sexta-feira, abril 27, 2012

0

O dia em que visitei Jesus



Por Patrícia Bezerra
No começo de março, estive no Centro de Progressão de São Miguel Paulista, uma penitenciária feminina no extremo Leste de São Paulo. Estávamos na semana do Dia Internacional da Mulher, e aceitei o convite de minha amiga, Maria Isabel Góes, vice-diretora do lugar, para dar uma palestra naquele espaço tão triste, falar da esperança do Evangelho a quem acredita não ter mais nenhuma chance.
Pouco mais cedo, naquele mesmo dia, havia feito uma endoscopia e ainda estava sob efeito de anestesia. Porém, não deixaria de ir, de jeito nenhum! Eu havia pedido ao Senhor uma palavra para compartilhar com aquelas mulheres. E o texto bíblico que Ele me trouxe à memória estava ardendo em meu coração.
“…tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Então os justos lhe responderão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Quando te vimos com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos ou necessitando de roupas e te  vestimos? Quando te vimos doente ou preso e fomos te visitar?”.
E diz o texto que“O Rei responderá: Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mateus 25:35-40). Assim, nesse dia, junto com parte de minha equipe da Fundação Comunidade da Graça, me dei conta de que eu estava ali visitando Jesus! A ilustração bíblica deixou isso muito claro em meu coração.
Jesus conhece, como ninguém, o ser humano. Ele sabe todas as situações que ele pode vir a passar, e mais: se coloca em nosso lugar em todas elas. E isso vale, inclusive, para a situação do público para o qual eu falava, vale para aquelas mulheres em privação de liberdade, encarceradas.
Enquanto conversava com cada uma delas, a presença do amor do Mestre naquele lugar me fazia compreender o quanto aquelas mulheres eram importantes para Ele. Não se trata de um Deus julgador, que estaria ali para questionar as razões que as levaram a ser presas ou as motivações dos crimes que possam ter cometido. Mas de um pai amoroso, que as recebia da forma como estavam.
Essa percepção mexeu comigo profundamente. A ponto de deixar de sentir os efeitos da anestesia. Era como se não tivesse feito exame algum: comecei a falar em ritmo natural e sem qualquer entrave. Percebi que o Pai queria falar mostrar novas verdades, além daquela palavra que Ele havia ministrado ao meu coração.
Despertei em todos os sentidos, inclusive para a dura realidade do cárcere. Ouvindo aquelas mulheres todas, fui tomada por compaixão. E, pela graça de Deus, não orei como aquele fariseu, que agradecia por não ser como o publicano. Antes, o Espírito me mostrou que somos todas feitas da mesma matéria, que eu poderia perfeitamente ser uma delas. Que se havia algo que nos distinguia eram apenas as oportunidades, as escolhas.
Nas verdades que dividi com elas, enfatizei que elas poderiam ser livres mesmo estando ali, naquela penitenciária. A liberdade para qual Cristo nos libertou, como diz sua Palavra em Gálatas 5. 1, é muito maior que grades feitas pelos homens. Ela quebra as correntes que nos mantinham presas espiritualmente, ela nos livra dos grilhões do Pecado. O resultado foi maravilhoso (veja, acima, carta que recebi das reeducandas uns dias depois da visita).
E as palavras que compartilhei com aquelas mulheres, querida leitora e caro leitor, são também para nós, que estamos do lado de fora daquele lugar. Muitos de nós, aparentemente livres, estão, antes, encarcerados. Muitos não estão presos em uma penitenciária qualquer, mas são escravos em outros jugos.
Há os que obedecem à ditadura do “ter para ser”, e saem desvairados às compras para compensar o que não sabem a seu próprio respeito e o desconhecimento de sua identidade em Cristo; outros despejam todos os seus recursos correndo atrás de tudo o que os faça aparentar menos idade; e há aqueles que buscam preencher seu vazio interior sempre com uma nova paixão.  Esse estilo de vida, nem de longe, tem a ver com liberdade.
Só iremos ser livres quando conhecermos – de fato – o que Deus pensa a nosso respeito e quem somos nEle, por meio de seu Filho, Jesus. Isso preenche qualquer falta. Isso faz com que qualquer um possa ser realmente livre, pelas ruas da cidade ou dentro de uma cela fria.
Patrícia Bezerra (Via Outra São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário