segunda-feira, fevereiro 28, 2011

7

Quem são os heróis desta geração? Bruna Surfistinha, Justin Bieber ou Mark Zuckerberg?

ÍCONES

Por Hermes C. Fernandes

Na última sexta-feira,acompanhado de um amigo, Rev. Jonathas Moreira, fui a um hotel aqui de Orlando em busca de espaço para um evento de líderes que estamos programando para Maio deste ano. Qual foi minha surpresa quando nos deparamos com uma convenção de fãs e imitadores de Elvis Presley. Nunca vi tanto “Elvis” juntos. Tinha até um jovem com síndrome de Down vestido a caráter. 99,9% da audiência eram de idosos, eu disse idosos, bem idosos. Alguns precisavam de se apoiar em andadores. Havia stands com todo tipo de bugiganga, desde velhos discos, até broches, roupas, e produtos que supostamente foram usados pelo rei do rock.

Quem diria? Os fãs de Elvis envelheceram. Aquelas senhoras de cabelos brancos, são as mesmas que assistiam aos seus shows completamente histéricas. Quando essa geração partir, o que sobrará de Elvis? Como um ícone da juventude americana poderia tornar-se num ícone da terceira idade? E se ele não houvesse morrido, ainda teria essa legião de fãs? Acredito que sim. Boa parte dos seus fãs sequer acredita que ele tenha morrido. Muitos afirmam que sua morte não passou de um embuste, e que Elvis estaria vivo ainda hoje, morando numa ilha paradisíaca do Pacífico. Aqueles velhinhos que todavia curtem sua música, sentem-se órfãos até hoje.

Particularmente, gosto de Elvis. Curti muitos dos seus filmes na sessão da tarde. E olha que não sou tão velho assim… Aprecio sua música, sua rebeldia, e até sua espiritualidade, cultivada discretamente em sua vida privada. Mas parece que, diferente dos Beatles, seu legado não conseguiu ser repassado às novas gerações. Ou será que estou equivocado? Seus fãs continuam fiéis, mas não logram contagiar os jovens com sua fidelidade.

E quanto à geração jovem atual? Quem são suas referências? Seus heróis? Che Guevara Iemem
Acho perturbador assistir à esta onda de filmes biográficos que tenta nos empurrar guela a baixo os novos ícones da indústria do entretenimento. Antigamente, para que um artista ou qualquer outra pessoa pública tivesse sua vida registrada em livro ou filme, teria que ter deixado um enorme legado para a posteridade. Hoje, temos que nos contentar em assistir à biografia de um garoto de 16 anos, que atende pelo nome de Justin Bieber. Nada contra o menino. Apesar de não gostar de seu estilo musical. Além disso, Hollywood nos brinda com a biografia de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Não há como assistir à película sem dar-se conta da apologia que se faz à máxima maquiavélica de que os fins justificam os meios. Sucesso a qualquer custo não é apenas uma mensagem subliminar. Pior que isso só o filme da Bruna Surfistinha, a prostituta da classe média que registrava suas desventuras num blog. Imagine uma adolescente saindo do cinema decidida: Vou ser a nova Surfistinha! Na minha época de juventude, um filme desses era proibido para menores de 18.

Na contramão disso tudo, decidi assistir com os meus filhos adolescentes ao filme “Che”, que conta a biografia do líder revolucionário Che Guevara. Embora tendo que parar o filme de tempo em tempo para explicar aos meus pimpolhos o contexto social, político e cultural em que a história transcorre, valeu a pena ter assistido à essa obra-prima. Prefiro que eles admirem o idealismo de Che (ainda que não estejamos ideologicamente 100% de acordo), a vê-los admirar os ícones superficiais criados pela indústria para serem consumidos.

Surpresa maior eu tive ao ler uma reportagem sobre manifestações em prol da democracia no Iêmem, onde manifestantes muçulmanos traziam sobre os turbantes a imagem de Che Guevara. Quem diria que um dia o Oriente Médio descobria o idealismo desse revolucionário latino-americano…

7 comentários:

  1. Marconni7:20 AM

    Bispo Hermes, quem são os heróis desta geração?
    Me desculpe, mas o irmão está esquecendo também dos heróis, e também poderia incluir Batimam, Super Homem, Homem Aranha, eo o maior de todos o Hitlher. Não é gazação não Bispo, eles também eram super heróis. Cada um na sua especialidade.
    Muitos deste que se dizem heróis foram para o inferno se não converteram a Jesus Cristo.
    OBS: A Bíblia Sagrada de Do Deus Vivo, diz que: O homem é pó e do pó retornará.
    Feito de carne e osso, e para terra voltará.
    Estão homem não é nada! E sem Deus está totalmente perdido!
    Olha o super herói que são os homens:
    CORPO: Quando morrer irá para um buraco de 7 cm de terra abaixo e virará osso caveira.
    ESPÍRITO: Quando morrer o seu folego de vida o seu espírito irá para Deus.
    Alma: Quando morrer a alma terá dois destinos: Céu ou inferno, não outra opção.
    Vaídade de Vaídade, diz o pregador! Tudo é vaídade, correr atrás do vento.
    OBS: O vento corre sem direção, é o que o ser humano está fazendo: Está sem direção indo para todos os lados sem ter a resposta de sua vida.
    Aflitos e desesperados, procuram suas respostas, e depósitam toda sua esperança no outro próprio homem que também está perdido.
    O Caminho é só Jesus Cristo, e não há outro!
    Jesus Cristo nunca foi mencionado como super herói, mas: Como O Cordeiro Santo de Deus que deu sua Vida em prol de muitos: Dando salvação aos homens através do seu sangue!
    Isto não é ser herói!
    Isto é amor de Deus para com os homens maus! Mas as misericódias de Deus, dura para sempre.
    Somente Jesus e o único que tira o pecado que habita dentro do homem.
    Todos esses heróis que foram citados no texto e outros, no dia do juízo final, no tribunal de Deus, vão se prostar-se, ajoelhar diante do Cordeiro Santo "Jesus Cristo", e confessar que Ele Jesus Cristo é o Senhor, Rei dos Reis, e Senhor dos senhores.
    O ser humano sem Jesus, é briquedos de trapo de Satanás.

    ResponderExcluir
  2. Caro Hermes,

    No Brasil se alguém lhe visita a primeira vez normalmente traz alguma lembrancinha ou quem sabe um pratinho com alguma comidinha gostosa: um bolo, pão de queijo ou pudim.

    De outro lado, se recebemos uma visita dessas a regra é retribuir e devolver o pratinho recheado!

    Então, junto ao meu Muito Obrigado por sua visita, eis aqui o que tenho de melhor para lhe oferecer e retribuir a visita, a palavra de Deus:

    "...sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" I Co 15.58

    Parabéns pelos trabalhos que o senhor exerce, força!

    Pela Fé,
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  3. Caro Hermes,

    No Brasil se alguém lhe visita a primeira vez normalmente traz alguma lembrancinha ou quem sabe um pratinho com alguma comidinha gostosa: um bolo, pão de queijo ou pudim.

    De outro lado, se recebemos uma visita dessas a regra é retribuir e devolver o pratinho recheado!

    Então, junto ao meu Muito Obrigado por sua visita, eis aqui o que tenho de melhor para lhe oferecer e retribuir a visita, a palavra de Deus:

    "...sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" I Co 15.58

    Parabéns pelos trabalhos que o senhor exerce, força!

    Pela Fé,
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  4. Caro Bispo,
    gostei do artigo, mas não acho que um simples filme possa exercer tamanha influência (ex. da Bruna Surfistinha)... Fui ao cinema e assisti o filme...Tava lotada a sala, mas não haviam adolescentes....a censura é 16.....e nao vejo como alguém ao assistir o bendito filme possa pensar em ser prostituta!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Grande Hermes,
    Muito legal o post, em uma sociedade onde imagem é tudo e conteúdo não é nada, precisamos ser uma voz que destoa!!! Alguém tem que gritar, então que sejamos nós!!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Junior3:04 PM

    Bispo Hermes! Concordo plenamente com o irmão e suas sabias palavras.
    Siceramente, assisti filme da Bruna Surficinha? O que um cristão ganha com isto! Lugar de cristão é pregar o evangelho a toda criatura.
    Só de entrar no cinema para assistir este lixo de filme de uma prostituta, a pessoa já está sendo envolvido pelas forças do mau, o poder das trevas.
    O diabo sabe onde pega a juventude, e este lixo de filme desta infeliz, pode sim influênciar os adolecentes.
    Este cidadão aí não deve conhecer Jesus Cristo Verdadeiramente.
    É! Satanás está deitando e rolando em cima dos cristão que adoram o pecado.
    Um simples filme não influência?
    Então assiste, um filme pornográfico, e vê se não influência.
    Está mulher é totamente demôniaca, os demônios à acompanha.
    Agora cristão ir ao cinema para assitir filme de Bruna Surficinha, está presisando converter urgênte a Deus.
    É lamentável onde o cristão está chegando, o mundo e o pecado está ficando normal em suas vidas.
    O certo é errado! E o errado é certo! E a Palavra de Deus está em segundo plano.
    É lastimavel!
    Igual uma certa pessoa diz: Não sei se rio, ou se choro!

    ResponderExcluir
  7. Junior,
    Se você tanto diz assim cheio de sí que cristão decente e digno não vai ao cinema ver essas porcarias o que fosse fazer lá? Curiosidade?
    Ah me poupe né? Quem você pensa que é para dizer que não conheço verdadeiramente a Cristo?
    Deixe de ser arrogante rapaz e antes de se preocupar e meter o bedelho na fé dos outros cuide da sua, pois arrogância é algo que não combina com um cristão. O próprio Jesus condenou os fariseus, e creio eu se ele viesse hoje, crentes assim com este seu pensamento arrogante o crucificariam novamente!
    Abraço e fique com Deus

    ResponderExcluir