quarta-feira, janeiro 14, 2009

0

É preciso amar as pessoas...

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..."

Assim diz um dos versos de uma pessoa que viveu à frente do seu tempo. Será que nós estamos vivenciando essa realidade? Deus nos deu 2 referenciais sobre amor. O primeiro dizia que devíamos amar ao nosso próximo como a nós mesmos porque era uma época em que as pessoas não tinham nenhum critério e qualquer motivo era motivo para se fazer o mau a outrem. Dado esse primeiro parâmetro, a pessoa tinha que pensar se seria capaz de fazer aquilo consigo mesma antes de fazer com outra pessoa. Mas isso, na verdade não era suficiente, não era o verdadeiro plano de Deus, mas ficava aquém da Sua vontade. Porém, em Cristo, esse mandamento foi alterado. Não poderíamos amar ao nosso próximo apenas como a nós mesmos, era preciso ir além disso. O Novo Mandamento que nos foi dado diz que devemos amar uns aos outros como Ele nos amou e não mais como a nós mesmos. Se Jesus nos amasse somente como a Ele mesmo, jamais teria morrido em nosso lugar, porque Ele se amaria primeiro para depois realizar o mesmo gesto por nós.

É incrível como tantos séculos depois dessa mudança ainda exista quem pregue por aí que se você não se amar primeiro, não estará apto para amar ao seu próximo. Então já que quem se diz cristão não está dando ouvidos ao que diz realmente a palavra, faz-se necessário Deus usar pessoas que não professam a fé cristã para nos chamar a atenção e nos mostrar aquilo que devíamos ver por nós mesmos. E enquanto o povo que se chama pelo nome do Senhor continuar neglicenciando sua verdadeira missão, Deus vai continuar usando outros para fazer o que é nossa tarefa. Vamos cumprir a missão para que fomos chamados, que é pregar o Seu amor e a Sua graça infinita. Foi o grande amor de Deus por nós que o fez enviar Jesus para passar tudo o que Ele passou e morrer em nosso lugar assumindo as nossas culpas.

Outra coisa que essa música nos faz lembrar é que não podemos nos entregar à inversão de valores dos tempos pós-modernos. Diz a letra que “é preciso amar as pessoas...” e hoje em dia temos amado as coisas e usado as pessoas. Temos que amar as pessoas e usar as coisas. Infelizmente, a grande maioria das pessoas tem cometido esse erro sem perceber, até porque aqueles que se apóiam no que fora dito por Maquiavel que “os fins justificam os meios” não veem erro em passar por cima dos outros e até mesmo “puxar seus tapetes” desde que isso os ajude a alcançar seus objetivos.

Desde já, devemos agradecer ao Renato Russo que foi instrumento nas mãos de Deus para nos alertar quanto a esses detalhes que nos passaram sem que notássemos.

[Texto de Carlos Eduardo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário