quinta-feira, outubro 27, 2016

20

Sou cristão e a favor da ocupação das escolas



Por Hermes C. Fernandes

No ano passado (2015), iniciou-se no país uma onda de ocupação de escolas. Estudantes paulistas lideraram o movimento, ocupando escolas estaduais em protesto contra a reorganização das unidades da rede de ensino, que pretendia garantir que cada escola fosse responsável por apenas um nível de ensino. O movimento conquistou considerável apoio da população, do Ministério Público e da Defensoria Pública, e a reformulação proposta pelo governador Geraldo Alckmin foi duramente criticada por especialistas, que afirmavam que os benefícios prometidos não poderiam ser comprovados. Para evitar o desgaste político, principalmente depois de tentar conter o movimento com ações brutais por parte do aparato policial contra os adolescentes, o governador voltou atrás, anunciando a suspensão, por um ano, do projeto de reorganização da rede estadual de ensino. Não foi necessário muito tempo para que o governo descumprisse a promessa, violando mais uma vez a garantia do direito à educação. De acordo com um levantamento feito pela Rede Escola Pública e Universidade, já foram fechadas 2800 salas em todo o estado. O funesto plano do governo de implementar silenciosamente a reorganização despertou novamente os estudantes para que retomassem o movimento de ocupação das escolas. E desta vez, os secundaristas mobilizaram-se também em torno das escolas técnicas estaduais, trazendo à pauta a precarização dessas escolas e o desvio da verba destinada para a compra de merenda.  Ao questionar o desvio de verbas, os alunos estão se apropriando do debate sobre políticas públicas e recursos para a educação.

A ocupação das escolas tornou-se num mecanismo de luta. Os alunos se apropriam das escolas no afã de fazerem ouvir suas vozes, antes completamente desconsideradas na discussão sobre políticas públicas educacionais. Com isso, eles inauguram uma nova era de convivência na escola, vislumbrando novas possibilidades educativas, reinventando a relação política-escola, repensando o papel da escola como lugar em que os estudantes participem de sua gestão e se apropriem, como de direito, dos recursos a eles destinados, tais como livros, espaços, merenda, etc.

Como seguidores de Cristo, penso que deveríamos apoiar esta onda de ocupação que agora se espalha por todo o Brasil, engrossando o coro de estudantes que não se conformam com os rumos que têm sido dados à educação no país.

Quem se refere a eles como baderneiros e vagabundos, como tenho visto nas redes sociais, certamente se referiria a Jesus se o visse invadir e ocupar o templo em Jerusalém, expulsando os cambistas e permitindo às crianças transitarem livremente. Segundo o mestre nazareno, era delas que Ele recebia o genuíno louvor.

Ver os estudantes exercendo sua cidadania enquanto protestam contra os desmandos do governo me enche de esperança. Estamos assistindo ao emergir de uma geração que redescobriu o idealismo abandonado pela geração de seus pais, voltando a acreditar que um mundo mais justo não apenas é possível, mas absolutamente necessário.

Por essas e outras, meu total apoio ao movimento de ocupação das escolas, torcendo para que um dia tenhamos um movimento análogo de ocupação das igrejas. 

Assista abaixo a fala emocionante da aluna Ana Júlia em favor da ocupação das escolas.

20 comentários:

  1. Também sou favorável à ocupação de escolas, afinal isso atrasa o calendário letivo, contribuindo para a estupidificação dos adolescentes (e não me venham dizer que a escola segue uma agenda ideológica anticristã e que sua paralisação é um favor à igreja) e mantém a idiotocracia reinante no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem é o estúpido. Sei que a estudantada lutando por seus direitos já comprova que não os ignoram.

      Excluir
  2. Sério que você comparou a ocupação das escolas com a ação de Jesus no templo? Sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1:30 AM

      Toda comparação possível pra validar a ideologia vermelha dele ele faz, é de doer os olhos ao ler, oremos por ele.

      Excluir
  3. Tércio Farias11:24 AM

    Coloca frente a frente os ocupadores de escola com a manadinha do calendário letivo que só cumpre tabela inócua.
    Em cinco minutos, a estupidificação da manadinha, engolindo em seco, ficará patente.
    Ah! e nem precisa da Ana Júlia, a adolescente que deixou em estado de estupidificação os deputados paranaenses.

    ResponderExcluir
  4. De vez em quando é cada bola fora!
    Se continuar assim vai virar rotina!!!
    Comparar o que Jesus fez no templo com a ocupação da escola...
    Penso que você tem o direito de expressar a sua opinião e eu respeito, apesar de não concordar, porem entendo que é, no mínimo, imprudente, utilizar a expressão "sou cristão" ao faze lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltaram as aulas de interpretação de textos e não conseguem perceber para que serve uma comparação. Valeu, Hermes, muito boa suas posições, mostram que o cristianismo só é realmente cristão quando é amoroso.

      Excluir
    2. Fala ae Jorge Willian!
      Entendo que nenhuma interpretação sustenta a comparação entre o que Jesus fez no templo e a atual ocupação de escolas por "estudantes". Esta comparando laranja com limão.
      Mas sempre estou disposto e interessado a aprender. Interprete o texto do link e desenha aqui pra gente. Não tenho nenhum problema em voltar aqui e agradecer, caso, através de você, eu acumule mais conhecimento .
      http://spotniks.com/sim-as-invasoes-das-escolas-publicas-tem-motivacao-partidaria-e-isso-e-tudo-que-voce-precisa-saber-a-respeito/

      Excluir
  5. Anônimo11:38 AM

    Também sou Hermes mesmo com sua heresias bíblicas que vc adora escrever, mas agora concordo com vc que é da esquerda, mas sou da direita porque escrevo com a mão direita sou destro hehehe.
    Falando sério Hermes, isso que estão fazendo é um abuso ao ensino no Brasil que já está podre, péssimo há muito tempo, e agora vai ficar pior, retirar matérias do ensino médio isso é uma barbaridade, diminuir a verba para a educação e saúde, isso é inaceitável.
    O Povo tem que reagir, para não sermos esmagados por esse políticos imundos e corruptos que estão destruindo o brasil, e levando o povo para a miséria classe C.
    Vamos dizer não e vamos lutar por nosso direitos que a Constituição Brasileira nos dá.

    ResponderExcluir
  6. Como sempre ou quase sempre, Hermes, você nos mostra que o cristianismo só é de fato cristão quando é amoroso, principalmente com os injustiçados, com os perseguidos, com os humildes.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:00 PM

    "Quando você proíbe estudantes de terem aula às vésperas de um vestibular, você só mostra para os outros o quão pouco apreço tem pela educação.
    Quando você agride pessoas que pensam diferente de você por tentarem entrar em escolas públicas invadidas, você só mostra para os outros o quão autoritário você é.
    Quando você permite que apenas pessoas que pensam parecido com você tenham o direito de "debater" a educação em escolas invadidas, você só mostra para os outros o quão fechado à pluralidade de ideias você está para falar em "escola com pensamento crítico".
    Quando você passa mais de uma década sem protestar enfaticamente contra os descasos na educação e só realiza a tomada das escolas no momento em que outro grupo político assume o poder, você só mostra para os outros o quão partidária e seletiva é a sua crítica.
    Quando você não consegue argumentar as razões por que é contrário à PEC 241, inventando factoides e repetindo discursos que não possuem qualquer relação com a proposta, você só mostra para os outros o quão ignorante é pelo que está lutando.
    Quando você não toma para si os problemas que ocorrem nas escolas invadidas e terceiriza a culpa por eventuais fatalidades, você só mostra para os outros o quão disposto está para fugir de qualquer responsabilidade na hora em que as suas ideias não derem certo.
    Quando você finge ser apartidário enquanto ignora que os grupos que organizam as invasões são ligados a partidos políticos, você só mostra para os outros o quão fácil é torná-lo massa de manobra.
    Quando você diz que quem é contra as invasões das escolas não está interessado em melhorar a educação no país, você só mostra para os outros o quanto não está disposto a ouvir os demais enquanto pede tanta atenção para ser ouvido.
    Quando você ignora tudo isso e tenta desqualificar as críticas de quem é contra as invasões das escolas, você só mostra para os outros o quanto não está preparado para receber qualquer tipo de atenção." -Rodrigo da Silva

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:39 PM

    Pais de alunos não podem entrar, somente "professor" pra ensinar sobre GUERRILHA. Ai um aluno "guerreia" contra o outro e o mata, e somos nós que temos as mãos sujas de sangue, os que não concordam com essa palhaçada. Como uma pessoa que tenha minimamente bom senso pode defender essa insanidade? Como essa pessoa ousa chamar ou acusar quem não concorda de alguma coisa? COMO essa pessoa anda pelas ruas livremente quando deveriam estar usando suas camisas de força pra não ter perigo de machucar ou matar o próximo???????

    https://www.facebook.com/mblivre/photos/a.204296283027856.1073741829.204223673035117/457566354367513/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4:15 PM

    "Se a Globo é golpista e esta apoiando o Freixo...
    Se novela é tudo manipulação/alienação mas todos os atores estão apoiando o Freixo...
    Se a Veja é de Direita mas mente para ajudar o Freixo...
    Se a campanha mais cara é a do Freixo...
    Se a elite mora na Zona Sul e toda ela fecha com Freixo...
    Se o Paes é do PMDB e tira foto com cabos do Freixo...
    Se religião não pode se meter na política mas correm para dizer que Padre tal ou Pastor tal apoiam o Freixo...
    Se o IBOPE e DataFolha sempre distorcem as pesquisas mas agora dizem que Freixo subiu...
    QUAIS ADJETIVOS podemos dar a quem vota 50 e aceita a Globo golpista, os atores da novela da Globo, a Revista Veja, os patrocínios da campanha, a "burguesia" da Zona Sul na campanha, políticos do PMDB em festa com o Freixo, buscam apoio de Cristãos e as pesquisas boas pró-Freixo?
    Vocês subvertem a razão e moldam a realidade ao Bel prazer.
    Nem os animais mais irracionais são assim.
    p.s: a culpa só pode ser da falta de educação, destruída na Era PT, do excesso de maconha ou da Inês Brasil" - Leonardo Estellita

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4:26 PM

    "Se não fosse a esquerda, você não teria direitos trabalhistas!
    Depois da saída do PT e da esquerda que o apoiou do poder os direitos trabalhistas estão todos em risco eles disseram...
    O FGTS por exemplo, criado na ditadura só existe por que o PT permitiu. Agora ele irá acabar.
    O PIS/PASEP, o maior programa de transferência de renda do país foi criado em 1970 quando Lula era presidente. Você não sabia? Poisé, estude história!
    O Seguro Desemprego, criado pelo Sarney também. Já era, pode dar adeus.
    Sabe o FAT? O Fundo de Amparo ao Trabalhador, criado pelo Serra em 1990? Termina semana que vem, corram para se salvar!
    O FIES, criado pelo FHC esta na lista, mas vai demorar um pouco (Antes é preciso se certificar de colocarmos todos os pobres para fora dos aeroportos).
    Seu INSS, criado no regime militar (para substituir arranjos feitos antes no governo Vargas), também já era. Vai ser tudo vendido pro Bradesco.
    Veja bem... Eu sei que para a esquerda todos estes governos são de direita, mas se você não mantiver Dilmãe e a esquerda no poder, todos eles irão acabar.
    Entendeu? Poiscé, nem eu." - Felippe Hermes

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4:46 PM

    "O primeiro slogan foi: "trabalhador vota em trabalhador".
    Não deu certo. Talvez porque quem estivesse pedindo o voto tinha cara de rebelde meio punk, mas não de trabalhador. O PT dos primeiros tempos era feito por gente muito esquisita.
    O segundo slogan, implícito (a partir daí todos seriam implícitos ou inspirados no genérico "felicidade"), foi: "somos a única oposição a todos".
    Não deu muito certo, o PMDB levou tudo, mas em 1989 quase emplaca, tais os erros do PMDB no governo Sarney. Não fosse coincidir com a queda do muro de Berlim...
    O terceiro slogan foi uma guinada à UDN, moralidade na politica. Jânio Quadros, ops, Lula, se elegeu em 2002 com a bandeira da ética na política, tirar de quem rouba para ter um Estado que se ocupe de todos.
    Deu muito certo, até ser desmoralizado pelos fatos.
    O quarto slogan foi um apelo aos miseráveis (bolsa família) e aos pobres que nunca tinham andado de avião.
    Deu certo avassaladoramente, até dar muito errado, especialmente errado para os pobres, que além de não viajarem mais de avião, perderem o emprego, e para os miseráveis, que viram a inflação começar a comer o conquistado.
    Qual será o quinto slogan?" - Aurélio Schommer

    Qual será eu não sei, mas tenho a certeza de que os zumbis que, depois de todas as mentiras acontecendo bem diante de seus narizes, ainda são "vermelhos" nessa altura do 'campeonato", cairão novamente, e novamente, e novamente...!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4:48 PM

    "João Dória começou sua primeira empresa no final da década de 80. Neste mesmo período, Ciro Gomes havia recém saído do Arena, o partido da ditadura, e se elegido prefeito de Fortaleza.
    Nas décadas seguintes, Dória construiu as empresas dele, e se tornou um multimilionário. Na mesma época Ciro pulou de cargo em cargo no governo, até entrar para a turma de ricaços brasileiros.
    Hoje Ciro Gomes decidiu chamar João Dória de ~ Playboy descompromissado.
    Este país é de fato surreal, por aqui o poste mija no cachorro e político chama os outros de desocupado." - Felippe Hermes

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:58 AM

    "PT só sobrou secundarista pra você!" - Walber Schwartz

    Que quando crescerem e perceberem o quanto foram feitos de jumentos, jamais voltarão a votar em esquerdopatas.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12:56 PM

    "Segundo os apoiadores de Freixo, o Rio de Janeiro agora virou a capital de um regime evangélico tão opressivo quanto o ISIS.
    Em primeiro lugar, os sujeitos não tem moral nenhuma para fazer esse tipo de crítica, pois até ontem quando o Crivella e o bispo apoiavam o PT, o fato de eles serem da Universal não parecia ser problema.
    Em segundo lugar, o principal responsável pelo crescimento de igrejas como a Universal é a própria esquerda, com a sua ideologia que defende libertinagem sem limites. É uma reação natural da sociedade que não quer saber de abortismo, putaria desenfreada e destruição da família.
    Em terceiro lugar, comparar Universal com fundamentalismo islâmico é dose.
    Finalizando, não tenho grandes simpatias por Crivella e sua igreja, mas entre eles e a seita comunista, a mais macabra realização humana, nem pisco para saber qual é o mal menor. Quem não consegue fazer essa avaliação tem sérios problemas, de formação ou de caráter mesmo." - Leandro Ruschel

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3:38 PM

    "Nada pode ser mais censurável do que um homem proclamar um: 'Assim diz o Senhor', quando ele está apenas expressando os seus próprios pensamentos."
    ~ A. W.Pink | A Interpretação das Escrituras, Cap. 3.

    ResponderExcluir
  16. Hermes, Bom dia!
    Admiro seus post´s, mas esse realmente passou dos limites.
    Fazerem ouvir suas vozes, significa não ouvir as vozes de quem está afim de estudar? É esse o processo da democracia que estamos querendo?

    Tá certo que temos uma educação medíocre, sem estrutura, sem organização e muita das vezes abandonada sem chance para o futuro.
    Mas o que me incomoda é que isso gera mais violência.
    Veja o aluno que foi morto! Não conseguem ver que este tipo de violência gera mais violência?

    http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/10/adolescente-e-encontrado-morto-dentro-de-colegio-estadual-ocupado.html

    Não consigo entender gente ocupando o corpo de bombeiros ou hospitais pra fazer pressões pra mudanças.
    Como ficariam pessoas que dependem de uma cirurgia ou dos bombeiros e caso de incêndio?

    Por trás dessa ocupação, com toda certeza não há gente pensando em melhoria, mas há bandeiras partidárias
    que usam de massa de manobra pra propagar seus ideais.

    Gente que não sabe nem o motivo real da ocupação
    https://www.youtube.com/watch?v=loNZTutC7KE

    https://www.youtube.com/watch?v=BQCBEI40qfQ

    Você está equivocado com a comparação da ocupação das escolas com a entrada de Jesus no templo e expulsar os cambistas!
    Primeiro, Jesus não estava preocupado em simplesmente "invadir e coupar um lugar", seus objetivos eram outros.
    A revolução que ele queria fazer era espiritual, interior do homem
    Até mesmo não considerava o templo como "casa de Deus". Com a mulher samaritana explicou a verdadeira forma de adoração
    Estevão disse que o altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens.
    Jesus expulsou os cambistas porque eles brincavam de religião. Se acreditavam que era um lugar sagrado, pelo menos deveriam seguir o que acreditravam.
    Não! Jesus não ocupou um lugar e saiu barrando o acesso dos outros. ele nunca fez isso e não faria igual a invasão com ocupação das escolas
    Abraços

    ResponderExcluir