sexta-feira, dezembro 16, 2011

1

Mantendo nosso espírito em forma em 2012 e para sempre




"Exercita-te a ti mesmo na piedade. Pois o exercício físico para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir." Paulo em sua primeira epístola a Timóteo, capítulo 4, versos 7 e 8.

Com a proximidade do verão, nada é mais concorrido do que as academias de ginástica. Todos querem exibir boa forma. Almejam ficar de bem com o espelho.

Nada contra! Pelo contrário. Todos temos o direito de buscar qualidade de vida, e isso, necessariamente, passa pelos cuidados que devemos dispensar ao corpo. Entretanto, deveríamos ter igual cuidado com o nosso espírito, aquela instância a que Paulo se refere como "homem interior".

Ao dizer que o exercício físico teria pouco proveito, Paulo não estava fazendo pouco caso do corpo. Se assim fosse, ela teria dito que o exercício físico não teria qualquer proveito. É ponto pacífico entre as autoridades médicas que muitos dos males que afetam a saúde do homem moderno seriam resolvidos, ou pelo menos atenuados, se tão-somente fôssemos menos sedentários. Porém, a despeito disso, preferimos manter-nos acomodados em nossos sofás, usando nossos carros para ir de casa à padaria do quarteirão ao lado, subindo de elevador em vez de galgando os torturantes degraus da escadaria do nosso prédio. Alguns pregadores, como eu, se pudessem poriam escadas-rolantes nos púlpitos, e assim, desenvolveriam ainda mais suas episcopanças.

Sem dúvida, exercícios físicos têm seu valor. Porém, este valor é relativizado quando comparado ao dos exercícios espirituais.

Nosso "homem interior" também pode ficar morbidamente obeso. Basta que alimentemo-nos de todo enlatado teológico oferecido nos supermercados da fé, e ainda por cima, deixemos de exercitar-nos na piedade,como recomendou Paulo ao seu pupilo Timóteo. 

O que seria a tal piedade na qual devemos nos exercitar? 

"Piedade" é uma daquelas palavras que perderam seu significado original com o passar dos tempos. A maioria confunde piedade com misericórdia ou compaixão. No texto grego temos eusebeia (ὐσέβεια), que pode ser traduzido como "a vida de acordo com Deus" ou "no estilo de Deus". Uma vida piedosa é o inverso de uma vida ímpia, ou impiedosa. O ímpio, por assim dizer, é quem prefere viver à sua própria maneira, sem submeter-se aos princípios estabelecidos por Deus. 

Usando da analogia a que me proponho neste texto, a piedade seria para o espírito o que equivalente à musculatura para o corpo. 

Outro texto que nos ajudará a compreender este conceito é encontrado em 2 Pedro 1:3:

"O seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude." 

Assim como uma criança já nasce com todos os músculos de que vai precisar ao longo de sua trajetória existencial, ao conhecermos e nos submetermos ao senhorio de Cristo, somos equipados pelo Espírito Santo com tudo o que diz respeito à vida e à piedade. Adquirimos o pacote completo, cada virtude, cada dom, cada traço da natureza divina. Pedro nos dá uma lista de algumas dessas virtudes, entre as quais, a fé, a bondade, o domínio próprio, o amor, etc. Nas palavras do apóstolo, tornamo-nos "participantes da natureza divina" (v.4).

Um recém-nascido indefeso tem o mesmo número de músculos que um fisioculturista. A diferença entre eles está no exercício. Igualmente, a diferença entre um bebê na fé e um cristão maduro e experiente está no exercício. Ambos têm a mesma fé! Pedro atesta disso logo na introdução de sua epístola, onde endereça suas palavras "aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa". Seria um total desperdício de tempo pedir mais fé a Deus. Judas, irmão do Senhor, afirma que a fé foi dada aos santos de uma vez por todas (Jd.v.3). Não recebemos as virtudes de Cristo em gotas homeopáticas, mas de uma vez só, quando O reconhecemos como nosso Senhor e Deus.  

Porém, compete-nos exercitar tais virtudes, para que não fiquem flácidas, ou até mesmo, atrofiadas. Nossa preocupação não estar em forma para o próximo verão, mas estar preparado para os desafios que a vida nos reserva. Lembre-se que antes de enfrentar o gigante Golias, Davi passou por um treinamento intensivo na academia de Deus, tendo que enfrentar um urso e um leão que tentavam devorar as ovelhas de sua pai. 

Falaremos mais sobre isso no próximo artigo. 

Aproveito para convidar a todos os meus leitores a participarem de um trabalho muito especial que temos promovido em nossa igreja, intitulado "Academia do Espírito", onde a cada semana, abordaremos um exercício espiritual específico. Trata-se de um culto com estudo bíblico, aberto a todos. O endereço é Rua Visconde de Santa Cruz, 226, Engenho Novo, Rio de Janeiro. Sempre às quartas-feiras, 19:30h. 



Um comentário:

  1. Anônimo3:37 PM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir