sexta-feira, junho 28, 2013

22

O que penso da profecia que amarra os principados da corrupção e da miséria no Brasil


Por Hermes C. Fernandes

Agora vai! Uma famosa pregadora americana profetizou que os principados da corrupção e da miséria seriam amarrados no Brasil. Até que enfim! Já não aguentava mais viver num país dominado por esses principados do inferno.

Se você se animou com esta profecia e viu, nas recentes manifestações das ruas, um prenúncio do seu cumprimento, sinto em lhe informar que você aderiu a um modismo que desembarcou em terras tupiniquins em meados dos anos 90, embalado pelo enorme sucesso do livro "Este mundo tenebroso" de Frank Peretti. Apesar de ser um livro de ficção, sua abordagem acerca do mundo espiritual foi adotada por muitos como doutrina. 

Foi um tal de amarrar "principado disso", "potestade daquilo". Eu mesmo participei de um congresso de líderes com Peter Wagner e Cindy Jacobs nas dependências da sede da Renascer em SP. Saí de lá amarrando tudo o que via pela frente. Vivia, então, no auge da minha ignorância.

Mais de vinte anos se passaram e, pelo jeito, tais "principados" continuam soltos como nunca. Ou as correntes que usamos são frágeis demais, ou tudo não passa de imaginação sem qualquer respaldo bíblico.

O que os expoentes deste movimento atribuem a entidades demoníacas, as Escrituras chamam de "obras da carne".

Não, caro leitor. Não existe espírito de embriaguez ou de prostituição. Ambas são obras da carne. Não existe nem mesmo espírito de feitiçaria, pois esta também é obra da carne. Se quiser tirar a prova dos nove, leia a lista exposta por Paulo em sua carta aos Gálatas:
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas..." 

Gálatas 5:19-21
Atribuir tais vicissitudes à atuação demoníaca é uma maneira de nos esquivar da responsabilidade. Se quisermos ver o Brasil livre da corrupção e da miséria, temos que conclamar os homens ao arrependimento. Ora, arrependimento implica admissão de culpa. Por que deveríamos admitir a culpa por algo praticado por demônios?

Miséria é fruto da injustiça, da má distribuição das riquezas do país. Não se trata da atuação de demônio algum. Corrupção é resultado de falta de caráter e de impunidade. Isso não se combate com jejuns, palavras mágicas, gritos de ordem, atos proféticos, mas com denúncia e arrependimento.

Até quando o Brasil continuará importando estas teologias enlatadas dos EUA? A impressão que tenho é que, enquanto um gigante acordou (o Brasil), outro continua dormindo (a igreja).

O que precisamos não é de profecias ou profetadas, mas de um retorno às Escrituras, seguido de um engajamento da igreja nas questões sociais. Uma igreja genuinamente profética é a que rompe com a redoma da religiosidade ensimesmada e sai ao encontro do mundo, denunciando a injustiça e anunciando a boa nova do reino de Deus.

E quanto aos principados e potestades de que as Escrituras falam? Deixo a resposta para a maior autoridade no assunto:
"E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo na cruz." Colossenses 2:15
Não vou ficar perdendo tempo amarrando o que já foi despojado! Jesus disse que para que o valente fosse despojado de seus bens, outro mais valente do que ele teria que amarrá-lo. A menos que Jesus tenha falhado em Sua missão, teremos que dispensar qualquer outro candidato a "mais valente que o valente" (Mt 12:29, Lc 11:21-22). Alguém se habilita a fazer algum acréscimo à cruz?

22 comentários:

  1. Anônimo12:57 AM

    Ótimo comentário.
    Critiquei - educadamente - esse vídeo no Youtube e fui xingado por valadetes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:51 PM

      "Mais de vinte anos se passaram e, pelo jeito, tais "principados" continuam soltos como nunca. Ou as correntes que usamos são frágeis demais, ou tudo não passa de imaginação sem qualquer respaldo bíblico." ME DESCULPE, MAS NESSE PARÁGRAFO ENTENDE-SE A IGNORÂNCIA A RESPEITO DO BÁSICO DE BATALHA ESPIRITUAL. SENDO ASSIM, NEM TEM COMO RESPONDER SOBRE ALGO QUE FOI ESCRITO SEM O MÍNIMO DE CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.

      Excluir
  2. Pois é, Hermes. Outra coisa que as pessoas não sabem é que iniquidade siginifica injustiça. Falta de saneamento é iniquidade. Abraços e obrigado por compartilhar essa visão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:18 AM

    Bom dia o texto é otimo, muito esclarecedor , só q fiquei em duvida sobre 2 texto no Livro de Atos ... At 13/ Elimas o encantador e magico , Paulo chama ele de filho do diabo, cheio de todo engano e depois lá em At 16/ a cura ou libertação da pitonisa ela tinha um espirito de advinhação diz que Paulo voltando-se disse ao espirito em nome de Jesus saia dela....fiquei confusa nesses 2 textos era demonios "que operava na feitiçaria" porque diz advinhação e magia, e isso nos leva imaginar que é feitiçaria e deve ser reprendido, mas o texto de galatas diz que feitiçaria é obra da carne????? Por favor se puder me esclarecer ficarei muito grata DEUS continue te abençoando p/ que poça nos ajudar. Fica na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:06 PM

      a rebeliao e obra da carne tambem, e nao foi a rebeliao a desobediencia que fez Eva e Adao nos fazer distituidos da Gloria de Deus? E nao foi a serpente quem os induziu? o proprio demonio infuenciou-os. E quando Jesus diz que teremos autoridade para pisar em serpents e escorpioes e nenhum mal nos causara, Lucas 10-19 para que essa autoridade nao sera para repreender o demonio? claro que na cruz foi pago o preco, mas a nos que temos a autoridade de Cristo em seu nome expulsaremos demonios e curaremos enfermos, por isso que o mudo precisa de nos, para pregarmos, evangelizarmos, para expulsarmos demonios, etc eu creio em luta spiritual sim , e e no nome de Jesus que esta acima de todo nome poder principado e potestade que venceremos, porem, os guerreiros tem que se disport pois sao o corpo de cristo sobre a face da terra.

      Excluir
  4. Uau!
    A cada texto lido a certeza de que não posso deixar de ler um sequer!!!
    Excelente!!!

    ResponderExcluir
  5. Por que Paulo não expulsou o principado da magia de Elimas? Porque não havia principado algum. Ser filho do diabo não significa está possesso de demônio. Já no caso da pitonisa foi diferente. De fato, ela estava possessa. Aquele espírito maligno estava por trás de suas adivinhações. Era como se um demônio assoprasse as informações em seus ouvidos. Todavia, tal prática não se encontra arrolada na lista de Gálatas. Não confunda feitiçaria com adivinhação. Feitiçaria é tentativa de manipular o mundo espiritual. Trata-se de uma iniciativa carnal, isto é, do homem para com os espíritos. Já a adivinhação toma o caminho inverso, parte dos espíritos para o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra "igreja" é sempre assim: é claro que foi pago o preço na cruz,mas.... como se ainda no sacrificio de Cristo faltasse um troquinho! Isso é blasfêmia e pisar no tal sacrificio que foi total sem ficar devendo nada! Ele fez! Ele levou! Eles Expos! Ele despojou! Ele triunfou! ELE RESSUSCITOU!!!

      Excluir
  6. Bispo Hermes como sempre nos surpreendendo!! Aprendo muito.. .. Forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente existem muitas heresias no meio cristão, pelo fato de as pessoas terem preguiça de estudar as escrituras e se satisfazerem com o que os pregadores e as músicas dizem, o que muitas vezes não têm bases bíblicas.

    ResponderExcluir
  8. Querido e amado irmão, Obrigado mais uma vez pela colaboração, a cada vez que leio o senhor fico feliz, pela pureza e simplicidade na apresentação do Evangelho.

    Obrigado novamente, que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:26 PM

    é nisso que eu creio e de acordo colossenses 2:15 ele é um cem terra não sobrou nenhuma esquina sequer pra ele

    ResponderExcluir
  10. ja que citou o apostolo paulo....
    Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

    efesios 6:12

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5:07 PM

    Hermes concordo contigo, Judas foi considerado por Jesus o filho da perdição ou seja filho do diabo, e Judas não era possesso, mas era o filho da perdição, e não possesso.
    Judas andava com Jesus e Jesus nunca mencionou que Judas tinha demônio incorporado nele, ao contrário Jesus só disse que ele o trairia somente.

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo Bispo Hermes! Como disse Calvino: as escrituras nos manterão distantes dos excessos dos libertinos e dos ascetas. Há uma necessidade incrível de um retorno equilibrado às escrituras. Chega de modismos. Que tenhamos a sagacidade da serpente e a simplicidade da pomba (equilíbrio). E chega de profetada!!!! Paz! Fabio

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia é mais fácil colocar a culpa no diabo, certa feita um jovem pediu oração a um evangelista que estava comigo, dizendo que o diabo estava furioso com a vida dela, ao que o evangelista lhe perguntou o que estava acontecendo e ele respondeu: "É que estou saindo com uma mulher casada e o marido dela descobriu". Pode?

    ResponderExcluir
  14. A letra mata e o Espirito vivifica.
    Pelos frutos conhecereis.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8:27 AM

    Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
    Efésios 6:12

    Paulo depois que Cristo ja havia morrido e ressucitado.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:20 PM

    Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

    ResponderExcluir
  17. EFÉSIOS 2
    A salvação é pela graça
    1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
    2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
    Irmão Hermes como podemos entender o espírito que opera nos filhos da desobediência, como uma influência?

    ResponderExcluir