sexta-feira, junho 17, 2011

3

Cristãos verdadeiros ou apenas zumbis engravatados?



"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Assim declara aquele que tem os sete espíritos de Deus e as estrelas: Conheço as tuas obras, que tens fama de estar vivo, mas de fato, estás morto. Sê alerta! E fortalece o que ainda resta e estava prestes a morrer; porque não tenho encontrado integridade em tuas obras diante do meu Deus. Portanto, lembra-te daquilo que tens recebido e ouvido; obedece e arrepende-te. Porquanto se não estiveres vigilante, virei como ladrão, e tu não saberás a que hora virei contra ti. Contudo, têm em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes; elas caminharão comigo, vestidas de branco, pois são dignas. Deste modo, o vencedor andará trajado com vestes brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrario, reconhecerei o seu nome na presença do meu pai e dos seus anjos. Aquele que tem ouvidos compreenda o que o Espírito revela às igrejas." Apocalipse 3.1-10

*********************************

Tenho observado que ao longo dos anos, tem havido sempre a atualização cinematográfica dos filmes classificados de terror e suspense, que tem como principais personagens o serial killer, Drácula ou vampiros, lobisomens, e os famosos zumbis. Filmes como Van Helsing, Homens de preto, Blade, Drácula, A volta dos mortos vivos, Eu sou a lenda, Zumbilândia, como também o filme nacional do cineasta gaúcho Davi de Oliveira “Porto dos Mortos”, ganham diariamente a atenção dos fãs do gênero, que esgotam os ingressos admirados com a inclusão tecnológica e a contextualização dos seres à realidade atual.

Deixando de lado os temíveis vampiros, o Drácula, o serial killer e o lobisomem, quero ater-me à preservada figura do zumbi, palavra que a principio pode confundir com o herói escravo do XVIII século, Zumbi dos Palmares. Refiro-me aos zumbis do tradicional vodu haitiano. “Zumbi ou zumbie”, no vodu haitiano é simplesmente um morto vivo, corpo sem alma a que se desenvolve a vida para ser empregado em trabalhos físicos.

A igreja de Sardes orgulhava-se de sua produção de lã e tinturaria. Era o centro de adoração à deusa Cibele (deusa da religião de mistérios cuja imoralidade e degeneração eram notáveis). Apesar de haver alguns naquela igreja que ainda permaneciam fiéis a Deus, retendo a fé e a vida piedosa como princípios fundamentais de sua religião. A maioria esmagadora estava insensível à espiritualidade, ao compromisso cristão. A falta de dedicação era notável. O ponto de apoio espiritual dos cristãos de Sardes era o inicio glorioso daquela igreja. Porém o Senhor conhecia as suas obras: conheço as tuas obras, que tens nome de quem vives, mas de fato estás morto. Estaria Deus falando a uma igreja de zumbis?

Nas tradições vodu, um zumbi é: Um ser humano a quem um bokor (sacerdote ou sacerdotisa) roubou o ti-bon-ange (alma menor). Este roubo é feito mediante técnicas de magia negra quando a pessoa está morrendo. Imediatamente depois de morrer o ti-bon-ange é conservado em uma garrafa pelo ladrão, que a partir desse momento tem controle absoluto do corpo da pessoa morta. Esta carece de pensamento e controle autônomo, de modo que pode ser manejada como um escravo total e absoluto por parte do ladrão. Com o passar do tempo, o zumbi vai deteriorando-se, como se apodrecesse, e finalmente seu corpo acaba por morrer também. O conceito do zumbi serve também como referência à servidão ou desgaste físico e doença.

Os zumbis são frequentemente temas de filmes, videogames, canções, livros e outras manifestações populares. Há uma comunidade no Brasil denominada “Zumbis Corporation” onde o tema zumbis/sobrevivência é debatido. Os membros dessa comunidade levam o assunto a serio. Mito ou realidade, esse tema permanece de alguma forma, crescente no imaginário popular.

O que Cristo veio propor à humanidade? Segundo o apostolo Paulo, o cristão é alguém que morreu para o mundo e agora vive para Deus.

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que atua agora nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nos andávamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus que é rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando vós mortos em delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vos; é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Efésios 2.1-10

O verdadeiro cristão não é um zumbi. Alguém que morreu espiritualmente e foi reanimado para continuar entre os vivos, como vivo (embora permaneça morto). Cristo não veio nos reanimar, ele veio nos ressuscitar; gerar-nos outra vez; Fazer de nós novas criaturas, Seres dotados de uma nova mentalidade para o oficio do bem.

Zumbis não tem sentimento. Não pensam criticamente, nem defendem suas convicções. Temos, como a igreja de Sardes, muitos zumbis entre nós, que não conseguem entender ainda a razão de sua existência; o propósito da manifestação do amor de Deus em favor deles. Nem sabem se foram ressuscitados ou apenas reanimados.

Não é difícil diferenciar um cristão genuíno de um zumbi com nome de cristão. O zumbi não sabe pra onde vai, o que faz; se está vivo ou morto; suas ações são aparentemente desconexas e desprovidas de responsabilidades, não avalia consequências, o que ele faz é somente com base no momento. O verdadeiro cristão em contrapartida reconhece sua filiação com o Deus pai. Sabe que um preço foi pago pela sua ressurreição espiritual e física no futuro. Sabe de suas responsabilidades como filho de Deus e como servo de Cristo. Manifesta o amor que por Deus lhe foi comunicado em questões espirituais e físicas. Sabe enfrentar as tribulações da vida, na certeza de que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, e que são chamados segundo o seu propósito.

AQUI VALE A ANÁLISE: O QUE TEMOS SIDO?

Cristãos verdadeiros, ou apenas zumbis engravatados?


3 comentários:

  1. "Eh-oh-oh, vida de gado / Povo marcado, eh / Povo feliz"

    Combinação tétrica, essa: zumbis que trazem na testa ou na mão a marca da besta - e ainda se orgulham disso (se é que é possível a um zumbi se orgulhar).

    ResponderExcluir
  2. Missionário Luiz12:46 PM

    Bispo Hermes, Paz de Jesus Cristo o Senhor e Salvador seja com o irmão e todos os seus.
    Oh! Glórias!
    JESUS CRISTO BREVE VIRÁ, É CERTA SUA VOLTA PREPATE-TE Ô IGREJA DO DEUS VIVO, PARA ENCONTRAR COM NOSSO SALVADOR, QUE NOS DEU A VIDA ETERNA, E UM LAR CELESTIAL.
    ONDE ELE "JESUS CRISTO ENXUGARÁ TODAS AS NOSSAS LÁGRIMAS! JESUS VIRÁ E NÃO TARDARÁ!
    "Os homens NÃO são zumbis mas, FILHO da desobediência."
    No livro de Efésios 2.1,2,3 fala:
    E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
    No livro de Ef 2.1-4 revela uma razão por que o cristão deve ter grande compaixão e misericórdia dos que ainda vivem na carne sem direção em ofensas e pecados.
    1- Todo aquele que está sem Cristo é controlado pelo "príncipe das potestades do ar, príncipe das trevas: Satanás.
    Sua mente é obscurecida por Satanás, para que não veja a Verdade de Deus; tais pessoas estão escravizadas pelo pecado e concupiscências da carne; vejam em 2 Co 4.3,4; Ef 2.3; Lc 4.18.
    2- A pessoa irregenerada, por causa de sua condição espíritual não poderá compreender, nem aceitar a Verdade "à parte da graça de Deus; veja em Ef 2.5,8; I Co 1.18; Tt 2.11-14.
    3- O cristão deve ver a todos do ponto-de-vista bíblico, de quem vive na imoralidade e no "ORGULHO" deve ser alvo da nossa compaixão, por causa da sua escavidão ao pecado e a Satanás; vejam em Ef 2.1-3; Jo 3.16.
    "ORGULHO SIGNIFICA NADA MENOS QUE: Elevado conceito que alguém faz de si próprio; amor-próprio exagerado; soberba; brio; altivez; ufania.
    POR OUTROS, E ESTE MOTÍVO, Ò "ORGULHO": SATANÁS FOI EXPULSO POR DEUS DO CÉU.
    4- A pessoa sem Cristo é responsável pelo seu pecado, pois Deus dá a cada um ser humano uma midida de luz e graça na sua Palavra Santa e Salvadora, com qual possa buscar a Deus e escapar da escravidão do pecado, mediante a fé em Cristo; vejam em Jo 1.9; Rm 1.18-32; 2.1,6.
    Todos os não salvos e também os desobediêntes na fé estão espiritualmente mortos; vejam em
    Ef 2.1, sob o domínio de Satánas; vejam Ef 2.3 e sujeitos à condenação divina; vejam em Ef 2.3.
    Para sermos salvos precisamos receber a provisão divina da salvação, ser perdoados do pecado, ser espiritualmente vivificados, ser feitos novas criaturas e receber o Espírito Santo.
    Nenhum esforços da nossa parte poderá realizar essas coisas; vejam em Ef 2.4,5; Rm 4.7,8; Cl 1.13; Ef 2.10; 2 Co 5.17; Jo 7.37-39; 20.22.
    A graça divina opera no cristão dedicado, tanto para ele querer, como para cumprir a boa vontade de Deus vejam em Fl 2.12,13.
    Do começo ao fim, a salvação é pela graça de Deus.
    Irmãos! não brinquem com o mundo! Principalmente com Deus e sua Palavra!
    Porque Deus é fogo consumidor!
    E Satanás é o inimigo eterno das nossas almas.
    Cuidado com o "pecado" que poderár lhe levar ao lago de fogo e enxofre juntamente com Satanás e seus anjos caídos e os seus seguidores.

    ResponderExcluir
  3. Até entendo a analogia, mas os cristãos atuais não são como zumbis, pq se deixarem levar ou dominar por determinados "mestres ou pastores". Eles são alienados de Deus por sua cobiça, por seus desejos da carne, por ganhar fama e poder. Se zumbi nada pensa, quer, ou sente, então os cristãos atuais (alguns, claro) não o são mesmo.
    Ô tristeza! Cristo falou tanto sobre o Seu Reino e tem gente aí só pensando em reinar, "ficar por cima da carne-seca", ser "o rei da cocada preta"...

    ResponderExcluir