quarta-feira, fevereiro 13, 2013

23

O próximo Papa será a Besta do Apocalipse?



Por Hermes C. Fernandes

Desde o anúncio que Bento XVI renunciará seu pontificado no dia 28 deste mês, as redes sociais têm sido invadidas por estudos escatológicos que afirmam que o próximo Papa será ninguém menos que a Besta do Apocalipse. Ora, já vivi o bastante para não dar qualquer crédito a este tipo de especulação profética. 

Muita coisa já foi dita e escrita acerca das bestas do Apocalipse, criando-se todo um folclore acerca do assunto. Basta que surja algum novo personagem proeminente no cenário político ou religioso mundial, para que seja considerado forte candidato ao posto. Homens como Hitler, Mussolini, John Kennedy, Ronald Reagan, Gorbachev, são alguns deles. Nem o Papa João Paulo II foi poupado. Há quem acredite que depois da renúncia do atual Papa, seu predecessor ressuscitará e retornará ao cargo. 

O inegável é que não falta imaginação. Mas será que tais especulações merecem algum crédito? Teriam apoio bíblico? 

Vamos procurar, à luz das Escrituras, identificar essas bestas, e saber qual o seu papel  na execução dos propósitos de Deus.

A Besta que emerge do Mar

A primeira Besta vista por João surge do mar. Dentro da simbologia apocalíptica, o mar representa os gentios, como podemos conferir em Ap.17:15: “As águas que viste (...) são povos, multidões, nações e línguas.” O termo “besta” vem do grego “therion”, e significa um grande e feroz animal que, simbolicamente, representa um poderoso reino. Daniel fala de quatro bestas, que representariam os quatro grandes impérios que dominariam o mundo. Já em Apocalipse, encontramos apenas duas bestas, a que emerge do mar, e a que aparece sobre da terra. A primeira besta do Apocalipse equivale à quarta besta do Livro de Daniel, isto é, o poderoso Império Romano. É interessante que, de acordo com as descrições de João, esta besta possui características inerentes a cada uma das quatro bestas do Livro de Daniel.


1. Dez Chifres - Representam os reis das dez províncias romanas, responsáveis por manter a união da Roma Imperial.


2. Semelhante ao Leopardo - Representa a velocidade com que o reino grego alcançou suas conquistas.

3. Pés como de urso - Representa a força, estabilidade e consolidação, características encontradas no Império Persa.

4. Boca como de leão - Representa a ferocidade ameaçadora da monarquia babilônica.

Como se não bastasse reunir as principais características dos impérios que o antecederam, João afirma que “o dragão deu-lhe o seu poder, o seu trono e grande autoridade” (Ap.13:2b). Foi no tempo de Nero que Roma insurgiu-se contra a Igreja pela primeira vez. É interessante frisar que durante um tempo de seu reinado, Nero parecia um homem sensato, coerente, seguidor fiel dos ensinos de Sêneca. Repentinamente, Nero ficou irreconhecível, transformando-se num homem cruel, capaz de mandar executar a própria mãe. Era como se houvesse sido possuído pelo próprio Satanás. No documento cristão primitivo conhecido como Ascensão de Isaías, lemos que Belial [1] “descerá do seu firmamento sob a forma de um homem, de um rei ímpio, assassino de sua própria mãe”. [2] Roma agora, seria a agência oficial de Satanás em sua pretensão de dominar a terra, ao mesmo tempo que seria o instrumento da Justiça Divina sobre o povo rebelde que recusara a oferta de salvação na pessoa do Messias.

João vê “uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas a sua chaga mortal foi curada”(v.3a). A besta tinha 7 cabeças, que segundo a explicação dada a João, seriam sete reis, sendo que, cinco já haviam caído, um existia, e outro ainda não era chegado. Confira a relação dos sete, e identifique o imperador em questão.


1- Augusto

2- Tibério (14-37 d.C.)
3- Calígula (37-41)
4- Cláudio (41-54)
5- Nero (54-68)
6- Vespasiano (69-79)
7- Tito (79-81)

A “cabeça golpeada de morte”, certamente é uma alusão a Nero, que por não suportar a pressão sofrida por parte do Senado, que o considerava inimigo público, preferiu suicidar-se, ferindo-se na garganta com uma espada. Com a morte de Nero, o Império Romano ficou em frangalhos. Muitos cristãos que sobreviveram à perseguição neroniana, e que agora eram oficialmente proscritos, devem ter entendido os horrores que sobrevieram a Roma como um ato de juízo divino. Tudo indicava que Roma estava com os seus dias contados. Eclodiam revoltadas em várias províncias. As tropas do Reno tentaram estabelecer seu comandante, Vergínio Rufo, como o novo imperador. Foi aí que descobriu-se que “um imperador podia ser feito fora de Roma”[3]  A Guarda Pretoriana posicionou-se a favor de Galba, que ironicamente, acabou assassinado pelos próprios pretorianos que o exaltaram. Oto, que era governador na Espanha, cortejando as simpatias das tropas locais, foi declarado imperador. Mas as legiões do Reno nomearam Vitélio, e marcharam sobre a Itália. Em meio a este tumulto, as províncias orientais proclamaram Vespasiano como o legítimo imperador de Roma. Antes que se findasse o ano de 69, as tropas de Vitélio foram derrotadas, e Vespasiano tornou-se o único imperador de Roma. Enfim, o conturbado Império, como a Fênix, parecia renascer das cinzas. Por isso, Vespasiano é considerado o sexto imperador, vindo logo após Nero. A Besta se recuperara da chaga mortal que a atingira na cabeça. Por isso, “toda a terra se maravilhou, seguindo a besta”(v.3b). Roma voltara a ser o que era antes.

Vespasiano deu origem a uma segunda dinastia em Roma, a Flaviana ( a primeira começou com Augusto César e terminou com Nero ). Ele foi sucedido por Tito, o mesmo que comandou a destruição de Jerusalém, que por sua vez foi sucedido por Domiciano, seu irmão.

Ainda sobre o conturbado hiato entre as duas dinastias, representadas por Nero e Vespasiano, centenas de anos antes, Daniel anteviu tais acontecimentos. Leia atentamente o seu relato:
"Então tive o desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, e as unhas de bronze - animal que devorava, e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobrava. Também tive desejo de conhecer a verdade a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subia, diante do qual caíram três, isto é, daquele chifre que tinha olhos, e uma boca que falava com vanglória, e parecia ser mais robusto do que os seus companheiros (...) Disse-me ele: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis. Depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá três reis.” DANIEL 7:19-20, 23-24.
Para que Vespasiano se firmasse como o único Imperador de Roma, três outros precisariam ser abatidos, Galba, Oto e Vitélio. Vespasiano trouxe de volta a harmonia ao Império. As províncias se unificaram novamente, e a Pax Romana revigorou-se.

Tanto Daniel quanto João dizem que a Besta recebeu “uma boca para proferir arrogâncias e blasfêmias, e deu-se-lhe autoridade para continuar por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Também foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los. E deu-se-lhe poder sobre toda tribo, língua e nação”(Ap.13:5a,6-7 compare com Dn.7:8b, 20-22,25). [4]

A perseguição aos cristãos iniciada por Nero, só foi retomada por Domiciano, o segundo filho de Vespasiano. Cada um dos atributos apresentados acima são inerentes a ele.  Entre muitas coisas excentricidades, Domiciano insistia com a ideia absurda de que era “deus”, e por isso, deveria ser adorado. Aliás, foi esse o estopim que deflagrou uma perseguição sem precedentes à Igreja Cristã. João nos informa em seu relato, que “todos os que habitam sobre a terra a adorarão, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Se alguém tem ouvidos, ouça. Se alguém deve ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém deve ser morto à espada, necessário é que à espada seja morto. Nisto repousa a perseverança e a fidelidade dos santos”(vs.8-10). A partir daí, os algozes já não seriam os judeus, propriamente, mas a Roma Imperial.

A Besta que subiu da Terra

Para identificarmos a segunda besta, precisamos identificar sua origem. Enquanto a primeira emerge do mar (nações gentílicas), a segunda sobre da terra, que é uma alusão clara a Israel. Trata-se de uma estrutura de poder originária da nação judaica. Esta besta se apresenta com dois chifres “semelhantes aos de um cordeiro”, o que denota uma estrutura de apelo religioso. Se os dez chifres da primeira besta representam dez reis, é plausível inferir que os dois chifres da segunda besta representem duas autoridades religiosas, ou mais provavelmente, duas facções religiosas. Se for assim, podemos identificá-los com os dois principais e mais influentes grupos religiosos da época: os escribas [6] e os fariseus [6].

João diz que aquela besta se apresentava como um cordeiro, “mas falava como dragão”(v.11). Isso se encaixa bem na descrição que Jesus deu de alguns líderes religiosos judeus de Sua época. Jesus, o verdadeiro Cordeiro de Deus, afirmou que eles não entendiam a Sua linguagem. “Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo”, declarou Ele, “e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira”(Jo.8:44). Por trás da aparência de cordeiro, havia uma natureza diabólica. Pele de cordeiro, voz de dragão! Foi Jesus quem os denunciou, dizendo: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança (...) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos, e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade (...) Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?”(Mt.23:25,27-28,33). Jesus chega a chamá-los de “filhos do inferno”(Mt.23:15).

Está mais do que claro que a segunda besta nada mais é do que o judaísmo apóstata, com os seus dois principais partidos religiosos, os escribas e os fariseus. Sua hipocrisia era tamanha, que eles se diziam defensores dos interesses romanos. Por isso é dito que a segunda besta “exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença, e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada”(13:12). Exemplos disso podem ser encontrados em diversos episódios, onde os judeus afirmavam total lealdade ao poder imperial. Quando Pilatos tentava soltar Jesus, os judeus em uníssono gritavam: “Se soltares a este, não és amigo de César. Qualquer que se faz rei se opõe a César”(Jo.19:12b). No dia da preparação da Páscoa, Pilatos tentou pela última vez dissuadir os judeus. Trazendo Jesus perante eles, disse: “Eis o vosso Rei. Mas eles gritaram: Fora! Fora! Crucifica-o! Perguntou-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César. Finalmente Pilatos o entregou para ser crucificado”(vs.14b-16). Quão caro lhes custou tal hipocrisia! [7]


Uma interpretação alternativa plausível seria identificar os dois chifres daquela besta como sendo “os falsos cristos” e os “falsos profetas” (Mt.24:24). A diferença entre eles é que, geralmente, os falsos cristos se opunham ao domínio romano, prometendo liberdade do jugo imperial aos judeus, apresentando-se assim como os verdadeiros “messias” (2 Pe.2:19). Pedro os chamou de “falsos mestres” (2 Pe.2:1). Já os “falsos profetas”, geralmente, eram aliados de Roma, e tinham como pretensão promover o culto ao imperador. Não podemos ignorar que alguns poderiam receber qualquer uma dessas alcunhas.

Não importa se os dois chifres representavam os escribas e fariseus, ou os falsos cristos e falsos profetas, ou os dois grupos ao mesmo tempo. O fato é que a segunda besta nada mais é do que a representação do judaísmo apóstata, responsável direto pela crucificação do Senhor Jesus.

Infelizmente esta interpretação conhecida como 'preterista parcial' não é tão conhecida pela igreja brasileira. Nomes reverenciados pelos cristãos protestantes criam que boa parte das profecias contidas no Apocalipse já havia se cumprido, entre as quais, as que se referem às bestas. Homens como C.H. Spurgeon, John Owen, Jonathan Edwards, e, atualmente, R.C.Sproul, Gary North, e tantos outros subscrevem tal interpretação. Aqui no Brasil tem prevalecido a escola de interpretação dispensacionalista, surgida a pouco mais de 200 anos com John Darby, e difundida através dos comentários de rodapé da Bíblia de Scofield. 

Baseado nisso, posso afirmar que não há com que nos preocupar com relação ao próximo Papa. Pelo menos, não no que tange a tal especulação.

Em vez disso, deveríamos nos preocupar com sua proposta. Se será linha dura como Bento XVI e João Paulo II, ou se será mais aberto ao diálogo. Se manterá a agenda conservadora ou proporá uma mais progressista em resposta às demandas da pós-modernidade. Se reverá seu reposicionamento quanto à ordenação feminina, ao aborto, à homossexualidade, aos métodos contra-conceptivos, ou seguirá firme seu atual posicionamento. Sem dúvida, há valores que devem ser mantidos, ao passo que há outros que necessitam revisão. Particularmente, torço para que se eleja um papa latino-americano, quiçá um brasileiro, que esteja mais alinhado com as aspirações dos nossos povos e que, ao mesmo tempo, não tenha medo de promover um retorno às Escrituras e o rompimento com dogmas que não sejam por elas amparadas. 

Para quem se interessar mais sobre nossa linha de interpretação escatológica, recomendo a leitura dos seguintes sites:

Apocalipse Desvendado
Escatologia Reinista
Escatologia Sem Censura


[1] Belial - Um dos nomes pelos quais Satanás é apresentado na Bíblia e na cultura judaica.
[2] Ascensão de Isaías 4:2
[3] CHAMPLIN, R.N., Enciclopédia da Bíblia, Teologia e Filosofia, vol.3, pág.291.
[4] Embora acreditemos que os 42 meses devem ser interpretados, a priori, como sendo figurativos, é interessante frisar que a perseguição empreendida por Nero aos cristãos teve a duração de exatos 42 meses.
[5] Escriba - Um erudito ou autoridade na Lei. Os escribas eram ligados ao partido sacerdotal. Mais tarde, passaram a ser chamados de “rabinos”. Havia escribas sacudeus e fariseus.
[6] Fariseus - Partido religioso judaico extremamente legalista, que diferia dos saduceus quanto à crença na imortalidade da alma, na existência dos anjos, e na aceitação de todo cânon judaico (os saduceus só aceitavam o Pentateuco).
[7] Confira ainda Atos 17:7, onde os judeus acusaram Paulo e Silas de procederem contra os decretos de César, por dizerem que havia outro rei, Jesus.

23 comentários:

  1. Ok, já havia lido sobre isso. Ficou muito claro. Resta nos crer que Jesus virá quando o evangelho for pregado a todos os povos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:51 AM

    Discordo completamente do texto, da linha de interepretação utilizada para explicar o livro do Apocalipse e também do desejo do autor em que o próximo papa seja latino americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb discordo,pq a Biblia diz que sinais seguiriam a vinda de Jesus,nao sabemos o dia e a hora mais devemos nos preocupar sim em entender esses sinais para nao sermos enganados. Me admira muito que este pastor esta so preocupado com a linha de pensamento do proximo papa e fez uma explicacao da visao profetica de Joao como se tratasse dos fatos la no inicio do seculo. Precisamos entender a profecia para nossa realidade,o mundo se esta unindo,grandes blocos economicos ja existem,os papas sao entitulados como Vigarius figlii dei,como enviado de Deus,um grande engano esta para acontecer,muitos vao se maravilhar,ate Joao Batista se maravilhou quando viu na visao, e o anjo o alertou. Irmaos,estejamos atentos para nao sermos enganados. O que esta para acontecer nao eh uma estatua que chora lagrimas de sangue,eh algo mais impactante,com uma alta capacidade de engano. Estejamos atentos, Graca e paz!

      Excluir
  3. Anônimo11:46 AM

    Hermes, talvez este papa que virá, ainda não é a besta!
    Mas o filho da perdição, o falso profeta, a besta e o Anticristo já está aí no mundo, e vai se manifestar a qualquer hora.
    Por enquanto estão esperando a ordem e a hora de agir, pois a igreja do Deus Vivo tem que subir primeiro com Jesus.
    Quando isto acontecer, aí será a vinda do Filho do Homem Jesus Cristo, para buscar sua igreja.
    Mas a Babilônia Igreja Católica já estão preparando o caminho para a besta, assumir de vez sim! Não sei quando, pois não sou Deus! Mas vai acontecer muito em breve, pois nas Escrituras tudo que nela está escrito está se cumprindo, e muito rápido, e jesus virá muito em breve mesmo!
    Será como um piscar de olhos, como um relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente assim será a vinda do Filho do Homem Jesus Cristo o Nazareno, como diz as Escrituras.
    Mas Eles, o falso profeta e a besta sairá com toda certeza da Babilônia igreja Católica dos romanos que crucificaram Jesus cruelmente.
    O sangue de Jesus Cristo derramado naquela maldita cruz será vingado por Ele próprio Jesus Cristo que está Vivo, contra os romanos na grande tribulação.
    E a besta, o falso profeta, o Anticristo, Satanás e seus anjos caídos, e também os seres humanos que rejeitaram o evangelho, serão lançados no lago de fogo e enxofre na batalha final de Jesus.
    Está escrito nas Escrituras Sagradas no livro de Apocalipse, e o que Deus escreve, Ele cumpri, e seu juízo a sua condenação a estes, será severo, e sem dó!
    Pois já não estarão no tempo mais da graça, e sim no tempo do juízo e condenação, ninguém escapara do juízo de Deus.
    É a lei da semeadura, quem planta colhe.
    Fiquem espertos meus caros, adoradores de imagens de escultura, e cristãos mornos na fé.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:50 PM

    Essa interpretação é incomodamente razoável e teologicamente plausível.
    Mas...
    Será que a fé de alguns prevaleceria sem o medo do Apocalipse ?
    Quanto medo é preciso inculcar em alguém para esse alguém "se converta" a Jesus Cristo?
    (F.R.Luz)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:46 PM

      Que comentário perfeito! Parabéns!
      (Marcelo)

      Excluir
  5. Anônimo2:02 PM

    Anônimo não é medo não! É a realidade que virá! E virá em breve! é um alerta!
    E para cristãos que está fora da comunhão com Jesus Cristo é de dar medo mesmo este livro, pois vai acontecer queira ou não queira vai acontecer!
    A grande tribulação é real e será terrível para quem ficar nela.
    Vc sabe que as igrejas estão contaminadas com com o prazer do mundo dentro delas, e milhares de cristãos estão mornos na fé com ensinos de doutrinas falsas antibíblicas da Nova Era .
    E muitos cristãos estão dormindo no sono da mornidão da fé.
    O Livro do Apocalipse é um despertamento a estes sim! A todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:47 PM

      Isso tudo segundo sua interpretação pré-milenista e pré-tribulacionista. Procure ler sobre as outras interpretações também.

      Excluir
  6. Anônimo2:37 PM

    Outra coisa, saiu um anuncio do próprio Vaticano dos Cardeais, e que passou na tv em que diz que a Igreja Católica vai passar por uma mudança radical, vai ter que mudar sua maneira de agir, vai ter mudança, e os seus seguidores vão ter que aceitar isto, a igreja Católica vai ter que entrar no novo sistema do mundo que virá e será próximo.
    Então para quem é de Deus, sabe que o novo sistema é a Nova Ordem Mundial que já está operando que por enquanto se chama Nova Era, mas bem próximo que virá, vai ser comanda pelo Anticristo, a besta e o falso profeta.
    Jesus Cristo meus irmãos na fé, está muito próximo em voltar para buscar sua igreja que vcs nem imaginam.
    É hora de santificação urgente, senão vc ficará, infelizmente!
    Teremos mudanças no mundo inteiro em breve, e para pior!
    Este novo sistema é altamente diabólico comandado por Satanás.
    Não é história de carochinha, e nem por medo nas pessoas, é a realidade que está aí e que vai piorar em breve.
    Creio eu, que evangelho já alcançou todos os povos, hoje até índios tem internet, tv etc, então não é desculpa que nunca ouviu falar de Jesus, pois o evangelho nunca foi tão proclamado quanto está sendo agora neste tempos atuais.
    Lembrem-se que as perseguições aos cristãos fiéis a Jesus começarão em breve, e serão perseguições que poderá gerar até morte física por amor a sua Palavra de vida eterna.
    Isto aconteceu severamente na igreja primitiva e também acontecerá nas igrejas atuais, já está acontecendo em alguns lugares aí no mundo que já presenciamos.
    Devemos nos alertar, pois não sabemos a qual hora virá o nosso salvador Jesus Cristo nos buscar.

    ResponderExcluir
  7. Ñ SEI DE ONDE TIRA TANTA BOBOZEIRA.ALGUNS BLOG DIZEM Q O PRÓXIMO PAPA VAI SER ASSASSINADO(DIZEM Q É UMA PROFECIA),
    AGORA APARECEU OUTRA ," SERA Q O PROXIMO PAPA SERÁ O ANTICRISTO"?
    TANTA BESTEIRA SE FOR ACOMPANHAR TUDO ISSO AS PESSOAS ESQUECEM D DEUS.
    E SE FOR? será q tenho DEUS na minha vida pra passar as nuvens negra do advendo d anti cristo(Q Ñ SERA FÁCIL)
    TER A CONFIANÇA SE CRISTO APARECER(Q SERÁ A QUALQUER MOMENTO)ESTOU PREPARADO PRA ENCONTRA COM ELE(DEUS).
    QUE DEUS TENHA MISÉRICORDIA,E Q TENHAMOS O DISCERNIMENTO DAS COISA ESTEJAMOS PREPARADO PRA ENCONTRA COM O SENHOR NOSSO DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Hermes, a minha revista é totalmente especializada no assunto preterismo parcial, com ilustrações, artigos e vídeos sobre o mesmo. A revista está disponível para download gratuito e temos mais de 300 artigos sobre preterismo parcial. Também combatemos veementemente o preterismo completo e o dispensacionalismo. Sobre o preterismo completo lançamos gratuitamente o e-book "Refutando o Preterismo Completo".
    Hermes, há também muitos textos seus lá na revista.
    Tenho lutado incansávelmente com recursos próprios, usando meus talentos gráficos e como escritor, sem muitas vezes ver um resultado satisfatório.
    Caso queira publicar o endereço da revista para seus leitores aí vai:

    Revista Cristã Última Chamada

    www.revistacrista.org

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7:12 PM

    Meu Caro Sousa, não é bobagem não! Então meu caro Sousa acompanhar o Livro de Apocalipse que diz isto tudo sobre a besta que é a Palavra de Deus é bobagem? Tenha paciência! Jesus Cristo disse: Olhai os sinais nos céus e sabeis que está próximo o verão. Vc parece que só olha o chão!
    Vc sabe o que quer dizer isto? É claro que não! Temos que está atentos , o próprio mundo com suas imoralidade e concupiscências e trevas pura do diabo está nos mostrando que Jesus está voltando, e vc não enxerga?
    Muitos dos seus irmãos em Cristo estão dormindo no sono da mornidão espiritual e vc está?
    E te digo, o povo de Deus não está preparado para encontrar com o Senhor ainda, é só vc ver como as igrejas o povo evangélicos estão, mundanismo total e sendo guiados por doutrinas falsas.
    Mas meu caro! Ainda haverá uma saída para cristãos mornos, pois virá um avivamento espiritual de Jesus Cristo ao seu povo para despertá-los do sono espiritual.
    E vc está preparado para encontrar com o Senhor como dizes?
    Meu caro para acontecer isto tem que pagar um preço de santificação, que é renuncia total a este mundo e seus prazeres, tu fazes isto?
    É uma luta espiritual meu caro, e poucos estão conseguindo ficar firme no evangelho.
    Falar é fácil meu amigo, o viver que é difícil, é a estrada para o céu é cheio de espinhos que temos que passar por e ela até chegar em Jesus, nos machuca demais, e muitos cristãos não querem se machucar ok? é só vc ver nas igrejas e nas conversas que é igualzinho a do mundo de um cristão morno na fé que estão lotando igrejas.
    Dar sermão barato como este aí, é me chamar de bobo.
    Meu caro! Temos que estar atento sim, na igreja Católica, e no que ela vai fazer.
    O intuito da Babilônia igreja Católica é escandalizar o original evangelho de Jesus de vez se vc não sabe!
    Nesta nova Ordem Mundial que a Babilônia vai ter que entrar, está a pauta, e em uma delas, é perseguição implacável aos cristãos se vc não sabe.
    Liberação total, casamentos gays, prostituição, etc.Só podridão do inferno!
    Tudo que a bíblia condena será liberada pela igreja Católica ao seus seguidores.
    e tem mais coisas que não vou dizer.
    Só te digo, olhai os sinais meu caro que o mundo nos está dando de graça sobre a maldade, e trevas sobre trevas que reina nele, e sabeis que Jesus Cristo está próximo sua vinda.
    Vou para por aqui senão vou ficar abobado igualzinho a vc. Aí eu choro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pela resposta . vc poderia falar mas pra esses lixos apremderem o caminho da verdade .

      Excluir
  10. Anônimo11:09 PM

    Você só falou merda. babaca

    ResponderExcluir
  11. Anônimo11:23 PM

    Amado irmão. Eu fico triste por tantos irmãos te criticarem de maneira escandalosa e nao fundamentada. Fico feliz por voce que tem doutorado no assunto aceitar compartilhar seus pensamentos conosco.
    Particularmente, tenho interpretação mais discordante do que concordante. Mas creio que você e meu irmão e bem intencionado. Se eu ou você estivermos errados nesse assunto, nao importa. O importante e ter Jesus com salvador.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo11:49 AM

    Hermes está é também por minha cota, eu seguro ok?
    Este sujeito aí é anti-social! Revoltado por ser escravo da Babilônia Católica. Ô anônimo, vc é mais um Católico e revoltado, e que é contra o evangelho, es mais um perseguidor dos cristãos Verdadeiros a mando de sua sua Babilônia e da besta Igreja Católica do inferno.
    É isto que vc come? MERDA! A boca fala o que o coração está cheio, e o seu está cheio de: MERDA! BOSTA! AH! Vai fazer ponto na esquina de sua casa e com a bolsinha rosa sua .
    Saí de mim joio do inferno!
    Xó!
    Meu Caro! Jesus Cristo vai destruir sua igreja Babilônia Católica e os romanos lá devotos a imagem de escultura e perseguidores de cristãos, isto vai acontecer meu caro na grande tribulação ok? Ninguém, vai escapar do juízo de Deus! Principalmente a Babilônia igreja Católica com a besta, o falso profeta e o anticristo.
    Serão todos lançados no lago de fogo e enxofre eternamente!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4:02 PM

    Acredito que o falso profeta e o anticristo ainda aparecerão. A visão das bestas ainda não aconteceu e não se refere aos imperadores romanos. São coisas que estão porvir. As setenta semanas de Daniel ainda não estão totalmente cumpridas. Resta uma semana ainda. Infelizmente as doutrinas e fanatismos atrapalham. Deus quer que reconheçamos a Jesus Cristo como único, suficiente Salvador e tenhamos uma vida de amor e dedicação ao Senhor, sem fanatismos e religiosidades. As coisas descritas no apocalipse são reais e irão acontecer.

    Ass: Vdd

    ResponderExcluir
  14. Abel Cândido8:06 AM

    Bom dia !

    Sou Católico Apostólico Romano praticante. Gosto muito deste site do pastor Hermes por ele ser um homem racional. Sabe colocar as palavras com suavidade e dureza quando precisa.
    Não o vejo atacar deliberadamente a Igreja Católica como muitos aqui o fazem. E tampouco é um fanático alienado como muitos evangélicos. Claro que também existam Católicos na mesma situação ....
    Vocês deveriam ter mais respeito com a Católica. A Igreja é Santa , pois é o próprio Cristo.
    Porém , a Igreja também é formada por nós humanos que somos pecadores , então é normal que haja pecados.
    Temos uma linha de sucessão de Papas , sendo que o primeiro foi Pedro. Este assunto da sucessão dos Papas merece sim destaque.
    Parabéns Hermes pela sua matéria e equilíbrio das palavras.

    ResponderExcluir
  15. Roma dominou o cristianismo por 1260 dias(anos), como fora predito em Apocalipse e em Daniel.

    Que termina em 1798, exatamente como previu a profecia, a após a revolução francesa, Napoleão invade Roma, e tira a autoridade e supremacia Papal, levando o Papa como prisioneiro.

    Essa é a verdadeira FERIDA DE MORTE, mesmo sendo humilhada ao mundo Roma em seu PODER, ainda continuou a exercer tempos depois a sua TEOLOGIA.

    justamente nesta época, levantou-se, o protestantismo, ou seja a segunda Besta, em comunhão com a supremacia (americana).

    Ou seja: Só Jesus pode JULGAR, e não os homens, todas as oligarquias que são criadas com o intuito de dominar as consciências humanas representam anticristos, pastores e padres devem instruir os homens no evangelho, e não manipulá-los.

    A liberdade das consciências é inviolável e todo aqueles que as violam, representam ANTICRISTOS.

    O Anticristo e o Oitavo Rei
    https://www.youtube.com/watch?v=QlHa24JynLA

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3:52 PM

    Vamos aguardar a nova "profetada" e palhaçada dos filhos de Lutero a respeito das previsões para o papa. Primeiro João Paulo II era a besta do apocalipse. Não era. Já morreu. Foi subustituído por Bento XVI e não houve um só "profeta" evangélico para dizer seu pontificado não iria até o fim. Agora chega um novo papa e ninguém sabia quem seria. Daqui à pouco surge um falso profeta evangélico com uma nova teoria e um bando de gente seguindo às fábulas e dando crédito a toda sorte de novidades.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3:53 PM

    Prossegindo... concordo que o pastor em questão demonstrou equilíbrio, respeito e serenidade. Parabéns e como católico fico agradecido. Mas não posso dizer o mesmo dos pastores televisivos e de seus seguidores fanáticos.

    ResponderExcluir
  18. Bem, ao menos existe alguma seriedade em alguns pastores protestantes, mas o fato é que muitos obscurecem a inteligência e leem os livros da Sagrada Escritura como lhes convêm, sem ao menos um estudo aprofundado do tema. Em meu blog falo sobre o tão temido e obscurecido número da besta, http://www.catequesedoleigo.com.br/2013/10/666-o-numero-da-besta.html . Paz e Bem a todos.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo10:08 AM

    Pela primeira vez estou lendo esse artigo do Bispo Hermes, muito bom por sinal. Embora muitas coisas q eu acreditava realmente lendo o artigo vejo q não fazem mais sentido. A visão preterista parcial, parece fazer sentido. Só algo me incomoda, o N hebraico(num) quando usado no final do nome, o valor não deixa de ser 50 e passa a ser 700? Então pq o cálculo é feito como 50 mesmo estando no final?

    ResponderExcluir