terça-feira, setembro 29, 2015

6

Quando as diferenças já não fazem a menor diferença


Por Hermes C. Fernandes


“Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, 
mas não aprendemos a conviver como irmãos.” Martin Luther King


Os discípulos estavam preocupados. Motivo? Alguém estava usando o nome de Jesus para fazer milagres. Ao contar a Jesus o que estava acontecendo, imaginaram que Ele daria um basta naquilo, exigindo que se respeitasse os direitos autorais de Sua mensagem. Mas para a surpresa deles, Jesus disse: "Não lhe proibais. Ninguém há que faça milagre em meu nome, e logo a seguir possa falar mal de mim, pois quem não é contra nós, é por nós" (Mc.9:39-40).

Jesus jamais exigiu royalties ou direitos autorais de Suas obras ou mensagem. Ele queria que a mensagem fosse propagada.

Paulo também captou o mesmo espírito, e por isso, declarou: "Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia (...) mas que importa? contanto que Cristo, de qualquer modo, seja anunciado, ou por pretexto ou de verdade, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei" (Fp.1:15a,18).

A mensagem de Cristo não é monopólio de quem quer que seja.

Quanto as motivações, deixemos que Deus as julgue no momento certo. Por agora, o que importa é que a mensagem seja anunciada.

Não importa se em uma igreja protestante histórica, ou em uma paróquia católica, ou numa igreja neopentecostal, ou mesmo em um centro espiritualista ou numa mesquita. Verdade é verdade, não importa por quem esteja sendo anunciada. E quem ama a verdade, reconhece-a de cara, ainda que anunciada pelos lábios de um cético. Assim como podemos reconhecer a mentira, mesmo quando dita por aqueles que julgamos estar acima do bem e do mal.

Diferentes, mas nem tanto

Em vez de realçarmos o que nos distingue,  por que não realçamos o que temos em comum? Nem que para isso tenhamos que descobrir quais as ameaças ou inimigos que temos em comum. Talvez assim as diferenças já não façam tanta diferença.

Por exemplo: em um país muçulmano, não faz diferença se você é evangélico ou católico. Ambos se reconhecem mutuamente como cristãos.

Numa classe universitária na França, onde a maioria dos alunos se diz ateia  a diferença entre muçulmanos e cristãos perde a importância. O ateísmo pode ser visto como um "inimigo" comum para ambos os grupos, haja vista serem monoteístas.

E quando somos ameaçados por um inimigo comum a toda a humanidade? Quiçá, um inimigo externo?

Se fosse anunciado que um asteroide estivesse prestes a chocar-se com a Terra, pondo em risco a civilização humana, todas as diferenças religiosas, raciais, étnicas, culturais, perderiam totalmente sua relevância. Ateus, cristãos, espíritas, hindus, budistas, dariam as mãos num esforço coletivo para evitar a tragédia.

Pode ser que não estejamos ameaçados pela queda de um asteroide  mas certamente há outras ameaças que nos assediam, e que demandam que nos unamos em um esforço comum para enfrentá-las. Entre elas, destacamos a violência urbana, o aquecimento global, as injustiças sociais, e por último, a crise financeira global. Estaremos fadados ao fracasso, caso não nos disponhamos a deixar nossos guetos ideológicos e darmos as mãos.

Parafraseando Agostinho: "No essencial a unidade, no não essencial a liberdade, em tudo a caridade".

6 comentários:

  1. O exemplo dado por Jesus, através da parabola do samaritano, é o melhor exemplo de amor e unidade ao próximo indepedente de quem ele seja. Este exemplo é muito precioso, porque ele não é motivado por medo, interesses, afinidades, nem inimigos em comum, é motivado apenas por um amor incondicional. O exemplo do samaritano, só perde para o exemplo maior de Cristo.
    É como digo no meu blog: Temos que Reverberar a Unidade dentro da Diversidade. (Mas sem uniformidade)

    ResponderExcluir
  2. Meu DEUS... O Sangue Está Clamando!?

    Muitos ludibriam a Fé das pessoas, buscando seus próprios interesses, fazendo com que os homens deixem de querer conhecer o verdadeiro e único caminho, Jesus Cristo, quando generalizam a desonestidade e acham que em todo lugar e igual! Lideres religiosos se enriquecem com o dinheiro do povo e pensam que ficara por isso mesmo... O sangue de Cristo esta clamando! Homens olhem para o Alvo, para Jesus Cristo! Não olhem para os defeitos dos homens. A justiça esta chegando! E o Senhor vai cobrar deles!
    Busquem a Deus! Não busquem religiões e nem placas de igreja.Onde estiver faça a diferença e a sua parte. NAO EXISTE E NUNCA VAI EXISTIR UMA IGREJA PERFEITA NA TERRA, PORQUE OS HOMENS NAO SAO PERFEITOS! Jesus e o caminho, a verdade e a vida!
    Deus te abençoe a todos.

    Novo post no Blog Eu Sou o Mensageiro!
    Será um prazer ler seus comentários,
    Fique na paz do Senhor
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Se leu até aqui leia embaixo,
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:32 PM

    A imagem encabeçada por este título imagina a realidade equilibrada na natureza inocente de uma criança.
    A produção de ideias da vida adulta contamina o governo humano infinitamente até o retorno ao estado sublimado.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:30 PM

    Este texto Hermes encaixou certinho para vc, vc é um deles que não faz diferença nenhuma no evangelho. Ver o ímpio com suas atitudes e ver suas atitudes são iguaizinhos idênticos.
    A carapuça foi feita para vc mesmo, como podes ser tão mal observador que expôs um texto em que vc encaixa certinho nele? Fique esperto meu chapa!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:09 PM

    Viver acima da mediocridade é viver acima da luz dos critérios da sociedade.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  6. Paz e graça! Muito boa reflexão Bispo! Interessante! Tenho usado muita coisa daqui nas minhas conversas com meus amigos. É impactante!!! Tenho devorado este blog. Espero logo ter quórum pra fazer uma reunião. Conseguindo eu te aviso. Quem sabe o senhor não dá um pulo aqui. Temos Jesus! Temos Tudo! Então vamos com tudo! É pra frente que se anda.

    ResponderExcluir