terça-feira, setembro 16, 2014

50

A vergonhosa indústria gospel de boatos




Por Hermes C. Fernandes

É constrangedor constatar a que ponto o arraial gospel brasileiro chegou. Os que se dizem portadores da verdade libertadora do evangelho agora recorrem à mentira deslavada para assegurar a eleição de seus candidatos no próximo pleito.

No início desta semana, surgiu a notícia de que uma mãe teria confessado ser lésbica e amante de sua própria filha. Isso se alastrou como fogo em capim seco. A cada vez que a notícia fake era compartilhada, comentários do tipo "isso é o fim do mundo" vinham acompanhados de mensagens de apelo para que a igreja se manifestasse contrária a esta deturpação da família apoiando candidatos evangélicos, arautos dos valores familiares. 

Logo que li a notícia, tive a impressão que se tratava de mais um boato, mas preferi não me manifestar. Até que hoje chegou-me outro artigo revelando que a notícia se tratava mesmo de um hoax. 

Mesmo compartilhando a informação, sei que será impossível desfazer o mal que esta mentira causou, divulgando inclusive a foto de mãe e filha que nada têm a ver com isso. 

Outra notícia fake que se alastrou pela internet afirmava que durante entrevista à rádio CBN, o deputado federal Jean Wyllys, desafeto dos ilustres deputados da bancada evangélica, teria afirmado que a pedofilia teria papel fundamental no desenvolvimento sexual da criança. Ele teria dito em cadeia nacional de rádio: “Precisamos abrir nossas mentes. O pedófilo pode ter papel fundamental no desenvolvimento sexual do menino, ensinando uma sexualidade sadia e livre de preconceitos. A etimologia da palavra pedófilo em grego quer dizer ‘Amigo da criança.”

Obviamente, o texto gerou revolta entre as pessoas mais conservadoras. No período em que houve uma grande disputa entre Wyllys e o deputado Marco Feliciano dentro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), o boato ganhou força avassaladora.

A própria CBN veio a público denunciar a calúnia que vem circulando nas redes sociais contra o deputado do PSOL. Segundo a emissora, tal declaração nunca foi feita na CBN.

O referido deputado também negou que tenha dado tal declaração, e afirmou tratar-se de uma campanha difamatória contra ele. 

Não é a primeira vez que o deputado enfrenta uma onda de difamações como esta. Além de ser acusado de apoiar a pedofilia, é possível encontrar textos afirmando que Wyllys teria dito que cristãos são doentes, que a Bíblia é uma piada, entre outras acusações.

O fato de discordarmos do posicionamento de alguém não nos confere o direito de difamá-lo. A verdade jamais precisou recorrer à mentira. Aliás, segundo Jesus, o pai da mentira é ninguém menos que o diabo. Portanto, quem assim procede faz-se filho do dito cujo. 

Antes de compartilhar algo em suas redes sociais, procure saber as fontes. Mesmo que tenha sido divulgado por algum grande canal, não significa que seja verdadeiro.

Será que Jesus espalharia boatos contra Herodes e Pilatos para fazer prevalecer a verdade do evangelho?

50 comentários:

  1. Gosto de ler seus textos por você nunca 'apontar' ninguém. Lembrando que sou Católica!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! O povo que discorda e posta mensagens mais polemicas aqui o fazem anonimamente! rs.

      Excluir
  2. Como sempre, lúcido.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:51 AM

    vou pra igreja mas tarde vou p um roke metalico e no outro dia vou juga o mundo fala serio

    ResponderExcluir
  4. Claudio9:40 AM

    Fala sério Hermes, seu fariseu!
    Este sujeito aí este deputado só trouxe discórdia nas famílias do bem, sempre atacou a igreja com sua agressividade, e ainda está incentivando as crianças a serem homossexuais, querendo impor nas
    escolas kit gay para as crianças ver, e vc vem dizer isto? Esta barbaridade de um homem bonzinho? Então leva ele para morar em sua casa e brincar com seus filhos, duvido se vc ia deixar isto.
    Hipócrita vc é Hermes.
    Uma pergunta sem ofensa Hermes! Tu és gay Hermes? Pelo seus atos parece! Para apoiar este sujeito do mau aí, é igual ser ele com seu apoio.. Outra coisa este deputado estava sumido dos holofotes, agora apareceu logo na época das eleições, estranho isto não é mesmo?
    Aliás vc, publique isto também, Hermes, eu sei que vc apoiou a passeata a a favor da liberação da maconha juntamente com Fernando Cabeira, fale que não que provo, tenho votos ok?
    Homossexualidade é do inferno e ponto final.
    Deus fez macho fêmea e ponto final.
    Sigo o que a bíblia diz, e não há homens carnais podres de pensamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silas Malafaia3:08 PM

      Meu Deus, tende piedade deste filho. Ele não sabe o que diz.

      Excluir
    2. "Sigo o que a bíblia diz, e não há homens carnais podres de pensamentos."

      A Bíblia não foi escrita por homens carnais ?!

      Excluir
    3. Anônimo8:48 AM

      Eu RI... Kkkkkkk!
      Quanto ódio no coração! A orientação sexual do moço não diz a respeito pra ngm... Agora o povo virou Deus! Estamos lascados...RS
      Ai ai

      Excluir
    4. Anônimo8:49 AM

      Eu RI... Kkkkkkk!
      Quanto ódio no coração! A orientação sexual do moço não diz a respeito pra ngm... Agora o povo virou Deus! Estamos lascados...RS
      Ai ai

      Excluir
    5. Anônimo1:14 PM

      Cláudio, minha família vai muito bem, obrigado! Somos pautados pelo amor, pelo respeito e pela presunção de inocência. Já a nossa fé no cristianismo nunca mais será a mesma, ser cristão que antes era sinônimo de autismo e bondade foi transformado em perseguição à excluídos, discursos de ódio e violência, graças a seres como você. Deus tenha piedade de sua alma suja pelo preconceito e pelo ódio, que um dia você encontre a verdadeira mensagem de Jesus.

      Excluir
    6. Silas malafaia..... to querendo ver quabdo você morrer.... seu templo de salomão vai virar a maior boate gay de São paulo....kkkkk..... piedade de você. ..

      Excluir
    7. Anônimo11:19 AM

      Caramba! Que imbecil!! Kkkkkkkkkkk...
      sem mais comentários.

      Excluir
    8. Anônimo2:27 PM

      Comeu merda quando era pequeno.. Religião: O melhor negócio, não paga impostos e fatura milhões!!!

      Excluir
    9. Falta uma coisa entre todas as pessoas de todas as crenças e crédulos e de atitudes sexuais = RESPEITO AO PRÓXIMO E TOLERÂNCIA ÀS DIFERENÇAS! Ontem mamãe estava assistindo a novela da Globo IMPÉRIO e estava chocada com a FILHA ACEITAR E DAR APOIO ao PAI GAY! Eu critiquei no ATO e corrigi o pensamento de mamãe: CHOCANTE não é o PAI SER GAY, MAIS CHOCANTE ÉO PAI CONTINUAR VIVENDO MARITALMENTE COM A ESPOSA e TER UM AMANTE! Acho que os valores estão sendo deturbados! Hoje em dia TRAIR, MENTIR, FINGIR, TER AMANTE é normal! Vejo isso em maior proporção em algumas regiões do país, no Sul mais do que em qualquer outra parte do país.
      Enfim, ser gay ou hetero ou evangélico ou católico ou espírita ou candomblecista ou umbandista ou etc e tal, não é errado! Tudo que fazemos na vida não é errado, desde que não inflija as leis e desde que não faça mal a si mesmo ou ao seu próximo! Este país é um país de MERDA, pois falta EDUCAÇÃO até mesmo para as pessoas de altos níveis sociais e financeiros. A HIPOCRISIA REINA NO BRASIL! VCs nunca irão aprender a conviver civilizadamente em sociedade.

      Excluir
    10. Douglas Cristovão Alvares Neto, parabéns pelo seu pensamento, faço minha as suas palavras !!!

      Excluir
  5. Anônimo9:48 AM

    Este deputado estava sumido dos holofotes com seus projetos ridículos que dizia, e agora aparece logo nas vésperas da eleição? Estranho isto ?
    Ele quer reeleger para dar continuar em perturbar as famílias do bem
    com projetos ele quer fazer com as crianças virar gays, impondo filmes
    eróticos e kit gay nas escolas para as crianças ver.
    Este deputado aí, é joio do inferno, e o Hermes escreve este texto ridículo.
    Quem apoia gay em suas orgias é também gay.
    Macho e fêmea Deus criou e ponto final.
    Está na Palavra de Deus que os efeminados não entrará no reino do céus, e quem apoia isto aí pode ir com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:55 PM

      Ser ignóbil. Vai sustentar pastores e cala a boca.

      Excluir
    2. Anônimo2:08 PM

      O homem criou deus a sua imagem e semelhança, por isso a bíblia é um livro tão cheio de violência, misoginia, absurdos e ainda hoje alimenta um mercado enorme de charlatães como esses a quem você segue.

      Excluir
  6. Anônimo12:24 PM

    Porque na Bíblia tá escrito que efeminados não entrarão no reino dos céus, então pra algumas lésbicas tá liberado, né? Essa lógica doentia de ALGUNS evangélicos é deprimente. Aceitam algo como absoluto e em outros casos sabem buscar interpretações muito loucas mas muito adequadas para justificar a atuação de seus lideres corruptos. Santa paciência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9:21 AM

      O que é efeminado?? Na tradução original da bíblia tem esta palavra???
      Estudo um pouco mas a bíblia... Só uma Dica!!!

      Excluir
  7. Babaca, é culpa de pessoas imbecis, ignorantes, preconceituosas como Você que o Brasil ta nessa merda. Vocês querem falar da conduta alheia mais não olham para seus próprios rabos. Vocês religiosos não seguem a sua própria verdade , impressa naquele livreto chamado de bíblia, conhecido como dez mandamentos, como por exemplo: amar o próximo, não trabalhar aos sábados, não cobiçar o que é do próximo, não trair, não roubar(acho que o Macedo, Feliciano, Malafaia, Santiago e outros merdas da sua religião não conhecem esse mandamento), não caluniar( sabe o que é calúnia? Se não sabe lê a matéria de novo), NÃO MATAR (idependente da opção sexual da vítima, seus bostas). Fora o que não ta nos mandamentos e sim no restante daquele balela chamada de bíblia que se for enumerar aqui fodeu, vou perder mais tempo com vocês estúpidos fanáticos. Faz um favor peguem seu preconceito e enfiem no CÚ fanático de vocês, seus crentes escrotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:53 PM

      Já vi muito ser ignorante, mas você superou todos. Deus te perdoe pois não sabe o que diz.

      Excluir
  8. Anônimo2:15 PM

    Ridículo! !

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2:30 PM

    Ridículo! !

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8:19 PM

    Engraçado que os cristãos são sempre criticados, são vitimas também de inúmeras mentiras e calúnias. Mas nunca vejo ninguém se pronunciar. Agora falou em gays, lésbicas, etc. Sempre tem um defensor. A atitude de dizer que são os evangélicos que criam essas noticias também é um ato de calúnia!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:45 PM

    Que baixaria, esse Jean é sim enviado da capeta pra acabar com as famílias.Deus criou Adão e Eva , e não Adão e Ivo.
    Romanos 1.26 a 28
    26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
    27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
    28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8:47 PM

    Eu não entendo porque sempre tem um ateu levantando bandeira do homossexualismo. Se estás feliz na sua condição, não precisa da opinião de ninguém

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8:51 PM

    Postagem de bosta....dá mole pra vc ver com seu filho com esse deputadinho de merda, pra ver o que ele faz....tem que tirar ele da Camara, só suja nosso poder legislativo.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8:51 AM

    Esse Jean willins nunca ofendeu os cristaos??

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12:30 PM

    Quem segue o velho testamento que sua filosofia prega o olho pro olho e dente por dente, ou seja, as leis de moises que influenciam a perseguir e matar quem se opor as leis, quem ai vos segue e vos leva como regra de vida, pois bem sois Judeus. Isso mesmo Judeus que nao acreditam no Messias. Porém aqueles que creem e seguem a filosofia do NOVO Testamento e as Boas novas enviadas por CRISTO, que resumiu todos mandamentos em apenas dois; Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar ao Próximo como a TI mesmo. E ainda seguindo os princípios de Caradide e o pagar o Mal com o Bem e estender as mãos aos mais necessitados e Não Julgar para Não serdes Julgados, pois Quem não tem PeCados que atire a Primeira Pedra. Eis Aqui meus Irmãos OS VERDADEIROS CRISTÃOS, aqueles pois que de forma alguma apontaria o Mal alheio Mas exaltaria Sempre o que tem de Bom nas Coisas e Na vida. Amar os amigos e familiares ate os Fariseus o fazem Mas devemos Amar Nos Inimigos e divulgar a Verdadeira Religião do nosso Mestre Jesus O AMOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:50 AM

      Perfeito! Isso sim é ser cristão!

      Excluir
  16. Anônimo12:50 PM

    Esse imbecíl só pode ser mais um alienado... Tem fé cega, seque seu pastor tipo Silas (que pra mim representa a besta de que a Bíblia fala) e vem falar que o Jean é quem faz discórdia... Digno de pena conferir

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5:49 PM

    Charlatães, marginais e os troxas que são usados perseguem gays achando que esses são os males da humanidade. ... Santa imbecilidada Batman!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6:44 PM

    Na atual conjuntura de dissolução dos costumes ( alguns chamam de modernidades) Nada me surpreende nessa área ( não disse que não escandaliza) Apesar de ser agnóstico, não duvidei um só segundo do Hoax, não movido por motivações religiosas, mas antes temendo posturas já propaladas de alguem que disse " Libere-se a pedofilia enquanto estou com tudo em cima "

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7:19 PM

    Cara esse Jean Willys n fez nada p sociedade , se vcs verem as propostas de leis dele,brincadeira neh o cara quer transformar prostituição em profissão e tem gente q defende esse cara q vai p televisão falar um monte de besteiras, me poupe e vão trabalhar,sem contar q é do PSOL partido q só tem terroristas q vivem destruindo as coisas em vez de trabalhar.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo8:07 PM

    Não entendi o porque de industria gospel de boatos. Onde está aprova de que o boato partiu do meio gospel? Porque estão associando a noticia como mentirosa e proferida por evangélicos? Eu acho que a industria diabólica da difamação contra os crentes também está a todo vapor, parabéns por contribuir ....,

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9:00 PM

    Que cada um se manifeste do jeito que lhe convém,mas que seja tendo consciência do que se comenta e respeitando a quem é dirigido o comentário.Sou cristão, mas o que acho muito baixaria mesmo são essas pessoas que posam de ateus,mas para satisfazerem seus familiares,chegam a ponto de batizarem seus filhos em igrejas evangélicas.Na minha opinião são um bando de retardos mentais hipócritas,envergonhando os verdadeiros ateus.LIXOS!

    ResponderExcluir
  22. Bispo, paz e graça! Mais um texto muito lúcido. Eu nunca vi Jesus e nem os Apóstolos preocupados em defenderem suas idéias contra os políticos. Nem mesmo quando estava frente a frente com Pilatos Cristo assim o fez. Ele sabia que o efeito daquilo que ele pregava era suficiente. Hoje a gente se preocupa em fazer um monte de bobagens pra mostrar nossa força religiosa. A gente usa a espada de Pedro e esquece o poder que tem a Palavra do nosso Deus. Os Apóstolos quando estavam perante as autoridades prontos para serem executados ou julgados pregavam o Evangelho (vide Estevão e Paulo). Eles causavam furor nas autoridades não com a espada de Pedro mas com a Palavra de Deus. Infelizmente ainda não aprendemos que nossa luta não é carnal. Por isso ainda exteriorizamos tanto ódio e nos escondemos atrás do anonimato. Abração, Fabio

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7:30 AM

    A maldita turma da bandeira vermelha lançaram esse boi de piranha e vocês evangélicos caíram bonitinho. Isto, continuem a devorar esse boi, enquanto isto as coisas mais importantes passam batido...

    ResponderExcluir
  24. Marcos10:04 AM

    Hermes, por gentileza publique esta resposta para um infeliz aí que comentou asneiras, que diz onde está escrito efeminados na bíblia.
    Este anônimo aí, diz onde está a palavra efeminados na bíblia, e pior mandou nós estudar a bília, dá para ser feliz com esse camarada aí?
    Ô anônimo? Seu fariseu, se vc quer sabe onde sta escrito digo agora
    com prazer para vc onde está este versículo ok?
    Está escrito efeminados na bíblia na Palavra de Deus no livro de
    1 Coríntios 6. 10 que diz: Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem o sodomitas,
    nem os ladrões, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. E quer que eu estude a bíblia? Me poupe, em perder tempo com ignorantes espirituais.
    Que bíblia vc lê! A bíblia do diabo que está por aí vendendo?
    Aposto que nem o Hermes que é formado em teologia sabe disto.
    Quem tem que estudar a bíblia é vc, e os demais aí bebedores de leite da Palavra de Deus, coma comida sólida a Palavra de Deus original de Jesus, e dos apóstolos, seus crianças, infelizes!

    ResponderExcluir
  25. Gordom10:12 AM

    Hermes, se o cara quer queimar a rosquinha, isto não palavrão não ok? Hermes O problema é dele, quem vai fazer cirurgia para custuras o rombo é ele e não eu.
    Agora lésbica, aí é porque o mundo está com mais mulheres e pouco homens, os poucos homens são casados com mulher, e a maioria é gay, aí esta mulheres não tem outra opção, é ficar com outra mulher.
    Eu gosto é de mulher e ponto final.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo10:17 AM

    Gente,para que tanta preocupação com isto? Se o camarada quer queimar sua rosquinha, e as mulheres quer brincar com seu parceiro o vibrador para que tanta blá-blá-blá,.
    Eu gosto é de mulher e ponto final.
    É pecado sodomia, libertinagem, adultério etc.
    Quem está gostando deste texto, o inferno vós espera, sai fora meus chapas dessa aí.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4:52 PM

    TOTALMENTE ESTÚPIDOS, DEFENSORES DO JEAN WILLYS. ELE É UM MERDA ! E VOCÊS TODOS TAMBÉM SÃO IGUAIS A ELE.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo12:19 AM

    Então você que prega a paz,generaliza os cristãos protetstantes?Quer dizer que todo evangélico é homofóbico e manipulador político? E que a indústria de boatos seria gospel e não de pessoas que usam da palavra e dos seguidores de Cristo para vantagens políticas?Muito correto você. Continue assim e realmente diminuirá a intolerância.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo texto. Confesso que quando vi fiquei surpreso e achando um absurdo a tal noticia da mae e filha, mas me veio logo na mente de procurar saber se realmente era verdade, que bom que a noticia não era. Sou Gay e acredito em Deus sobre todas as coisas e o adoro. Aos hipócritas de Plantão, Deus tenha misericórdia de vocês. Quero dizer que nada influência nada, vamos analisar os fatos e respeitar as situacoes adversas. Estamos sujeitos a tudo nesta vida. Nada de julgar ou criticar. Aprendamos uns com os outros e acreditemos somente em Deus.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo4:32 AM

    Acho engraçado... Muitos homofóbicos aqui usam a bíblia para extravasar todo o ódio e amargura de uma vida vazia.
    Na boa? Primeiro provem que Deus existe e depois digam alguma coisa.
    Ahhh a velha rixa entre ateus e cristãos no qual se dizem perseguidos e taxados de ignorantes... Pois é né... É ruim quando você deixa de ser o crítico para ser o criticado né?

    ResponderExcluir
  31. Léllison6:26 AM

    Esse deputado é a favor da legalização da maconha e favorável ao aborto, além de ser favorável a destruição da família tradicional.
    Gostou dele então vote nele e participe da parada gay com ele!

    ResponderExcluir
  32. Anônimo2:07 AM

    Antes preciso citar algo de seu texto...
    "O fato de discordarmos do posicionamento de alguém não nos confere o direito de difamá-lo."
    Isto posto, preciso lembrar que seu texto foi titulado como "A vergonhosa indústria gospel de boatos".
    Me desculpe se por acaso interpretei de maneira equivocada, mas o decorrer de seu texto acaba sendo um tanto quanto contraditório com o título do mesmo, onde você generaliza o meio evangélico taxando de vergonhoso utilizando-se do termo "gospel", isto nada mais é do que se utilizar de seus próprios argumentos acusatórios defendendo o deputado Jean por exemplo, se valendo das mesmas artimanhas das quais o senhor se apresenta contra. Sou evangélica e não sou a favor de politicagem desproposital, ou sequer da falta de respeito..Importante lembrar que toda notícia ou argumento bem posto se vale de fatos concretos, e sua fonte em relação à origem de tal notícia não fica clara, o que me faz questionar se não há uma intencional inversão de propósitos havendo uma evidente manifestação contra evangélicos enaltecendo a outra parte envolvida.
    Mas fato é que nada disso importa, eu sou evangélica mas não sou homofóbica ou melhor..sei colocar o principal mandamento em prática que se trata do amor ao próximo, independente de classe, cor, raça, credo ou orientação sexual.
    Da mesma maneira que a classe GLBTS exige respeito e direitos, eu como evangélica exijo ser respeitada pela mesma razão: somos seres hunanos e isso basta.
    Acho que seu texto deveria ser mais coerente e exigir que antes de qualquer suspeita ou calúnia o que deve der mantido é o respeito.
    Mas uma vez se o autor quiser manifestar suas fontes, não me incomodaria em averiguar.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir