quarta-feira, novembro 28, 2012

2

Para onde vão os animais ao morrer?



Por Hermes C. Fernandes

Para alguns, trata-se de uma questão descabida, sem qualquer pertinência. Mas para quem já teve ou tem um animal doméstico quase membro da família, o assunto é de extrema importância. Creio que se dependesse de muitos dentre nós, os animais compartilhariam conosco o mesmo destino eterno. Porém, se almejamos por respostas, devemos examinar o que dizem as Escrituras.

A primeira verdade com que nos deparamos é que não somos melhores do que os bichos! E quem diz isso é ninguém menos que o sábio Salomão:

“Disse eu no meu coração: Isso é por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego, e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais. Todos vão para o mesmo lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão. Eclesiastes 3:18-20

Somos feitos da mesma matéria prima que na Bíblia é chamada de "pó da terra". Ora, sabemos que os hebreus não conheciam partícula menor que isto. Por isso, as Escrituras o usam como metáfora do que hoje chamamos de moléculas, os tijolos de que somos constituídos.  Não importa se mamífero, réptil, ave, anfíbio, e até vírus e bactérias, todos os seres vivos possuem a mesma composição genética. A diferença é como os genes são distribuídos no DNA. Portanto, no que diz respeito à composição orgânica, podemos afirmar que todos os seres vivos têm um ancestral comum, isto é, a mesma origem. Todos vieram do pó e para o pó retornarão. 

Alguém poderá alegar que o que nos difere dos animais é que eles não possuem espírito. Se isso fosse verdade, então, Salomão teria errado feio ao afirmar que não haveria qualquer vantagem do homem sobre o animal. Veja o que ele diz mais:

“Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos animais desce pra terra?” v.21

O vocábulo hebraico traduzido como "espírito" é ruwach, o mesmo usado em referência ao Espírito do Senhor no Antigo Testamento. Portanto, animais também são seres espirituais. Logo, se temos a mesma origem, a mesma composição e a mesma essência, teríamos também o mesmo destino?

Nem mesmo o amor de Deus é exclusividade do ser humano. Deus ama a todas as Suas criaturas, sejam racionais ou irracionais. Ele é quem “dá mantimento a toda a criatura, porque o seu amor dura para sempre (Sl.136:25). Davi entendia isso perfeitamente, e declara de maneira poética em seu salmo de número 104: 

“Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Há o mar, vasto e espaçoso, onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes (…) Todos esperam de ti que lhe dê o seu sustento em tempo oportuno” Salmos 104:24-25,27

Até os leõezinhos “de Deus buscam o seu sustento” (v.21). Há momentos em que temos a impressão de que Davi havia mergulhado no fundo do oceano, maravilhando-se com o que vira ali. Quando Jesus nos conclama a observar os passarinhos, que nem trabalham ou fiam, contudo o Pai Celestial os alimenta, Ele está afirmando que tais cuidados revelam o amor de Deus por cada um deles. Apesar disso, Jesus diz nesse mesmo texto que temos maior valor que eles. E isso não se dá por termos alguma vantagem sobre eles, seja do ponto de vista orgânico ou mesmo espiritual. E sim por conta de dois fatos: 1. Por Ele ter imprimido em nós a Sua imagem e semelhança. 2. Pelo propósito estabelecido por Deus que alçou-nos à condição de guardiões e vice-regentes da criação. 

Era sobre isso que Davi meditava quando declarou:
"Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares."  Salmos 8:3-8
Portanto, não é uma questão de vantagem, mas de propósito. Se fosse, como explicar o fato de muitos animais serem dotados de habilidades que faltam aos homens? Alguns enxergam cores que jamais contemplaremos. Outros voam, respiram sob a água, possuem faro apurado, audição extraordinária, etc. Em certos sentidos, tais seres têm vantagem sobre nós. Porém, Deus confiou à raça humana o domínio e os cuidados da criação.

A hostilidade que o reino animal nutre contra o homem se deve ao pecado. Deixamos de ser os guardiões do jardim de Deus, tornamo-nos predadores. Paulo diz que toda a natureza geme na expectativa de ser libertada do cativeiro imposto pela vaidade humana. Vaidade que degrada, que domina a seu bel-prazer, que devasta florestas, que extingue espécies inteiras através da caça esportiva, etc. Quando os filhos de Deus se manifestarem, a natureza será finalmente livre (Rom.8). A Terra não caminha para uma catástrofe final, como insistem alguns, mas para a libertação. Quando isso ocorrer, a hostilidade terminará, e o homem voltará a integrar-se harmoniosamente à criação.

Enquanto não chega o grande dia, devemos zelar pela vida de todos os seres com os quais compartilhamos a Terra. Deus no-los confiou. Tanto os selvagens quanto os domésticos. E de acordo com Salomão, “o justo olha pela vida dos seus animais” (Pv.12:10a). Quem ama o Criador, não pode ser cruel à criatura.

O Coral de todos os seres vivos

Uma das mais impressionantes imagens pintadas no livro de Apocalipse está registrada no capítulo 5, do verso 11 ao 14:

“Então olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos seres viventes, e dos anciãos; e o número deles era milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando com grande voz: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então ouvi a TODA CRIATURA QUE ESTÁ NO CÉU, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E NO MAR, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o poder para todo sempre. E os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.” 

Repare a forma como o céu e a terra são apresentados unindo-se para formar um enorme coral em adoração ao Cordeiro. Gradativamente, todas as coisas vão sujeitando-se a Cristo. Não só as invisíveis, mas também as visíveis, tanto as pertencentes ao mundo espiritual (anjos, querubins e cia), como as do mundo animal.

Aos poucos o caos vai se tornando em harmonia; o barulho se transforma numa fenomenal orquestra! Cada evento vai encontrando o seu lugar na majestosa sinfonia composta pelo Cordeiro. Nada fica de fora de escopo desta restauração! O reino animal, o reino vegetal, e o reino mineral se unem para saudar o Rei dos Reis.

No capítulo anterior, João conta que viu um trono, e Alguém assentado sobre ele, e “ao redor do trono havia um arco-íris” (4:3). Este arco-íris nos remete ao episódio em que Deus fez uma aliança com Noé, e estabeleceu o arco-íris como símbolo dessa aliança. O que poucos observam é que aquela aliança de preservação não se limita ao ser humano, mas abrange toda a criação. Assim afirmou o Senhor: “Agora estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós, e com TODOS OS SERES VIVENTES que convosco estão; assim as aves, os animais domésticos e os animais selvagens que saíram da arca, como todos os animais da terra (...) Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, POR GERAÇÕES PERPÉTUAS; O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver uma aliança entre mim e a terra (...) O arco estará nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da ALIANÇA ETERNA entre Deus e todos os seres viventes de todas as espécies, que estão sobre a terra” (Gn.9:9-10,12-13,16).

Esta aliança jamais vai caducar. Não tem prazo de validade. Por ser eterna, não perdeu a validade com o lançamento da Nova Aliança, antes foi confirmada. Oséias, profetizando sobre a Nova Aliança, disse: “Naquele dia farei por eles aliança com os animais do campo, com as aves do céu e com os répteis da terra” (2:18). A Nova Aliança diz respeito à salvação do homem, e, por conseguinte, à restauração da ordem criada. O coral só estará completo quando as vozes angelicais, e as vozes humanas unirem-se às vozes de toda criatura, incluindo os pássaros, os répteis, os mamíferos e os peixes. "Tudo o que tem fôlego" deve igualmente louvar ao Senhor (Sl.150:6).

No próximo post vamos desenvolver um pouco mais o assunto e responder às eventuais questões que surjam a partir do que já temos colocado aqui.

2 comentários:

  1. Meu caro Irmão Hermes, que a Paz de Deus e Seu infinito amor estejam hoje e sempre contigo e todos os teus.
    Não sei se estou me tornando uma manteiga ao longo de minhas 73 órbitas (1), mas posso lhe afiançar que quase não consegui ler este teu texto tantas lágrimas me vieram aos olhos.
    Você me fez voltar lá para minha órbita de numero 19/20, quando me ocorreu por primeiro esse assunto, o destino dos animais post mortem, quando então externei meus pensamentos, fui massacrado e quase chamado de herege, e alentado para estudar melhor a bíblia.
    Na época, sem as argumentações bíblicas a linha básica do pensamento de seu texto, fora o mesmo por mim defendida sem nenhum sucesso, na época me ficou registrado o quanto de orgulho vazio é feito o homem.
    Estou hoje muito feliz mesmo em ver este teu texto, Deus te abençoe por permitir a este velho cultivar neste dia os seus sentimentos e saber que Deus tem me abençoado a cada dia com a renovação e ou confirmação dos ideais e pensamentos que tenho tido ao longo de todas estas órbitas, nesta linda nave por Deus criada e a nós confiada para cuidados, pena é que a estamos destroçando com nossas ganâncias de riquezas no aqui e agora.
    Possa Deus ter misericórdia.
    (1)Órbita = um ano.
    Guaracy I.Martins

    ResponderExcluir
  2. Paulo Lemos1:44 AM

    Ao ver o título, me deu vontade postar algo tipo: escreva algo sobre o sexo dos anjos...
    Ao ler o artigo, digo: Interessante...

    ResponderExcluir