quinta-feira, fevereiro 09, 2017

13

Carta Aberta a Ana Paula Valadão sobre o tal Principado da Anarquia



Por Hermes C. Fernandes 

Cara Ana Paula Valadão, reconheço-a como uma mulher comprometida com os ideais e valores que propaga. Todavia, sinto muito ao perceber o quão influenciada você tem sido por uma teologia enlatada "made in USA". Não existe o tal principado da anarquia. Por favor, não confunda anarquismo com vandalismo. São coisas totalmente distintas. Anarquismo é simplesmente ausência de governo. Trata-se, portanto, de uma utopia que a meu ver só será plenamente possível quando cumprir-se 1 Coríntios 15:24: “Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.” Repare nisso: a humanidade caminha nesta direção (graças a Deus!). Vai chegar o tempo em que não haverá necessidade de governo algum. Somente a autoridade de Cristo será reconhecida. Todas as demais terão sido reduzidas a nada. 

Dois célebres anarquistas cristãos foram o francês Jacques Ellul e o russo Leon Tolstói. Ambos acreditavam no que poderíamos chamar de anarquismo cristão (também conhecido como cristianismo libertário). Os anarquistas cristãos se opõem a todo tipo de tirania local ou global, sugerem que há plena compatibilidade entre anarquismo e cristianismo, e argumentam que uma das razões pelas quais Jesus foi perseguido pelo governo romano, pelos líderes religiosos e pelo Sinédrio, foi porque foi visto como um anarquista, como uma ameaça ao status quo. Para eles, a liberdade é justificada espiritualmente através dos ensinamentos de Jesus, e que, na história, o desvio desses ensinamentos foi promovido principalmente por Constantino. 

Leon Tolstói em seu livro "O Reino de Deus está em vós", idealiza uma sociedade baseada na compaixão e em princípios não-violentos. A obra desse escritor russo influenciou Gandhi na luta pela independência da Índia e Martin Luther King nos Estados Unidos da América na luta pela emancipação de pobres, negros e mulheres. Tolstói acreditava que para a efetiva destruição do Estado bastava o não pagamento de impostos e a abstenção do serviço militar. 

Jacques Ellul embora recomendasse a atitude de Jesus de seguir "como ovelha para o matadouro" como ideal para o cristão, não deixou de colaborar com a resistência francesa contra a ocupação nazista promovida por Adolf Hitler. 

Os ideais do anarquismo cristão estão presentes nos movimentos abaixo: 

Anabatistas
Mennonitas
Amish
Quakers

Alguns pensadores cristãos anarquistas:

Leon Tolstói
Jacques Ellul
Henry David Thoreau
Kierkegaard
Nikolai Berdayev
Ammon Hennacy
Dorothy Day

Aconselho a você e ao seu séquito, a deixar de lado este movimento de batalha espiritual e mergulhar em teologias menos rasas e mais comprometidas com a transformação do mundo. Aliás, quanto aos tais principados, fique tranquila, pois todos foram depostos, despojados e expostos publicamente ao desprezo através da cruz de Cristo. 

 Segue abaixo o vídeo gravado pela cantora acerca do tal principado da anarquia que estaria tomando o Brasil.






13 comentários:

  1. Não devia perder seu tempo com Calvinistas. Nem cristãos eles são. Essa Ana Paula Valadão deve estar preocupada com os reais que vai perder, certamente, se os evangélicos que a consomem passarem a entender as Escrituras. #prontofalei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conhecêsseis de fato o calvinismo diria: Ai estão os pregadores do verdadeiro evangelho! Leia as Institutas da Religião Cristã.

      Excluir
    2. Anônimo9:27 AM

      Obviamente o prezado que falou de Ana Valadăo como Calvinista precisa voltar a estudar o assunto.Ela não tem nada de Calvinista ao contrario nega o calvinismo em todas as areas da vida.calvinista cre no primeiro lugar na Soberania de Deus.No fato que Deus tem um plano para cada ser humano que foi traçado desde a fundação do mundo. Cre na eleição de pessoas para a salvaçao e a transformacao de vida para que revelam semelhança a Jesus Cristo.leia os Institutas da Religiao Cristăo do calvino.

      Excluir
  2. Hermes, que você discorde da visão teológica dela quanto à existência ou não de forças ou seres espirituais denominados principados, por trás dos acontecimentos de violência e desordem nesses dias no Brasil, tudo bem, é seu direito, mas daí, você torcer o que ela disse é outra coisa, ela não falou em anarquismo como pensamento ou movimento socio politico, ela falou de anarquia, que coloquial ou popularmente traduzimos por bagunça, desordem, falta de chefe, confusão por falta de direçao etc, e isto conforme o dicionario preconiza. Quem falou em anarquismo como pensamento e movimento político foi você. Outra coisa, a Biblia recomenda que caso algum irmão seja achado em.erro, deve-se ir à ele primeiro e depois levar mais um e se ainda assim o tal não voltar atrás de "seu errro" torne publico à igreja. Você tem responsabilidade diante de Deus com os que estão recebendo ensino direto seu na comunidade que voce pastoreia,então irmão, ensine o correto à sua comunidade para que não se desviem ou sigam ensinos que você julga errado e a sua comunidade responderá ao seu ensino. Chega de guerras e disputas! Já passou da hora dos que são do Senhor amadurecerem e seguirem o que o Mestre mais quis e quer, que a igreja, corpo dele, seja um. Que todos que se chamam pelo nome Dele sejam um, como Ele Jesus, é um com o Pai e com com o Espirito. Ganhe tempo cumprindo o chamado que Deus te fez. Esperando que creia que minha motivação é boa, desejo-lhe a Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:34 PM

      Ana Paulo comenta sobre um círculo com a letra A, este é o símbolo do ANARQUISMO (pensamento político social). Sucesso ao senhor MARCO ANTONIO PEREIRA RIBEIRO

      Excluir
    2. Estude mais, e aproveita a oportunidade de aprender, o Hermes tá ajudando muito, esclarecendo e desmistificando. O Hermes é a responsabilidade frente aos discursos vazios e levianos.
      Eu admiro gente responsável.
      Paz e Bem, Marco Antonio

      Excluir
  3. A cada percebo mais o quão rasos intelectualmente são os envolvidos com esse lance de "batalha espiritual" Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  4. "Dois célebres anarquistas cristãos foram o francês Jacques Ellul e o russo Leon Tolstói. Ambos acreditavam no que poderíamos chamar de anarquismo cristão (também conhecido como cristianismo libertário). Os anarquistas cristãos se opõem a todo tipo de tirania local ou global, sugerem que há plena compatibilidade entre anarquismo e cristianismo, e argumentam que uma das razões pelas quais Jesus foi perseguido pelo governo romano, pelos líderes religiosos e pelo Sinédrio, foi porque foi visto como um anarquista, como uma ameaça ao status quo."

    Jesus foi cruxificado porque agradou a Deus moê-Lo. Esses anarquistas "cristãos" levarão tão à sério os seus anarquismos que esqueceram até o real significado da morte de Cruz, pelo amor. É só tocar em ideologias que alguns ficam "doidos" e se perdem em seus textos, não percebendo que não se encontram tão diferente das "doideras" que a Ana Paula também comete vira e mexe.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:15 AM

    "Aconselho a você e ao seu séquito, a deixar de lado este movimento de batalha espiritual e mergulhar em teologias menos rasas e mais comprometidas com a transformação do mundo."

    Pastor, deixe de apoiar o aborto por exemplo (são tantas bizarrices da sua ideologia marxista, mas pra ficar só em uma), quando fizer isso ai pode tentar aconselhar alguém.

    ResponderExcluir
  6. Só uma resposta é possível nesse caso,embora sei que não é facilmente aceita: O viés dos Anabatistas, como Felix Manz,e outros deles,que foram caçados por católicos e protestantes. O cristão pode trazer a espada(Mt 10:34),mas não pode ser o portador dela.

    "O VERDADEIRO CRISTÃO NÃO USA A ESPADA DO MUNDO,NEM TAMPOUCO PARTICIPA NA GUERRA. O EVANGELHO,E OS QUE O ACEITAM, NÃO DEVEM SER PROTEGIDOS PELA ESPADA,NEM PROTEGER-SE A SI MESMOS."

    Conrado Grebel(1498-1526), antigo lider dos anabatistas.

    Parabéns Hermes Fernandes. A Paz.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Anônimo11:43 PM

      Ana Paula não é babaca. não é isso o debate senhor George.

      Excluir
  8. Anônimo3:08 PM

    O camarada dizer qie Ana Paula Valadao é Calvinista, brincadeira, sabe nada.

    ResponderExcluir