segunda-feira, outubro 27, 2008

0

A Vitória da União!

Hoje, o Rio de Janeiro amanheceu mais lindo! Os pássaros cantavam com mais vigor, o Sol convidava os cariocas a aproveitarem o feriado adiantado do Cabral, e desfrutarem uma boa praia.

Basta olhar nos olhos da população para perceber a satisfação de haver eleito ontem o candidato da união.

Ironia à parte, o fato é que, o que levou Eduardo Paes à apertadíssima vitória no pleito de ontem foi a união.
Ele conseguiu reunir forças antes antagônicas em torno de sua candidatura. Jamais poderíamos sonhar em um dia ver o império Global e o império Universal caminhando de mãos dadas. Foram deixados de lado anos e anos de perseguição. O chute na santa ficou pra trás. As novelas difamatórias, idem. Deus e o Diabo finalmente se acertaram (sic).

Dornelles e Jandira Feghali, milícias e tráfico, todos cantavam numa só voz: "Esse é o prefeito, esse é capaz!"

E pra engrossar o coro, vieram os pastores, bispos e apóstolos. Aliás, o tema do sermão de muitos deles ontem foi "Cuidado com o caveira (a maneira como alguns se referiam a Gabeira)". Quem é de Deus, vota no "escolhido", naquele que vai salvar o Rio, o candidato da união.

Quem está muito alegre com tudo isso são Lula e Cabral. Mas eles também são apenas peças de um tabuleiro. Quem, de fato, jogou foi César Maia.

Sabendo que sua popularidade estava em baixa, orquestrou tudo com maestria para eleger seu afilhado...Paes. Será que a briga com Paes não foi apenas uma encenação? Será que manifestar apoio a Gabeira também não foi uma jogada para lhe tirar votos? Sei lá... teoria da conspiração à parte, acho que tudo é possível do tabuleiro político do Rio de Janeiro.

Pena que nossa cidade jogou fora a oportunidade de se livrar de sua sina. Vamos ter que assistir novamente a uma novela que, definitivamente, não vale à pena assistir de novo.

Dejàvu! Essa vai ser a sensação que todos teremos nesses quatro anos. Não estou agorando, tampouco profetizando. Apenas constatando o óbvio.

E quanto aos pastores que se prestaram a esse papel, terão que prestar contas a Deus, por usar seu púlpito para fazer politicagem.

Fiquei imaginando se algum colega de ministério não leu ontem com a sua congregação o Salmo 15 (o número do candidato da união): "Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda com sinceridade, e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; aquele que não difama com a língua, nem faz mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda; aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem faz estas coisas nunca será abalado".

Trocadilhos à parte, que tal o Salmo 43 (o número do candidato difamado nos púlpitos): "Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra uma nação ímpia; livra-me do homem enganador e iníquo. Tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que me visto de luto por causa da opressão do inimigo? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem; levem-me ao teu santo monte, ao lugar da tua habitação. Então irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha alegria e o meu prazer. Com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te pertubas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, meu Salvador e Deus meu."

O Rio de Janeiro continua triste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário