sábado, agosto 25, 2012

1

Parábolas de Jesus sem seu teor subversivo


O Paralítico preguiçoso

1. Quando Jesus voltou a Cafarnaum depois de alguns dias, foi noticiado que ele estava em sua casa.
2. Assim, muitos se reuniram em torno da casa, porque não havia mais lugar la dentro, nem mesmo em frente à porta, e Jesus estava falando a palavra a eles.
3. Então, algumas pessoas vieram, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro pessoas.
4. E  como não podiam levá-lo a Jesus por causa da multidão, removeram parte do telhado da casa, e depois de ter passado por ele, desceram a esteira em que o paralítico estava deitado.
5. Quando Jesus viu isso, ele ficou irritado: "Por que você destruiu o meu telhado? Você tem alguma ideia do quanto isso foi caro para instalar? Sabe quantas mesas e cadeiras que eu tive que fazer na minha oficina de carpintaria para pagar por esse telhado? Os juncos custavam cinco talentos. E eu tive que comprá-los em Betânia ".
6. Os discípulos nunca tinha visto Jesus tão zangado. Ele continuou: "Esta casa é minha vida." Os discípulos ficaram em silêncio.
 7. "Além de destruir minha propriedade privada, agora você quer que eu cure você?" Jesus disse: "E você não viu as paredes de pedra ao redor desta casa?" "Sim", disseram os amigos do homem. "Não são essas as paredes de pedra natural para a Terra da Galileia?
8." Não ", respondeu Jesus." Este é um condomínio fechado. Como vocês entraram? "Os amigos do homem paralítico ficaram em silêncio.
9. Então Jesus virou-se para o paralítico e disse:" Além disso, você não pode cuidar de seus próprios problemas de saúde? Tenho certeza de que sua família pode cuidar de você, ou talvez a sinagoga. "
10." Não, Senhor ", respondeu os amigos do paralítico." Não há ninguém. Sua enfermidade é muito grave. A quem mais podemos pedir ajuda? "
11." Bem, não para mim ", disse Jesus." O que aconteceria se eu, começasse a cuidar  gratuitamente da saúde de todo mundo? Isso significa que as pessoas não só ficariam com preguiça, mas levariam vantagens do sistema. 
12. Além disso, olhe para mim: eu sou saudável. E você sabe por quê? Porque eu trabalhei duro para o meu dinheiro. "O homem paralítico depois ficou triste e ele se dirigiu a Jesus." Mas eu fiz o trabalho, Senhor ", disse o paralítico." Mas um acidente me tornou paralisado "." Sim ", disseram os amigos do homem paralítico . "Ele trabalhou muito duro."
13. "Bem", disse Jesus, "Isso é apenas parte da vida, não é?" "Então o que eu devo fazer, Senhor?", disse o paralítico. "Eu não sei. Por que você não vende a sua esteira pela qual eles desceram você do telhado? " Jesus respondeu.
14. Todos na multidão então ficaram triste." Na verdade, você sabe o que você pode fazer? ", Disse Jesus." Você deve pagar o conserto do meu telhado. Ou eu vou processá-lo. "E todos se admiraram.
15." Nunca vimos nada como isso ", disse a multidão.

A multidão muito mal preparada

1. O dia estava chegando ao fim, e os doze apóstolos vieram a Jesus e disseram: "Despede a multidão, para que eles possam ir para as aldeias vizinhas e do campo, para apresentar e obter alimentos, pois estamos aqui em um lugar deserto ."
2. Mas Jesus disse-lhes: "Por que vocês não lhes dão algo para comer?" Eles disseram, 'Nós não temos mais que cinco pães e dois peixes - a menos que compremos comida para todas essas pessoas.
3. Estavam reunidos cerca de cinco mil homens. E Jesus disse a seus discípulos: "Sabe, Vocês estão certos. Não desperdicem o seu tempo e dinheiro. Seria positivamente imoral para vocês darem o seu suado salário para essas pessoas. Elas sabiam muito bem que elas estavam vindo para um lugar deserto, e deveriam ter pensado em trazer mais comida.
4. Os discípulos ficaram admirados por este ensino. "Mas, Senhor", disse Tiago. "A multidão vai passar fome." Jesus estava maravilhada com a sua preocupação. "Isso não é problema meu, Tiago.
Melhor que seus estômagos estejam vazios do que tornar-se excessivamente dependentes de alguém em posição de autoridade para fornecer pães e peixes para eles. Onde isso vai parar? Vou ter que alimentá-los todos os dias?"
"Não, Senhor", disse Tiago, "Só hoje. Quando eles estão sem alimentos. Depois de alimentados , eles estarão saudáveis, e assim poderão ouvir a sua palavra e aprender com você."
Jesus ficou aflito com resposta de Tiago. "Está escrito: Não existe  almoço grátis."
Então, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, e tomou um pão e um peixe para si mesmo, e deu o resto para os 12, . Mas não deu nenhum para a multidão muito mal preparada, porque eles precisavam aprender uma lição. Então Jesus comeu . Os discípulos um pouco menos. O que sobrou foi recolhido e guardado para a próxima refeição de Jesus, quando ele estiver com  fome. A multidão muito mal preparada logo se dispersou.

O  rico e, portanto, abençoado jovem

1. Como Jesus estava  em uma viagem, um homem correu até ele e se ajoelhou diante dele, e perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?"
2. E Jesus disse-lhe: "O que você fez até agora?"
3. E ele disse-lhe: "Bem, eu nasci em uma família rica, entrei em uma boa escola, na Galileia, porque meus pais doaram alguns milhares de talentos, e tenho um emprego bem remunerado no Banco Central Romano
4. Olhando para ele, Jesus o amou,  o jovem rico foi abençoado, e Jesus disse-lhe: "Uma coisa te falta:. Uma casa maior em um condomínio fechado em Tiberíades. Compre isso e você vai estar com tudo pronto. E certifique-se de ter uma bancada de pedra para a cozinha. Elas são muito legais. " Os discípulos ficaram espantados.
5. Pedro perguntou-lhe: "Senhor, ele não deveria vender todos os seus bens e dar aos pobres?" Jesus ficou irritado. "Para trás de mim, Satanás! Ele merece!" Pedro protestou: "Senhor," ele disse, "Será que este homem não tem uma vantagem injusta? E aqueles que não nasceram em famílias ricas, ou que não tiveram o benefício de uma boa educação, ou vivem nas áreas mais pobres da Galileia, como Nazaré, sua cidade natal? "
6. "Bem", disse Jesus, "antes de tudo, é por isso que eu deixei Nazaré. Havia muitas pessoas pobres sempre pedindo caridade. Eles eram tão numerosos quanto as estrelas do céu, e eles me incomodavam. Segundo lugar, quando as pessoas começam a gastar de novo, como este jovem rico, a economia da Galileia irá inevitavelmente crescer e, eventualmente, tudo vai escorrer para os pobres.
Felizes os que são pacientes! Mas dar o dinheiro imediatamente, especialmente se ele não podem fazer nada, é um grande desperdício. " Os discípulos ficaram espantados. "Mas, Senhor, o que dizer das Escrituras que nos dizem para cuidar da viúva, dos órfãos, dos pobres, dos doentes, do refugiado? Quanto a todas as muitas passagens sobre a justiça?"
7. "Essas são metáforas", disse Jesus. "Não leve tudo tão literalmente."


REV. JAMES MARTIN, S.J. (vIA BLOG DO FABIANO CALDAS)


Um comentário:

  1. Não tenho certeza, mas acho que vi esse Jesus entrando numa IURD, dia desses. Ou terá sido uma IMPD, ou IIGD?

    ResponderExcluir