Obama faz 'cúpula da cerveja' na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrou nesta quinta-feira com o professor Henry Louis Gates e o policial Jim Crowley, para uma cerveja na Casa Branca na tentativa de apaziguar a disputa racial que dominou a mídia americana nos últimos dias. O presidente disse que teve uma conversa amigável com os dois.
Eles foram acompanhados ainda pelo vice-presidente americano, Joe Biden.
Obama foi criticado depois de ter afirmado que a prisão de Gates, um professor negro da Universidade de Harvard, foi "estúpida".
Segundo o presidente, o encontro "informal" desta quinta-feira é uma chance para auto-reflexão.
"São três pessoas tomando uma cerveja no fim do dia e eu espero, dando a oportunidade para que um escute o que o outro tem a dizer", afirmou.
Prisão
Há duas semanas, o renomado professor foi preso ao tentar entrar na sua própria casa, na cidade americana de Cambridge, após passar uma semana viajando pela China.
Ao chegar à residência, Gates e seu motorista tiveram dificuldades ao abrir a porta. A polícia recebeu a denúncia de que dois negros estariam tentando arrombar uma casa.
Após pedir os documentos ao professor, Crowley o teria prendido. Segundo o policial, Gates o teria desrespeitado e o acusado de discriminação racial.
Ele foi preso por acusações de conduta imprópria.
Depois da detenção, Obama disse que "a polícia de Cambridge agiu de for a estúpida ao prender alguém quando havia prova de que ele estava em sua própria casa".
Mas críticos dizem que o presidente não deveria se envolver em casos individuais, especialmente quando não está de posse de todos os fatos.
Na última sexta-feira, o presidente lamentou ter feito os comentários e afirmou que chamaria os dois para uma cerveja.
Segundo a correspondente da BBC em Washington Jane O'Brien, a forte cobertura da mídia sobre o caso, classificando o encontro como a "cúpula da cerveja" acabou ofuscando os esforços de Obama de reativar as discussões sobre a aprovação das reformas no sistema de saúde do país.
Fonte: BBC - Brasil
Talvez alguns irmãos mais sensíveis se sintam desconfortáveis com o fato deste brinde ter sido regado à cerveja. Eu prefiro focar no que realmente importa. Fosse com água mineral, coca-cola, ou até caipirinha, o importante foi o exemplo deixado por Obama neste episódio, convidando a sociedade americana a dialogar. Perguntado se estava servindo como mediador, Obama afirmou em tom de brincadeira que servia apenas como garçom.
Gosto da idéia da cúpula da cerva!
ResponderExcluirJá estou montando com sucesso a cúpula do vinho! http://marciodesouza.blogspot.com/2009/07/mais-uma-dose-e-claro-que-eu-to-afim-pq.html