quarta-feira, março 22, 2017

5

DOSSIÊ INFERNO 3 - O Império da Morte



Por Hermes C. Fernandes

“Quem dizem os homens que eu sou?”, foi a pergunta dirigida por Jesus aos Seus discípulos. Pedro foi o único a oferecer uma resposta satisfatória: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Segundo Jesus, tal declaração não era uma conclusão proveniente da mente humana, mas uma revelação vinda diretamente de Deus, sobre a qual a igreja seria edificada, “e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt.16:18).

O que seriam as portas do inferno?

Possuir as portas significa possuir limites, fronteiras, domínio. Era como se Jesus atribuísse ao Hades o status de cidade ou reino. Quando um exército marchava contra uma cidade para tomá-la, seus moradores reforçavam seus portões para impedir que a conquistassem. A igreja, representante do reino de Deus, seria o exército invasor que marcharia contra o império da morte para conquistá-lo.

Paulo captou este conceito e o expressou como ninguém ao afirmar que “pela ofensa de um só, a morte reinou por esse”, mas que agora, “os que recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm.5:17).

O pecado foi a pedra fundamental na construção do império da morte. Toda a humanidade estava refém daquele que o detinha, a saber, o diabo.

Como para os gregos, o Hades era o território sobre o qual a morte exercia seu domínio, tanto Jesus quanto Paulo se apropriam deste conceito para designar o domínio exercido pela morte desde a queda do primeiro homem, Adão.

A igreja fundada sobre a revelação da identidade de Cristo seria uma espécie de célula rebelde cuja missão é provocar uma insurreição contra o império da morte.  Não há no mundo uma comunidade de caráter mais subversivo que a igreja. Na medida em que ela marcha, o império da morte retrocede. Igualmente, se ela retrocede, o mal avança. Cada passo que a igreja dá para trás é espaço que ela cede a Satanás. Todavia, não é a igreja que deve estar numa posição defensiva contra os ataques do Hades. São as portas do Hades que enfrentam o assédio da igreja. O império da morte sofreu a invasão da igreja e não foi sequer necessário que se arrombasse a porta, pois nosso general, Cristo Jesus, tem as chaves do inferno e da morte (Ap.1:18). E é bom que se diga que Ele não a tomou do diabo, como geralmente se crê. Ele as tem porque é soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é Senhor da vida e da morte, do céu, da terra e de todos os infernos.

Apesar de sua rebelião, o Diabo jamais se constituiu numa ameaça à soberania divina. Poderíamos dizer que ele era um problema para o homem, mas não para Deus. Seu império jamais teve sua legitimidade reconhecida, funcionando sempre na clandestinidade. Todavia, teve no homem seu aliado, cúmplice e, ao mesmo tempo, refém e escravo.

Ao rebelar-se contra o Criador, o homem sujeitou-se ao Diabo e entregou-lhe de mão-beijada sua posição de domínio neste mundo que lhe havia sido outorgada. Por isso, o Diabo se tornou o príncipe deste mundo. Em vez de interferir como Deus, passando por cima da autoridade que Ele mesmo constituiu, e recobrando a posição usurpada por Satanás, Deus preferiu fazer-Se um de nós, para que, como homem, reaver seu domínio.

O Diabo jogou sujo desde o início, mas Deus não Se rebaixou a jogar em seus próprios termos. Ele preferiu agir dentro das regras que Ele mesmo instituiu. O escritor sagrado diz que devido ao fato de sermos participantes comuns de carne e sangue, “também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o Diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão” (Hb.2:14-15).

Repare que o texto é claro ao afirmar que o Diabo “tinha” o império das trevas. Tinha, não tem mais. Ele nem mesmo continua sendo o príncipe deste mundo. Quando Jesus o chamou deste modo, ainda não o havia aniquilado pela morte. No entanto, estava prestes a fazê-lo. Confira o que Ele diz:
“Agora é o juízo deste mundo; AGORA será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31
Pouco depois, Ele disse: “O príncipe deste mundo já está julgado”(Jo.16:11).

Foi à luz desta verdade que Paulo pôde declarar veementemente que Jesus “tendo despojado os principados e potestades, os expôs publicamente ao desprezo e deles triunfou na cruz” (Cl.2:15).

A cruz de Cristo desbaratou completamente o império do Diabo. Numa só tacada, ele perdeu sua posição de príncipe deste mundo, o império da morte e, de quebra, seu emprego de promotor de acusação na corte celestial (Ap.12:10). Sabe o que lhe restou? O cartaz que muitos ainda dão a ele. E isso, devido à sua ignorância.

Quem antes era chamado “príncipe deste mundo”, agora é chamado “príncipe das potestades do ar” (Ef.2:2), indicando que ele perdeu o chão, o seu quinhão, o seu domínio. O Diabo foi desterrado. Expulso tanto do céu, quanto da terra. Seu castelo de areia ruiu. Com os escombros do império da morte, ele construiu o império das trevas (At.26:18, Cl.1:13).

Quando as Escrituras falam de trevas, referem-se à ignorância. Apesar de ter sido destituído, o Diabo se aproveita da ignorância que ainda predomina entre os homens, mas mantê-los cativos (Ef.4:18). Por isso, somente o conhecimento da verdade pode libertá-los (Jo.8:32). Os homens precisam ouvir as boas novas do reino para que se libertem das amarras de Satanás. E as boas novas do reino constituem-se no fato de que “os reinos deste mundo passaram a ser do Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Ap.11:15). Não há, portanto, um único centímetro quadrado desde mundo sobre o qual o Diabo tenha direito de exercer domínio.

As portas do Hades foram escancaradas e compete à igreja tomar de assalto o que por muitas eras tem sido mantido em cativeiro.

* Para uma compreensão mais abrangente, leia os artigos anteriores e os que serão publicados na próxima semana. 

5 comentários:

  1. Fabiano4:51 PM

    Interessante esta série, Hermes.
    Quando João disse que o mundo jaz no Maligno, você não interpreta isto como domínio espiritual de Satanás? As pessoas continuam escravizadas/dominadas por ele.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:43 AM

    Senhor Hermes, Deus, o autor da vida, criou o universo físico e os espíritos de anjos e homens.
    .
    Quando Jesus estava para subir ao céu ele disse que existia muitas moradas na casa do Pai. Jesus afirmou que iria e prepararia lugar para seus discípulos. Após a cruz Jesus subiu em corpo físico e foi encoberto por uma nuvem. Anjos disseram que da forma como Jesus foi ele voltaria. Pedro escreveu que aguardava novos céus e nova terra onde habita justiça. João escreveu que viu novos céus e nova terra. Que termos no grego se referem a céu e terra nestes textos bíblicos? O universo contêm milhões de galáxias, cada galáxia uma possui milhões de estrelas e estrelas podem ter planetas orbitando ao seu redor. Há muitos planetas no universo em condições físico-químicas para a vida humana de carne e sangue.
    .
    Afinal, para onde Jesus foi? Para um lugar espiritual ou para algum planeta?
    .
    2 Pedro 3:13 Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça.
    .
    Apocalipse 21:1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
    .
    João 14:2,3 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
    E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:16 PM

    Senhor Hermes, Deus, o autor da vida, não criou a mulher para ser inferior ao homem como pode concluir leituras superficiais da bíblia.

    Que políticas religiosas e de gênero a Missionária Ruth, fundadora da Casa da Bençaõ, enfrentará após a morte do apóstolo Doriel?

    Pregando na Catedral da Benção de Taguatinga o senhor Robert Doddo começa citando Doriel, agradece a diretoria, agradece o pastor Adilson e agradece o apóstolo Doriel.

    Nas frases introdutórias citadas pelo apóstolo Robert Doddo não apareceu o nome da missionária Ruth fundadora da Casa da Benção que está viva e é presidente das ICBs de Brasília.

    Isto na psicanálise chamasse "ATO FALHO" e expressa o subconsciente.

    Semelhantemente, os livros da missionária Ruth não foram incluídos na Casa Publicadora da Casa da Benção, pode ter uma justificativa técnica para não vender os livros da missionária Ruth na internet, mas não esqueceram de colocar na Casa Publicadora livros do Palaroni, da esposa e do filho do Palaroni e vários do Doriel. É claro que os livros da família Palaroni devem ser excelentes, não queremos menosprezá-los.

    O objetivo é observar a vida de uma mulher da terceira idade e viúva numa igreja neo-pentecostal.

    A mulher na sociedade latino americana historicamente foi colocada em segundo lugar abaixo do homem. A igreja evangélica tem cultura não bíblica que reforça a posição da mulher como inferior.

    Que políticas religiosas e de gênero a Missionária Ruth enfrentará após a morte do apóstolo Doriel?

    PREGAÇÃO CATEDRAL DA BENÇÃO TAGUTINGA
    https://www.youtube.com/watch?v=TeLo3z_QeVU

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:05 PM

    Senhor Hermes, Deus, o autor da vida, criou o universo com milhões de galáxias, estrelas e planetas. Por que ele criaria isso tudo para ter seres humanos apenas em um planeta? Teria Jesus ido para algum planeta quando subiu vivo ao céu?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:39 AM

    Senhor Hermes, Deus, o autor da vida, revela grandes revoluções sociais. A vida de Jó comparada evidencia uma revolução social em relação às MULHERES

    Compare a vida das FILHAS de Jó do capítulo 1 com a vida das filhas de Jó do capítulo 42.

    O pouco de informação que há sobre as filhas de Jó mostra o suficiente para compreender a transformação na vida social e religiosa de Jó evidenciada pela maneira como tratou as filhas de Jò.

    Não se sabe exatamente a data do nascimento de Jó para estudar precisamente o seu contexto histórico. Mas é possível compreender o mundo antigo com o livro A cidade Antiga de Fustel de Coulanges. Esta é uma obra acadêmica que revela as crenças do mundo antigo.

    As informações nesta obra de Fustel sobre o mundo antigo confirmam que Jó passou por uma revolução social e espiritual evidenciada na forma como Jó trata suas filhas.

    JÓ ANTES (Jó 1:4).
    Os filhos de Jó convidavam suas irmãs para comerem.

    (Segundo Fustel no livro a Cidade Antiga as mulheres ocupavam uma posição social e religiosa muito baixa ou muito inferior aos homens. A informação de que as filhas de Jó eram convidadas para comer está de acordo com o contexto histórico do mundo antigo séculos e milênios antes de Cristo./)


    JÓ DEPOIS (Jó 42:15)
    Jó deu herança para as filhas.

    (Dar herança para filhas ou mulheres foi uma revolução social no contexto do mundo antigo Roma antiga, Grécia antiga e Ásia antiga. Jó rompeu com barreiras culturais do mundo antigo. No passado as mulheres não eram valorizadas ocupavam uma posição muito inferior aos homens e a religião tornava os filhos homens herdeiros.)

    (Cidade Antiga - Fustel)

    ResponderExcluir