sexta-feira, fevereiro 15, 2013

2

Meteoro cai na Rússia deixando cerca de mil feridos




Um meteoro caiu nesta sexta-feira em território russo, na região dos Urais. O Ministério da Defesa russo já confirmou o fato e, de acordo com a agência russa de notícias Interfax, tratou-se de um meteoro que entrou na atmosfera e se desintegrou durante a queda.

O ponto de impacto situou-se perto da cidade de Cheliabinsk, a leste dos montes Urais. A agência russa Interfax diz, citando o Ministério das Situações de Emergência, que os feridos são pelo menos mil, dos quais 112 estão hospitalizados.

Uma fonte do ministério do Interior russo citada pela AFP refere estragos materiais em seis cidades. A agência RIA Novosti diz que foram atingidas três regiões da Rússia e do vizinho Cazaquistão.

"Informações verificadas indicam que foi um meteoro que se incendiou quando se aproximou da Terra e se desintegrou em pequenas partes", disse Elena Smirnykh, do ministério das Situações de Emergência, citada pela RIA Novosti. Segundo a agência espacial russa, Roscomos, deslocava-se à velocidade de 30 km por segundo.

A Roscomos informou que é difícil prever este tipo de ocorrência. "Segundo a informação disponível, o objeto foi registrado pelos sistemas de observação especial russo ou estrangeiros devido às características especiais de sua movimentação. A entrada deste objetos na atmosfera é acidental e difícil de prever."

No site do ministério da Defesa russo foi publicada uma foto que mostra duas colunas de fumaça sobre uns edifícios, e que testemunham a passagem do meteoro. Nas agências de notícias há imagens semelhantes, bem como de estragos materiais provocados pela queda deste objeto celeste, como vidros partidos num ginásio de esportes.

Ogoverno diz que não há danos nas unidades militares existentes na região. Os prejuízos materiais foram provocados pela chuva de detritos que ocorreu quando o meteoro se desintegrou e que, quando chocaram com o solo, provocaram ondas de choque que partiram vidros e janelas. Há´quem relate a existência de explosões, mas as informações ainda são escassas.

Testemunhas na cidade de Cheliabinsk ouvidas pela mesma agência britânica dizer ter visto, às primeiras horas da manhã, objetos brilhantes a caírem do céu. Ouviram estrondos, sentiram edifícios a abanar e os alarmes de carros dispararam na mesma altura. "Definitivamente não foi um avião (em queda)", disse um responsável da proteção civil, ouvido pela agência Reuters, pouco depois da ocorrência. "Estamos tentando reunir informação e não temos, até agora, qualquer dado sobre mortes."

No Youtube há diversos vídeos filmados a partir de carros em movimento que mostram claramente o voo de um objeto muito luminoso, a grande velocidade, e que provoca um grande clarão, deixando um rastro de fumaça. Num dos vídeos vê-se ainda o que parecer ser a desintegração desse objeto em partículas menores.

Segundo o diretor do Observatório Astronômico de Lisboa, Rui Agostinho, a explosão que se ouve claramente em diversos vídeos corresponde à passagem do meteoro pela barreira do som, e não ao clarão que se vê nas imagens. Um meteoro, explica Rui Agostinho, entra na atmosfera a uma velocidade hipersônica – de milhares de metros por segundo – e vai travando até chegar ao limite da velocidade do som (340 metros por segundo). “Neste momento, ocorre uma explosão sônica , afirma o investigador. “É o contrário dos aviões.”

 Rui Agostinho explica que, pelas imagens, o meteoro se dividiu em vários fragmentos, que provavelmente terão atingido o solo.

Não há qualquer relação deste episódio com a passagem do asteroide DA14, que se aproxima esta sexta-feira da Terra e poderá ser visto com binóculos. “Não há ligação com isso”, diz Rui Agostinho. O mais provável é que o meteoro russo venha do cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter, que é a origem da esmagadora maioria de corpos celestes que chegam à Terra.

 Uma "estrela cadente" mas mais perto 

Filipe Pires, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), refere que ainda há poucas informações precisas sobre o que se passou. No entanto, adianta que tudo indica que se tratou de um meteoro com cerca de um metro que causou uma onda de choque quando entrou na atmosfera e se desfez. O que se terá passado na Rússia, simplifica Filipe Pires, é o resultado do que normalmente chamamos de “estrela cadente” mas maior e mais perto.

 As estrelas cadentes que vemos a riscar o céu são como grãos de areia que passam a cerca de 80/90 quilômetros de altitude, explica. Esta teria cerca de um metro e entrou na atmosfera. Quando penetrou na parte mais densa da atmosfera desfez-se e provocou as várias ondas de choque que vemos nas imagens de vídeo amador que estão a ser mostradas na internet. “Julgo que é mais correto chamar-lhe meteoro porque não terá chegado a cair no chão, nesse caso era um meteorito”, esclarece ainda.

Filipe Pires ajuda-nos a ter uma imagem aproximada do que aconteceu: “É como o que acontece quando damos um mergulho na água, provocamos aquelas ondas. A água, neste caso, é a atmosfera. Mas não tocamos o fundo da piscina, que seria a Terra”.

O responsável pela unidade de divulgação do CAUP adianta também que este fenômeno não estará relacionado com o asteroide que na noite desta sexta-feira deverá passar rente (a cerca de 28 mil quilômetros de distância) à Terra. “É uma coincidência”, acredita, confirmando que ainda assim estamos perante algo que é muito raro. Afinal, não é todos os dias que uma estrela cadente chega tão perto de nós. 

Um blogger russo, Ilya Varlamov, reuniu no blogue alojado na plataforma Livejournal (a mais popular na Rússia), um conjunto de vídeos, imagens e testemunhos publicados online (disponível aqui, em língua russa). Algumas das imagens testemunharão a destruição provocada pelas ondas de choque. Em alguns vídeos é bem audível o que parece ser uma explosão seguido de vidros a partirem-se. Outro vídeo mostra o medo de estudantes que se encontravam na escola.



Fonte: Público P

***

De acordo com autoridades, a maior parte dos feridos teve arranhões leves. Outros tiveram que ser atendidos em razão do susto. Não foram relatadas mortes em consequência do meteoro, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta-feira recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre o acontecimento.

Segundo a Academia Russa de Ciências a rocha pesava cerca de 10 toneladas. 

Chelyabinsk, a cerca de 1.500 quilômetros de Moscou, abriga diversas fábricas, uma usina nuclear e o centro Mayak de armazenamento e tratamento de lixo atômico. Se houvesse atingido qualquer um desses, as consequências seriam drásticas. 

Incidentes do tipo são raros. Acredita-se que um meteorito tenha devastado uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria em 1908.

Este incidente comprova que não estamos 100% seguros. Como as agências especiais deixaram de interceptar uma rocha pesando 10 toneladas? 

Há poucos anos assisti do quintal de minha casa a queda de um meteorito. Não era uma "estrela cadente" qualquer, pois se assemelhava à uma boa de fogo. Felizmente parece ter caído numa região desabitada, não causando danos materiais. Nada foi noticiado. Não vi qualquer comentário. Se caísse sobre alguma casa, certamente provocaria muito estrago.

Como confiar, por exemplo, quando as agências especiais afirmam que não há com o que se preocupar com relação ao asteroide que deve avizinhar-se da Terra hoje?

Que Deus nos livre e guarde de algo de proporções maiores. 

A criação segue com seus gemidos como quem está prestes a parir (Rm.8).

2 comentários:

  1. Anônimo11:04 AM

    Hermes, eles falaram que o meteorito que estava vindo em direção da terra ia passar longe da terra, que mentira pura.
    Como pode ainda ter homens omissos nesta terra, que são estes palhaços cientista da Nasa mentirosos, que estão pondo as vidas da raça humana em perigo, não avisando que é Verdade e o que vai acontecer no espaço sideral, se omitindo dizendo que não ia cair nada na terra.
    Sendo que este meteorito era o único que estava perto da terra, lançou sobre a terra apenas pedaços de partículas dele que ia soltando em direção da terra, e não ele inteiro.
    Mas olha só os pedaços dele o estrago que fez na Russia, já pensou se fosse o meteorito inteiro?
    O meteorito estava perto demais da terra e lógico que ele iam cair na terra.
    Como caiu!
    Este meteorito é lógico que é o mesmo que eles falaram que ia passar longe da terra, bandos de mentirosos.
    E disseram que se meteorito chegasse perto da terra e caísse nela, ia cair aproximadamente na Russia, como caiu na própria Russia.
    Isto para mim Hermes é omissão dos cientista e da Nasa.
    Eles sabiam que este meteorito ai cair na terra sim, e não quiseram divulgar! Sacanas! Olha o resultado que deu! Pessoas inocentes feridas e etc.
    Mas este meteorito aí que veio é o menor dos que ainda virão, e vai cair na terra, aí meu caro será mortes sem limites incontáveis.
    Estão dizendo que tem um meteorito aí, que se cair na terra, a terra já era, e ele é quase do tamanho da terra, e o pior disto tudo, ele está vindo em direção a terra.
    Quando chegará a terra? Ninguém sabe! Nem a Nasa! Só Deus, se Ele permitir de cair aqui.
    Mas que o meteorito quase do tamanho da terra está vindo em direção a terra isto está sim!
    Falo porque um professor de astronomia de uma Faculdade me disse isto, e a Nasa sabe disto e está ocultando para não deixar as pessoas em pânico! É melhor falar a Verdade para que possamos tentar nos esconder e defender não é mesmo? Nasa!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hermes, quando li a reportagem postei imediatamente no meu blog algo sobre a fragilidade humana. Não somos nada. Só estamos seguros nas mãos de Deus!

    ResponderExcluir