quarta-feira, janeiro 16, 2013

7

Conheça a Igreja Apostólica do Reino da Berinjela

berinjela 
Por Hermes C. Fernandes


Semana passada minha esposa descobriu mais uma receita ‘milagrosa’ para emagrecer. Trata-se do pó da berinjela. Segundo um vídeo que assistimos no youtube, bastaria levar a berinjela ao forno, assá-la bem, deixando-a desitradar-se, e depois moê-la. Daí, é só misturar o pó da berinjela a qualquer suco e tomar esperando o milagre.

A pedido dela, fui ao supermercado comprar 1 kg. de berinjela. Não fiquei muito animado quando vi que o preço dela aqui nos Estados Unidos é bem maior que no Brasil. Mas tudo bem. Pelo menos me ajudaria a livrar-me de alguns centímetros de barriga.

Fizemos tudo como pesquisamos na internet. Misturamos o pó ao suco de uva e tomamos. Já faz mais de uma semana, e ainda aguardamos o tal milagre.

Resolvi pesquisar um pouco mais e deparei-me com a razão pela qual a berinjela parecia não fazer muito efeito para nós.

Além do tal pó, o candidato ao emagrecimento deve seguir uma rigorosa dieta e fazer exercícios e caminhadas diários.

Êpa! Peraí… quer dizer que eu tenho que caminhar trinta minutos todos os dias, deixar de comer as iguarias que tanto aprecio, freqüentar uma academia, e no fim… é a berinjela que recebe as glórias?

E que tal se eu fizer todas essas coisas, sem precisar ter o trabalhão de moer berinjela? Será que eu não terei os mesmos resultados?

Pois da primeira vez que emagreci, perdi trinta quilos sem precisar recorrer a qualquer fórmula mágica. Apenas caminhando, fazendo ergométrica e comendo menos.

Onde é que quero chegar com esta analogia? (não sei se todos perceberam, mas é uma analogia tirada da vida real).

Ontem postei um artigo falando dos ministérios enganadores que seguem prosperando, sem que isso signifique que tenham a aprovação divina.

Logo recebi o comentário de alguém achando que eu estava me referindo a uma determinada denominação. Postando como anônimo, defendeu sua igreja declarando que foi lá que teve sua vida transformada, foi curado, alcançou prosperidade, tal e coisa, coisa e tal… Muita gente parte do mesmo raciocínio. Ora, se tem tanta gente sendo beneficiada, então, deve ser de Deus, e não pode ser criticada. Se está sempre lotada, é porque Deus aprovou. Será?

E se tais igrejas não passarem de “pó de berinjela”?  A pessoa que lá chega, deposita sua fé em Deus, busca, ora, e eventualmente é alcançada, mas em vez de reconhecer em Cristo a fonte única das bênçãos, prefere creditá-las à tal igreja, à ‘fogueira santa’, ou ao bispo, pastor ou apóstolo.

Desde os tempos apostólicos, já havia quem pregasse a Cristo com motivações excusas. Nem mesmo Jesus os coibiu, e ainda impediu Seus discípulos que o fizesse (Mc.9:38-40). Paulo chega a dizer que não se importava, desde que Cristo fosse anunciado (Fp.1:15-18). Porém, isso não significa que Jesus ou Paulo estivessem endossando a pregação de tais homens. Em vez disso, Paulo nos admoesta a quem não recebamos quem quer que pregue um evangelho que vá além do genuíno (Gl.1:6-9). E mais: se abraçamos outro evangelho, consequentemente recebemos ‘outro espírito’ (2 Co.11:4). E é aí que mora o perigo. Muita gente tem recebido outro espírito, achando tratar-se do Espírito Santo de Deus. Será por isso que em algumas igrejas, pessoas recebem supostamente o Espírito Santo na quarta-feira, e quando chegam na tal “sessão do descarrego”, manifestam demônios?

Não duvido que nesses ambientes haja pessoas sinceras, e que têm sido alvo das misericórdias de Deus. Porém, os créditos por qualquer benefício deve ser dado ao Senhor. As Escrituras são enfáticas em dizer que Ele não divide Sua glória com ninguém.

A prova bíblica de que sinais miraculosos nem sempre significam aprovação divina pode ser encontrada em Isaías 29:13-16. Leia atentamente:
“Diz o Senhor: Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim. O seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em coisa aprendida por rotina. Portanto, continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá. Ai dos que profundamente escondem do Senhor o seu propósito, e fazem as suas obras às escruas, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece? Vós a tudo perverteis! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.”
Confesso que não me impressiono com sinais externos, do tipo, curas, exorcismo, prosperidade. Acredito que o próprio diabo posa promover tais sinais com a intenção de manter as pessoas cativas no erro. Mas quando me deparo com o milagre da conversão, cálo-me reverentemente. Só Deus é capaz de transformar o caráter de alguém. E sinceramente, creio que haja gente realmente convertida em qualquer lugar onde o nome de Jesus seja professado. Este é o maior de todos os milagres. Porém, não deve ser creditado à instituição, mas exclusivamente a Cristo.

Pessoas realmente convertidas não conseguem ficar muito tempo onde o que tem sido pregado não corresponda ao testemunho do Espírito Santo em seu coração. E Este, por Sua vez, testifica acerca da Verdade do Evangelho, e não das convenções e doutrinas humanas.

Chega o momento em que só resta ao convertido uma opção: sair em busca de pastos verdadeiramente verdejantes; romper com o sistema eclesiástico do qual tornou-se prisioneiro, e encontrar um lugar saudável onde possa congregar livremente.

Quem quiser contentar-se com o “pó de berinjela”, sinta-se à vontade.

7 comentários:

  1. Isso lembra a água em pó, inventada para resolver o problema da seca do Nordeste. Basta misturar um sachê de água em pó a um copo d'água e beber...

    ResponderExcluir
  2. Graça&Paz!!
    Mais um texto verdadeiramente soberbo.
    Sabe, você neste artigo desvendou grandes segredos até então encoberto para muitos.
    O grande mal é este mesmo: acontece o milagre e logo colocam a razão da cura na gravata do pastor que é vendida, na água "benta" que é vendida, na rosa de sarom que é vendida etc, etc.
    A única coisa em comum é: TUDO É VENDIDO.
    Nestes meios a criatura é mais honrada que o Criador, mas poucos, apenas os convertidos, como você mencionou é que conseguem ver isto.

    Um grande abraço e boa sorte com o pó das berinjelas(risos)

    ResponderExcluir
  3. Por muito tempo frenquentei uma certa denominação aqui no estado de Goiás, e que a visão é bem esta mesma, os milagres, ou bençãos, que são providências divinas, não por que merecemos, mas que obtemos de Deus através de sua misericórdia infinita, são meramente atribuidas às campanhas de prosperidade.
    Mas o pior é quando a própria igreja quer tomar-lhe aquilo que você tanto sofreu para ganhar... Tenho convicção que isso mata a fé e espiritualidade de muitos.

    ResponderExcluir
  4. Caro Hermes (amigo e irmão), ao ler o teu excelente texto me veio à mente uma palavra que me pareceu caber bem caso fosse sintetizar o que você mostrou nessas linhas: IMEDIATISMO.
    O fator "tempo de Deus" para os que buscam seus milagres simplesmente fica desconsiderado. O evangelho fácil, à venda, ao gosto do freguês é muito mais aceito..
    Mas, até quando essa "Igreja Apostólica do Reino do Pó da Beringela" será suficiente para continuar encarcerando esperanças? Tenho pena dos que se entregam a isso e ainda não perceberam o quanto egoístas se tornaram por estarem seguindo o evangelho do "eu".
    Deus nos dê graça, misericórdia manifestadas em Sua bondade.
    Abraço "pro cê", Hermes!

    Gildo.

    ResponderExcluir
  5. olá senhor hermes,eu sou aquele que postou no seu outro post!mais se o senhor observar,eu não coloquei que foi a igreja que me curou ou que foi a igreja que me libertou que foi a igreja que me fez ter um encontro com DEUS,mais sim disse que foi LÁ!!!!mais não consegui acompanhar a linha de raciocínio do senhor na análogia da benringela, pois sendo que o que eu dizer que atravéz desse trabalho JESUS pode agir em minha vida e não a igreja ou o pastor que mudou a minha vida. Só quero que as pessoas entendão o que eu aprendi lá é que não é a fogueira santa ou voto financeiro etc. e tals que muda vida de alguém, mais sim a fé no senhor JESUS e quando eu digo mudança de vida não se restringe a prosperidade financeira mais sim em em conversão de caminho, se estava indo contrario ao evangelho me converto aos ensinamentos de cristo e assim colho os frutos do temor e amor a DEUS,que inclui também prosperidade financera etc. e tals. olha só eu comecei a ler os seus posts ,através do seu testemunho postado no youtube,e me interessei muito pelos seus ensinamentos, mais ultimamente o senhor tem falado somente do que ver de fora,pois julgar é fácil, muito me intristeço pois eu vejo que o senhor aparenta ser um grande homem de DEUS, eu admito existir muitas falhas na universal,como existe em todas denominações inclusive na Reina,sendo que a unica perfeita é a igreja espiritual de Cristo,que não precisa de placa para indetificá-la mais sim o selo do ESPÍIRITO SANTO que indetifica seus membros! Há e a respeito de eu te colocado como anonimo foi porque eu nao soube
    como colocar o meu nome no post pois além de estar aprendendo sobre a palavra de DEUS estou também aprendendo informática! meu nome é marcus venícius e peço que me perdoe se em algum momento do meu comentário o ofendi,obrigado.

    ResponderExcluir
  6. as pessoas querem ressolver seus problemas pessoais e nao querem servir mais ser servidos, tudo isso ainda é da velha criatura que se corrompe dia a dia até o dia do fim. milhões correndo atraz do vento nem imaginando que o tipo de planta que estão semeando nao vai frutificar para a vida.

    ResponderExcluir
  7. pessoas querendo ressolver seu problema , a todo custo não tendo os coraçaos iluminados paa o reino ,fazem do reino de Deus comida e bebida.

    ResponderExcluir