terça-feira, dezembro 01, 2009

1

Sacrifício de vacas para abençoar a Copa

Uma proposta para abençoar os estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2010 na África do Sul com o sacrifício de uma vaca em cada um deles gerou preocupação entre os ativistas pelos direitos dos animais no país. O Makhonya Royal Trust, que coordena as atividades culturais no país, apresentou a ideia e descreveu o sacrifício ritual de gado como uma forma "verdadeiramente africana" de abençoar a competição.

"Devemos ter uma cerimônia cultural de algum tipo, onde sacrificaremos um animal", afirmou o presidente da organização Zolani Mkiva, à agência de notícias Reuters.

Para a organização, o sacrifício é uma forma importante de se garantir uma Copa do Mundo bem sucedida.

Justiça

O ministro da Governança Cooperativa e Tradições, Sicelo Shiceka, já prometeu fazer campanha junto à Fifa para apoiar a proposta.

"A Copa do Mundo será no continente africano e vamos garantir que os valores e culturas africanas sejam vistos pelos visitantes", teria dito Shiceka ao jornal sul-africano Citizen.

No entanto, um juiz sul-africano afirmou que decidirá apenas na sexta-feira se os rituais realmente poderão ser realizados nos estádios.

Grupos de defesa dos direitos dos animais afirmaram que devem ser consultados a respeito deste plano.

O Conselho Nacional das Sociedades para Prevenção de Crueldade com Animais (NSPCA, na sigla em inglês) escreveu à Fifa comentando a questão.

De acordo com o correspondente da BBC na Cidade do Cabo Mohammed Allie, o grupo não é contra o sacrifício ritual de animais, mas quer garantir que este ritual seja feito sem crueldade e também quer se envolver no processo para garantir o bem-estar do gado.

A polêmica começou em meio às tentativas de ativistas para suspender uma cerimônia tradicional zulu, na qual um boi é sacrificado, que deve ocorrer no dia 5 de dezembro.

Os ativistas tentaram suspender na Justiça o ritual, chamado Ukweshwama, no qual uma multidão de jovens mata um touro com as próprias mãos.


Comentário de Hermes Fernandes: Os sacrifícios levíticos voltaram! Agora só falta reconstruir o templo em Jerusalém! Sarcasmo à parte, espero que haja algum pressão internacional para impedir esta barbaridade. Daqui a pouco, a Índia boicota a Copa de 2010.
Se ninguém se manifestar, já, já, vai ter vaca se fingindo de golfinho pra rapá fora da África do Sul.

Um comentário:

  1. Anônimo10:04 AM

    Lamentável! Quando eu assisto pela televisão uma tourada, ou qualquer manifestação cultural onde animais são feridos e mortos, fico torcendo pro touro.
    Essa questão cultural e religiosa é realmente complicado. Alguns sacrificam animais indefesos, outros emporcalham as encruzilhadas e as praias com suas oferendas; outros ainda, deixam crianças indefesas morrerem, por não permitirem transfusão de sangue ( o que não deixa de ser um sacrifício religioso, só que o sacrificado é um ser humano0; ainda tem aqueles que se enchem de bombas e vão aos mercados para se sacrificarem e ainda levam muitos outros com ele.
    Ufa! Graças a Deus que eu sou de uma religião que o único sacrifício já foi feito. O sacrifício perfeito de Jesus na Cruz!
    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir