domingo, agosto 17, 2014

4

Bipolaridade espiritual



Amo analisar como cristãos compreendem o mundo a seu redor. Claramente se pode diagnosticar a visão de mundo de um cristão ou de qualquer pessoa por máximas que saem de seus lábios. Há alguns dias ouvi de uma pessoa evangélica: "A oração é para o mundo espiritual e o dinheiro é para o mundo material". Minha consciência se afligiu imediatamente, senti uma dor no estômago e não consegui parar de pensar nesta afirmação. Estava diante de alguém que sofria de bipolaridade espiritual.

Qual é o problema desta frase? Fiquei pensando no tipo de cristianismo que este sujeito anda recebendo. Fiquei pensando nos pastores que o ensinam e o doutrinam. Fiquei pensando nas músicas que ele ouve, ou nos livros que lê, se lê. Ou ainda o pior, como ele lê a Bíblia? Enfim, em que Cristo este cristão crê?

Não questiono sua salvação. Mas, fico pensando quão perversa é a forma como alguns ditos seguidores de Jesus vivem e pensam.

Todo problema reside na visão de vida. Há pessoas que entregaram a vida nas mãos do dinheiro, empurraram a vida do Governo de Deus para uma outra coisa. Restringiram o governo de Deus a uma realidade virtual, criaram uma esfera metafísica, translúcida e imaginária, onde Deus atua, e excluíram Deus da própria santidade da vida.

Como se não houvesse espiritualidade na própria vida, a vida como um todo; como se comer, vestir, trabalhar, comercializar, amar, estudar, fossem dimensões autônomas, seres animados, demiurgos, energias cósmicas ou espíritos elementares. Deram tanta autonomia às coisas criadas que a oração não alcança o dinheiro, a deusa fortuna, torna-se senhora, ídolo. Deus não tem competência para lidar com a vida. Não tem competência para lidar com realidade da dimensão humana, ao contrário, está restrito à liturgia eclesiástica, aos coros, ao universo gospel, aos púlpitos. Por isso, para eles, fora da Igreja quem governa é o cão, é Mamom, são os encostos, a corrupção política e a imoralidade.

Ora, este não é o Cristo que creio, não é o Senhor a quem foi dado todo poder nos céus e na terra. Se é Senhor, governa, tem a chave da morte e do inferno, pois é Senhor da Vida. Senhor de toda vida. Não há nada que não esteja sob sua jurisdição, sob égide de seu poder. Tudo se dobra diante dEle, potestades, principados, tudo se curva.

O problema é que a vida foi achatada, segregada, colocada em um gueto, como se espiritualidade fosse uma coisa manca, sem criatividade, sem vitalidade. Um fóssil enterrado à sete palmos de dogmas, cânticos e orações cheirando a mofo. Ora bolas! Que fé é esta? Quem pregou este evangelho? Com certeza não é esta a boa-nova que saiu dos lábios do Messias judeu, não foram estas as palavras que saíram de Sião e espalharam-se por toda terra.

Jesus criou uma escola da vida, do carisma, da criatividade, de homens que coloriram o mundo com a vitalidade, que proclamavam liberdade na terra, como no Ano do Jubileu, onde prisões eram abertas e cartas de alforria eram distribuídas.

Até quando veremos cristãos restringindo todo potencial criativo de Deus ao gueto de uma espiritualidade quase esotérica, mística e hermética. Até quando se pode tolerar um mundo animado por Gaia, regido por avatares, energias cósmicas?

Ora, o mesmo Deus que criou, criou com palavras, com decretos, para por meio de sua ordem sustentasse toda existência em torno do que Ele é. Toda existência deve reverenciá-lo e reconhecê-lo como Senhor de toda Vida.

"Fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso. Dispões as trevas, e vem a noite, na qual vagueiam os animais da selva. Os leõezinhos rugem pela presa e buscam de Deus o sustento; em vindo o sol, eles se recolhem e se acomodam nos seus covis.Sai o homem para o seu trabalho e para o seu encargo até à tarde. Que variedade, SENHOR, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas" (Salmo 104:19-24).

Por: Igor Miguel - Ultimato (Via Emeurgência)

4 comentários:

  1. Barbosa9:02 AM

    Querido Irmão HERMES,homem pregador da Palavra de DEUS,Graça e PAZ sempre estará com o Irmão.Glória à DEUS!
    Meu irmão Hermes,concordo plenamente com irmão,as igrejas estão ao contrário do que diz a Palavra de DEUS.Hoje nos tempos atuais Jesus e o ser humano estão ficando em segundo,ou terceiro plano,e o DINHEIRO e a LUXÚRIA em primeiro plano.
    O que eu vejo,é o amor total das igrejas ao dinheiro,e os necessitados totalmente esquecidos.
    No livro de Eclesiastes 5.10 diz: O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro;e quem amar a abundância nunca se fartará da renda;Também isso é vaidade.No livro de
    Amós 2.6,7 diz:Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel e por quatro,não retirarei o castigo,porque vendem o JUSTO por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos.
    Supirando pelo pó da terra sobre a cabeça dos pobres,eles perverteram o caminho dos mansos;.
    Ao invés de seguirem a Palavra de DEUS,os Israelitas maltratavam os pobres.
    A RESPONSABILIDADE DO CRISTÃO E A IGREJA NEOTESTAMENTÁRIO DIANTE DOS POBRES E NECESSITADOS.
    No Novo Testamento,DEUS também ordena a seu povo que evidencie profunda solicitude pelos pobres e necessitados,especialmente pelos os domésticos na fé. Boa parte do ministério de Jesus foi dedicado aos pobres e desprevilegiados na sociedade judaica.Dos oprimidos,necessitados,samaritanos,leprosos,e viúvas,ninguém mais se importava a não ser Jesus;como já escrevi anteriormente.
    Jesus condenava durante os que se apegavam às possessões terrenas,e desconsideravam os pobres ver nos livros de Lucas 4.18,19; 1.4;17.11-19; João 4.1-42; Mateus 8.2-4; Lucas 17.11-19; 7.11-15; 20.45-47; Marcos 10.17-25; Lucas 6.24,25; 12.16-20; 16.13-15-19-31.
    O Apóstolo Paulo e a IGREJA primitiva além de pregar o evangelho de Jesus,da salvação que era o principal,também demostravam igualmente profunda solicitude pelos necessitados.Bem cedo,Paulo e Barnabé,representado a igreja em antioquia da Síria,levavam a Jerusalém uma oferta aos irmãos carentes da judéia ver no livro de Atos 11.28,30. Na epístola aos Romanos,ele arrola,como dom do Espírito Santo,a capacidade de se contribuir com generosidade às necessidades da OBRA de DEUS e seu POVO ver nos livros de Romanos 12.8; e I Timóteo 6.17,19.
    A igreja primitiva estabeleceu uma comunidade que se importava com o próximo,que repartia suas posses,bens,dinheiro,a fim de suprir as necessidades uns dos outros ver no livro de Atos 2.44,45; 4.34-37.
    A Bíblia a Palavra de DEUS não nos oferece outra alternativa senão tomarmos consciência das necessidades materiais dos que se acham ao nosso redor,especialmente de nossos irmãos em Jesus Cristo.
    As igrejas fisícas atuais,com o seu Poderoso Dinheiro que é arrecadado dos fiéis,devem lembrar que tudo isso é para a OBRA DE DEUS,e não para satisfazer luxos de pastores,com egos pessoais.
    É o dever da igreja fisíca,pregar o evangelho,enviar missionários para o mundo,e principalmente cuidar,ajudar,acolher os necessitados pessoas pobres sem onde recorrrer;
    oprimidas e descriminadas pelo mundo e até mesmo,pelas chamdas IGREJAS.
    JESUS em Breve Virá,e enxugará todas as nossas lágrimas.

    ResponderExcluir
  2. Ainda há quem perfira viver a religião do que viver Deus e o seu maravilhoso amor..

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. OLÁ,QUERIDO(A)

    CONVIDO-LHE PARA CONHECER O BLOG SOL INCANDESCENTE
    http://solincandescente.blogspot.com/
    PAZ E LUZ

    ResponderExcluir
  4. REalmente temos vivido tempos difíceis no meio "gospel". Que Deus nos ajude a voltarmos para sua eterna palavra.
    Fica na paz

    www.cafeegraca.blogspot.com meu blog

    Se possível deixa um comentário por lá.

    ResponderExcluir