"Devemos ter uma cerimônia cultural de algum tipo, onde sacrificaremos um animal", afirmou o presidente da organização Zolani Mkiva, à agência de notícias Reuters.
Para a organização, o sacrifício é uma forma importante de se garantir uma Copa do Mundo bem sucedida.
Justiça
O ministro da Governança Cooperativa e Tradições, Sicelo Shiceka, já prometeu fazer campanha junto à Fifa para apoiar a proposta.
"A Copa do Mundo será no continente africano e vamos garantir que os valores e culturas africanas sejam vistos pelos visitantes", teria dito Shiceka ao jornal sul-africano Citizen.
No entanto, um juiz sul-africano afirmou que decidirá apenas na sexta-feira se os rituais realmente poderão ser realizados nos estádios.
Grupos de defesa dos direitos dos animais afirmaram que devem ser consultados a respeito deste plano.
O Conselho Nacional das Sociedades para Prevenção de Crueldade com Animais (NSPCA, na sigla em inglês) escreveu à Fifa comentando a questão.
De acordo com o correspondente da BBC na Cidade do Cabo Mohammed Allie, o grupo não é contra o sacrifício ritual de animais, mas quer garantir que este ritual seja feito sem crueldade e também quer se envolver no processo para garantir o bem-estar do gado.
A polêmica começou em meio às tentativas de ativistas para suspender uma cerimônia tradicional zulu, na qual um boi é sacrificado, que deve ocorrer no dia 5 de dezembro.
Os ativistas tentaram suspender na Justiça o ritual, chamado Ukweshwama, no qual uma multidão de jovens mata um touro com as próprias mãos.
Fonte: BBC - Brasil
Comentário de Hermes Fernandes: Os sacrifícios levíticos voltaram! Agora só falta reconstruir o templo em Jerusalém! Sarcasmo à parte, espero que haja algum pressão internacional para impedir esta barbaridade. Daqui a pouco, a Índia boicota a Copa de 2010.
Se ninguém se manifestar, já, já, vai ter vaca se fingindo de golfinho pra rapá fora da África do Sul.
Lamentável! Quando eu assisto pela televisão uma tourada, ou qualquer manifestação cultural onde animais são feridos e mortos, fico torcendo pro touro.
ResponderExcluirEssa questão cultural e religiosa é realmente complicado. Alguns sacrificam animais indefesos, outros emporcalham as encruzilhadas e as praias com suas oferendas; outros ainda, deixam crianças indefesas morrerem, por não permitirem transfusão de sangue ( o que não deixa de ser um sacrifício religioso, só que o sacrificado é um ser humano0; ainda tem aqueles que se enchem de bombas e vão aos mercados para se sacrificarem e ainda levam muitos outros com ele.
Ufa! Graças a Deus que eu sou de uma religião que o único sacrifício já foi feito. O sacrifício perfeito de Jesus na Cruz!
Deus os abençoe.