quarta-feira, outubro 14, 2009

2

A camaleoa e os camaleões

SÃO PAULO - O jargão dos pastores neopentecostais está na ponta da língua da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). De olho na fatia do eleitorado formada pelos evangélicos, que chega a 15% da população brasileira, Dilma esforçou-se na última segunda-feira (05),em São Paulo, para mostrar afinação com o grupo. Ela cobriu de elogios a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e seu presidente, José Wellington Costa, num culto em comemoração ao aniversário do líder religioso, diante de uma plateia de 4 mil fieis, num templo da capital paulista.

Dilma abriu o discurso de dez minutos saudado os "queridos irmãos e irmãs". "Que a paz do Senhor esteja com vocês", disse, para receber em resposta um uníssono "Amém". O fecho da fala deu-se com a citação do Evangelho de João: "Vim para que todos tenham vida em abundância". Sem timidez, pediu que os fieis orassem para que a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa "seguir adiante". Peregrinação Religiosa - A peregrinação da ministra já passou também pela

Igreja Católica. Em março, ela veio à capital paulista para assistir à missa do padre Marcelo Rossi para mais de 20 mil pessoas. Em junho, discursou em celebração do grupo católica Canção Nova.

Em viagem pela Bahia, puxada pelo pai de santo Ivan dos Santos - ou pai de Oxum, como também se identifica - , Dilma tomou um banho de cheiro com folhas de aroeira. Foi rápido, menos de dois minutos. Apesar da falta de carisma, digamos,
mais envolvente, pai de Oxum ficou satisfeito. "Ela é melhor pessoalmente do que na televisão", constatou.

Neste último domingo, a ministra também estevena procissão do Círio de Nazaré, que reuniu 2 milhões de pessoas em Belém, no Pará. Ela disse ter ficado impressionada com o fato de muita gente carregar miniaturas de casas e até tijolos durante a caminhada. "Perguntei a duas pessoas que carregavam as miniaturas se era por agradecimento ou pedido", disse ela. "Uma respondeu que era por agradecimento. Outra, por promessa para conseguir uma casa", afirmou. Fontes: Correio Braziliense e Terra

Opinião de Hermes Fernandes: Vamos por parte: Primeiro, acho uma grande bobagem os evangélicos se acharem traídos pelo fato de uma candidata visitar uma igreja, e em seguida, um centro espírita. Mesmo que ela fosse evangélica, como é Marina Silva, sua candidatura não pertence a qualquer agremiação religiosa. Posso imaginar o estardalhaço que vão fazer quando a Marina visitar um terreiro. E certamente, ela o fará, pois necessitará dos votos dos espíritas, católicos, budistas, ateus, tanto quanto dos crentes.

Segundo, a candidata foi infeliz ao citar as Escrituras completamente fora do contexto, e possivelmente tenha sido orientada por algum dos pastores ali presentes. Soou hipócritas, ou no mínimo, ingênuo. Lembro de uma vez em que um candidato não evangélico compareceu a uma igreja em busca de apoio, e orientado pelo pastor a citar um verso bíblico, ele disse à platéia: Meu irmãos, eu sempre disse e continuarei a dizer: O Pastor é o meu Senhor, e nada me faltará! Perdeu a eleição! O povo não costuma ser tão ingênuo como antigamente. Principalmente os mais novos, que tiveram oportunidade de estudar. Meu conselho a Dilma é que evite pagar este tipo de mico. Seja você mesma. Evite jargões, principalmente os religiosos.

Terceiro, acho de muito mau gosto ceder o púlpito a um candidato. Púlpito não é tribuna, muito menos palanque. Ali se prega a Palavra de Deus, e não as promessas dos homens. Infelizmente, a gente sabe que por trás disso há conchavos políticos, troca de favores, e coisas que devem causar náuseas em Deus.

Dilma, Marina, Serra e os demais candidatos têm o direito de buscar votos em qualquer lugar. Mas compete aos pastores valorizar aquilo que Deus lhos confiou. Por que, em vez de se prestar a isso, não se promovem reuniões fora do ambiente do templo, onde líderes e leigos tenham a oportunidade de ouvir os candidatos esboçarem suas propostas? Por que promover fóruns, com a presença de vários candidatos? É tempo de amadurecer, e deixar que nosso povo decida por si mesmo em quem votar.

2 comentários:

  1. Pois eu, se fosse candidato (e graças a Deus não sou) não iria buscar votos em terreiro de macumba, templo católico ou budista. Ao adentrar um templo religioso, sempre se está sujeito a pagar um mico qualquer. Com a melhor das intenções (creio eu...) os adeptos do segmento religioso brindarão o candidato com orações, "bênçãos", banhos, passes, unções e o diabo à quatro. Quanto à Assembléia de Deus, o fato de franquearem o púlpito para a guerrilheira Dilma Rousseff, atingiu as raias do desplante e da falta de caráter e vergonha! E ela ainda conta com as "orações" dos "irmãos" para levar avante os planos dela e do Lula...de dar todo o apoio à causa dos homossexuais e de levar o Brasil cada vez mais para perto de Cuba. Dilma e seus cúmplices da guerrilha do Araguaia, não conseguiram transformar o Brasil num país comunista. Eles roubaram ,seqüestraram, mataram e recrutaram pessoas, que mais tarde entraram em confronto com o exército, foram dar com os costados nas celas do DOI-CODI e do DOPS, e acabaram enterrados em covas clandestinas. Tiveram o apoio de Fidel Castro e do assassino Che Guevara, além de contarem com as lideranças de Carlos Marighela e Carlos Lamarca (em suas revoluções respectivas, é claro!). Essa gente odeia as religiões, por considerá-las "o ópio do povo", de acordo com seus pais espirituais e gurús. Colocar essa gentalha no púlpito de uma Igreja evangélica é, no mínimo, um ato de apostasia e comprometimento com o príncipe das trevas!

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor irmão Hermes!!!

    É lamentável que isso esteja acontecendo nas igrejas evangélicas, sabemos que não podemos nos associar com as obras infrutíferas desse mundo. Estou decepcionado.

    Talvez alguém diga: mas ela falou da palavra, e não da política, mas isso não justifica a oportunidade dada à ela, pois só a presença dela em um templo religioso, já é política.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir