quarta-feira, novembro 11, 2015

15

Abertura do Mar Vermelho: quando o milagre rouba a cena



Por Hermes C. Fernandes

Ontem, o Brasil parou para assistir à mais aguardada cena da novela bíblica "Os Dez Mandamentos". Não se via tal mobilização popular em torno de um folhetim desde o último capítulo de "Avenida Brasil". Confesso que desde que foi lançada, não me senti atraído à produção. Mas soube que se trata de uma produção muito caprichosa, que tem feito por merecer desbancar a audiência da Globo no horário. 

O que teria alavancado a audiência teriam sido as pragas. Porém, nada poderia se comparar à expectativa em torno da abertura do Mar Vermelho. A Rede Record, de propriedade do bispo Edir Macedo, desembolsou uma bagatela de um milhão de reais para a produção da cena que foi feita num estúdio em Hollywood.

De repente, uma enxurrada de comentários nas redes sociais dava conta da grandiosidade dos efeitos especiais. Todos ficaram muito impressionados com a perfeição gráfica que retratou um dos maiores milagres narrados pelas Escrituras.

Até aí, tudo bem. O que é belo deve ser aplaudido. E como brasileiros, devemos nos orgulhar de uma produção nacional neste nível. Porém, há algo que me causou certa preocupação. Se por um lado, chama-se a atenção para o milagre espetaculoso, por outro, perde-se de vista a razão de ter ocorrido. Fica a impressão de que foi tão somente uma demonstração de poder por parte de Deus. Longe disso, a abertura do Mar Vermelho, bem como as demais intervenções sobrenaturais narradas na Bíblia foram motivadas por amor. 

O que deveria nos chamar a atenção não são as paredes de água que se formaram, mas a libertação de um povo que por séculos viveu sob o domínio dos egípcios. Foi por eles que Deus moveu céu e terra. Ainda que tal milagre não houvesse ocorrido historicamente, o simples fato de uma multidão de escravos ter deixado o Egito rumando à Terra Prometida já se constituiria num extraordinário acontecimento.

Creio piamente na historicidade dos milagres, digo, de todos eles narrados na Bíblia, tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. Mas se não tivermos cuidado na ênfase dada a eles, corremos o risco de perder de vista o seu propósito. 

Veja por exemplo a virgindade de Maria e a miraculosa concepção de Jesus. Como cristão, creio no dogma. Porém, este não pode ofuscar o mais importante acontecimento da história humana: Deus se fez homem, veio ao encontro de nossas dores para nos libertar de toda opressão. Se a concepção virginal fosse a ênfase, Paulo certamente a mencionaria. Como profetizou Isaías, aquele seria tão somente um sinal. Ora, o sinal não pode roubar a cena do fato em si. 

Os dogmas podem ser rebatidos pelos que não creem. É um direito que lhes assiste. Ninguém é obrigado a crer. Não fosse a atuação do Espírito em nós, tampouco creríamos. Eu, particularmente, não me sinto ofendido quando um dogma bíblico é questionado. Mas quem ousa questionar a ética contida no Sermão da Montanha, por exemplo? Até o mais cético dos homens tem que admitir o teor revolucionário da mensagem de Jesus. 

Cada milagre realizado por Jesus era motivado unicamente por amor, e tinha como objetivo anunciar a chegada do reino de Deus. Todavia, ele jamais se preocupou em chamar a atenção para seus milagres, pois sabia que caso o fizesse, eles poderiam ofuscar seus ensinamentos.

Os poderosos não se preocupam com os dogmas cristãos. Para eles, tudo não passa de fantasia, e como tal, ajuda a manter as pessoas sob controle. A única coisa que poderia preocupar os poderosos é a mensagem subversiva do reino de Deus, com sua ênfase na justiça, na libertação dos oprimidos, na transformação individual e coletiva. Isso sim é perigoso. O resto serve para entreter. 

Toda vez que divulgamos as intervenções miraculosas de Deus na  história, devemos revelar a conexão entre elas e o propósito divino de promover uma sociedade justa, sem preconceitos, ódio, egoísmo e corrupção. Sem isso, serão apenas espetáculos pirotécnicos para fazer arrepiar a espinha de quem os assiste. 

15 comentários:

  1. Anônimo7:43 AM

    Vdd bem explanada bp. Hermes, levando em consideração que o milagre é só um meio, o núcleo é o amor incondicional de Deus pelos seus, esse prisma é uma ótica a precedentes, Deus o abençoe e continue te levantando.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:11 AM

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa palavra. Eu tenho assistido e a autora tem se esforçado para isso. É claro que numa cultura de Ibope se faz algo grandioso para que se tenha mais e mais pessoas assistindo, mas em toda a história contada pela ótica da autora tem demonstrado esse cuidado e esse amor citado.

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia que as pessoas estavam dando atenção a essa novela.
    Engraçado q o discurso intolerante dos bispos sempre são culminados pela fala "está na Bíblia" ou "assim diz A palavra"
    Mas na hora de vender o produto, de fazer o espetáculo... Aí, toda liberdade e alterações estão permitidas.
    E viva a hipocrisia.
    Panis et circense

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:18 AM

    Todos ficaram de boca aberta vendo Moisés abrir o mar vermelho n a cena da novela bíblica de rede record.
    Mas muitos esquecem que neste episódio da bíblia o povo de Deus os Hebreus onde o mar vermelho foi aberto morreram todos no deserto e não entram na terra prometida, por causa da rebelião,e murmurações do povo Hebreu contra Deus, e por causa da adoração ao bezerro de ouro que fizeram que ofendeu muito a Deus, só salvaram Calebe e Josué e as crianças e algumas mulheres que entraram na terra prometida, todos os demais morreram no deserto, até Moisés não entrou na terra prometida.
    É sério, com Deus não se brinca, Ele é fogo consumidor.
    Não brinque com Deus e com a palavra de Deus e seu evangelho de salvação e vida eterna em Jesus Cristo.
    Existe o inferno sim, mas existe pior que o inferno que a bíblia menciona, o lago de fogo e enxofre, este lugar estará reservado eternamente para todos os seres humanos que recusaram a salvação de Jesus Cristo, e não lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro, e onde Satanás e seus anjos caídos estarão lá também condenados eternamente.
    Isto é real, vai acontecer, o livro de Apocalipse diz isso, a Palavra de Deus não mente, Deus não é home, para mentir, Ele é Deus o " Grande Eu Sou ", criador do todas as coisas que há, inclusive nós os seres humanos que somos chamados de raça de víboras por João batista o profeta da voz que clamava no deserto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é fogo consumidor, mas é amor e compreensão também, embora jamais se deva abusar da boa vontade de Deus. E o que você mencionou acho que ainda vai ser mostrado na novela, mas mesmo que não mostre a história da novela pode servir de estímulo para guiar pessoas até a Bíblia, quem sabe essa novela não ajudou É uma novela respeitosa com a Bíblia, principalmente se comparada com esse filmes bíblicos atuais. Agora, entendo que muita gente falou dos efeitos especiais e se esqueceram de falar de todo o drama do momento em si, do mais importante que é a libertação de um povo. Concorda com tudo que eu falei?

      Excluir
  6. Carlos11:11 AM

    Hermes concordo 100% com sua visão, mas gostaria de concluir o que nosso irmão o Matheus disse aí ok?
    Concordo me parte Matheus com vc, Deus é amor mas não tolera pecado e nem adoração a outros deuses.
    Deus é amor para quem o aceita e permanece em seus caminhos fielmente, mas Deus faz justiça também, mata, como fez com o povo da Cidade de Sodoma e Gomorra onde o pecado, prostituição, imoralidade de todos os tipos, adoração a outros deuses etc isso para Deus era intolerável, o que fez Deus exterminou, matou todos os seres viventes dessas cidades e vai por aí .
    Tanto que Deus é amor que protegeu o povo Hebreu e Moisés todas as perseguições de Faraó, protegeu o povo suprindo alimento no deserto onde não tinha, quando o povo caminhava no deserto pelo dia inteiro tinha uma nuvem para cobri-los do sol e vai por aí os cuidados de Deus, mesmo assim o povo murmurava contra Deus e adorou o bezerro de ouro, Deus não tolera o pecado seja lá quem .
    Mas como disse, com Deus não se brinca, e eles o Hebreus brincaram e desobedeceram a Deus com adoração a outros deuses e etc.
    Mas é logico que não vai aparecer o povo morrendo no deserto na cena da novela da record, isso não vai dar ibope meu caro os caras da record querem é $$$$ e essa cena pode atrapalhar o ibope.
    Matheus, foi libertação me parte do povo Hebreus de Deus, pois Deus prometeu a terra prometida e cumpriu o que prometeu, mas a maioria do povo Hebreu os murmuradores e adoradores do bezerro de ouro etc morreram no deserto, inclusive Moisés que era o guia do povo, e que rebelou contra Deus batendo na pedra duas vezes, e Deus ordenou que não fizesse isso e ele fez, houve aí uma desobediência de Moisés a Deus que gerou sua morte que não deixou ele entrar na terra prometida.
    Eu penso Matheus e pelo que estudei, essa pedra que Moisés bateu duas vezes pra mim era Jesus, porque ele é a água da vida, estou expondo em 2 Gêneros ok? Para refletir.
    Deus é amor agora no tempo da graça em Jesus Cristo, mas depois do arrebatamento da igreja, Devo lembrá-los que Deus fará justiça será o juiz para condenar nossas ações e atos que fizemos nesta terra que será pesado na balança, isso será para nós s cristãos que subirão no arrebatamento e os mortos que já morreram e Jesus Cristo os salvos em Jesus.
    Para os seres humanos que rejeitaram Jesus Cristo, aí será condenação eterna para todos que irão para o lago de fogo e enxofre juntos com Satanás e seus anjos caídos, a Besta, o falso profeta, o anticristo.
    Ninguém, nenhum ser humanos escapara do juízo de Deus, todos nós vamos comparecer no tribunal de Deus assim diz o livro de Apocalipse e as Escrituras Sagradas.
    Concordo com o Hermes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dar uma boa notícia: a Record vai abordar sim a ida do povo hebreu até a Terra Prometida, só que em outra novela com outro nome, que vai ser uma espécie de sequência. Eu acho que para Deus ter matado essas pessoas ele sabia de antemão devido sua onipotência que elas estavam com o coração duro e que não iriam se arrepender pois se elas não estivessem com o coração endurecido e se permitissem o arrependimento, Deus em sua infinita misericórdia teria concedido perdão. O problema é que não tinham mais jeito e Deus não fere o livre-arbítrio de ninguém, ele poderia fazer isso porque é onipotente mas ao mesmo tempo não pode porque contraria seus princípios santos e sagrados. Agora, Deus a despeito das mortes ordenadas por ele, era extremamente paciente com o povo na verdade, queria corrigir seus pecados aos poucos, porém como a Bíblia diz várias vezes, era um povo cabeça-dura e que deixou Deus sem outras opções algumas vezes. Deus autorizou a morte de Golias porque era necessário e porque ele não iria se arrepender. Agora, o que você acha que nós cristão devemos fazer quanto ao Estado Islâmico? Todos nós merecemos morte, mas o problema de muitos membros desses grupos terroristas é que é impossível qualquer diálogo com eles. Estão totalmente cegos pelo fanatismo, praticamente impossibilitam qualquer tentativa pacífica de resolver a situação com eles, me fazem lembrar as nações pagãs que Deus teve que destruir porque não tinham jeito. O que acha disso?

      Excluir
  7. Carlos8:59 AM

    Não Matheus, a sequência agora das novelas bíblica da record, a próxima novela bíblica será a vida do rei Davi ok?
    Matheus, os judeus até hoje a maioria deles são rebeldes contra Deus, eles ainda estão esperando o Messias, sabendo nós que o Messias Jesus já está hoje no meio do povo de Deus e vai voltar para buscar seu povo, a sua igreja imaculada sem rugas em breve no Grande dia ditoso do Arrebatamento da igreja de Cristo.
    Os judeus estão pagando um preço muito caro no passado e no presente por desobedecer a Deus, e por rejeitar Jesus Cristo.
    A bíblia diz que o salário do pecado é a morte, então o que vemos é o pecado agindo em corações dos homens sem Deus, onde está sendo a morada de Satanás.
    A bíblia é bem clara em dizer: Satanás veio para matar, roubar e destruir, e Jesus diz diferente que Ele veio para dar vida e vida em abundância.
    A Escritura sagrada diz que estas coisas tem que acontecer para que se manifeste o filho da perdição.
    A bíblia diz que nos último dias teremos dias trabalhosos difícil, pai mantado filho, filho matando pai e etc.
    E com certeza o pessoal do Islâmico estão tomados pelo poder das trevas em que seu chefe é Satanás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rei Davi será só uma minissérie, a Record vai fazer uma novela futuramente abordando fatos subsequentes a "Os Dez Mandamentos", quando não sei. Agora, é esse tipo de declaração de achar que a sua religião é a certa (deixando claro que sou cristão como você) que um colega de classe meu e o meu professor de filosofia acham que discutir religião é perda de tempo porque todo mundo acha que o outro tá errado e só quer convencer o outro. Essas discussões e essas declarações como as suas criticando o povo judeu é que fazem o meu colega cada vez mais se distanciar de todas as religiões e se apaixonar pela filosofia, que é muito boa, e pela ciência, devido sua racionalidade. Tenho uma cunhada judia, que quero muito bem, e me sinto um pouco magoado pelo que você diz, judeus são boas pessoas.

      Excluir
  8. Pera aí Matheus! Pelo que estou vendo não tem ninguém condenado judeus e seja lá quem for, estamos falando que sem Jesus Cristo e a santificação de nossas vidas a Ele, ninguém verá a Deus.
    As Escrituras Sagradas está muita clara em dizer que Sem santificação ninguém verá o Senhor.
    Não beba leite Matheus, como comida sólida.
    Vc Matheus que está misturando filosofia que possivelmente está estudando com a Palavra de Deus que é totalmente ao contrário da filosofia, é a palavra de Deus.
    Ninguém está criticando os judeus Matheus, apenas estamos dizendo que os judeus no passado de Moisés rebelaram contra Deus no deserto e para piorar adoraram bezerro de ouro, sabendo nós e que está escrito nas Escrituras Sagradas que Deus abomina esta adoração a imagens de Escultura e outros deuses.
    Lembre que os judeus rejeitaram Jesus Cristo como o Messias e salvador da humanidade ( o ser humano ), e eles estão pagando o preço muto caro por isso ok?
    Quanto a filosofia que vc diz, é perder tempo com quem estuda esta área, eles nunca vão aceitar o que está dentro da Palavra de Deus, mas não vou entrar nesse mérito de filosofia, o que me interessa é Deus e sua Palavra de vida eterna.
    Digo isso Matheus, porque sou ensinador da Palavra de Deus, sou professor de Bacharel em Teologia. e digo que não perco meu tempo em discutir religião, sou pregador e ganhador de almas para Jesus, e tem pessoas por aí vagando sem ter saída para onde vai depois da morte física, que estão gritando por socorro, eu tenho o dever de pregar o evangelho de salvação e libertação que só há em Jesus Cristo para eles, não posso perder meu tempo, porque o tempo da graça está acabando, e a Grande tribulação está muito próxima.
    Portanto Matheus, tem judeus messiânicos que adoram Jesus serão salvos já no dia do arrebatamento da igreja de Cristo, já os judeus que são ortodoxo não creem em Jesus, se não tiver o encontro com Jesus arrepender de seus pecados, certamente vão para a Grande tribulação, mas digo Matheus, que haverá salvação para os judeus os que lavram suas vestiduras no sangue do Cordeiro, mas nem todos, como haverá salvação para os gentios que somos nós, que lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro, mas nem todos.
    Sobre os judeus, Deus fez um pacto com Abraão que o povo de Israel será salvo.
    Não preocupe com os judeus porque eles são o povo legitimo de Deus, a oliveira Verdadeira e nós os gentios somos apenas o enxerto, os ramos.
    Mas Deus é tão de misericórdia que mandou seu Filho amado Jesus Cristo para nos trazer a salvação e vida eterna.
    Falei o mais simples que pude ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma. Filosofia é muito bom, os pensamentos de alguns filósofos são contrários a palavra de Deus, mas a filosofia não, pois ela estimula a busca por respostas e o pensamento crítico. Conheço alguém que é professor de filosofia, pastor e teólogo e pergunto se ele não sente contradição, ele diz que não porque sabe no que acredita, que é a Bíblia Sagrada, e não é obrigado a concordar com filósofos que defenderam o ateísmo. O que acha das ideias de Nietzsche?

      Excluir
  9. Lucas3:46 PM

    E o que vc acha das ideias do Hitler?
    Hitler além de ser um nazista, era pintor de quadros, filosofo e um ótimo orador devoto a bruxaria .
    Matheus, não gosto de filosofia ideias humanas, Filosofo: É o sujeito que vive sereno e indiferente aos preconceitos e convenções sociais, mas se vc quiser falar da bíblia aí poderemos confessar ok?

    ResponderExcluir
  10. Marcelo4:00 PM

    Matheus o que eu acho de Nietzsche não me interessa, o que me interessa para mim e tenho certeza que os demais é estar preparado em santificação para a volta de Jesus, e ser arrebatado por Ele, morar eternamente com meu Senhor.
    Ah! Vai fazer hora em outra freguesia Matheus, saí fora com esse assunto seu chato e sem noção no que vc fala.
    Se vc gosta de filosofia, nós não ok?
    Hermes, dá para dar um delete nesse Matheus aí? O cara já encheu o saco do Carlos e Lucas e demais comentarista, e continua a encher o saco agora é de todos aqui nesse texto.

    ResponderExcluir
  11. Calma. Não falo mais então, ok? Não gosto de confusão.

    ResponderExcluir