quarta-feira, maio 08, 2013

21

Caso Marcos Pereira: Mais de 20 vítimas de estupro



Por Hermes C. Fernandes

Estou profundamente envergonhado pela maneira como muitos irmãos têm reagido à prisão do Pastor Marcos Pereira da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, preso preventivamente na terça-feira à noite, investigado por seis estupros. A impressão que se passa é que a maioria está mais preocupada com o escândalo em si. Temem que respingue na reputação da igreja evangélica como um todo e, assim, mine ainda mais a sua credibilidade já tão desgastada junto à sociedade. Não vi ninguém demonstrar preocupação e compaixão pelas vítimas de alguém que se escondia por trás de uma posição eclesiástica para cometer abusos e estupros. Como estará o coração dessas pessoas? 

O que um discurso moralista inflamado é capaz de esconder! Gente humilde e carente foi vítima de quem deveria protegê-la. 

Alguns prefeririam que tais coisas jamais fossem descobertas para que o escândalo fosse evitado e a igreja fosse poupada de mais um desgaste. Esquecem-se do que disse Jesus: "Nada há oculto que não seja revelado". Estamos mais preocupados em salvaguardar a nossa conduta do que evitar o abuso de gente inocente. 

Quando Jesus fala de eventuais escândalos, Sua preocupação não é com a repercussão junto à opinião pública e sim o estrago que faria no coração dos Seus "pequeninos". "Qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar" (Mt.18:6).

Nas linhas subsequentes, Jesus diz que seria melhor que se decepasse a parte do corpo que nos fizesse pecar. Neste caso específico, seria melhor entrar no céu capado do que ir para o inferno com fama de machão.

Pelo menos outras 20 mulheres podem ter sido vítimas de estupros cometidos por Marcos Pereira. O que será delas? Como dizer a elas que Jesus não tem nada a ver com isso. 

De acordo com o delegado responsável por sua prisão, ele se aproveitava de pessoas pobres que achavam estar precisando de acompanhamento espiritual, fazendo-as acreditar estarem possuídas e que só tendo relações sexuais com uma pessoa ‘santa’ ficariam curadas. Uma das vítimas teria sido abusada dos 14 aos 22 anos. A maioria dos fatos acontecia dentro de uma igreja em São João de Meriti.

Ainda segundo o delegado Marcio Mendonça, o religioso ainda é investigado por associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e homicídio. Um apartamento no nome da igreja, avaliado em R$ 8 milhões na Avenida Atlântica, em Copacabana, também teria sido usado para realização de orgias sexuais comandadas por Marcos Pereira.

— Temos a informação de que aconteciam orgias com o pastor praticando sexo com pessoas do mesmo sexo, assim como mulheres com mulheres. Menores também seriam vítimas — afirmou.

Que Deus tenha misericórdia de todas as suas vítimas. E que ele, caso seja comprovada sua culpa, se arrependa de todo o sofrimento que provocou. E que a igreja evangélica deixe de ser tão corporativista e volte-se para aqueles que devem ser alvo de sua compaixão e amor.

21 comentários:

  1. Muito boa colocação. Deus continue te usando. www.manadeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Devemos aguardar os fatos...antes de efetuarmos qualquer setença ou comentário, visto que esse mesmo Pastor está envolvido na política e asdim atraídos inimigos poderosos...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:57 PM

    Hermes este safado aí era muito íntimo dos presos na cadeia.
    Este sujeito aí tem mais podre contra ele e pesados, como tráfico de drogas, ele é associado a facções de bandidos altamente perigosa no Rio, e ele já estva sendo investigado há muito tempo só faltava dar o pulão nele na hora certa.
    Este cara aí que se passava por bonzinho, passava por pastor, é um bandido altamente perigoso.
    Falo isto que já fui policial e tenho acesso em processos na Polícia.
    Bandido é conhecido por um policial só de olhar para ele. E este aí estava na cara, este sujeito aí está frito meus caros.
    O cara tinha maior regalia quando supostamente ia pregar na cadeia, mas seu intuito era outro, mas deixa isto para a Polícia investigar, que tem mais podre e crimes pesados contra este sujeito aí.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:59 PM

    É imprecionante a concentração das crianças em remover cascas de feridas.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  5. Esse caso é um exemplo superlativo de opressão.
    "Oprimir é valer-se da necessidade do próximo pra impor e fazer valer a sua vontade."

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:58 PM

    esse vagabundo ai tem que comer cadeia além de estuprador ele é aproveitador onde acha que ele tira tanto dinheiro roubando das pessoas e não só ele como muitos silas malafaia,edir macedo,marcos feliciano e muitos outros acorda gente para de dar dinheiro para esses vagabundos.

    ResponderExcluir
  7. Valéria - Manhuaçu - MG8:46 AM

    Que Deus tenha misericórdida as vítimas e da Sua igreja. Profundo pesar.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:38 AM

    Não conheço o pastor Marcos Pereira, nem concordo com o evangelho pregado por ele e um monte de pastores ai, mas acho muito suspeita esta tal investigação, cadê as vítimas, por que não fizeram as denúncias na época, acho muito prematura ainda a situação para que sejam tiradas as conclusões. Sabemos que no meio disso tudo existe uma briga pessoal do tal pastor com o líder do Afro Reggae, José Júnior por dinheiro do governo para financiar ambos pelo trabalho re ressocialização de dependentes. Povo de Deus, além de criticar, cumpre-nos também pesquisar, pensar, racionalizar para não sermos manipulados pelas mídias e influenciados pelo senso comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11:49 PM

      Concordo com vc plenamente..vamos esperar é muito julgamentosem ainda termos a certeza.E o trabalho dele era muito bonito, isso deve ter icomodado muita gente.Agora o verdadeiro cristão tem que orar para a verdade aparecer.

      Excluir
  9. Anônimo11:48 AM

    Hermes, para este último anônimo que comentou aí ok? Sem ofensas.
    Ô anônimo, vc o último aí, que quer dar um de saber o que é lei, vc é da Polícia? Pois eu sou ok?
    Fique sabendo que as testemunhas que foram agredidas por este pilantra aí, já fizeram queixa criminal ok? Já foram ouvidas em cartório na policia e estão sobre proteção policial ok?
    Antes de falar bobagens,e falar o assunto que pertence somente a investigação da Polícia, pois quem sabe do caso é a Polícia ok? A Polícia trabalha sobre provas e tem provas suficiente contra este bandido aí perigoso.
    A ficha criminal dele é imensa se vc não sabe, o cara já cometeu vários delitos de crime graves, e cadeia nele som dó!
    Não sou deste Estado, mas tenho acesso em todas Polícias do Brasil em processos e inquéritos policiais ok?
    E este sujeito aí é associado ao tráfico de drogas, é amigo de bandidos, e é um bandido, e agora é estrupador, mais um crime no seu curriculum imenso de sua ficha criminal que ele tem na Polícia ok? Que pastor o que! O cara é bandido e dos piores e se passa por pastor? Então fique na sua e pare de dar palpites no que vc não sabe, ou vc sabe alguma coisa dele, aí lhe digo que a casa vai cair para vc meu caro.
    Não fale o que não sabe pois vc poderá ser investigado ok?
    Deixe a polícia trabalhar no caso que um caso grave contra este pilantra aí.
    Fica na sua ok?
    Que apresente mais vítimas deste bandido para ferrá-lo mais ainda, este sujeito é um lixo humano.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1:19 PM

    Polícia, investigador, Ministério Púbico, para mim são instituições comandadas por pessoas como qualquer outras, pensam mais em si do que nos outros e querem na maioria dos casos aparecer e se promover mais do que o necessário. Já cansei de ver casos de pessoas acusadas erroneamente e que depois de anos em reclusão foram inocentadas. Se você pesquisar um pouco na internet vai ver o caso de um americano que permaneceu anos na cadeia e depois a vítima falou que foi induzida a acusar tal agressor. Casos como este estou cansado de ler. Voltando ao assunto: gostaria de saber se a investigação vai pautar-se apenas em testemunhos. Para mim a maioria das investigações policiais e científicas (esta última categoria que em uma pesquisa foi detectado que em 75% dos casos mentem em suas pesquisas) são corrompidas e não são 100% verídicas. Polícias, investigações tudo é do homem e como o homem não presta - não confio veementemente nos outros. Jesus também era amigo de prostitutas, bandidos cobradores de impostos, enfim... Se quiser vasculhar a minha ficha criminal fique a vontade. Se quiser pode me prender arbitrariamente por simplesmente PENSAR. Não se esqueça que a carta Magna deste país, me dá este livre direito. Se ele for realmente culpado, e tudo que esta sendo veiculado for verdade, sou até mais severo do que você - pois defendo a pena de morte. Mas não vou me influenciar pelas informações divulgadas pela mídia, por exemplo, não sou nenhum corretor imobiliário mas acho difícil um apartamento em Copacabana com a descrição do local ter o custo de oito milhões. PENSAR TEM SE TORNADO ALGO OBSOLETO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc amigo quem nao se lembra de uma mae que colocou cocaina na mamadeira da criança e todo mundo condenou ela e depois nao era nada disso ... nao estou defendendo o pastor nem o conheço mais e estranho a maneira que ele foi preso ...e ficam as duvidas .

      Excluir
    2. Anônimo7:53 PM

      Sábias palavras, devo ressaltar ainda que fico impressionada com a truculência de certas "otoridades" desse país...

      Excluir
  11. Anônimo5:37 PM

    Isto não é mídia meu caro anônimo é fato real, e o cara aí é bandido, será que vc é tapado no que eu disse aí em cima? O cara tem vários processo criminal contra ele e vc ficar aí latrinando sem saber o que ocorre.
    Pois é meu caro suas palavras te denunciou, poderás ser investigado também com suas palavras.
    Vc pensa que ninguém te encontra só por passar por anônimo? A polícia sabe muito bem quem vc é meu caro! Vc é muito inocente em dizer isto que podes te gerar um processo por falsa acusão a Polícia ao Ministério Público, seja esperto e fique na sua, pois é fácilk achar vc ok?
    Meu caro idiota anônimo, apartamento em Cpacabana custa mais do que isto meu caro pois lá é local nobre do Rio seu mal informado, vc mora no Rio? Claro que não!
    deixe a Polícia investigar e pare de dar palpites neste caso ok?
    A polícia quer peixe grande igual este cara aí estrupador, homicida, etc.
    Pare falar asneira que vai sobrar para vc também ok? Parece que vc conhece este sujeito aí.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5:54 PM

    Fiquei enlutada com o episódio... Há alguns anos fui vítima de um outro líder desses, me desviei da igreja e confesso que desde aquela época nunca mais fui a mesma. Senti a dor dessas mulheres e desejo que isso tudo seja uma grande jogada política, não somente pela reputação da igreja, mas pela dor da ovelha que é maculada por aquele que deveria ser pastor.
    Caso seja verídico, não sei se essas mulheres teriam condições de lhe oferecerem o perdão... É nojento demais... É triste demais... Graças a Deus comigo não se concretizou o ato... Oremos por cada uma delas... Se reerguer disso é muito difícil para o homem e suas limitações. Só o próprio Deus pode amparar essas vidas...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:06 PM

    disse jesus não julgueis pra que não seja julgados porque quando julgamos samos repriendido pelo senhor deixai qui ele julgue o homem ve a aparençia mais jesus vé o coracão.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6:07 PM

    não julgueis pra não ser jugado o homem ver aparençia mais DEUS vé o coração.

    ResponderExcluir
  15. Ainda está estranha esta investigação e provas vamos pensar:
    1. Há um trecho que diz que sua "ex-mulher o acusa de estupro". A tal senhora afirma que nunca deu tal depoimento a polícia e que é casada há mais de trinta anos com o dito pastor.
    2. Depoimentos sem nenhuma prova sequer, sem vídeo, sem conversa gravada, sem exame no IML; mais de 30 mulheres alegando estupro e outras violências. É no mínimo estranho, por maior que seja o poder de convecimento não acredito que pelo menos uma dessas mulheres não tem alguma prova fora seus depoimentos. O mais grave é que uma das vítimas de estupro foi constatada que ainda é virgem.
    Concordo que tem que haver investigação, mais deve ser uma investigação séria. Se assim não for vai ser uma festa de denúcias baseadas em depoimentos "verdadeiros".

    MIQUÉIAS

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8:23 AM

    Não sejamos tão apressados... Onde estão as provas?
    Não vamos comer pelas mãos do "Sistema" Globo, sem ter certeza do que estamos comendo. Por que delegacia de combate às drogas investigando estupro? Por que as câmeras da Globo, sempre ela, estavam lá junto com o delegado? Assistam o vídeo, cujo link está abaixo. Ele nos leva a refletir um pouco mais.
    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=29IzJfRtag0

    Edson

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8:30 AM

    Esse episódio envolvendo o Pr Marcos Pereira é muito estranho. Por que uma delegacia de combate às drogas está investigando estupro? Por que as câmeras da Globo, sempre ela, estava lá junto com o delegado? Alguma coisa não está fechando. Não sabemos o que de fato está acontecendo. O certo é que vindo da Globo, todo cuidado é pouco.
    Assista ao vídeo abaixo, em que deputados da ALERJ denunciam a trama global. É mais um elemento para evitar julgamentos apressados por quem, como nós, desconhece o que está por trás de tudo isso.

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=29IzJfRtag0

    Edson

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7:45 PM

    Nao coloco a mao no fogo por ninguém, mas minha intuicao diz que deve ter gente grande por trás disso, acho que esse pastor deve estar incomodando e muuuuito a concorrência...

    ResponderExcluir