terça-feira, agosto 12, 2014

3

Robin Williams, qual a graça de nos deixar tão cedo?


Por Hermes C. Fernandes


O ator que alguns cristãos estão apostando ter ido direto para o inferno, foi responsável por contagiar inúmeros ministérios com o ardente desejo de trabalhar com crianças cancerosas e pacientes em estado terminal através de sua impagável interpretação no filme "Patch Adams". O mesmo Robin Williams inspirou muitos jovens à poesia e despertou em tantos outros a vocação ao magistério com sua brilhante atuação em "Sociedade dos Poetas Mortos". Ele bem que poderia ter vivido duzentos anos, como no filme "O Homem Bicentenário", mas deixou-se vencer pela depressão e partiu sem se despedir, deixando orfãos milhões de admiradores ao redor do mundo. 

Robin Williams fundou a Windfall Foundation, organização filantrópica com o objetivo de levantar fundos para instituições de caridade. O ator dedicou muito às obras de caridade, incluindo o arrecadamento de fundos durante eventos como o Comic Relief. Em dezembro de 1999 cantou em francês num videoclipe com celebridades internacionais que faziam uma cover de "It's Only Rock & Roll", dos Rolling Stones, para a instituição Children's Promise. 

Williams se apresentou para as United Service Organizations, organizações que prestam serviço para as tropas americanas no Iraque e Afeganistão. Após o terremoto de 2010 na Nova Zelândia, Robin Williams doou tudo o que foi arrecadado em sua performance da turnê Weapons of Self Destruction, em Christchurch, para ajudar no auxílio à reconstrução daquela cidade. 

Ontem, Robin Williams foi encontrado inconsciente em sua casa, em Tiburon, Califórnia, por volta do meio-dia. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio, visto que o ator lutava contra a depressão e o alcoolismo. Foram vinte anos longe do vício do alcool e das drogas, até que em 2003 sofreu uma recaída. Recuperado depois de um longo tratamento, recaiu novamente após a morte de seu melhor amigo, o ator Christopher Reeve, o eterno super-homem. 

Não avalie um filme apenas pelo final triste, antes, considere a totalidade do seu enredo. Antes de julgar uma árvore pelos frutos da última estação, lembre-se de tantos outros que ela produziu ao longo de sua existência. O desejo de minha alma que Robin Williams tenha encontrado paz nos braços d'Aquele que conhece bem a profundidade da dor humana. Não me cabe discutir o destino de sua alma, mas desejar que sua obra continue a levar alegria, inspiração e reflexão a muitas gerações.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Sr. Hermes Fernandes e pelo esclarecimento quanto a obra deste grande ser humano que deixará eternas saudades mas também um grande legado. Paz para seu espírito!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:42 AM

    Excelente texto, Hermes, como sempre!
    Depressão é uma doença que consome a pessoa aos poucos, até já não sentir mais vontade de continuar vivendo... Eu sei como é. Mas mesmo assim, ele ainda fazia questão de ajudar o próximo e de vê-lo feliz. Acho que isso alegrava um pouco seu coração. Acho até que isso pode ser uma lição que podemos aprender com ele... Mas infelizmente, isso não foi o suficiente para fazê-lo querer continuar vivendo...
    Enfim, não podemos dizer com certeza para onde ele foi, mas seria mesmo maravilhoso se ele estivesse nos braços do Pai.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  3. Meu desejo é encontrar a humanidade inteira nos céus.

    Sim, como eu me alegria em saber que no último minuto da vida de Hitler, ele tenha se arrependido de todo o mal que fez!

    Tal como o ladrão ao lado da Cruz, que alcançou salvação nos últimos minutos da vida, eu me alegraria que TODA a humanidade tivesse assim essa condição de se arrepender ao último minuto...

    E quanto mais ao Robin, que tanta coisa boa fez na vida. Vida esta cheia de pressões midiáticas que fizeram as drogas e o álcool serem suas "válvulas de escape".
    Vida esta rodeada por pouquíssimos amigos e milhares de "sanguessugas".

    Mesmo assim, deixou-nos tantos benefícios em prol da bondade e o amor ao próximo.

    E como dizia João, numa verdadeira poesia:
    "porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus"
    1 João 4:7

    Abraços!

    ResponderExcluir