sexta-feira, janeiro 14, 2011

28

Teólogos discutem as causas da tragédia na Região Serrana



Por Hermes C. Fernandes

Uma reunião emergencial é convocada pelo conselho de teólogos da cidade. Teólogos de diversas correntes  se reunem para debater as causas espirituais da tragédia que atingiu a região serrana do Rio, provocando a morte de centenas de pessoas. Um deles toma a palavra e afirma com convicção:

- Meu caros colegas, a razão pela qual sobreveio tão grande mal sobre elas é que estas cidades foram fundadas por um imperador promíscuo. Só há uma maneira de quebrar esta maldição: façamos um ato profético de troca de nome e refundação de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Sugiro que passem a chamar-se respectivamente, Igrejópolis, Cristópolis e Nova Jerusalém, e que sobrevoemos cada uma delas derramando vasos de unção vinda de Israel.

Percebendo o clima de rejeição provocado por sua proposta, o tal teólogo preferiu pedir licença e deixar a conferência, levando consigo uns três ou quatro companheiros.

Depois de alguns murmurinhos, outro teólogo se levanta e com voz impostada diz:

- Senhores, tudo isso é apenas prenúncio do fim do mundo. Nada há que possamos fazer para reverter isso. As coisas vão ficar cada vez pior, até que Jesus volte para nos remover deste mundo e entregá-lo de vez ao diabo.

Sua palavra foi interrompida por aplausos. Esta parecia a melhor resposta a ser dada para tentar explicar a situação, e com isso, impedir que sua cátedra fosse desacreditada.

Fazendo sinal de silêncio, outro teólogo toma a palavra e afirma como que sussurrando:

- Meus nobres companheiros, Deus não tem nada a ver com isso. Ele está tão surpreendido com a tragédia quanto cada um de nós. Ele até poderia ter evitado se tão somente tivesse conhecimento prévio dela. Mas vocês sabem… Ele só conhece o que se pode conhecer. O futuro lhe é um incógnita. Por isso, não o responsabilizemos por isso.

Seu discurso foi interrompido por outro teólogo, que vociferava:

- Quanta bobagem! Deus é Soberano! Ele mesmo provocou tudo isso! E quem somos nós para discutir sobre Seus desígnios! Estas cidades estão sob o juízo divino. Assim como todo o Estado do Rio de Janeiro, com sua prostituição infantil, seus carnavais, suas oferendas a Iemanjá e sua corrupção política e policial.

O clima esquentou na reunião. Ninguém conseguia entender o que o outro dizia. Uns gritavam: É o fim do mundo! O outro: Jesus está voltando!

De repente, entra na sala outro teólogo com sua roupa imunda de lama. Todos se calam pra saber o que se passou e qual a posição daquele colega atrasado.

Com a voz rouca e embargada, o teólogo se desculpa:

- Queridos, perdoem-me o atraso. É que eu estava ajudando a socorrer as vítimas. Não tive tempo nem de banhar-me para a reunião.

- E qual sua posição acerca desta tragédia? perguntou o que presidia a mesa.

Pelo que respondeu:

- Nada tenho a declarar. 

Depois de alguns segundos de silêncio, ele completou:

- Estou liberado? Posso retornar ao meu trabalho?

28 comentários:

  1. assino ambaixo! Não cabe discutir culpados neste momento, mas sim socorrer os atingidos.
    http://ow.ly/3E5mU

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hermes:

    Com a minha conhecida diplomacia e recato no modo de falar e escrever, quero recomendar com a maior polidez possível a todos esses teólogos que vão plantar batatas no asfalto ou bananeiras em praça pública.

    Estou a caminho de Teresópolis, depois de compromissos em SP, ansioso para poder desempenhar ali a "teologia da lama". O Reino agradecerá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Pastor Geremias,

    O que precisamos na hora da tragédia não é de teodicéias mirabulantes, mas de espiritualidade solidária e engajada.

    Que suas mãos, bem como as de todos os que se prestam a promover esta "teologia da lama", sejam as mãos de Deus a levar conforto e socorro àquela gente sofrida.

    ResponderExcluir
  4. O texto é apropriado.

    Um reformador já nos ensinou algo assim:

    “Importa que sejamos Cristo uns aos outros.” (Martin Luther)

    Nilson de Barros

    ResponderExcluir
  5. Pr Hermes, saúde e paz!!!

    Fantástica paródia sobre a realidade do pensamento teológico brasileiro (herdado ou não)!
    A verdade é que a teologia nunca esteve, nem nunca estará desassociada da vida e da ação para a vida. Longe das alienações tão marcantes na maioria das igreja evangélicas.
    Infelizmente, não sei dizer quantos teólogos se reuniram, mas minha constatação é de que menos de 1% são os "bons samaritanos" dispostos a fazer algo verdadeiro prática e que faça a diferença em favor dos outros.
    Lembrando que só o somos em função do outro. A alteridade é essencial na vivência cristã.
    Abraços!!

    Ah! Sou do blog: http://www.teologiaesociedade.com

    Obrigado por me seguir.
    Já o estou seguindo aqui, também!!
    Estamos juntos!
    Aliás, já postei alguns vídeos seus no meu blog,
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Fui surpreendida pelo amor de Cristo neste texto, que faz com que ao invés de julgarmos as pessoas, Deus ou o Diabo, estendamos a mão ao aflito e apresentemos Jesus a eles não somente em Palavras mas em ações!
    O sr. é uma benção Hermes!

    ResponderExcluir
  7. Que bênção! Muito boa reflexão! Deus seja louvado! Aleluia! Gostaria de poder participar também da Teologia da Lama, mas estou um pouco distante, em Macapá (AP). A propósito gostarei muito de receber suas visitas e comentários no blog Mapeamento Espiritual.

    ResponderExcluir
  8. Amado novamente você acertou em cheio nas palavras. É hora de deixarmos as discursões sem sentidos e ajudarmos aqueles que estão em sofrimentos. Deus te abençoe sempre.


    Enoque Gomes

    ResponderExcluir
  9. Nossa, demais isso?Estava lendo uns comenta´rios em um blogue e as pessoas apenas falavam de quem é a culpa..se de quem construiu em lugares impróprios colocando em risco sua segurança ou as autoridades por serem omissas.etc..
    Acho absurdo tais considerações..numa hora dessa o que importa a causa, a culpa, os se isso, se aquilo, nada foi feito mesmo, não houve tempo..o que resta é FAZER..SER SOLIDÁRIO..VIVER O AMOR PARA QUE FOMOS CHAMADOS..O OUTRO É TUDO QUE IMPORTA..PARA ISSO ESTAMOS AQUI..
    A DOR DO OUTRO DEVE SER A NOSSA DOR, O SEU DESESPERO O NOSSO, DEVEMOS NOS CALAR E AGIR..PARAR DE FALAR ASNEIRAS QUE NÃO EDIFICAM NINGUÉM..E VOLTARMOS AO TRABALHO!!PARABÉNS PELO TEXTO..

    Shalom
    http://nairmorbeck.blogspot.com/

    NaIr mOrBeCk ♥•.¸ ਏϊਓ

    ResponderExcluir
  10. Muito bom...
    Que o Senhor nos ajude a sermos multiplicadores da teologia da lama.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, maravilhoso texto. Tomei a liberdade compartilhá-lo no meu facebook, ok?
    Deus o abençoe!!!

    Vania

    ResponderExcluir
  12. Que bela parábola da Lama! Ela nos impulsiona a amar o próximo de forma prática!

    ResponderExcluir
  13. O te.ologo Leonardo Boof diz: o ser humano vive em busca do absoluto, mas esta condenado ao relativo

    ResponderExcluir
  14. Pb. Hermes,

    que ótima reflexão, realmente não é hora de apontar culpadas e sim de ajudar ao próximo mesmo que o próximo não seja tão próximo. e de uma coisa tenho certeza...nem Deus nem o diabo tem culpa nessa tragédia.

    ronivaldo

    ResponderExcluir
  15. ...Não tenho tempo para esta reflexão!...

    ResponderExcluir
  16. Caro Hermes,
    Contundente como sempre..
    Estou indicando esse texto a todos que puder.
    É importante arregaçar as mangas, abrir os bolsos e os corações para o que Jesus mandou fazer: amar o próximo!
    Estamos nos mobilizando para enviar ajuda.

    Abçs!

    Gildo

    ResponderExcluir
  17. Gordom6:59 PM

    TEM QUE APONTAR A CULPA DESTE TRÁGICO ACIDENTE SIM.
    "A CULPA É DO POVO QUE HÁ MUITO TEMPO VEM DESTRUINDO ACABANDO COM AS ÁRVORES, RIOS E ETC, A NATUREZA".
    TODA AÇÃO, GERA E TEM REAÇÃO.
    A natureza geme, agora chegou ó basta da natureza para o homem.
    Olha, que é no mundo todo que está acontecendo catástrofes enormes.
    No caso do Rio, interessante que estão querendo por a culpa no governo, mas estes lugares onde aconteceu esta tragédia, já foram condenados pela defesa civil há muito tempo, Como área de risco; e os moradores insistiram e continuaram morar nestes lugares. Sendo que o Governo estava providenciando moradia nova para eles.
    Então o que me parece a culpa não é da natureza, não é do governo, e sim do povo.
    Mas, vamos ajudar porque é triste ver um ser humano neste estado de desespero muitos perderam os seus entes querido, sendo enrolado em um plástico muitos corpos até sem identificação.
    É muito triste.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7:13 PM

    Sou Cristão Protestante e acho um absurdo atribuir algum significado espiritual a essas tragédias, cujo motivo é simplesmente a ocupação desordenada, a negligência e o desrespeito à natureza.
    Pelo jeito alguns teólogos parecem viver nos primórdios da humanidade, onde uma tempestade era associada à ira dos deuses, e um vulcão entrava em erupção porque o deus do fogo precisava aplacar sua ira. Ora, dá um tempo!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Bispo. Permita-me: assisti o vídeo do seu testemunho e fiquei emocionado. Gostaria muito de seu aval para colocar o vídeo em meu blog num post exclusivo. Parabéns pelo ministério e, por favor, dê um abraço na Raiane por mim.

    Pela Juba do Leão!

    ResponderExcluir
  20. Legal o post,
    Apresenta as principais explicações teológicas p tragédias: 1o. Neo-pentecostal (G12/M12), 2o. Dispensacionalista, 3o. Teologia Relacional e $o. Visão Reformada (puritana, no mal sentido da palavra).
    Acho q seria interessante uma teologia p o último caso, pq mt gente não age correto por quer acredita errado.

    ResponderExcluir
  21. Muito Boa a reflexão para tempos de crise como este.

    Um dia de "Teologia da Lama" alimenta o espírito para outros cem.

    Recomendo no Twitter!

    ResponderExcluir
  22. Nos comentários sobre o artigo tend tudo,palpiteiros,pitaqueiros,fofoqueiros,elogios de cumpadre pra cumpadre,puxa saquismo desenfreado,elogios falsos,etc,etc.
    Se a tal tromba d'agua não é tromba do juízo divino,tb não é chuva de bênção.Bênção não destroi,constroi,então não podemos dizer que lado estamos pois vamos levar chumbo se escolhermos o lado - juízo ou não ? E o que fazer como igreja? Nada,pois aprendemos a não fazer nada,apenas pregar Gejuis e só.Então o que discutir? É melhor continuar sujo de lama,e não comparecer a tal reunião de teológos para dizer porque chegou atrasado,é perda de tempo.E digo mais,essa geração de líderes evangélicos
    está perdida e confirmo que Deus perdeu uma geração inteirinha no deserto,acredite se quiser.É só conferir nas Escrituras.Bem eu tb estou perdendo tempo,vou,fui,parei.
    Tito from brasília,com sal,pimenta e lama.NOTA:
    Até agora não ví nenhuma igreja,denominação,ou líder liderando uma campanha de peso.Vejo outros nomes e voluntários sem nome prestando serviços ,igreja mesmo nada.Eu tive participação na ajuda a população de Rio Piracicaba em MG,e lá quem recebeu a nossa doação sete toneladas foi a Prefeitura,a igreja não se mexeu e nós não tinhamos como e a quem entregar as doações,tá? Então tá.

    ResponderExcluir
  23. Concordo com os Teológos, isto, estas tragédias que está acontecendo no Rio e outros lugares está escrito nas Escrituras à Bíblia que hão de acontecer. E coisas piores acontecerão.
    A ira de Deus contra o homem começou, o homem se afastou totalmete de Deus adorando outros deuses, imagens de escultura, adorando homens carnais cheio de pecado e o pior deles o dinheiro que é a raiz de todos os males, e Deus considera esta geração perversa.
    E a natureza está descontando os maus tratos que ela vem recebendo a milhões de anos pelo chamado ser humano.
    Jesus Cristo está voltando, olha os sinais no céu e na terra e veja que está se cumprindo as Escrituras. Leia a Bíblia e a resposta disto tudo vc econtrará!

    ResponderExcluir
  24. Razão teológica prá tal evento??

    tenha dó né !?..

    mas, como uma voz bem baixinha,
    para não ser apedrejado,
    postei isso no meu Blog:

    http://amiveras.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=2

    ResponderExcluir
  25. Aqui no final pegou fogo!

    Façamos como os de Bereia!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo11:28 AM

    É patente aos olhos de todos a situação do RJ. Porém, muitos lugares, igualmente devastados, não tem o mínimo de atenção. Sou de Belo Horizonte-MG e o sul do meu estado não está recebendo 1/3 da atenção que o RJ está recebendo. Não desmerecendo os trabalhos, tampouco a gravidade da situação fluminense, alerto-vos para uma situação de desigualdade. Poucos lembram de Pouso Alegre, Itumirim e até mesmo aqui na capital, onde a situação é caótica também.

    MINAS PEDE SOCORRO!!!

    Leka-BH/MG

    ResponderExcluir
  27. Meus parabens pelo post. Foi uma bela lição de amor ao proximo e espiritualidade. Ao invés de levantarmos questões teológicas acerca de tais acontecimentos, deveriamos nos posicionar mais, e praticar o amor ao proximo que a palavras nos ensina. Meus parabens, amado irmão.
    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  28. Olha, já fazia um tempo que eu não chorava, mas chorei quando assiste na TV àquele homem sendo resgatado com vida! Se eu pudesse, com certeza estaria lá ajudando a tirá-lo daquela lama! Entretanto, o pragmático não neutraliza necessariamente o abstrato - já dizia Aristóteles "o homem tem sede do conhecimento" (teórico também). Parece que Deus colocou uma inquietação no interior humano (Ec 3.11)Não é lorotas demagógicas como essa (reunião fictícia)que vai apagar o desejo intrínseco inquiridor dos seres pensantes! O legítimo "problema do mal" ainda persiste na cabeça de todos - de todos que se preocupa com ele é claro! E o biblismo possui excelentes argumentos! Deve-se concordar que, antes da lama, a teologia (e porque não as odisséias) ainda persistem e estão firmemente de pé nos incomodando!

    Portanto, abaixo o anti-intelectualismo - uma das causas da crise evangélica atual, e moderação no pragmatismo meu chapa!!! Muita subversão pode virar transgressão e posterior negação(apostasia)! Todo cuidado é pouco!

    Abraços e força a todos os irmãos cariocas da gema!!! souteologico.blogspot.com

    ResponderExcluir