sexta-feira, julho 12, 2013

8

Igreja Subversiva: Virando o mundo de pernas pro ar


Por Hermes C. Fernandes

“Um outro mundo é possível!” Esta frase sintetiza o ideal de pessoas como Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, John Lennon e outros. Mesmo alguém como Che Guevara, a quem se atribui tantos crimes praticados na guerrilha, acreditava piamente em seu ideal, e por ele se dispunha a morrer. Por isso, fiz questão de inclui-lo em minha pequena lista de ícones idealistas do último século. Apesar de confessarem credos diferentes, ou de atuarem em frentes diversas, ou utilizarem métodos questionáveis, o que essas pessoas tinham em comum era o idealismo, ítem cada vez mais raro em nossos dias.

Não compro pacotes fechados! Posso admirar e até inspirar-me no idealismo de alguém, sem com isso abraçar sua ideologia. Posso compartilhar de seus sonhos, sem comprometer-me com seus métodos. Posso almejar atingir seus alvos, sem sentir-me obrigado a percorrer seu caminho.

Alguns podem protestar pelo fato de incluir pessoas de outras religiões em minha lista. O que diriam de Paulo, que em sua pregação no Areópago de Atenas, citou filósofos gregos pagãos?

Será que jamais ouviram falar de “graça comum”?

Posso reconhecê-la no brilho do olhar de um jovem idealista, ainda que este se pronuncie ateu. Posso reconhecê-la nas linhas harmônicas das obras arquitetônicas de Niemeyer, outro célebre idealista ateu. Se tão-somente nos livrássemos de nosso preconceito, quanto da graça não identificaríamos naqueles que sonham e trabalham por um mundo diferente! Mas em vez disso, preferimos o gueto, o evangeliquês insosso, a espiritualidade alienante e entorpecente. Por favor, não se sintam agredidos. Se sou pesado em palavras é porque almejo despertar sua consciência.

E quanto àqueles a quem consideramos os ícones do que chamamos de sucesso? Uns começaram de baixo, e alcançaram posições tão sonhadas por muitos de nós, pobres mortais. Outros, como Paris Hilton, são herdeiros de enormes fortunas. Conquanto tenham origens diferentes, têm em comum o fato de haverem perseguido e realizado seus sonhos pessoais. Algum demérito nisso? Não! O problema é que a maioria deles tem a oportunidade de mudar o mundo, mas não a aproveita, simplesmente porque seu sucesso depende das coisas como elas são. É aquela velha estória: em terra de cego, quem tem um olho é rei.

Quem, neste mundo, chega a ser um bilionário sem ter que transigir com alguns princípios?

É verdade que alguns deles, como Bill Gates, por exemplo, são filantropos, isto é, distribuem parte de sua fortuna para obras de caridade em todo o mundo. Palmas para ele! Porém, o que o mundo precisa não é meramente de filantropia, e sim de justiça. O mesmo Bill Gates já comprou muitas pequenas empresas de software, para coibir a concorrência. Não foi em vão que Paulo denunciou a possibilidade de se distribuir bens para os pobres, sem necessariamente ser motivado por amor. Muitos bilionários o fazem pra aumentar a credibilidade de suas marcas junto a opinião pública. Não posso afirmar ser este o caso do dono da Microsoft, mas certamente é o caso de inúmeros outros.

Se você tivesse a oportunidade de associar sua imagem a um destes grupos, em qual deles você se sentiria mais confortável? Talvez você preferisse ter sua foto vinculada a figuras como Billy Graham, ou Mandela, não por acreditar no mesmo idealismo que os motivava, mas por querer ficar bem na fita. Lembre-se que Deus não julgará apenas nossas ações, mas também nossas motivações.

Sinceramente, quem não gostaria de ter seu rosto figurando naquele panteão de pessoas famosas e bem-sucedidas? Será que vale a pena viver por isso?

O evangelho da prosperidade insiste que sim. Para seus defensores, o importante é ter, mesmo que em detrimento do ser.

Na concepção do mundo, sucesso é concentrar riquezas e ser reconhecido por aquilo que faz. Porém, na concepção genuinamente cristã, sucesso é fazer de sua vida um motivo de gratidão a Deus por parte daqueles que se beneficiam dela.

Aos olhos de Deus, bem-sucedido é quem vive em função do bem-comum, e não de seus próprios sonhos de consumo.

Qualquer um dos que figuram na lista de celebridades, caso se encontrasse com Jesus, ouviria d’Ele o mesmo que o jovem rico ouviu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem, e segue-me” (Mt.19:21). Será que algum dentre eles se habilitaria? E você?

Na há mensagem mais subversiva do que a pregada por Aquele jovem Galileu revolucionário de cabelos cumpridos. Quem ousa vivê-la às últimas consequências?

Chega deste lixo de teologia da prosperidade! Chega deste desevangelho medíocre, que só faz estimular nas pessoas o pior que há em sua natureza. Que nossos ícones sejam outros, em vez daqueles oferecidos pelo capitalismo selvagem. Que nos inspiremos em homens como Francisco de Assis, que peitou o Papa e o desafiou a voltar à simplicidade do Evangelho. Ou em homens como Dietrich Bonhoeffer, o ministro alemão que resistiu ao nazismo de Hitler, pagando com sua própria vida.

Lembre-se que os discípulos de Jesus foram reconhecidos originalmente como aqueles que estavam colocando o mundo de pernas pro ar.

Rompa com o sistema! Não seja mais uma engrenagem dele. Sabote-o! Torne-se num discípulo subversivo de alta periculosidade. Denuncie o erro. Encarne a mensagem. Aponte o caminho para as próximas gerações.

Longa vida à revolução reinista!

8 comentários:

  1. Anônimo10:03 PM

    Sou profundor admirador do bispo hermes, embora não seja evangélico e nem tenho religião alguma. Mas digo: Caramba! até agora ninguém comentou este artigo? Se fosse sobre gay tava um montão de comentário aqui...
    Qual é a desse povo evangélico?

    ResponderExcluir
  2. juscelino1:50 PM

    Proximas geraçoes???? Mas e quanto ao fato da proximidade da vinda? E o fim não está próximo? Os fatos não comprovam?? Vocês me deixam louco, louco. louco..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:38 AM

      Sim, haverá próximas gerações! A vinda de Jesus provavelmente vá demorar... Os fato não comprovam a proximidade do fim...

      Sugiro ao sr. juscelino que visite este site www.revistacrista.org e veja o quão a escatologia das igrejas está distante da realidade da Bíblia.

      Precisamos voltar para as Escrituras urgentemente!!!

      Excluir
    2. Anônimo7:02 PM

      Desde o principio da Igreja fala-se de que o fim está próximo. Realmente acredito, porém, acredito que está frase está ligada em outra percepção temporal. Para nós pode parecer bastante tempo 2000 anos, mas e para Deus?

      Como cristãos devemos viver na expectativa de que a vinda de Jesus será logo, porém, plantar sementes para um mundo melhor no futuro caso ele não volte nesta geração não é errado.

      Abraço!

      Excluir
  3. É verdade, os evangélicos não querem saber de virar o mundo de pernas pro ar. O negócio deles é iluminatti, maçonaria, estrelas gospel, homossexuais etc etc etc, só coisinhas...

    ResponderExcluir
  4. Claudinho10:17 AM

    Ô Anonimo! qual é dese povo evangélico?
    Este povo aí que se diz evangélico aí que estão escandalizando a Palavra de Deus não representa o reino de Deus, não representa o Verdadeiro corpo de Cristo e os seus fiéis seguidores fiéis, são joios que a bíblia diz que infiltraram no meio do povo de Deus e pregaram o falso evangelho, e que escandalizam o Verdadeiro evangelho de Jesus que dá a vida eterna aos homens sem Deus , é isto que vc está vendo e acontecendo, escanda-los nas igrejas evangélicas com falsidade e hipocrisias e doutrinas antibíblicas que estão pregando que não é a de Jesus.
    São homens carnais sem compromisso com Deus, e estão fazendo do evangelho de Jesus barganha e comércio para lucros para seus deleites carnais, sendo as metas dos seus líderes os pastores bispos etc, " o dinheiro, fama e poder ", são joios enviados por Satanás e se misturam no meio do povo de Deus sincero para fazer do evangelho um escanda-lo, e escarnio para o mundo como vc acha, e vc está certo meu caro anônimo.
    Mas a bíblia é bem clara e diz que o joio não pode ser retirado do meio do trigo assim disse Jesus, quem é cristão sincero vc verá que é diferente, por gentilieza comece a observar o caráter do Verdadeiro cristão que ama a Cristo e é fiel a seus mandamentos que são diferentes desses que estão aí escandalizando o evangelho de Jesus .
    Mas temos ainda Verdeiros cristãos que estão falando a Verdade da salvação em Jesus cristo, mas te digo são poucos.
    Mas meu caro anônimo, Jesus Cristo te ama e que te dar vida eterna, entregue sua vida sua alma a Jesus pois não há outro caminho para chegar a Deus só através de Jesus Cristo. Meu amigo anônimo, esqueça o ser humano o homem e olhe para Jesus e sua Palavra, é lá que vc achará descanso para vossa alma.
    Hermes veja só, até as pedras estão clamando por socorro como este nosso amigo a anônimo que não é evangélico, e não se conforma com o que acontece com a hipocrisia do falso cristianismo que estão pregando nas igrejas evangélicas.
    O povo de Deus está dormindo no sono de Satanás.
    Desperta povo de Deus tu que dormes, e que está escandaliza o evangelho de Jesus, pois vc sabe muito bem que prestará conta com Deus no Juízo final no tribunal de Deus.
    E ninguém escapará do tribunal de Deus, ninguém nenhum ser humano.
    Deus vai cobrar tudo que vcs fizeram nesta terra que não agradou a Deus e que prejudicou o seu próximo, e principamente o evangelho de salvação e vida eterna em Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:37 PM

    é nisso que eu creio

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:55 PM

    Aos olhos de Deus, bem-sucedido é quem vive em função do bem comum.
    Deus é uma comunidade.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir