terça-feira, abril 04, 2017

22

Quem faz sexo antes de se casar comete fornicação?



Por Hermes C. Fernandes

Ao tratar de um assunto tão polêmico como o sexo antes do casamento, eu sabia dos riscos que corria. E o principal deles seria ser mal interpretado. Nem Jesus escapou a isso. Quando respondeu a Pedro acerca do destino que daria a João, dizendo que se quisesse que ele permanecesse vivo até a Sua volta, assim seria e ninguém teria nada com isso, os discípulos se puseram a espalhar o boato de que João jamais morreria. Obviamente, não entenderam bulufas do que Jesus intentava dizer. Semelhantemente, houve quem entendesse meu texto como um incentivo ao sexo pré-marital. Alguns comentários que recebi chegaram a ser agressivos. Houve quem sugerisse que se eu assumisse não pertencer mais ao segmento protestante estaria prestando um serviço à causa.

Apresento abaixo algumas das reações sucedidas por minhas respostas.
Como é interessante não? Uma das principais marcas dos falsos mestres é que cedo ou tarde descambam para a relativização dos princípios morais como estabelecidos pela Palavra de Deus. Eles cedo ou tarde farão uso de discursos bem atraentes, aparentemente bem elaborados, inclusive usando a própria Bíblia, com argumentos infantis que só conseguem atrair para seu apoio alguns que ainda não se demoraram em investigar o assunto profundamente na Escritura. Lamento que pessoas como esse tal "bispo Hermes" consiga platéia que os aplauda, é realmente lamentável.
"Falso mestre"? Não seria mais louvável se quem me chamou assim apresentasse seu ponto de vista sem precisar atacar a minha honra? Que tal rebater sem apelar a argumentos ad hominem? O que seria a tal "relativização dos princípios morais"? Seria o mesmo que aplicar os princípios bíblicos dentro de um contexto diferente da época?
Depois de anos flertando você conseguiu...parabéns mais um herege intelectual na igreja do Brasil...você está delirando, cada vez mais abraçando o relativismo e disfarçando de piedade e amor..que pena...e podem me colocar a alcunha de fundamentalista e religioso..Fornicação é pecado em qualquer circunstância, teólogo que deixa de interpretar para inventar é herege.
"Herege intelectual". Isso é um elogio? Que tal só "herege"? (ironia mode on). "Intelectual" é muito pomposo para mim. Deixando de lado a acidez de sua crítica, vamos entender o que é fornicação?

Fornicação (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abóbada, ou arco). Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam. Criou-se então o verbo "fornicare" (fornicar), que seria o ato de frequentar esse lugar. Com o tempo, a igreja católica atribuiu a este verbo o significado de qualquer prática sexual considerada ilícita, dentre as quais o sexo antes ou fora do casamento. A palavra ilícito significa imoralidade, ou o que é contrário às leis. Portanto, originalmente, fornicar era o mesmo que recorrer ao serviço de uma prostituta. Nada tinha a ver com relações sexuais pré-maritais.
Voce adora polemizar e chamar a atenção hein!? Que belo pensamento pervertido e vazio de doutrinas bíblicas, mas cheios de humanismo e liberalismo! Mas tem o lado bom, eu estava esperando só mais alguma baboseira liberal a ser dita para clicar em "desfazer amizade". Só peço a Deus que use de misericordia para com aqueles que batem palmas para lideres pervertidos de mente e de coração como você. Já não tem mais nada a contribuir para o bem da igreja! Adios! [sic]
Primeiro, "falso mestre", depois "herege intelectual" e agora "pervertido de mente e de coração". Tudo porque expus um tema que tem sido varrido pra debaixo do tapete por décadas. Preferem mantê-lo assim, na penumbra, na clandestinidade. Se o casal de namorados transou, tudo bem. Desde que ninguém fique sabendo para evitar escândalo. E se vazar, basta colocá-los pra fora sem dó nem piedade (desde que um deles não seja o filho ou a filha do pastor ou do principal dizimista da igreja). Não se trata de humanismo ou liberalismo, mas de coerência e compaixão. A misericórdia que o autor da crítica pede para com os que "batem palmas" para líderes pervertidos como eu deveria cobrir cada um de nós, sobretudo, os que se acham melhores que os demais, moralmente puros, sem mácula. Lembre-se que com a medida de misericórdia com que houvermos julgado os outros, nós mesmos seremos julgados. Portanto, se for para errar na medida, exagere na misericórdia e não no juízo. Quanto a desfazer a amizade, fique tranquilo. Tenho uma enorme fila de pedidos de amizade que não pude atender por causa de quem ocupa lugar só para bisbilhotar o que digo e sair por aí criticando gratuitamente. Afinal, "andarão dois juntos se não estiverem de acordo?"
Amigo Hermes C. Fernandes, que artigo excelente, me alinho a estes pensamentos em gênero numero e grau. Mas por favor se poder me explique este texto a luz do seu artigo: " Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se". I Co 7:9. Não taria este texto Paulino proibindo o sexo antes do casamento ?? " duvidas aqui"
Não tem como conciliar o texto de Paulo com o artigo que o Hermes escreveu amigo,tanto é que ele não respondeu até agora,é uma questão de escolha mesmo,ou você fica com o que Paulo escreveu nas Escrituras ou com o que Hermes escreveu neste artigo!
Em momento algum Paulo faz uma proibição. Na verdade, ele vai na mesma direção do meu texto. "É melhor casar..." Não é exatamente o que digo no texto? Todos os conselhos de Paulo nessa passagem visava poupar seus leitores de um sofrimento desnecessário. Algumas coisas ele dizia como "concessões" e não propriamente como mandamentos (confira 1 Co.7:6). Ele fazia questão de dizer: Isso digo eu, não o Senhor. Já outras, ele dizia enfaticamente:  Isso diz o Senhor, não eu (v.10). Como é bom poder distinguir uma coisa da outra. A opinião de Paulo estava condicionada à cultura na qual estava inserido; diferente daquilo que o próprio Senhor fala e que transcende o tempo. Como pai, o apóstolo os aconselhava a buscar sempre o caminho mais excelente. Entretanto, ele sabia que nem sempre isso seria possível. 

E desde quando viver abrasado é manter relações com um parceiro com quem se pretende casar? Viver abrasado é viver subindo pelas paredes, se masturbando a três por quatro, consumindo lixo pornográfico em busca de alívio para as suas pulsões. Para viver assim, é melhor que se case. Mas quando a gente imagina "casamento", o que nos vem à mente é a cerimônia com tudo o que tem direito, fruto da fantasia que a burguesia tinha acerca da realeza. Lembra daquela passagem que diz "honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" (Hebreus 13:4)? O vocábulo grego traduzido ali por leito é koitē, de onde provém a palavra coito. Não há nada de vergonhoso ou pecaminoso no ato sexual em si. O ideal é que seja praticado dentro dos limites do matrimônio. Mas o que seria o matrimônio se não um compromisso perene entre duas pessoas adultas? Como posso chamar de fornicários duas pessoas que se amam e são mutuamente fiéis? 
Uma das maiores aberrações que já li. Usar textos para aliviar o que é pecado é loucura. Falar que Isaque não teve cerimônia de casamento é o mesmo que dizer que Por Abraao ter tido várias mulheres hoje também é permitido. Sexo é divino sim, prazeroso sim, mas para ser realizado com santidade (separação). Não eh peso não! Eh como a oferta que entregamos a Deus e QUEM AMA (a Deus e ao parceiro) ESPERA. Paulo Fala em 1Co 7 8 E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo. 9 Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado. Sem mais. Não mude a Bíblia e ensine os jovens a pagarem Um preço de santidade.
O que é mesmo pecado? Seria tão somente violar um código moral? Então, Oseias pecou ao casar-se com uma prostituta? E não foi o próprio Deus quem ordenou que assim fizesse? E quanto a Isaías? Teria pecado durante os anos em que desfilou despudoradamente nu pelas ruas de Jerusalém cumprindo igualmente uma ordem divina? Mas isso também não violaria um código moral? Teria Deus pecado ao utilizar-se do ventre de uma mulher casada para gerar Seu Filho eterno? Sabe o que acontece quando fazemos uma leitura meramente moral das Escrituras? Não sobra pra ninguém. Nem mesmo pra Deus! 

Que bom que pecado não é nada disso. Pecar é errar o alvo. O alvo de nossa existência é a glória de Deus e o bem de nosso próximo. Quando insistimos em viver para nós mesmos, estamos em franca rebelião contra Deus. O amor próprio é o cerne do pecado. Todo nosso amor deve está direcionado a Deus em forma de adoração e ao próximo em forma de compaixão e serviço. Tem muita gente se submetendo a um código moral extremamente restrito e ainda assim vivendo em pecado. Pagar um alto preço para adquirir um padrão de santidade somente para sentir-se bem consigo mesmo e superior aos demais... ISSO É PECADO! 

Sexo é potencialmente pecado. E sabe quando o sexo se torna pecado? Quando é feito visando exclusivamente nosso próprio prazer, sem considerar os sentimentos do outro. Tem muita gente pecando mesmo estando casado. Por exemplo: forçar sexualmente alguém é estupro, mesmo quando se trata do cônjuge. Quantos cristãos estupradores há por aí, hein? E ainda usam a Bíblia para respaldar sua conduta grotesca. Transar com a esposa pensando em outra é adultério. Transar com o marido visando algum benefício material é prostituição. A única maneira de sexo não ser pecado é quando praticado por amor. Ao término da transa, a gente se sente amado, não usado como se fosse um vaso sanitário. 

Meu objetivo ao escrever aquele post era aliviar a carga que a religião tem colocado sobre os ombros de nossos jovens. Não incentivo ninguém a transar antes da hora. Eu mesmo só mantive relações com a minha esposa depois de casado. Meus filhos afirmam ter o mesmo propósito. Só não quero que isso seja um fardo sobre eles, nem sobre os filhos de ninguém. E que ninguém mais case só para poder transar. Esta tem sido a principal causa do fracasso no casamento de muitos jovens cristãos. Que se casem unicamente por amarem e se sentirem amados, dispondo-se a conviver lado-a-lado para sempre. Sem pressão. Sem hipocrisia. Sem falso moralismo. 

Se tiver que esperar, espere simplesmente por amar e não para sentir-se melhor ou mais santo que os demais. Se não conseguir esperar, também não se sinta um fiasco, nem ceda às acusações dos super-santos. Amar é humano. Acusar é diabólico. 

22 comentários:

  1. É um assunto polêmico , mas parabéns, eu já presenciei cada coisa dentro da igreja que só Jesus , abrços fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Que tenhamos paz para andar com Cristo. Foi para isso que Ele nos chamou...Casar só para ter reações sexuais só deve levar a frustração e ao fracasso.

    ResponderExcluir
  3. Feliz em sermos amigos, mestre. Hipocrisia atacar pessoas e não dicho ideias por pura falta de argumentação. Baita texto!

    ResponderExcluir
  4. Pastor, paulo diz em 1Co 6 que o homem que se une a uma prostituta faz com ela uma só carne...ora, eu suponho que ao se relacionar sexualmente com alguem a pessoa esta casando...e depois, qdo o namoro acabar? Vão os jovens por aí dentro da igreja caregando uns pedaços dos outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado ele quis dizer no caso de jovens que são realmente compromissados ao casamento e ñ a prática o sexo com uma e depois termina pra procurar outra.

      Excluir
  5. Parabens pelo post , penso igual a vc Hermes Fernandes.
    Perfeita colocação! !,,,,, showwwwwwww

    ResponderExcluir
  6. Paz e Graça e Bispo! Parabéns pela coragem e pelo texto. É por essas e outras que mesmo distante, sem algemas, sem pressão, sem acusação, sem condenação, sem manipulação mas pura e simplesmente na liberdade que há em Cristo Jesus, não consigo deixar de ler seus textos e ouvir suas pregações. Fui fisgado pela Graça!!!!!!!!!!!!!!!!!! Deus o abençoe e a cada dia lhe dê mais e mais sabedoria para nos abençoar com textos e pregações. Paz, Fabio Jardim

    ResponderExcluir
  7. A partir de hoje me.permita ser seu amigo..ir.ao Hermes esse artigo e mjito bom, embasado na bíblia...e quebra de dogmas imposto por uma sociedade antiga... Muitos olham o sisco no olho do çroxino e esquecem a trave q esta no seu... Parabens meu amigo. Jair Ferreira

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2:45 PM

    pastor Hermes porquê os legalistas fazem todo esse barulho? Porquê da mesma forma não se levantam para protestar contra o bullying, a homofobia,a desnutrição, a exploração sexual, exploração trabalhista, a pobreza sistêmica, a depressão, suicídios e milhares de outras misérias humanas? O que Jesus faria ? Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto em questão amigo....é outro, mas é só vc levantar a questão, e vamos discutir a respeito. É válida a sua observação !!!

      Excluir
  9. De qualquer forma SR BISPO HERMES....o sexo fora do casamento é condenável segundo as escrituras, e não importa que tipo de "COMPROMISSO" OS PRATICANTES DIGAM, EXISTIR ENTRE ELES; ATÉ O CASAMENTO SE ACABA DA NOITE PARA O DIA, quanto mais um compromisso de boca, visando apenas JUSTIFICAR, o que a bíblia condena. Me perdoe, mas embora eu saiba bem pouco, ( estou fazendo bacharel em teologia); eu não sou louco de contradizer o que as escrituras, literalmente sustentam e condenam. Pessoas solteiras comprometidas entre si, devem ( se forem cristãs), guardar o que a bíblia diz, TANTO QUANTO OS DEMAIS MEMBROS, e não o pensamento de pessoas que querem fazer média com a maioria visando IBOPE, ou até mesmo igreja inchada, com um bom numero de dizimistas. MELHOR OBEDECER DO QUE SACRIFICAR. Todo aquele. que transmite mensagens que o povo quer ouvir, negligencia a mensagem que o povo precisa ouvir; ( SANTIFICAI-VOS, JESUS ESTA VOLTANDO) pq o seu intuito, é agradar a massa, e não aquele que morreu na cruz. Membros de igrejas, nessa pratica, devem ser aconselhados, orientados, tratados com muito amor, e se não conseguem se abster, que se casem; pois serem enganados que se existe um compromisso entre eles, " NÃO TEM NADA A VER", é de uma heresia sem igual, e um incentivo, para que todos os demais, sejam seus imitadores.........AFINAL DE CONTAS, A COISA É MUITO BOA, então vamos todos tratar um compromisso de boca, e a orgia estará liberada !!!! FAÇA-ME O FAVOR !! Fomos chamados para fazer diferente do mundo........caso contrário, melhor ficar lá fora mesmo.

    ResponderExcluir
  10. (Concluindo minha postagem anterior, pois cliquei e postei sem concluir )
    Não existe uma palavra hebraica ou grega usada na Bíblia que precisamente se refira ao sexo antes do casamento. A Bíblia inegavelmente condena o adultério e imoralidade sexual, mas é o sexo antes do casamento considerado sexualmente imoral? De acordo com 1 Coríntios 7:2, "sim" é a resposta clara: "mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido." Neste versículo, Paulo declara que o casamento é a "cura" para a imoralidade sexual. Primeiro Coríntios 7:2 está essencialmente dizendo que, porque as pessoas não conseguem se controlar e por isso muitas estão tendo sexo imoral fora do casamento, elas devem se casar. Só então poderão satisfazer as suas paixões de uma forma moral.

    Já que 1 Coríntios 7:2 claramente inclui o sexo antes do casamento na definição de imoralidade sexual, todos os versículos bíblicos que condenam a imoralidade sexual como sendo pecaminosa também condenam o sexo antes do casamento como pecado. O sexo antes do casamento faz parte da definição bíblica de imoralidade sexual. Existem inúmeras Escrituras que declaram o sexo antes do casamento como sendo um pecado (Atos 15:20, 1 Coríntios 5:1; 6:13, 18; 10:8, 2 Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Efésios 5:3 ; Colossenses 3:5, 1 Tessalonicenses 4:3; Judas 7). A Bíblia promove a abstinência completa antes do casamento. O sexo entre o marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova (Hebreus 13:4).

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:22 AM

    Hermes, Jesus Cristo foi bem claro no que disse,: Quem olhar com olhares impuros ( Desejo ) para uma mulher já adulterou com ela.
    Isso só de olhar comete adultério, então essa assunto é muito grave e pode gerar muita contenta.
    Eu cometi esse erro Hermes de fazer sexo antes de casar, hoje eu estou pagando um preço muito grande por esse erro que cometi, Deus me perdoou, mas a marcas ficaram, e essa estão machucando muito.
    Paulo Disse melhor casar do que abrasar, porque há consequências graves sim fazer sexo antes do casamento, e vivo nisso.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:02 PM

    Só não vale é homem com homem, mulher com mulher aí vira sacanagem.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente amado Bispo Hermes, os que criticam, os grandes "santos" dentro das igrejas são os que mais têm problemas nessa área, são pessoas vazias de si mesmas, não foram atingidas pela Graça libertadora de Jesus. Vivem presos a um legalismo barato e opressor. Não conseguem vislumbrar a simplicidade do Evangelho. Bereanos a muito deixaram de existir, por isso polemizam tanto.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12:27 PM

    O seu texto é simplesmente impecável, prezado Hermes.

    No entanto, à guisa de complementação, sobreleva a importância de eu tecer breves comentários exegéticos acerca do termo “fornicação”, palavra usualmente invocada pelos cristãos fundamentalistas a fim de repelirem o sexo antes do casamento. O célebre Dicionário Bíblico Strong, obra que exaustivamente expõe o significado original de uma pluralidade de verbetes das Escrituras, em seu item 4202, apresenta a explicação do vocábulo “porneia” como sendo este uma relação sexual ilícita.

    Ora, mas o que deve ser entendido, sob um prisma hermenêutico e exegético apurado, como “relação sexual ilícita”? Os retrógrados e fundamentalistas, inimigos do progresso intelectual humano e do combate à hipocrisia religiosa, certamente responderão que pode ser compreendido como sexo antes do casamento. Porém, assim agindo, não se pode negar que suas posturas é como a de mentirosos ou ignorantes que fazem referência a um monte de textos bíblicos fora de contexto na tentativa vã de respaldarem os seus argumentos pífios. São os fariseus do século XXI. Aprendam eles que texto sem contexto é pretexto.

    O Dicionário Strong, ainda conforme a definição do verbete acima citado, elucida que uma relação sexual ilícita é aquela que pode envolver:

    a) adultério, fornicação, homossexualidade e relações sexuais com animais;
    b) relação sexual com parentes próximos;
    c) relação sexual com um homem ou com uma mulher divorciada;
    d) metáfora para referir-se à adoração a ídolos, tendo em vista a impureza dos sacrifícios a eles dedicados.

    No afã de compreender, todavia, a definição da palavra fornicação em si, é indispensável o estudo de suas raízes etimológicas. A palavra provém do latim fornicare, que por sua vez derivou de fornix, que se tratava de uma câmara com teto curvo, onde as prostitutas na antiga Roma não raro trabalhavam em prédios públicos, em função do número escasso de motéis na época. Portanto, fornicação significa relacionar-se sexualmente com uma prostituta. Os fanáticos religiosos, porém, ampliaram o sentido original do termo e admitiram significados que não têm a menor lógica. Eles são peritos em distorção bíblica e verdadeiros indoutos nos campos da hermenêutica e da exegese.

    Assim sendo, os textos de Atos 15:20, 1 Coríntios 5:1; 6:13, 18; 10:8, 2 Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Efésios 5:3; Colossenses 3:5, 1 Tessalonicenses 4:3, Judas 7, 1 Coríntios 7:2 ou qualquer outra passagem que faça alusão à palavra “fornicação” ou “prostituição” não pode servir de alicerce para o argumento improcedente de que a Bíblia condena o sexo antes do casamento.

    Como foi demonstrado, seria necessário deturpar ou desconhecer o idioma original em que as Escrituras foram registradas para admitir tamanha heresia e estolidez.

    Que Deus abençoe a todos e faça morada na mente dos hipócritas e fundamentalistas.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7:44 AM

    Caro Pastor Hermes,Bom dia!
    Seu texto é ESCLARECEDOR,Por causo de teologia engessadas muitos jovens e até casados mais velhos tem levado seus casamentos na mara.As igrejas neopentecostais embrutecem o entendimento de seus membros.Existem um número grande de mulheres separadas por causa de uma doutrina petrificada.Quando foi você AGREDIDO, provavelmente são estes "PUROS" que tem suas mentes endurecidas, são incapazes de absorver conhecimentos esclarecedores como o que você propôs.Continue! Abraços JANIO IESO.

    ResponderExcluir
  16. Bispo, vc é homem de Deus! O apóstolo Paulo desta geração... Quanto aos comentários maldosos contra o senhor, não liga não, aconteceu o mesmo com Jesus! O colocaram numa cruz com acusação de Heresia. Vivemos num momento de farisaismo cristão. Muito me doi ver pessoas julgarem as outras por se acharem "santas". Vc Bispo me representa!

    ResponderExcluir
  17. Ótimo texto mano parabéns

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4:57 PM

    Esse "ensinamento" do Hermes complementa o ensinamento que podemos assassinar um feto indesejável, tenso demais, que Deus tenha misericórdia!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4:50 PM

    Discordo com o texto totalmente. ..

    ResponderExcluir