sábado, março 24, 2012

31

Meu medo, ódio e admiração por Chico Anysio




Por Hermes C. Fernandes

Devo confessar que minha simpatia a Chico Anysio foi tardia. Somente a partir dos anos 90, com a Escolinha do Professor Raimundo, passei a admirá-lo e reconhecer sua genialidade. Permita-me explicar meus motivos.

Quando criança, em meados dos anos 70, alguns de seus personagens me assustavam, provocando-me pesadelos terríveis. Entre eles o Pantaleão e o Bozó. Sempre que ia dormir, olhava por baixo da cama pra verificar se um deles não estava lá. Era a época do Chico City.

Já no início dos anos 80, passei a sentir ódio dele. Tudo por causa de Tim Tones, um dos seus personagens mais marcantes à época, paródia do pastor americano Jim Jones, que induziu cerca de 900 pessoas ao suicídio na Guiana Francesa. Por causa desta personagem, sofri os mais cruéis bullyngs por parte dos colegas de escola que sabiam que meu pai era pastor. Jamais me esquecerei da vez em que fui perseguido por nove deles que queriam me bater, e só escapei por ter me abrigado atrás do balcão de uma farmácia na Praça de Quintino Boicaúva. Ser pastor era sinônimo de ser ladrão, aproveitador, estelionatário, etc. A casa onde morávamos foi apedrejada várias vezes. Numa delas, uma pedra enorme rompeu com a janela do meu quarto, e veio parar há poucos centímetros da minha cabeça. Nem o carro do meu pai era poupado, quando passávamos pela rua ao lado da igreja. Tim Tones só fazia instigar ainda mais o ódio que as pessoas tinham pela classe pastoral.

Porém, com a chegada dos anos 90 tudo mudou. As perseguições diminuíram, apesar dos escândalos envolvendo alguns líderes, como a prisão de Edir Macedo no Brasil, e o adultério de Jimmy Swaggart nos EUA. Foi nesta época que redescobri o Chico, e percebi que, apesar de tudo o que minha família sofreu por causa de um dos seus personagens, o que ele criticava não eram os pastores sérios, dentre os quais meu pai figurava, mas os que usavam o nome de Deus para se locupletar.

A Escolinha marcou uma época muito boa da minha vida, o início do meu casamento e ministério, a chegada dos meus filhos. Mesmo quando passei um tempo nos EUA, assistia através de fitas de vídeo que eram trazidas por brasileiros que visitavam seus familiares.

Chico, além de ser um gênio, também tinha um gênio difícil. Falava o que pensava. O que lhe rendeu não apenas admiradores, mas também desafetos. O humorista não conseguiu ficar quieto ao ver Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, morrer após ser atropelado. Revoltado, desabafou em seu blog: “Mas e então? Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos, à espera de começar seu caminho na vida e deixa vivo e solto o animal que o atropelou, o débil mental que faz de um túnel uma pista de corrida e simplesmente arranca da vida um ser bonito, jovem, ansioso por começar a viver, filho de uma mãe maravilhosa, como colega, como amiga e como pessoa?” Este desabafo rendeu-lhe muitas críticas, principalmente por parte dos religiosos que o acusaram de ateísmo.

Não estou certo de que Chico tenha se reconciliado com Deus, mas, sinceramente, torço que sim. Numa de suas últimas entrevistas, ouvi-o falando de Deus com certa reverência e carinho. Recuso-me a crer que ele fosse cético. Como todos os mortais, passou por uma crise, questionou, lamentou, e expressou sua revolta. Coisa não muito diferente daquela vivida por homens como Davi e Jeremias.

Dentre todos os manifestos postados no Facebook por meus amigos, um chamou-me a atenção, e foi escrito por José Barbosa Junior:

“Vai, Chico! Vocês farão falta! Todos vocês!”
“Chico foi um gadareno às avessas. Na imensa multiplicidade, a identidade do gênio!”

Bom descanso, Chico! Espero revê-lo, quando juntos estivermos diante do Trono d’Aquele que por Sua graça lhe dotou de tanto talento.

Até mais!

Abaixo, um poema de Chico Anysio que termina falando de Deus.


O meu sonho na vida era ter o poder de ser um videocassete de mim mesmo. Ter o controle remoto que me permitisse renascer experiências vividas. Eu poderia voltar no tempo, acelerar, pular cenas dos próximos capítulos. Parar a imagem num momento que me tivesse sido glorioso, vivê-lo outra vez. Talvez, eternizar um orgasmo.
Eu poderia correr a fita de modo a entrar na percepção do futuro ou recuar
Eu poderia correr a fita de modo a entrar na percepção do futuro ou recuar para consertar, corrigir, para confirmar. Ah, com esse aparelhinho eu poderia criar o ideal.
Ah, o ideal.
O ideal seria que o homem nascesse com 80 anos, fosse ficando mais moço, mais moço, até morrer de infância. Nascendo com 80 anos, aos 60 ele casaria com uma mulher de 59. Mas com uma vantagem: A cada dia, a cada semana, a cada mês, a cada ano, ela ia ficando mais nova, mais nova, até se transformar numa gata de 20.
Depois ficariam noivos, namorados.
A bicicleta.
O velocípede.
Desaprendiam a andar, esqueciam como engatinhar,
O voador, o cercadinho.
Do cercadinho para o berço.
As fraldas molhadas.
O peito da mãe.
Até que, num dia qualquer, pararia de respirar.
Seria o tempo correndo para trás até aparecer o último homem: Adão.
O último primeiro, a quem Deus colocaria sobre a mão e, em vez de soprar para ele,
inspiraria o homem outra vez para dentro de sí mesmo
Ah, o ideal.
O ideal seria que o homem nascesse com 80 anos, fosse ficando mais moço, mais moço, até morrer de infância. Nascendo com 80 anos, aos 60 ele casaria com uma mulher de 59. Mas com uma vantagem: A cada dia, a cada semana, a cada mês, a cada ano, ela ia ficando mais nova, mais nova, até se transformar numa gata de 20.
Depois ficariam noivos, namorados.
A bicicleta.
O velocípede.
Desaprendiam a andar, esqueciam como engatinhar,
O voador, o cercadinho.
Do cercadinho para o berço.
As fraldas molhadas.
O peito da mãe.
Até que, num dia qualquer, pararia de respirar.
Seria o tempo correndo para trás até aparecer o último homem: Adão.
O último primeiro, a quem Deus colocaria sobre a mão e, em vez de soprar para ele,
inspiraria o homem outra vez para dentro de sí mesmo.”

31 comentários:

  1. Marco Paulo8:26 AM

    Hermes, eu sempre sou e amo a Palavra de Deus desde pequeno e nela que sempre medito, e carrego esta palavra santa de salvação dentro do meu coração para não pecar contra o meu Senhor e guanhar almas para Cristo.
    Mas,esta frase do Chico Anisyo que disse: Que Deus que deixa morrer?
    É a mesma frase que foi para ele; morreu!
    Deus é Deus, quem é o homem para questiona-lo.
    O Chico foi um homem que não queria nada com Deus e até o debochava do nosso Senhor, e do evangelho em seus personagens.
    Era apaixonado pelo mundo e seus prazeres,no que Jesus Cristo disse ao contráro: Não ameis o mundo nem o que nele há, quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    E porque ele era altamente devotado a macumba rituais de mágia negra na Globo que é de prática para os artistas que quer fazer sucesso e fama e ter um programa só seu, tem que passsar pelo este processo.
    O final é este para quem não quer Jesus Cristo, a morte cruel com dores, e o inferno.
    Infelizmente tem pessoas que estão nesta situação e não querem deixar o pecado e seus santos ídolos e morrem com eles.
    Esta dele converter é barela! Antes dele morrer, ele pediu para dar uma tragada no cigarro que ele amava e se poderia fumar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:58 AM

    Pois é marcão.
    Quer dizer que o sacrifício vicário de Cristo, que nos deu a salvação, é tão frágil, que pode ser aniquilado por uma tragada no ultimo minuto da morte.
    Ah, vá rapaz, para de falar asneiras
    E para de julgar os outros.
    Respeite a memória póstuma das pessoas, se achando referencia em perfeição.
    Devoto de magia negra, vem cá OHHH..... voce conviveu com o cara para saber disto? Voce testemunhou isto? Voce tem prova disto.
    Alguns contribuem com o reino pregado, e outros se calando.
    Para que voce se adequaria ao segundo exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Marco Paulo12:10 PM

    ô seu retardo anônimo, primeiro voce errou meu nome, que é Marcos e não marcão.
    E outra coisa não te dei esta intimidade de mencionar assim ok? Me respeita por favor!
    Olha que nível intelectual voce é, e como voce é 'esperto' para não dizer: mal informado e pescoço em assuntos que não sabe.
    Eu fui artista e tive na Rede Globo seu otário, e sei muito bem o que rola lá!
    É magia negra toda hora, e quem não participar fica excluido, não faz sucesso entendeu?
    Meu caro se voce não sabe eu conheço um ex bruxo que se converteu, que fazia magia negra para o Roberto Marinho ex presidente da Globo e tenho provas disto em depoimento do ex bruxo que agora é pastor ok?
    Voce que não sabe o que fala? E vem dizer o que não sabe.
    Pois fique sabendo que conheço vários artistas da Rede Globo que eu fiz parte deste mundo podre vários anos ok?
    E uma pessoa que era íntimo e artista me disse isto do Chico.
    Então fica na sua meu caro antes de falar asneira.
    Agora dizer que temos que respeitar a memoria dele? Por acaso ele respeitou o evangelho fazendo suas gracinhas, piadinhas debochando a igrejas o povo de Deus, fazendo de profeta e detonado o evangelho voce não fala!
    Deve ser que não é de sua época! Então quem tem que ficar calado é voce garotão!
    Vai dormir e comer capim, pois burro come isto!
    Apoiar mundano é o fim da picada!
    Da próxima vez dê o seu nome pois eu dei o meu, e assumo o que falo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:53 PM

      Reafirmo o que já falei
      cale-se, e contribua par ao reino.

      Excluir
    2. Anônimo9:56 PM

      Voce não foi artista, voce ainda e artista marco.

      Excluir
    3. Anônimo11:56 PM

      Artista na Globo? só se for de picadeiro.

      Excluir
  4. Nani Ralile2:20 PM

    Como alguém tão zeloso da Palavra de Deus pode ser tão irascível? em que parte dos evangelhos se ver Jesus proferindo palavras de baixo calão, eivadas de ódio e desprezo pelo seu oponente - mesmo quando rejeitado, humilhado, desprezado? que evangelho vc, Marcos, segue que não aceita ser contradito ou questionado? que parte dos ensinamentos de mansidão, graça, misericórdia e longanimidade vc não entendeu? Chamar alguém de burro, retardado e otário não fazem exatamente de vc um discípulo de Cristo. Lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Perdoem-me,
    tem alguns questões que não deveriam ser discutida por ninguém! E uma delas é a ETERNIDADE de alguém, por pior que essa pessoa tenham sido enquanto vivem nesta terra.

    Um verso biblico diz, que "antes de tirar-mos o cisco que está no olho do próximo, temos que primeiro tirar a trave que esta no nosso."

    dito popular: "Não a tire pedra no telhado dos outros, se o seu é de vidro!"

    Jesus junto auma prostituta, pronta a ser apedrejada, perguntou aos seus acusadores: "Quem não tem pecados, atire a primeira pedra", logo todos os acusadores daquela mulher sumiram!
    Moral da História: "Quando chamados a razão, perceberam que tinham culpa no cartório" que se não existissem os que procuravam esse "TIPO DE DIVERSÃO", ela, como outras não estariam "NAQUELA INFRAÇÃO"!

    É fácil jugar alguém, mas reconhecer que estamos errados,é que é dificil!

    Me permitam-me chama-los de amigos, o Anonimo e o Marcos!
    permitam-me!

    Amigos, a Eternidade, a Salvação da nossa alma, que é a MAIOR DAS PROMESSAS DE DEUS, PERTENCE A UNICA E EXCLUSIVAMENTE A ELE!

    Quem vai determinar a Sua salvação, a Sua entrada no Reino de Deus, não são os dias em que você viveu ou viverá na terra, mas os critérios de Deus!

    Viva segundo os parametros de Deus, e você será galardoado por isso! Leia Deuteronomio 28, Salmo 1
    Deus abençoe os meus amigos!

    Bispo Gutemberg T.O

    ResponderExcluir
  6. Perdoem-me,
    tem alguns questões que não deveriam ser discutida por ninguém! E uma delas é a ETERNIDADE de alguém, por pior que essa pessoa tenham sido enquanto vivem nesta terra.

    Um verso biblico diz, que "antes de tirar-mos o cisco que está no olho do próximo, temos que primeiro tirar a trave que esta no nosso."

    dito popular: "Não a tire pedra no telhado dos outros, se o seu é de vidro!"

    Jesus junto auma prostituta, pronta a ser apedrejada, perguntou aos seus acusadores: "Quem não tem pecados, atire a primeira pedra", logo todos os acusadores daquela mulher sumiram!
    Moral da História: "Quando chamados a razão, perceberam que tinham culpa no cartório" que se não existissem os que procuravam esse "TIPO DE DIVERSÃO", ela, como outras não estariam "NAQUELA INFRAÇÃO"!

    É fácil jugar alguém, mas reconhecer que estamos errados,é que é dificil!

    Me permitam-me chama-los de amigos, o Anonimo e o Marcos!
    permitam-me!

    Amigos, a Eternidade, a Salvação da nossa alma, que é a MAIOR DAS PROMESSAS DE DEUS, PERTENCE A UNICA E EXCLUSIVAMENTE A ELE!

    Quem vai determinar a Sua salvação, a Sua entrada no Reino de Deus, não são os dias em que você viveu ou viverá na terra, mas os critérios de Deus!

    Viva segundo os parametros de Deus, e você será galardoado por isso! Leia Deuteronomio 28, Salmo 1
    Deus abençoe os meus amigos!

    Bispo Gutemberg T.O

    ResponderExcluir
  7. Profundamente lamentáveis as colocações do Marco Paulo.

    Ainda bem que Deus é misericordioso, e perdoa a quem não sabe o que diz.

    ResponderExcluir
  8. Marcos Paulo3:55 PM

    Minha cara Nani Ralile que sei que não é seu nome Verdadeiro, mas vamos nessa.
    Primeiramente quem tem que ser questionado é o texto e não eu.
    Então para que o texto foi escrito, para que serve o texto, então o Hermes deve abrir uma pagína de fofocas e pedradas uns aos outros. Não estraga o meu dia com idiotice!
    Por favor, será que voce não disse alguma vezes palavras de baixo calão quando mexe com seu Ego que é enorme? Não me venha com semão que voce não tem moral para isto! Ninguém tem moral neste mundo para dar lição ok?
    Eu comentei do Chico o que sei, o que voces não sabem por de trás dos bastidores.
    Principalmente voce!
    Aliás alguém te chamou na conversa? Ou voce caiu de pará-queda!
    Despenso seu comentário ok?
    Será que voce não leu que ele mandou eu ficar caladO? Isto não desrespeito, e ofensaa com minha pessoa não?
    Vou com os demais cometarista que já comentaram em outros textos, ser cristão não é sinônimo de ser otário idiota trocha.
    Minha cara Nani, Jesus Cristo quando entrou no templo, ele nao teve dó de ninguém não vê na bíblia o que ele fez; chutou as mesas chutou tudo para cima, expulsando os mercenários que comerciavam a fé.
    Se Jesus que é Deus fez isto, eu que sou carne homem natural não vou fazer?
    A bíblia diz que não é pecado irar ok? Irai-vos mas não pequeis assim diz.
    Agora se vim com conversa fiada, eu dou o troco e pesado.
    Agora Nani, vai ver se eu estou na esquina, se eu não tiver? Volta e me fala que eu não estou lá ok?
    Eu que digo é lamentável!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4:42 PM

    Algumas pessoas falam: "Chico Anysio foi salvo", outras falam: "Chico Anysio foi para o inferno"
    Quem somos nós para julgar, só Deus pode julgar.
    E se ele, Chico Anysio, desobedeceu um mandamento da Palavra de Deus, e não se arrependeu e pediu perdão, segundo a Palavra de Deus o destino dele é o inferno, mas se ele obedeceu, entregou sua vida a Jesus, e aceitou a Ele como seu unico e suficiente Senhor e Salvador, sem outro intermediario, ele foi salvo.
    Lembrem-se da historia do Jovem rico que Jesus disse: "Apenas uma coisa te falta, vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres e segue-me, e terá um tesouro no Céu", ele saiu triste pois tinha muitas propriedades e o seu maior amor não estava em Deus mas nas riquezas, se o Chico Anysio tinha um pecado mesmo que fosse pequeno aos nossos olhos e não se arrependeu, Jesus talvez tenha dito para ele "uma coisa te falta", mas se ele não deixou esse pecado, seja qual for (idolatria, mentira, vicio,etc) e não se arrependeu, segundo a Biblia ele foi condenado.

    ResponderExcluir
  10. Daniela5:00 PM

    alguem arriscaria dizer: "quero passar a eternidade onde o chico anysio está agora"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:00 AM

      Não me arriscaria dizer.
      Nem mesmo me arriscaria dizer que quero passar a eternidade aonde voce passara querida amiga.
      Só me arrisco a querer passar a eternidade aonde Jesus esta

      Excluir
  11. Anônimo6:08 PM

    Perdeu a oportunidade de ficar calado Marcos!
    Você não deveria agir assim. Se policie e tente ser como Cristo sempre, não de vez em quando então.
    Preste atenção na forma como você escreve!

    Já que você se diz cristão correto, vamos avaliar a forma como você está agindo:
    Alguém pediu para você ficar calado, só isso. E você revida xingando? Então tem parte da Bíblia que você não tenta cumprir?

    Você mesmo disse: ser cristão não é sinônimo de ser otário idiota trocha.
    Mas isso te dá o direito de achar que os outros são uns idiotas? Então porque chama assim?

    Ah você deixa o seu ENORME ego agir? Cadê o autocontrole que Jesus ensina?
    Vai com calma!
    A pessoa não te xingou por nenhum momento.
    É desse jeito que quer servir a Deus?

    Irar mas não pecar. Qual parte disso você não entendeu?
    Você ficou irado e ainda pecou dizendo tanta coisa feia.
    'Dar o troco pesado'?
    Deus deve estar amando ler isso não é?!

    E a sua escrita é muito ruim, você poderia melhorar isso aí. Pense 3x antes de escrever que ajuda!

    Reflita: que exemplo você está dando? Com o que está contribuindo para este mundo? Não tendo paciência vai conquistar quem para suas ideias? Pense nisto!

    E se o nome dela é Nani ou Elaine, talvez, isso não vem ao caso. É assim que quer ser chamada e é assim que devemos respeitar.
    Você sabe como funciona o nickname na internet, por acaso é novo por aqui? Porque se acha o respeitável?

    Somos todos desconhecidos aqui, e talvez nunca nos conheça de verdade.
    O importante é você usar de respeito nas palavras não importando a pessoa. Isso sim te fará um grande homem, um exemplo de pessoa. Uma pessoa verdadeiramente respeitável.

    É importante sempre crescer, estudar, buscar informações e evoluir. Isso nos torna seres humanos melhores. E o autocontrole nos torna seres humanos mais flexíveis.
    Não discuta nenhum assunto antes de procurar saber, ninguém aqui é dono da verdade.

    'Qualquer assunto é digno de discussão quando a pessoa é civilizada e flexível para discutir, caso contrário melhor deixe!'

    Precisamos pregar amor e não ponta-pés, certo?
    E deve começar por nós mesmos.

    'Para que o mal prevaleça basta que os bons nada façam.'

    Lamentável é ver um cristão ter uma atitude assim; que denigre o título do cristianismo.
    Você não precisa provar que está certo. Só fale o que pensa e já está bom. Opinião cada um tem a sua. Você não vai conquistar ninguém sendo assim.

    ...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6:09 PM

    ...

    E se vai ficar nervoso, Marcos, converse mais com o seu Deus. Peça algo que preste! Peça para não ser encrenqueiro por exemplo!

    É lamentável também eu ter que te dar essas dicas e orientações sendo que podíamos estar discutindo, com seriedade e bom-senso, sobre a postagem e a vida de Chico.
    E você realmente julgou o cara. Por acaso quer acreditar que ele foi para o inferno?
    E outra: não existe inferno como lugar literal, procure saber. Peça sabedoria a Deus para ler a Bíblia diretamente em seu idioma original. Faça um curso de escatologia no aramaico, hebraico e grego. Qualquer um que quer pode conseguir!
    Ou espere a hora certa, pois o mundo ainda saberá disso. Na hora certa.

    Não amar as coisas deste mundo está envolvido salgadinhos e coca-cola você toma?
    Pois se trata de coisas que prejudicam a vida, a saúde. Coisas más. E não é só o cigarro não.
    Você sabia que na coca-cola tem aspartame e nos salgadinhos tem glutamato monossódico que causam gripes, inflamações inclusive câncer? Procure saber!
    Ou você prefere pedir a cura para Deus depois?
    E os seus vícios? Já pensou sobre isto? Ou vai me dizer que VOCÊ não tem?
    TODO SER HUMANO JÁ NASCE HIPÓCRITA!
    (exemplo: acabei de sair com minha sacolinha ecológica para fazer compras após colocar uma fralda descartável no meu filho) percebe do que falo?
    O melhor ser humano é aquele que prega o amor e tenta melhorar dia após dia, o resto é resto.

    Fazer parte da máfia evangélica é fácil o difícil é ser como Jesus; é fazer a diferença!

    Então, isso é para você refletir no que fala. Tem coisa que não vem ao caso. E outras que há muito o que falar. Tudo está envolvido.

    Talvez Deus tenha me movido a perder esse tempo te dando reflexões, né? Pense mais e escreva menos, mate o tal ego e seja mais feliz!

    Sinta-se bem MARCOS. Queira estar bem.
    Abraço
    Fran

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:10 PM

    Ótimo texto como sempre bispo! E como sempre ensinador!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Nani Ralile7:02 PM

    Marcos Paulo, que meigo vc é! Se vc não quisesse que o seu texto fosse questionado não o postasse, afinal vc está em território PÚBLICO e eu tenho todo o DIREITO de intervir como queira.

    Não tenho medo de assumir o que digo e penso, como vc insinuou ao colocar em dúvida minha identidade. Apesar não sou rude, mal educada e grosseira como vc: procuro expôr minhas idéias e crença buscando a graça e misericórdia do meu Mestre Jesus.

    Não tente justificar, respaldar o seu comportamento raivoso e descontrolado com o episódio de Jesus no templo. Primeiro pq se vc não segue o Seu exemplo de mansidão e longanimidade, não pode tb seguir a reação que Ele teve no templo: vc não tem nem a autoridade nem a sabedoria Dele Segundo pq o que Jesus fez foi dissipar mercadores da fé, abutres que comercializavam a Palavra de Deus e não quem ousava questionar os seus ensinamentos. Pelo contrário: ele respeitou quem cria diferente e quem, no uso do livre arbítrio, O rejeitava.

    Desça do seu pedestal, da sua arrogância espiritual e APRENDA a ser discípulo e não julgador. Aproveite a aprenda tb melhor a língua portuguesa: não existe "troucha", mas trouxa. Até para ofender é preciso competência e preparo!

    Não vou cair no seu jogo de ofensas. Não vou retribuir os adjetivos "carinhosos" que vc me atribuiu. Sou miseravelmente imperfeita, mas busco dia a dia ser alguém melhor e mais próxima do meu Senhor.

    A Bíblia fala "Irai-vos, MAS NÃO PEQUEIS". Vc pelo jeito aprendeu só a primeira parte do versículo. Ou julgar, condenar, ofender, agir com absoluta falta de domínio próprio e mansidão não constitui pecados? isso sem contar a vaidade e arrogância espiritual que vc demonstra, próprios dos fariseus.

    ResponderExcluir
  15. Marcos Paulo9:39 PM

    Bispo Hermes, tem uns bicos que entram nas conversas dos outros sem serem convidados e estou mandando a resposta para alguns, e digo, não vou falar neste assunto mais ok?
    Só no próximo, aí, vou detonar estas parasitas humanas que dão palpites alheios os defensores da justiça.
    Franciely, é como voce disse, a internet escreve de qualquer jeito não é mesmo? como escrevi que é errado como voce disse, mas voce entedeu não é mesmo?
    E voce não é Franciely é a mesma aí de cima Nany, é a Dane Lima que também não é Dane Lima,eu já sei quem voce é te rastreei, e como voce disse usa todos os nomes, uma cara de pau disfarçada; como eu disse minha cara: primeiramente quem é voce para falar assim comigo.Segundo quem te autorização para falar de minha pessoa.
    Voce que tome cuidado o que diz sobre minha pessoa ok?
    Eu não sou trocha!Sua escrita e suas palavras te denuncia ok?
    Que sermão barato este seu heim?
    E por favor vá voce estudar a bíblia.
    Vou lhe dar algumas dicas sobre o inferno que voce disse que literal ok?
    Então quer dizer que o inferno é literal? Escatologia e eu não sei interpretar a bíblia? para com isto?
    Se o inferno não é real voce também não é real.
    Já que eu não conheço a bíblia, e que voce quer escalogia vamos lá.
    " INFERNO " significado: LUGAR DESTINADO AO CASTIGO DAS ALMAS DOS PERDIDOS.
    Há quatro palavras originais traduzidas por inferno na ARA: Sheol, Hades, Geena e Tartaroo.
    Sheol, no Hebraico., O MUNDO DOS MORTOS. Arderá até o mais profundo do inferno Dt 32.22.
    Os perversos serão lançados no inferno Sl 9.17.
    Angustia do Inferno se apoderam de mim Sl 116.3.
    Os seus passos conduzem ao inferno Pv 5.5 etc.
    Hades, no grego significa., VALE DE HINOM; um vale nos arredores de Jerusalém onde o lixo da cidade era queimado e que, outrora, fora palco de abomináveis sacrifícios de crianças a deuses pagãos.
    O termo é usado para designar um lugar de suplício eterno- o INFERNO.
    Estará sujeito ao inferno de fogo Mt 5.22.
    Todo o seu corpo lançado no inferno Mt 5.29,30
    Perecer no inferno tanto a alma como o corpo Mt 10.28.
    Seres lançado no inferno de fogo Mt 18.9
    Uma vez feito, o tornais filho do inferno.
    Como escapareis da condenação do inferno? Mt 23.33.
    Tartaroo, é um verbo derivado de Tártaros, no grego é: O MAIS PROFUNDO ABISMO DO HADES - INFERNO.
    Tartaroo significa " encarcerar no suplício eterno; precipitar ao inferno" ou seja: Vergonha e horror eterno Mt 25.41.
    O castigo eterno Mt 25.46.
    Fornalha acessa Mt 13.42.
    Fogo eterno Mt 25.41. e etc.
    Bíblia descreve um quadro terrível do destino dos perdidos. Fala de "tribulação e angústia" Rm 2.9, "pranto e ranger de dentes" Mt 22.13; 25.30; "eterna perdição" 2 Ts 1.9 e "fornalha de fogo" Mt 13.42,50.
    fala das cadeias da escuridão 2 Pe 2.4, do "tormento eterno" Mt 25.46 de um "INFERNO" e de um "LAGO DE FOGO E DE ENXOFRE" Ap 19.20 e onde " a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite Ap 14.11.
    Realmente, "horrenda coisa é cair nas mãos de Deus vivo" Hb 10.31; "bom seria para esse homem se não houvera nascido" Mt 26.24; Mt 10.28.
    Os cristãos do NT tinham nítida consciência do destino de quem vive no pecado. Por essa razão eles pregavam com lágrimas Mc 9.24; At 20.19 e defendiam a Palavra infalível de Deus e o evangelho da salvação contra todas as distorções e as falsas doutrinas coma a sua querida infeliz que se diz Franciely leia Fp 1.17; 2 Tm 1.14.
    O sinistro fato do castigo eterno para os ímpios é a maior razão para levar o evangelho a todo mundo, e fazer o máximo possível para persuadir as pessoas a arrepederem-se e a aceitarem a Cristo antes que seja tarde demais Jo 3.16.
    Como voce é acadêmica vou-lhe pedir uma cadeira para voce, na a acadêmia de Letras, voce é muito boa em português. Ah vai plantar batata e pagar sermão para um trocha qualquer, a minha pessoa voce não tira onda não!
    Igual eu disse eu Jogo pesado!
    Achou ruim? Come os dedos dos pés para tirar seu estrees.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9:48 PM

    Hermes esta mulherada sem noção que comentam aí, são todas néscio!
    Tem também uns boca aberta que aparecem aí que só falam besteira, e apioam o erro.
    Aliás só de nascer já foi um erro.
    Etá povinho sem direção espiritual. Acorda os discípulos da igreja da Nova Era.

    ResponderExcluir
  17. Nani Ralile6:45 PM

    "Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele." Provérbios 26:4

    ResponderExcluir
  18. Anônimo10:07 PM

    Olha,
    Antes de ficarmos julgando por aí, declarando que fulano foi pro inferno e que sicrano não é cristão, não se converteu e outras bobagens, deveríamos agradecer a Deus pela existencia de cada pessoa que de alguma forma, com seu talento, contribuiu para fazer desse mundo um lugar melhor.
    Deveríamos agradecer ao Chico, que tantas vezes nos deu alegria e nos fez sorrir; ao Aleijadinho, que expressa da forma mais linda toda obra da criação de Deus; a Van Gog que nos maravilhou com suas pinturas retratando o cotidiano; por Lennon que nos emocionou com Imagine e tantas outras canções; por Madre Teresa de Calcula, pelo amor sincero devotado aos indesejados sociais; por Ghandi, por sua luta pela não violencia e por nosso Betinho, pelo combate a fome em nosso país.
    Obridado Senhor Jesus, que através deles, nos fez ver o mundo com um pouco mais de poesia, esperança, alegria, amor fraterno e sensibilidade d'lma.
    E obrigado Senhor Deus, pela existencia do Chico.
    Amém!
    ass, MENANDRO GOMES

    ResponderExcluir
  19. Anônimo12:07 AM

    Quanto comentario.imbecil.......esse tal de marco eh um retardado afffff.....vc nao estatura pra falar mal de chico anysio....RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICANCIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Marcos Paulo8:36 AM

    Se voces não sabem, o s desenformados de plantão os magistrados em sabedoria, ontem passou na Globo a última entrevista do chico antes de morrer, em que ele falou aque ele era Mediúm espirita e que se encorporava nos personagens.
    Aí vem uns imbécis e diz que temos que respeitar a memória dele?
    Meus caros, eu só me curvo diante de Jesus Cristo, eu só participo da memória de Jesus Cristo em sua Santa Ceia e
    Não curvo, e nem dou honras a homens terrenos prostitutos imorais corruptos ok?
    Somente a Jesus Cristo eu presto culto.
    À voces do evangelho da Nova Era, seguidores do anticristo e seguidores de homens, se ficarem nesta aí, neste evangelho de Satanás, vão ficar para a grande tribulação.
    Mas para mim voces que gostam do mundo e seus prazeres são filhos da perdição, aí não te geito é o inferno mesmo.
    Antes de mencionar meu nome eu já digo: So da luz! Sou de Jesus e combato heresias doa a quem doer.
    O Nany que não é Nany e nem Franciely e nem Dane Lima; eu sei quem voce é.]
    Como já disse, eu já te rastreei, a bíblia também diz: Errais por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus.
    O que voce faz direto, não conhece as Escrituras e vem dertupando com heresias, tem mais gente aí com estes tipos de manisfetação diabólica.
    Voce e anônimos que são as mesmas passoas, é uma criança no evangelho e muito fraca nos argumentos, e o pior é mundana em seus pensamentos e atititudes.
    Satanás conhece muito bem a bíblia, como voce diz que conhece que uma tremenda mentira, como ele é uma tremenda mentira sendo considerado o pai da mentira, voces filhos dele que se opõem ao Verdadeiro e original evangelho vem destruindo o evangelho e pondo-o em escânda-lo.
    Não vem com gracinhas de expôr comentários anônimo não que sei que é voce uma isignificante: pastora...
    Hermes é a última vez comento este texto ridículo, mas respeito seu posicionameto em escrevê-lo ok?
    Sei sua intenção como voce mesmo disse, espero que o Chico recebeu Jesus Cristo como seu ùnico salvador e converteu.
    Mas pelas últimas entrevistas que ele deu antes de morrer, ele diz que era espirita a sua religião e pronto.
    Aos demais paradinos da justiça, os sabichões do não saber, por favor comentem o TEXTO e não os comentários dos outros.
    É o que o Bispo sério homem de Deus o Hermes quer!
    Hermes acho melhor voce aos invés de expôr seus textos, abre uma pagina de fofocas.
    Eu sei que voce Hermes é um homem de Deus e seu prazer é guanhar almas e jamais vai fazer isto!
    Isto é para pessoas baixas que não tem o que fazer!
    O respeito é bom e todos gostamos!
    É respeitar a opinião de todos, mesmos não concordando, e expÕr as suas, mas no texto e não em cima dos outros para denegrir sua imagem humilhando.
    Respeito vem do berço, mas, o que eu estou vendo, muitos que comentam não conhecem o que é respeito.
    Como já disse, se mexer com a minha pessoa, dou de César o que é de César jogo pesado mesmo, doa a quem doer.
    Ô Franciely, vai caçar o que fazer ok?
    E por favor, os seguidores do evangelho da Nova Era, estudem a bíblia original, e parem de debater a bíblia que voces não sabem com quem sabe, que são estudiosos nas Escrituras muitos Bacharel em Teologia por favor respeita, se não voces vão se dar mal, ficar no ridículo, como estão ficando.

    ResponderExcluir
  21. Nani Ralile2:13 PM

    Marcos Paulo, deixa eu lhe esclarecer uma coisa: eu não tenho medo de vc! Pode me rastrear à vontade. Eu me identifico com nome e sobrenome, ao contrário de vc que somente registra o seu primeiro nome. Sou uma pessoa honrada que não deve nada a ninguém e sou digna o suficiente para assumir o que falo e faço e não assino nada anonimadamente ou com nomes diferentes. Não sou "isignifante" nem muito menos pastora.

    Quem é vc para falar de respeito se toda essa celeuma começou pelo seu desrespeito em chamar os outros de otário, retardado, burro, "troucha"? quer ser respeitado, aprenda a respeitar quem discorda de vc.

    Ninguém que se curva diante de Jesus pode ter a sua imnpáfia, arrogância, soberba. Ninguém pode amar a Deus e odiar seu irmão, a mesma boca que louva a Deus não pode proferir maldição contra seu semelhante. Se pelos frutos conhecemos à árvore posso dizer com segurança: vc não é luz, vc é treva! Aliás trevaS: treva do farisaísmo, treva do fanatismo, treva de graça, treva de tudo que se chama Deus! E, é claro, treva da língua portuguesa. Verdadeiro assassino do próprio vernáculo!

    ResponderExcluir
  22. Marcos Paulo3:44 PM

    Nani para voce, eu vou dar desgarga e mandar para o esgôto este seus comentários fraco e podre de quem quer ser o que nao é!
    E não sabe nada do evangelho original de Cristo.
    Minha cara! Se quizer debater Teologia e Escalogia, vá primeiro para o Seminário, depois conversa comigo ok?
    Minha cara é perder tempo voce e seus personagens imbecís fantasma como Dane Lima, zé das couve, e etc, que são as mesmas pessoas.
    Eu gosto muito em debater sobre Teologia e Escatologia, o que voce diz que sabe e não sabe nada, voce sabe é o evangelho da Nova Era, e curvar diante de homens e adorá-los seus gurus espiritual.
    Sou formado em Bacharel em Teologia, fiz 4 anos de Seminário, então quando voce tiver à altura para um debate sábio e bíblico da Verdadeira Escritura Sagrada, eu converso com voce Nani arco-íris.
    Não me venha com istória em falar o que não é bíblico que eu te detono.
    Heresias já tem demais!
    Como eu disse, não sou trocha nem saco de pancada, sou homem comun que tem sentimentos como qualquer outro e se defende! Mas se me atacar com palavras idiotas, pisar no meu calo, aí a casa caí!
    Como faço como os demais falsos profetas que aparecem por aí neste blog, E voce é a principal.
    Como eu disse vai caçar o que vazer.
    Vai cuidar do seu marido, lavar roupa e fazer comida.
    O tempo que voce está perdendo em escrever asneira, seja últil nas suas obrigações do lar.
    Para voce Tchau!
    Pode espermiar, falar as bobagens que voce só sabe fazer, que não vou mais comentar!
    Não vou mais perder meu tempo com néscio.
    O recado já foi dado, e vê de pega outro trocha na esquina.
    Bispo hermes, é a última vez mesmo, me desculpe que falei antes no comentário que era a última vez, mas agora é sério ok?
    Doa a quem doer, dai de César o que é de César.
    A bíblia diz em um versículo que se alguém bater em sua face, dê a outra para ele.
    É claro que simbólico!
    Mas se bater na minha face como diz a bíblia, eu dou um...
    Obrigado pelo espaço Hermes, voce é nota 10, Gente fina!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7:36 PM

    Marcos MANÉ,
    O unico testemunho que voce dá com esse comentários canalhas E RIDICULOS, é testemunho de IMBECILIDADE.
    CALE A BOCA RETARDADO.
    VAI SE TRATAR NO HOSPÍCIO.
    MAIS UMA VÍTIMA DA DOENÇA DA RELIGIOSIDADE.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo12:00 AM

    Adeus Chico!!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7:49 PM

    Adeus! Chico Até nunca mais! ja foi tarde seu macumbeiro!
    Ô Anônimo, se voce quizer vá até o seu pai de 'santo' o chico, lá no inferno e dê um abraço forte nele, e depois dê um beijo no seu pai Satanás.
    Mas de lá voce não vai sair fácil, que lá, é seu lugar.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo4:20 PM

    Que tal, parar com esse falatório todo , e fazermos algo por alguém que está precisando de nossa ajuda? Que tal doar sangue, alimento? Ou dar uma palavra de conforto aos que choram? As vezes nos perdemos em meio a tanta hipocrisia, em meio a querermos aparecer, quando Deus pede Humildade. Amados sejamos Humildes,e ofensas está longe do que Deus nos ensina todos os dias. Deus é amor!! Nunca esqueçam disso!!

    Eu espero de coração que Chico esteja com Cristo e lá nos encontremos!! Assim como desejo a toda criatura!!!

    Graça e Paz!!

    ResponderExcluir