segunda-feira, fevereiro 11, 2013

29

A renúncia do Papa e os papas evangélicos que não largam o poder


Por Hermes C. Fernandes

O Papa Bento 16 anunciou hoje (11) sua renúncia ao pontificado e deve deixar o posto no último dia deste mês. Em comunicado, feito em latim durante uma assembleia de cardeais em que se discutia um processo de canonização, Bento 16 alegou que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer a função. 

“Eu convoquei vocês para este Consistório, não apenas para três canonizações, mas também para comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter repetidamente examinado a minha consciência perante Deus, eu tive a certeza de que minha força, devido à uma idade avançada, não é mais adequada para o ministério Petrino”, disse ele, de acordo com uma declaração do Vaticano. “Por esta razão, e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro”, acrescentou o papa. 

O cargo ficará vago até a eleição do próximo papa. 

Aos 78 anos, o alemão Joseph Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito Papa. Ele assumiu o posto em meio a um dos maiores escândalos enfrentados pela Igreja Católica em décadas - o escândalo de abuso sexual de crianças por clérigos. Quase oito anos depois de suceder João Paulo II, o mais popular Papa da história da Igreja Católica, Ratzinger, de 85 anos, surpreende o mundo com o anúncio de sua renúncia.  Trata-se de uma atitude raríssima por parte de um pontífice católico, sendo esta a quarta vez em toda a história. A última aconteceu há 600 anos. Antes dele, o Papa Ponticiano deixou a liderança da Igreja Católica no ano de 235. Depois vieram Celestino V, em 1294; Gregório XII, em 1415.

 Um dia antes de divulgar sua renúncia, Bento 16 fez um post em seu perfil no Twitter, no qual dizia que “Devemos confiar no poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova”. O religioso criou seu perfil no Twitter há dois meses apenas.

Dificilmente alguém renunciaria a um dos cargos mais poderosos do mundo. A meu ver, Bento 16 deixa um exemplo que deveria ser seguido por alguns líderes evangélicos que se tornaram verdadeiros papas em suas denominações. Alguns destes, enebriados pelo poder, impedem a emergência de novas lideranças. Como se usa dizer, os tais morrem, mas não largam o osso. Só aceitam passar o cargo se for para as mãos de um filho, e assim, perpetuam-se no poder. 

Espero que o novo papa seja um pouco mais comprometido com as demandas do nosso tempo, trazendo frescor à tão desgastada igreja romana.

Segue abaixo a declaração completa do Papa:


"Caríssimos Irmãos,
Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI"

29 comentários:

  1. Anônimo11:04 AM

    Já foi tarde demais este pedófilo.
    Mas a Babilônia vai por outro pior do que ele para preparar o caminho do filho da perdição a besta, o falso profeta.
    Logo ele estará aí na praça, ou já está aí no mundo, mas ainda não se manifestou.
    E quem sabe se este o próximo papa que virá já é o filho da perdição?
    Jesus Cristo está voltando muito em breve. Preparem povo de Deus!
    Voce que dorme o sono espiritual da mornidão, cuidado que voce pode ser presa fácil a este falso profeta do inferno.
    Santifique sua vida no sangue do Cordeiro Jesus Cristo e na sua Palavra enquanto ainda há tempo, ou será tarde demais para sua salvação e vida eterna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:29 PM

      santo,como todos os evangelicos querem ser.so que na minha cidade nao e assim nao tem muitos corruptos,safados,mas continui querendo ser santo.

      Excluir
    2. Anônimo9:24 PM

      É e se você tivesse respeito pelo menos, a religião. Porém o Papa é abaixo de Deus, e isso não mais se discute. Pois cada um tem sua religião e se pensa diferente, por favor fique com suas opiniões com seu povo e não saia falando coisas que nem si mesmo sabe a verdade, enfim é tudo uma "RELIGIÃO E NÃO UMA DISPUTA".

      Excluir
    3. Anônimo4:37 PM

      Este Anonimo 11; 04 AM ele é um fanatico besta quadrada um babaca nao tem um minimo de cultura . Religiao meu caro é uma opçao ok Nimguém sabe a verdade e nimguem é dono da verdade . se a Biblia fosse clara igual voces falam, nao teria tantas guerras entre os proprios evangelicos ex. edir macedo e silas malafaia valdomiro rr soares e outros espertalhoes que tem por ai ok ??? eles so querem o seu dinheirinho

      Excluir
    4. Anônimo3:42 PM

      Quem é voce para dizer que o Papa Bento XVI é pedófilo, que há casos de pedofilia na igreja católica, é fato, mas é a grande minoria. parece que você é evangelico e pergunto se vc algum dia leu Matheus: Não julgueis para não serem julgados ou Tiago, acho que vc não leu pois tem uma passagem que diz assim:Tiago 4:11-12"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, QUEM ÉS, QUE JULGA A OUTREM?"

      Excluir
  2. Anônimo12:03 PM

    Bispo Hermes, gostei da sua frase:
    "Espero que o novo papa seja um pouco mais comprometido com as demandas do nosso tempo, trazendo frescor à tão desgastada igreja romana."

    Também concordo, e como católica, espero que o novo Papa consiga trazer de volta milhares de fieis que foram para igrejas evangelicas, e a Santa Igreja Católica, também te espera de braços abertos, para que vc Bispo Hermes, volte ao primeiro amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:13 PM

      Que voltar para o catolicismo que nada! Devemos prosseguir para frente.

      Excluir
  3. Anônimo12:14 PM

    Caro Hermes

    O Brasil é prodigioso em formar Papas, afinal nós temos alguns papas evangélicos tupiniquins que teimam em continuar roendo o osso: o bispo Manuel Ferreira da Assembleia de Deus de Madureira está no poder há mais de 25 anos e ainda loteou a sua igreja entre filhos e genros. O papa Wellignton Bezerra da Costa domina outro ramo forte da Assembleia de Deus, o do estado de São Paulo, além de presidir a CGADB - braço religioso e político da denominação por mais de 20 anos e ainda no momento estar numa queda de braço pela sua nova reeleição na frente da CGADB, onde tal campanha pelo nuevo mandato tem de tudo xingamentos, brigas dos correlegionários, em nada devendo o sórdido embate que permeia nossas câmarasde vereadores ou deputados, tendo como oponente adversário outro papa da Assembleia de Deus do estados do Pará e Amazonas Samuel Câmara que também loteou a igreja entre irmãos e filhos. O lado humorístico dessa história de papas brasileiros é o caso de um fanfarrão chamado Renê Terra Nova que foi eleito Papa literalmente em sua instituição MIR, dizendo ser o único no Brasil a ter autorização divina para ordenar apóstolos.

    HABEMUS PAPAS



    Mauro Silva

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:37 PM

    Apesar de não ser católico, mas este exemplo foi um exemplo de humildade, não e nada fácil largar um cargo de tamanho poder e influência no mundo, muitos deveriam seguir esse exemplo, pena que na politica desse país ninguém e suficiente humilde para fazer o mesmo, ainda mais pra assumir seus próprios erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:32 PM

      cidadao humilde,vc sim e uma pessoa que serve a deus.

      Excluir
    2. Anônimo4:33 PM

      vc e uma pessoa humilde com certesa uma pessoa que realmente serve a Deus.

      Excluir
  5. As manifestações apocalípticas já começaram!!! Só Jesus!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:52 PM

    leiam em apocalipse cap.17 versículo 9 ao 11...
    Estranho não??

    ResponderExcluir
  7. Puxa vida, é incrível a mente pequena desse povo. O primeiro anônimo que comentou sobre a renúncia do papa foi logo julgando-o e condenando-o chamando-o de pedófilo. Que é isso? O único que julga é Cristo, Ô povinho ruim esse que só julga manda pro inferno. Quem assim o faz é para escapar do julgamento de seus próprios erros!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8:46 PM

    Meus caros idiotas! Este papa foi tirado a força da igreja Católica.
    Ele está sendo processado por pedofilia, e está sendo investigado o orque não pune os pedófilos padres que ele acoberta.
    Aí! A casa dele caiu!
    Teve que sair senão queima o filme da babilônia católica.
    Fiquem espertos este cara aí o Bento que vcs jugam de bonzinho, era pedófilo e bicha e o negocio dele era molestar meninos, crianças se não sabem.
    Bando de sem leitura e informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2:04 PM

      meu filho com o voce tem odio , procure rever sua conduta isso não conduta de cristão , pelo visto você não conhece o papa , e nem a sua vida , você está indo atras de fofoca dos outros , isso é falso testemunho , onde onde você se informa é falso, o papa lutou muito contra a pedofilia na igreja , e a igreja evangélica , tambem a muitos casos de pedofilia , e ninguem comenta , a muitoa casos até mais que a igreja católica.

      Excluir
  9. Anônimo8:57 PM

    Ô Alexandre Mello, vc lê a bíblia não meu caro! Parece que não!
    É lógico que já começou a manifestação apocalíptica sim! O que está escrito no livro de Apocalipse já está acontecendo debaixo deste carão gordo seu e vc não vê. Será que vc não sabe ou tapado, que já estamos no princípio das dores não?
    Conversar com desviado não dá, é perda de tempo!
    Vai aprender bíblia primeiro, para depois comentar o certo, que até agora vc só falou bobagem.
    Acorda Ô! O filho da perdição já está no mundo, e manifestará a qualquer momento e sairá da Babilônia igreja Católica meu caro!
    Pelo que vejo vc será presa fácil para ele, cuidado que ele vai te pegar e os dois andarão juntos para o inferno.
    Fica esperto! Acorda deste sono espiritual meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8:07 AM

      Você deve ser mais um desses milhares que são sustentado pelos dízimo e ofertas de pobres trabalhadores querendo mais adeptos Para sua igreja e encher seu bolso.
      Vai trabalhar e deixa de enganar os outros.

      Excluir
  10. Anônimo1:35 PM

    Creio que o motivo da renuncia não seja por problemas de saude ou por ter idade avançada, outros fatores por nós desconhecidos foram predominantes para que o Sr. Ratzinger abdicasse de um tão poderoso cargo. Porém tenho certeza que nunca saberemos o real motivo!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:14 PM

    Hermes, esta é por minha conta e assumo o que falo ok?
    Ô Anônimo, primeiro, vc é católico, pois cristão não defende a Babilônia Católica e sua imagens de escultura que não falam, não vê, não esculta como vc está fazendo, e voce sabe disto que lá é o celeiro da idolatria que Deus vomita de sua boca, e vem e me diz que es cristão? AH! Não seja idiota e não me faz de idiota por gentileza .
    E outra, falo que sei, pois já estive lá dentro de um mosteiro Católico como frade ok? Lá é sexo ilícito diário, uma salada mista ok?
    E o Bento é gay, e pedófilo sim! E todos nós sabemos que está lá dentro e já saiu de lá !
    Aliás lá é o celeiro de padres gays e pedófilos! OBS: Eu não gay certo? Sou homem feito a imagem de Deus com ele fez.
    Saí de lá porque encontrei o caminho da vida eterna que é Jesus Cristo, no que saí da mentira obscura de trevas o que reina na Babilônia comandada por Satanás.
    O sr Ratzinger, vulgo papa bento, está sendo processado por pedofilia sim ok?
    Meu caro se voce não sabe, tudo que está relacionado com a vida do ex papa bento, o e dossiê do papa Bento que renunciou, está sendo destruído pelo Vaticano, não pode ficar nenhum vestígio.
    Alguma coisa aí tem não é mesmo?
    Até isto até já saiu no Jornal na tv e vc fica aí dormindo e vem dizer besteiras!
    Eu já sei o que aconteceu há muito tempo meu caro! E é coisa pesada, muito pesada que prejudica a Igreja Católica se sair de lá de dentro ok? E cabeças rolaram lá dentro e o principal causador disto tudo foi o sr pedófilo Ratzinger o ex papa bento.
    Meu caro, o buraco é mais em baixo e profundo, e fica na sua que vc não sabe nada, lá é uma máfia do diabo.
    Como eu disse: Eu sei o que falo que já estive lá dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4:58 PM

      cara cuida da sua religião que nós católicos cuidamos da nossa .... OK?

      Excluir
  12. Anônimo3:29 PM

    tem gente que fala cada besteira.... antes de criticar, façam uma reflexão sobre a vida de vcs... vai ver o primeiro anonimo que comentou aí é pior do que muitos dos padres que cometeram crimes.....

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:32 PM

    Tomas não seja ridículo! Aí vc está sendo o Verdadeiro palhaço.
    Quem lava dinheiro e sempre lavou foi a Igreja Católica, fora os romanos na época de Jesus que deram o cano e roubam tudo dos judeus e dos povo de Deus.
    Isto vc não fala nê!
    Meu caro! Eu conheço muito bem a Igreja Católica mais que vc pensa ok?
    Sei de tudo que rola lá dentro.
    Meu caro, como fica a sacolinha aí na igreja Católica hein! Que vcs vivem de ofertas" entre ", é claro que é lavagem de dinheiro que corre ai dentro que foram roubados e vcs tem que esconde-los.
    Meu caro se Deus não tolera adoração a ídolos mortos e imagens de escultura que não falam, não ouvem, que vcs fazem ignorando o que Deus abomina, eu que vou tolerar vcs? Tenha paciência e me poupe por gentileza!
    Vcs Romanos da igreja Católica, que crucificaram Jesus, e depois vem falar bem de Jesus? mas isto é um disfarce, pois o intuito da BabilÕnia Católica é adoração a imagens e mortos, falo abertamente caro! Vcs adoram e se curvam á Satanás.
    Aliás, qual será o próximo defunto que vai virar biato hein? Que os santos se pau oco de vcs muitos já foram para a macumba, como são jorge etc, é parceria?
    Aliás quem disse que as igrejas evangélicas não fazem besteiras hein?
    É claro que fazem sim! Nem todos lá são evangélicos fiéis a Jesus Cristo há pilantras lá sim! E filhos do inferno alojados lá, são chamados joios que veio de vcs.
    E além do mais, o pior que os joios enviados pela sua querida igreja Católica do inferno que está no meio deles, estão sendo enganados com ensinos de doutrinas falsas e como ganhar dinheiro na corrupção que vcs fazem, pois vcs são o Verdadeiros mestres nesta prática a anos milenar, e são regido por Satanás.
    Estas palavras sua meu caro, não servi para quem é Verdadeiramente Filho de Deus e servo fiel a Jesus Cristo, para os demais como vc que está enquadrado neste rolo de infiéis a Deus? Salve-se se puder meu caro!
    Tomaz, tu es escravo da Babilônia igreja Católica da besta do Apocalipse!
    Eu não sigo igrejas de parede e nem homens, meu caro! E sigo ídolos não ok? Sigo a Verdadeira e original Palavra de Deus, de Jesus Cristo e dos apóstolos que é fidedigno.
    Se tem alguém roubando ? Não sou eu! E não problema meu!
    Pois meu negocio é anunciar a salvação em Jesus Cristo e sua Palavra de vida eterna nada mais.
    Sigo as Escrituras Sagradas e original meu caro! Não sigo homens e nem igrejas ok?
    Para mim chega! Filho da perdição, abre o olho enquanto é tempo, pois a grande tribulação vem aí e vc vai ficar nela, e a sua igreja Católica vai te deixar na mão pois o comando vai ser de Satanás, e Satanás é inimigo mortal da raça humana.
    Ele quer levar o números mais possível de pessoas com ele para o lago de fogo e enxofre como diz em Apocalipse
    Tu duvidas que falo? Então verás meu caro Tomaz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3:51 PM

      kkkkkkk, no nordeste voce seria chamado de abestado, quanta bobagem, como gosta de julgar as pessoas, se liga, voce deve ser daqueles crentes que tem cara de trouxa, que dá dinheiro para pastor comprar sitios, fazendas, avioes enquanto vc fica na miseria, para de ser babaca. Deus é unico e Jesus não deixou religiao apenas disse: amai os outros como a si mesmo e assim tem ateu que ama mais o seu proximo que alguns cristãos. a vida continua depois da morte, não termina não, seu abestado.

      Excluir
  14. Sou católico. Graças a Deus. Venho de uma família de protestantes. Parabéns senhor Hermes pelo texto.. Um exemplo de compreenção e unidade. Deus o abençoe em seu ministerio.

    Leonardo Tertuliano

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7:28 AM

    Quanta babaquice MEU DEUS Quanta falta de CULTURA

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9:13 PM

    Que baixaria. De ambos os lados!Isso que vcs estão fazendo é tudo, menos argumentar. Para defender um ponto de vista, quer seja ideológico, filosófico ou religioso não precisa de todo esse lixo mental.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1:55 PM

    Eu não tenho religião... a religiosidade e um câncer no meio dos povos... sou cristão...só acredito no filho de DEUS ... esse não mentiu para a humanidade ... o resto não passa de mentirosos e Interesseiros ... se não e Interesseiro mais com toda a certeza e mentiroso.
    "DEUS diz meu povo sofre por não ter conhecimento"...será que o próprio cristo tem que mostrar a verdade. pois "Eu Sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao pai se não por mim" não sou eu que estou dizendo isso ... o próprio filho de DEUS. Rsrsr.

    ResponderExcluir
  18. Interessante essa papo de religiao, onde varios pensamentos tentam defender seus pontos de vista e igrejas, seitas ou se lá o que. Apocalispse, babilonia, idolatria, termos por demais batido e manchado de sangue durante os séculos entre as intituições religiosas. N airlanda os evangélicos matam a minoria católica que está limitada a certas áreas do país, O maior opressor na humanidade, a águia americana tem um população de maioria evangéica, um dos mais corruptos do mundo tem a maioria que se diz católica... Admiro pessoas de diversas religioes que mantem a hombridade e a humildade acima de tudo. Dalai Lama, Francisco de Assis, que a muito pedia um reforma na igreja e foi perseguido pela mesma, e assim continuou fiel aquilo que acreditava, mahatma ganghi, pp Joao Paulo I e Joao Paulo II. Assim como alguns evangélicos sérios e Rabino Henry Sobel e outros tantos... Religiao não é acusação é testemunho... Apocalipse é revelação: e a revelação maior é esta: Ninguém vem ao Pai, senão por mim..." e que "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz... Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono. (Ap 12) Quem é essa Mulher? Maria a Mae que deu a luz o varao? Ou a Igreja verdadeira como muitos pregam: e o que pode ser considerado como verdadeiro? "Todas a nações me proclamarão bem-aventurada?" Maria a mae de Jesus estava errada, pois somente os católicos fazem isso... e quanro aos santos? Ouvindo do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo, e para com todos os santos; Para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo Jesus.(Fm 1). Nao sou católico, nem evangélico. Acredito em Deus vivo e talvez muito paciente para aguentar tantas bobagens que fazemos, vivenciamos, praticamos e escrevemos. Haja paciencia para aguentar essa falta de amor entre irmaos. Filhos de um mesmo pai. Assistir a um culto onde o Pastor mais falava em nome de satanás do que o de Cristo, participei de uma missa onde mais parecia um velório de pessoa desanimadas e sem esperança... vi evangélicos encolerizados agredirem irmaos, chorei quando vi um crianca ser agredida depois de um culto, por que nao ficar para ouvir as palavras gritantes do pastor... Vi o sonho de um crianca ser jogado fora pelos pais que a proibiram de ir a igreja para cantar em homengem a mae de cristo... E jovem que desiluido com a mae que nao o queria ver tocando "músicas do mundo" em seu violão que era consagrado pelo pastor. E o meu peito doeu quando levei um soco de um protestante que pregava o cristo de sua maneira e por achar que eu era um ateu como Diabo na pele por fazer-lhe perguntar dentro da história. o que é Religiao...? vejo somente intrigas, ódio, acusações e distanciamento. Vivam Deus... Vivam o Cristo cruscificado... e falem menos de Deus, pois o testemunho falará por si só...

    ResponderExcluir