segunda-feira, janeiro 09, 2012

3

Por que a igreja está perdendo para LOST?




Por Sam DuRegger


Sem dúvida, muitos de vocês assistiram ao episódio final de LOST na noite de domingo, dia 23 de maio (não se preocupe, este post é spoiler livre), junto com milhões de pessoas que procuram uma solução concreta para o sexto ano desta história “Cubo Mágico”. Para manter sua sanidade e comportamento no escritório esta semana, (eu, por exemplo) estamos esperando que todas as pontas soltas e buracos negros estejam firmemente amarrados e completos com este episódio final. Porque, sejamos honestos, nada é pior do que uma ponta solta no final da série, que deixa a porta aberta para um longa-metragem, algures no futuro indefinido.

Verdade seja dita, eu não sou nenhum fanático por Lost, embora eu possa apreciar o uso de narrativas transmídia (interação com os telespectadores via internet) e multicamadas, que, creio eu, é o grande motivo para uma sequência tão grande... bem, da forma como eles abrem a caixa de Pandora a regressão é quase impossível. Todos os questionamentos levam a informações que funcionam como “teasers” para o próximo episódio (ou temporada).

Agora, eu não quero divagar mais no caminho da crítica. Eu só quero lançar uma simples pergunta: por que não podemos contar a história do evangelho como J. J. Abrams faz com LOST?

Tenho certeza que sua primeira resposta será algo no sentido de que seu pastor não é J. J. Abrams, nem a sua igreja tem um orçamento de produção de cerca de 4 milhões de dólares por domingo. Eu não penso assim. Em defesa do talento criativo, existem inúmeros pastores, escritores e estudiosos que são tão inovadoras e astutos como o famoso produtor. Embora o dinheiro ajude, não é tudo.

Deixando o orçamento de produção de lado, posso afirmar com certeza que a história do evangelho é tão multicamadas como LOST, com vários personagens, livros, profetas e culturas que se misturam para contar uma grande e majestosa história! Provavelmente existem várias razões para que a Igreja não poder contar uma história que leva as pessoas a se reprogramar

Múltiplas Plataformas
Eu acho que uma das razões, comparado com LOST, é a nossa incapacidade de transmitir a mensagem do evangelho de forma consistente em múltiplas plataformas de mídia. Isto é especialmente relevante quando pensamos na forma como integrar a nossa pregação de domingo com os membros da comunidade durante a semana. LOST era conhecido por ir acima e além de uma série de televisão, investindo em histórias por trás da série e diversos sites paralelos. Permitir que o fã encontre pistas e informações que originaram a história o faz muito mais robusto. Precisamos analisar se estamos utilizando os recursos de vídeo, fotografia, web design e conteúdo escrito para contar uma história coerente (evangelho) em oposição a uma mensagem confusa ou contraditória (mundo). Resumindo, se o sermão é a única maneira que nós estamos compartilhando o evangelho, nós não estamos fazendo direito.

Qualidade
LOST certamente tinha qualidade, algo que não podemos dizer sempre da a igreja. Às vezes, assumimos que a qualidade é uma questão financeira, e se o orçamento é pequeno, então a qualidade vai sofrer. Eu diria que um orçamento limitado na verdade lhe dá a oportunidade de ser inovador para encontrar novas formas de comunicar a mensagem. Para mim, a qualidade é uma forma de pensar, uma disciplina mais do que qualquer outra coisa. A mensagem do evangelho merece ter uma apresentação bem pensada e você não precisa de um orçamento milionário para fazer isso. O que você precisa é uma equipe dedicada à produção de qualidade. Não se iluda achando só as igrejas grandes podem alcançar qualidade. Valorize a mensagem fazendo tudo com qualidade e nunca use as finanças como uma desculpa quando você entregar um produto ou um serviço pobre domingo.

Mistério
Além disso, (aqui é mais uma posição teológica) precisamos melhorar com uma estratégia provocante ao invés de uma estratégia repulsiva. Isso talvez seja o coração do que faz LOST tão envolvente. O que quero dizer é que devemos não dar todas as respostas em nossos sermões, vídeos e comunicação escrita, porque, assim como LOST compreendeu, o mistério é o que faz as pessoas curiosas para saber mais. Escancarar a verdade, como respostas ou proclamações, dissuade muitos de procurar a verdade encontrada inerentemente na mensagem do evangelho que foi inspirado em toda a Bíblia. Às vezes é melhor diluir o evangelho e fomentar o seu mistério do que soletrar tudo e não deixar nada a ser explorado. Mesmo no final, LOST deixou algumas perguntas sem resposta, e até isso faz parte do que o torna tão atraente.

  • Então, como você acha que nós (como a Igreja) pode fazer um trabalho melhor na proclamação da história do evangelho?
  • Quais são os elementos multimídia que podemos adotar em nossa releitura do evangelho?
  • De que forma podemos promover a qualidade e clareza na comunicação da história de Jesus?
  • Como podemos deixar algum mistério em nossos sermões e comunicação da igreja, levando a nossa curiosidade da comunidade?

Comentário de Hermes C. Fernandes: Sou um fã tardio de LOST. Não assisti à série enquanto estava sendo veiculada pela primeira vez. Confesso que não senti qualquer atração por uma série que retratasse o dia-a-dia das vítimas de um acidente aéreo numa ilha perdida do Pacífico. Imaginei que seria muito cansativo, por tratar-se de um cenário repetitivo. Somente agora, com a reapresentação da série No canal AXN da Sonny, resolvi acompanhar. Fique deslumbrado. Nunca uma série me prendeu tanto. Ansioso pra saber o final, não resisti e resolvi alugar as duas últimas temporadas. Eu teria muita coisa que comentar sobre o enredo, o aspecto mítico, a filosofia, e a atuação extraordinária do elenco, mas, por enquanto, achei interessante a abordagem acima postada. Quem não assistiu, recomendo que alugue ou compre o quanto antes. 

3 comentários:

  1. Missionário Luiz8:15 AM

    Bispo Hermes, homem amado de Jesus Cristo o Senhor da glória! Paz seja com o irmão e todos sos seus!
    BISPO HERMES, ESTE COMENTÁRIO TEM ALGUÉM EM SITUAÇÃO IDÊNTICA QUE PRECISANDO LER E MEDITAR EM SEU CORAÇÃO AMÉM?
    PORQUE TE GLORIAS?
    A base da humildade cristã é reconhecer que os talentos inatos e os dons espirituais que possuímos provêm de Deus e, portanto, não são motivo para superioridade, status ou orgulho.
    Tudo quanto possuímos e tudo quanto viermos a ser vêm de Deus diretamente ou por meio de outras pessoas.
    Daí, não temos lugar para o orgulho, mas somente para a gratidão a Deus e ao próximo.
    Em I Coríntios 4.8 diz: Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós reinais! E prouvera Deus reinásses para que também nós reinemos para que também nós reinemos convosco!
    ESTAIS FARTOS!...ESTAIS RICOS!
    Alguns, na igreja em Corinto, jactavam-se da sua sabedoria, do seu conhecimento superior e dos seus dons espirituais.
    Já possuiam tudo quanto queriam; estavam "fartos", "rico" e "reinavam".
    O apóstolo Paulo, lhes mostra que a Verdadeira vida do cristão fiel é o caminho da cruz, e que o sofrimento antecede a glória; ver em
    Romanos 8.17.
    O REINO DE DEUS CONSISTE EM VIRTUDE E PODER DO ESPÍRITO SANTO!
    O "Reino de Deus" não consiste em palavras, mas em poder.
    Assim sendo, os membros desse reino precisam ter mais do que palavras e mensagens; devem mainifestar, também o poder do Espírito Santo; ver em I Coríntios 2.4; Atos 1.8.
    No novo Testamento, esse poder consiste na capacidade espiritual de convencer as pessoas do pecado, da justiça e do juízo, de levá-las à salvação em Jesus Cristo o Nazareno, e de operar milagres, e viver uma vida de retidão; ver em João 16.8; I Coríntios 4.15; Atos 26.16-18; Romanos 14.17.
    Veja só o que o apóstolo Paulo disse:
    Em 2 Coríntios 6.10 leia por favor.
    Não é uma contradição para o evangelho, quando um cristão Verdadeiramente dedicado e comprometido fielmente com à Palavra de Deus é financeiramente pobre.
    Paulo afirma que possuia poucos bens deste mundo, mas como servo de Deus, tornara outros espiritualmente ricos; ver em 2 Coríntios 8.9; Atos 3.1; Efésios 3.8.
    O REINO DE DEUS NAO É COMIDA E NEM BEBIDA, E ETC; É PODER DO ESPÍRITO SANTO!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho, que os cristãos se fecharam muito para as pessoas do mundo, nossos parente,amigos, pessoas que compõem nosso dia-dia. Com uma linguagem totalmente alienígena fechamos comunicação, como quem está com hepatite, que tudo tem que ser separado, sabe. Temos que resgatar os espaços entregues, sem essa farsa, chata! Gravar boas musicas,não o gospel fazer coisas que proclamem a vida Cristã e Cristo sem excluir com termos e cia. Estar em todas as profissões, empregando o que aprendemos, ser os "inconformados" que nossa posição em Deus requer. Viver dia-dia, com Cristo mudando aquilo que realmente importa e dando aos outros coisas praticas, um litro de leite, uma conversa compreensiva, cuidar de uma criança, de um vizinho idoso, só coisas reais, chega de palavras. E quando for a hora das palavras que estás, tenham coerência não este monte chavões, use todos os meios de comunicação que vc tiver acesso, seja uma pessoa conectada,atualizada firme em seus valores, sem ser ridículo! Principalmente com os naõ alcançados deixe suas criticas para os "ungidos do senhor" aqueles que tem a obrigação gostosa de servir bem, o Reino.
    Acho que igreja tem que ser levada pela liderança a este nível, o que vc fez pelo impio que esta na sua vida esta semana, é assim que damos o exemplo de Cristo, chega de blá, blá vamos a pratica. Ahhh, e por favor sem campanhas, atos proféticos dando largada a semana da solidariedade, nada disso, é mudar do micro pro macro, bom é isso...
    Dani Lima
    http://berearepreciso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Alan de Souza Marques4:42 PM

    Gostei do post, também vejo que se tudo é escancarado às vistas do povo, não há o que se interessar em descobrir, pois tudo já está "revelado".

    Em contrapartida, não temos pregadores tão dinâmicos assim, nem com tanta audácia ou tamanha competência para tornar o evangelho mais atrativo.

    Mas em compensação, temos milhões de mentes "orientadas pelo poder divino" para criar cada vez mais trilhões de ministérios e denominações, que servem para garantir o sustento de sua família e a sua fachada, literalmente falando.

    Só nos resta ter esperanças, nada mais... porque cada um usa de sua própria experiência para justificar o seu trabalho denominacional; isso quer dizer, que nada pode ser contrariado, uma vez que ninguém quer "arrumar problemas" com Deus, quando um doido-varrido qualquer ou um fugitivo de hospício, homicida, assassino ou mercenário sem contar ex-macumbeiros, ex-espíritas, ex-pai ou ex-mãe de um bagulho qualquer diz que foi chamado por Deus e orientado a criar seu próprio ministério (que aos esclarecidos significa que toda a renda obtida não será "repartida", mas utilizada nos gastos com os desejo$ e vontade$ do então líder, sem contar no $u$tento de sua própria família; sem ainda mencionar que é um ministério independente, ou seja, não deve satisfações a ninguém acima, a não ser Deus(...?)).

    Mas isso não é problema, porque o "líder de tal denominação" convence que de fato Deus foi quem o chamou, e se chamou a ele, puxa vida... quantos mais Deus não chamaria, para cumprir o prometido de vida próspera financeiramente, abundância, carro do ano, viagens ao exterior, roupas e acessórios, casa linda de vários andares, ou um flat, uma cobertura frente ao mar, dinheiro no bolso diariamente, pessoas ao seu comando (e de graça) etc, etc, etc...

    Sinceramente... só Deus mesmo pra aturar tantos charlatães e espertalhões no lixo que transformaram o evangelho genuíno de Cristo... que nojo...

    ResponderExcluir