado e nem coisas da carne, e cuidado que o amor ao dinheiro que te escraviza e que pode leva-lo para o profundo do abismo, e será tarde demais para sair de lá, pois Jesus Cristo está voltando muito em breve.
    O Apóstolo Paulo fala : Tendes o que vestir dai graças.
    Não andeis ansiosos com coisas alguma assim disse Jesus!
    No livro de I Timóteo 6.7,8 diz:
    Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
    Tendo, porém, sustento e com que cobrimos, estejamos com isso contentes
    Mas no livro de I Timóteo 6.9,10 diz:
    Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que sbmergem os homens na perdição e ruína.
    Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
    Então Hermes, o que vemos são pastores amantes de si mesmo que fazem do pastorado, ganhos financeiros e também fazem do evangelho de salvação em Jesus Cristo de escanda-los para o mundo!

    ResponderExcluir
  3. Missionário Luiz11:31 AM

    Profissão pastor nos últimos dias?, É construir um império financeiro de bens e ficarem ricos somente!
    Para estes Hermes vai algumas recomendações ok?
    A Bíblia identifica a busca insaciável e avareza pelas riquezas que vemos nas igrejas pelos seus líderes como idolatria, a qual é demoníaca; ver I Co 10.19,20; Cl 3.5. Por causa da influência demoníaca associada à riqueza, a ambição por ela e a sua busca frequentemente escravizam as pessoas; Mt 6.24.
    As riquezas são, na perspectiva de Jesus, um obstáculo, tanto à salvação como ao discipulado; Mt 19.24; 13.22. Transmitem um falso senso de segurança, enganam, e exigem total lealdade do coração; Lc 12.15; Mt 13.22; 6.21.
    Quase sempre os ricos vivem como quem não precisa de Deus. Na sua luta para acumular riquezas, os ricos sufocam sua vida espiritual, caem em tentação e sucumbem aos desejos nocivos, e daí abandonam a fé; Lc 8.14; I Tm 6.9,10; Tg 2.5,6. O cristão não deve, pois, ter a ambição de ficar rico; leia I Timóteo 6.9 a 11.
    O amontoar egoísta de bens materiais é uma indicação de que a vida do cristão já não é considerada do ponto de vista da eternidade; leia Colossenses 3.1. O egoísta é cobiçoso já não centraliza em Deus o seu alvo e a sua realização, mas, sim, em si mesmo e nas sua possessões terrenas. O fato da história da bíblia da esposa de Ló pôr todo seu coração numa cidade terrena e seus prazeres, e não na cidade celestial, que resultou na tragédia; Gn 19.16,26; Lc 17.28-33; Hb 11.8-10.
    Para o cristão, as verdadeiras riquezas consistem na fé e no amor que se expressam na abnegação e em seguir fielmente a Jesus; I Co 13.4-7; Fp 2.3-5, e servir ao seu próximo necessitado.
    Quanto à atitude correta em relação a bens e o seu usufruto materiais, o cristão tem a obrigação de ser fiel; Lc 16.11.
    O cristão e um cristão rico não devem apegar-se à riquezas como um tesouro ou garantia pessoal; pelo contrário, deve abrir mão delas, colocando-as nas mãos de Deus para uso no seu reino, promoção da causa de Jesus Cristo na terra, salvação dos perdidos e atendimento de necessidades do próximo.
    Portanto, quem possui riquezas e bens não deve julgar-se rico em si, e sim administrador dos bens de Deus, pois Deus deu a ele; Lc 12.31-48.
    Os tais ricos devem ser generosos, prontos a ajudar o carente, e serem ricos em boas obras; Ef 4.28; I Tm 6.17-19.
    Cada cristão deve examinar seu próprio coração e desejos: sou uma pessoa cobiçosa? Sou egoísta? Aflijo-me para ser rico a todo custo? Tenho forte desejo de honrarias? prestígio? poder e posição, o que muitas vezes depende da posse de muita riqueza?
    Lembrem-se uma atividade que Jesus Cristo avocou na sua missão nesta terra dirigida pelo Espírito Santo foi "EVANGELIZAR OS POBRES "; leia Lucas 4.18; Isaías 61.1.
    Noutras palavras, o evangelho de Jesus Cristo pode ser definido como um evangelho do pobres; leia Mateus 5.3; 11.5; Lucas 7.22; Tiago 2.5.
    Concluindo: Os " pobres" no grego é (ptochos)são os humildes e aflitos deste mundo, os quais clamam a Deus em grande necessidade, buscando socorro, mas ao mesmo tempo em sua situação difícil, são fiéis no pouco que tem a Deus e aguardam a plena redenção do povo de Deus, do pecado, sofrimento, fome e ódio, que prevalecem aqui neste mundo cruel.
    Sua riqueza e sua vida não consistem em coisas terrenas deste mundo; Sl 22.26; 72.2,12,12,13; Sl 147.6; Is 11.4; 29.19; Lc 6.20; Jo. 14.3.
    Lembrem-se que Deus dá o dom da riqueza e poucas pessoas à tem, isto é com Deus! Não me pergunte que não sei o porque! só sei que estas poucas não usam para ajudar o necessitado que sempre vejo.
    OBS: Lembrem-se, o amor as riquezas é a raiz de todos os males.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre, brilhante texto caro pastor, você já deve estar enjoado mas vou dizer mais uma vez que sou seu fã! :-) Deixe-me apenas comentar o segundo parágrafo no tocante a "Não são provenientes dos seminários, mas do discipulado". Apesar de o seminário não formar um pastor, mas sim um reverendo, o conhecimento lá ensinado é fundamental para a prática do ministério. Não dá para o cidadão andar por aí pregando o texto bíblico sem conhecimento profundo do que lá está escrito, uma boa oratória, um bom domínio da língua e diria até mesmo conhecimento da hermenêutica, exegese e tantos outros obtidos na instituição de ensino. Temos visto muita gente boa dizendo besteira por aí por falta de conhecimento. O seminário abre os olhos do homem para uma série de questionamentos de modo a fortalecê-lo na fé, tornando-o inatingível a "ventos de doutrina" e ensinamentos maliciosos. Conheci uma pessoa, membro de UMA assembléia de Deus que foi expulso de sua igreja depois que entrou para o seminário, sob a alegação de que a vocação é dom do Espírito e não algo que se aprende na escola.

    ResponderExcluir
  5. Antes de tudo, obrigado pelo carinho, Luciano. Concordo plenamente com você. Não sou contra a formação acadêmica. Pelo contrário, sempre a estimulei. Apenas quis deixar claro que seminários não formam pastores. Há casos de gente que entrou crente e saiu incrédulo. É necessário que aquele que aspira ao ministério seja discipulado de perto por um pastor veterano. O ideal seria uma dobradinha entre seminário e discipulado. O seminário lhe oferecerá instrumentos imprescindíveis como a hermenêutica, a teologia sistemática, a homilética, etc. O discipulado trabalhará seu caráter, suas convicções, sua vocação. Ademais, mesmo depois de formados, temos que nos atualizar frequentemente, reciclando nossos conhecimentos. Forte abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:22 AM

    Hermes, vc mencionou pastor ou impostor? Nenhum dos dois.
    Isto aí é classificado como os chamados 171 Estelionatários do evangelho, e tem trocha que gosta.

    ResponderExcluir
  7. Hermes, o problema não esta na qualidade dos pastores e sim em existir pastores, pois a bíblia fala devemos nos apartar daqueles que causam divisão(tito capit,3 vers10-Rogo-vos, queridos irmãos, que tomem muito cuidado com aqueles que causam divisões e levantam obstáculos à doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles!( ou em ---------------(romanos capit 16, vers17-Rogo-vos, queridos irmãos, que tomem muito cuidado com aqueles que causam divisões e levantam obstáculos à doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles! 18Porquanto essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas sim a seus próprios desejos. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos incautos. 19Contudo, todos têm conhecimento da vossa obediência, por isso alegro-me sobremaneira; entretanto, quero que sejais sábios em relação a tudo que é bom, mas puros quanto ao que tem aparência maligna. 20E, sem demora, o Deus da paz, esmagará Satanás debaixo dos vossos pés.)
    então não em falsos pastores o problema esta em existir pastores dividindo o reino de DEUS.
    ACHO VERGONHOSO A QUANTIDADE SE SEITAS EXISTENTESE TODAS FALAM QUE É EM NOME DE DEUS.
    E TODAS VÃO PEGAR ESSA SUAS PALAVRAS E VÃO FALAR QUE É DELES TAMBÉM.

    É SÓ IR NESSE SITE QUE VERÁ ALGUMAS DELAS TAMBÉM, SÃO MUITAS, ACREDITAR EM QUEM????????/, SE TODAS VÃO CONTRA A BÍBLIA TRAZENDO DIVISÃO.

    https://afeexplicada.wordpress.com/2012/02/22/nomes-de-igrejas-evangelicas-parece-mentira/,
    PARECE ATÉ MENTIRA, E SE FALANDO QUE O NOSSO DEUS, É CONTRA ISSO.



    E TODAS VÃO FALAR O QUE VOCÊ FALOU
    Apesar de a classe estar tão desvalorizada, sinto-me honrado por ter sido escolhido para o desempenho deste serviço. Se há muitos falsos pastores no mercado religioso atual, há também inúmeros pastores segundo o coração de Deus que sofrem na pele todo tipo de discriminação e preconceito por causa daqueles. Esses santos homens de Deus devem ser honrados e amados tanto por seu rebanho quanto por seus colegas de ministério.
    ENTÃO NÃO É A QUALIDADE DOS PASTORES E SIM EM EXISTIR PASTORES.


    Rogo-vos, queridos irmãos, que tomem muito cuidado com aqueles que causam divisões e levantam obstáculos à doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles! 18Porquanto essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas sim a seus próprios desejos. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos incautos. 19Contudo, todos têm conhecimento da vossa obediência, por isso alegro-me sobremaneira; entretanto, quero que sejais sábios em relação a tudo que é bom, mas puros quanto ao que tem aparência maligna. 20E, sem demora, o Deus da paz, esmagará Satanás debaixo dos vossos pés.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5:05 PM

    Pastor Hermes saudações!
    Estudei em seminário aqui em Brasilia por 5 anos.Quando sai observei que se deve refletir diariamente sobre os textos Sagrados,a história do povo judeu,a trajetória do cristianismo.Este, mutilado por falsos mestres ao longo da história e perversamente continua.Infelizmente a semente plantada pelos apóstolos e o grande expoente Paulo vai sendo adulterada ao bel prazer daqueles que se intitulam "ungidos" de Deus e intocáveis.Observo FELIZMENTE existem mentes livres como a sua,que não foi contaminada.Por favor continue agindo assim.Jânio Iêso.

    ResponderExcluir