segunda-feira, janeiro 11, 2016

11

Pra não dizer que não falei do diabo...



Por Hermes C. Fernandes

Alguém já deve ter observado que raramente falo dele. É possível ouvir dez sermões meus sem uma única menção ao traste. Porém, hoje, resolvi abrir uma exceção. Lá vamos nós. 

Pode-se falar tudo de mal acerca do Diabo, o arqui-inimigo do povo de Deus. Que ele é astuto, mentiroso, sagaz, perverso, todos já sabemos. Mas há nele uma virtude inegável, e que, por incrível que pareça falta em muitos cristãos. Antes que alguém se escandalize, achando que estou fazendo o papel de advogado do diabo, ou mesmo desista de ler o resto do texto, deixe-me revelar que virtude seria esta. Trata-se da persistência. O inimigo de nossas almas não desiste fácil. E quando ele não obtém êxito com suas ameaças e tentações, ele parte para sua última cartada, a negociação. Já que o prejuízo é inevitável, o diabo busca uma maneira de atenuá-lo ao máximo.  Para tal, ele é capaz de recorrer à via da diplomacia.

Foi esta a estratégia usada por Faraó ao convidar Moisés para o diálogo. O Egito já havia sido alvo de várias pragas enviadas por Deus. Moisés parecia irredutível em sua decisão em tirar seu povo da escravidão. Chegara, portanto, a hora do monarca egípcio usar de toda a sua sagacidade para reduzir as perdas.

Ao todo, foram quatro propostas feitas por Faraó a Moisés, e que coincidem com as propostas que o mundo nos faz. Quando digo “mundo”, refiro-me ao sistema edificado sobre a injustiça, a corrupção e a cobiça, que tem no diabo o seu arquiteto.

Na primeira proposta, Faraó diz ao Moisés: “Ide e oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra” (Êx.8:25). Parafraseando-o: Por que deixar o Egito para adorar ao seu Deus? Vocês têm permissão de fazê-lo aqui mesmo.

Poderia parecer benevolência de Faraó, porém, por trás desta proposta havia o receio de que aquele povo, ao deixar o perímetro egípcio, jamais retornasse. Se isso ocorresse, aquela sociedade entraria em colapso, pois dependia da mão de obra escrava. 

De maneira semelhante, o mundo tenta convencer-nos de que podemos servir a Deus sem romper com seus valores, mesmo que sejam antagônicos aos valores do Reino de Deus. Esta proposta se esbarra na advertência feita pelo Espírito Santo:
“Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 João 2:15-17
E mais:
“Não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4b
Diante disso, não há margem que nos permita aceitar tal proposta do inimigo. Se quisermos agradar a Deus, temos que romper com o sistema, negando-nos a ser mais uma de suas engrenagens. 

Ao sermos convertidos, somos transportados do império das trevas para o Reino de Cristo (Cl.1:13). Embora ainda vivamos no mundo, já não somos reféns do sistema. Deixamos a condição de escravos do império das trevas, para tornarmo-nos filhos e cidadãos do Reino de Deus.

Dada a recusa imediata de Moisés à primeira proposta, Faraó apresentou-lhe a segunda:
"Eu vos deixarei ir, para que ofereçais sacrifícios ao Senhor, o vosso Deus, no deserto, apenas se, saindo, não fordes muito longe. Agora orai por mim." Êxodo 8:28
Já que vocês insistem em deixar o Egito, vamos combinar o seguinte: podem ir, mas não vão longe. Seria hoje, o equivalente a dizer: Querem congregar numa igreja? Fiquem a vontade! Mas cuidado pra que vocês não fiquem fanáticos. Vão, mas não tão fundo. Envolvam-se com as coisas do Reino, mas não se comprometam. 

Fica óbvio que a preocupação de Faraó era mantê-los ao alcance de sua vista. Esta tem sido uma constante preocupação do inimigo. Ele tenta parecer amistoso, cordial. Chega a pedir que orem por ele. Tudo para conquistar sua confiança, e mantê-los enredados. 

Não podemos cair em sua artimanha! Se é pra deixar o Egito em direção à Terra Prometida, então temos que ir fundo neste propósito. Nada de barganhas com o Diabo! Deus nos chama ao comprometimento com os valores preconizados pelo Evangelho. Envolver-nos na causa do Reino sem nos comprometermos radicalmente com ela é total perda de tempo. 

Deus deseja levar-nos para muito além do alcance da vista do inimigo. Trata-se, portanto, de um caminho sem volta. Satanás terá que aceitar que ficou no prejuízo. Nunca mais vai recuperar seus escravos.

Insatisfeito com a resposta de Moisés, Faraó partiu pra terceira tentativa. Reunido com Moisés e Arão, pergunta-lhes:
"Ide, servi ao Senhor, o vosso Deus. Quem deverá ir?" Êxodo 10:8
Ele queria certificar-se do tamanho do prejuízo que sofreria.

Confira a resposta de Moisés, e a réplica de Faraó:
"Temos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos, com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado, porque temos que celebrar festa ao Senhor. Disse-lhe Faraó: Seja o Senhor convosco, se eu vos deixar ir com as crianças! Vede como tendes más intenções. Não será assim. Agora, ide vós, os homens, e servi ao Sehor, pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó."  Êxodo 10:9-11
Até ali, Faraó havia mantido a compostura. Mas agora Moisés fora longe demais. Se as crianças ficassem no Egito, Faraó garantiria a próxima geração de escravos. Caso os pais não retornassem, os filhos os substituiriam imediatamente. O que ele não podia era ficar sem mão-de-obra escrava. 

Muitos cristãos sinceros têm aceito esta proposta do inimigo, pois acham que não devem forçar os filhos a servirem a Deus. Dizem: - Quando eles forem adultos, escolheram por si mesmos. Ora, se os pais têm o sagrado direito de escolher onde os filhos moram, em que escola estudam, o que comem, vestem, e até o time pelo qual torcem, por que não podem influenciar em sua vida espiritual? 

Deveríamos espelhar-nos na postura de Josué, que ao introduzir os hebreus na Terra Prometida, disse-lhes:
"Escolhei hoje a quem sirvais (...) Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Josué 24:15
A maior herança que os pais deixam para o seus filhos é a sua fé.  

Se Satanás acha que aceitaremos negociar com a alma de nossos filhos, ele está redondamente enganado, e merece uma resposta mal criada à altura de sua petulância. 

Não permitamos que eles sejam educados pela babá eletrônica. Ou que sejam criados na rua. Assumamos a responsabilidade de criá-los debaixo do temor do Senhor, e nos princípios de Sua Palavra. Quando crescerem, nos agradecerão.

Faltava agora a última proposta. Mandando chamar novamente a Moisés, Faraó lhe disse:
"Ide, servi ao Senhor. Somente fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado; vão também convosco as vossas crianças." Êxodo 10:24
Já que não dá pra ficar com as famílias (velhos, adultos e crianças), Faraó tenta evitar que eles levem também os seus bens. Quem deixar o Egito? Ok. Estão liberados! Querem ir longe? Vão com Deus! Querem levar a família inteira? Então, sumam da minha frente! Mas não se atrevam a levar seus recursos!

Infelizmente, esta tem sido a proposta mais indecorosa e tentadora que o Diabo tem feito aos cristãos de todas as eras. E não poucos têm cedido a ela. Dizem que comprometem suas almas e famílias com o Reino de Deus, porém, mantém seus recursos distante de qualquer compromisso que não seja com seu próprio bem-estar. Como se fosse possível servir a Deus e ao dinheiro. 

Parece que Martinho Lutero tinha razão ao afirmar que a última parte do indivíduo a ser converter é o bolso. 

Ora, a libertação promovida por Deus ao Seu povo devia abranger todas as áreas. Por isso, lemos que Ele os fez sair do Egito com "prata e ouro", e que entre as suas tribos não houve um só enfermo (Sl.105:37). 

Não adianta dizer que servirmos a Deus, enquanto nossos recursos continuam à mercê do sistema deste mundo. O dinheiro que antes gastávamos com vícios, jogatina, promiscuidade, prazeres, agora deve ser empregado naquilo que enaltece a Deus e beneficia nossos semelhantes. 

A resposta dada por Moisés a esta última proposta de Faraó deve ecoar em nossos lábios:
"Também o nosso gado há de ir conosco; nem uma unha ficará!" Êxodo 10:26
Tudo o que somos, e tudo o que temos, há de servir ao Senhor. Nas palavras do Salmista: "Bendize, ó minh'alma ao Senhor, e tudo o que há em mim, bendiz ao Seu santo nome" (Sl.103:1). E isso inclui, naturalmente, nossos recursos materiais. 

Quando ofertamos, dizimamos e repartimos nosso pão com o nosso próximo, estamos saqueando o Egito, consagrando nossos bens à causa do Reino. Estamos colocando nossos haveres em seu devido lugar. Em vez de servirmos ao dinheiro como um senhor, fazemos dele nosso servo. Assim, ele jamais será instrumento através do qual Faraó nos cativará. 

Se o inimigo é perseverante em seus funestos propósitos, sejamos ainda mais perseverantes que ele no propósito de ser a Deus no lugar onde Ele designou, acompanhado das pessoas que Ele escolheu, e em posse daquilo que Ele nos deu.

11 comentários:

  1. É por isso que tenho-o como favorito.Bela Palavra de Sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor.

    Muito bom, já guardei na gaveta do PCamaral. Esta semana publico lá também.

    Que o Deus continue lhe abençoando cada vez mais!

    ResponderExcluir
  3. Com todo o respeito , mas o Diabo não existe ! Ele não passa de uma criação da Igreja Católica para assustar crianças e fiéis desobedientes ! Tudo o que existe é criação divina ! Se o Diabo existisse , seria um ser criado por Deus em algo momento ! Na verdade , o Diabo é tudo o que represente de ruim , certo ? O Diabo é a corrupção , a violência , a sonegação fiscal , a fofoca ! Palavra de uma pessoa que não tem religião , MAS ACREDITA EM DEUS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo o respeito: Se voce acredita em DEUS, mas não no inimigo de DEUS, então voce não sabe no que crê.

      Excluir
  4. Cláudinho11:56 AM

    É se o diabo não existe, Deus também não existe.
    Que interpretação infeliz desse amigo aí!
    Meu amigo, se vc não acredita no diabo Satanás, vc não acredita em Deus também.
    Se foi Deus que o fez Lúcifer como um anjo de luz mas ele rebelou contra Deus e foi expulso do céu e veio cair logo nesta terra para portunar, pertubar e levar o ser humano que não tem Jesus Cristo em suas vidas, para o inferno e depois para o lago de fogo e enxofre.
    Está escrito na bíblia meu amigo, ou vc dúvida e acha que é mentira a Palavra de Deus!
    Como pode um ser humano, como vc que gostar deste inimigo da nossas almas.
    Há não ser que vc é filho da perdição! Não sei! mas quem sabe?
    A Bíblia diz que Satanás, o diabo, veio para matar, roubar e destruir, não foi eu quem o diz, foi Jesus Cristo o Filho de Deus em sua Palavra.
    Vc não deve conhecer as Escrituras Sagradas a Bíblia, senão vc não falaria tanta bobagem estupida como esta!
    Um dia vc verá ele frente à frente, face a face se vc não se arrepender de seus pecados e entregar sua vida a Jesus Cristo.
    Isto que falo, é real.
    Aproveita o tempo que ainda resta da salvação em Jesus Cristo, senão amanhã, será tarde demais para vc.
    E pare de falar bobagens, leia a Bíblia original de Jesus Cristo que vc terá sua rerposta ok?
    O que posso fazer por vc, é orar para que Deus tenha misericórdia de sua alma e lhe dê salvação e vida eterna.
    Mas! arrependa de seus pecados e de suas blasfêmias à Deus.
    A bíblia diz que o diabo está em nosso derredor rungindo como leão, procurando quem possa tragar, devorar.
    Amigo! Com Deus não se brinca ele é fogo consumidor.
    Horrível coisa é cair nas mãos do Deus Vivo.

    ResponderExcluir
  5. Hermes, este comentário deste sr antoniodavirbrito, é extretamente sem coeerencia, sem respaldo bíbico, e demôniaco.
    Meu amigo Antonio, Jesus Cristo quer lhe dar vida eterna, abre seu coração para ele entrar e habitar em sua vida, e serás feliz.
    Salvação e vida eterna, vc só encontrará em Jesus Cristo e mais ninguém!
    Não tem outro caminho para chegar a Deus, somente através de Jesus Cristo!
    Mas para o inferno há vários caminhos que o levará à morte eterna.
    Satanás, o diabo existe, ele está falando de sua própria boca neste seu comentário.
    Meu amigo Antonio, aproveite a oportunidade que Jesus está te dando, e o aceite-o como seu único e suficiente salvador de sua vida e encontraras paz para vossa alma.
    Quero te chamar de irmão em Jesus Cristo um dia! E lhe dar um abraço por fazer parte da família de Deus!
    Deus te abenções e abra seus olhos para enxergar a salvação e vida eterna em Jesus Cristo que está batendo em seu coração pedindo para entrar.
    Um abraço, Nilo

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto, parabéns!!! :-)

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto Hermes! Interessante que você usou a imagem do filme "Advogado do Diabo". No final do filme, quando a gente pensa que tudo não passou de uma suposição do que teria acontecido se o "advogado" tivesse aceito a proposta do "capiroto", ele aparece no meio da multidão no mesmo ambiente da vida profissional do mocinho e com um leve sorriso como se quisesse dizer: "não acabou, ainda estou aqui, não desistirei...". Gosto da expressão de Pedro quando diz: " Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." (1 Pe. 5:8). Ele usa os verbos: andar, bramar e buscar, no presente e a expressão indica uma ação contínua. Mas no versículo 9 ele dá uma receita simples ´para que nossa vitória sobre ele também seja contínua: "resistência". Tiago deu a mesma receita: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7). Obrigado por nos proporcionar raros momentos de meditação na Palavra de Deus na web. Paz.

    ResponderExcluir
  8. Estamos vivendo dias difíceis, mas a cada dia nos convencemos que estar vivendo nessa terra e preservar a presença de Deus em nossas vidas, é a chave da separação deste mundo de corrupção. Texto edificante. Parabéns. Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  9. Carlos12:12 PM

    Hermes Satanás veio para matar roubar e destruir.
    Ele é inimigo eterno do ser humano, porque o ser humano é imagem de Deus e ele detesta ver isto.
    Ele é muito bonzinho que até foi expulso do céu, e vai direto para o lago de fogo e enxofre, o sofrimento eterno.
    Mas cuidado que voce e outros aí que gosta dele, em brincar com o pecado, e escrever estas besteiras aí, e outras, também pode ir com ele para o lago de fogo e enxofre.
    Seja sábios, escrevam sobre a salvação da Palavra libertadora de Jesus Cristo que leva a vida eterna, e não escrever que o diabo é ou deixa de ser, ele já está condenado por Deus e atormenta segundos em segundos, o ser humano para pecar e ir com ele para o inferno.
    Ficam espertos, louvam a Deus e santifiquem suas vidas, orem sem cessar, pois a volta de Jesus está muito próximo, e a grande tribulação também.
    Queres ficar para a grande tribulação?
    Seu companheiro será Satanás, Anticristo, Besta.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:06 AM

    Obrigado Bispo por mais esta mensagem que traz tanta edificação para nós. Seus textos são ricos e cheio da VERDADE! Que Deus continue te abençoando ricamente.

    ResponderExcluir