quinta-feira, novembro 18, 2010

1

A ordem dos fatores não altera o produto... será?


Zé Luís

Há pessoas com ótimo conhecimento das Escrituras, a ponto de garantir que as tem em sua memória de tal forma que poderia recitá-la de traz para frente, tamanha a assimilação da mesma.

Acho que conheço algumas destas, e creio que você também já as deve ter visto: Citam a ordem do Mestre para que fossemos prudentes como as serpentes e pacíficas como as pombas, as praticando como de traz para frente, tendo a prudência de uma pomba -  que cisca em em meio a perigosa avenida movimentada - e tem a atitude em seu semblante de verdadeiras víboras quando enfrentadas, mostrando as presas e pingando veneno.

Sim: a ordem dos fatores, neste caso, altera o resultado do produto.

Um outro exemplo que gosto muito é quando Jesus cita o seguinte versículo:
"Onde está o seu tesouro, ali estará o seu coração!" Lc 12,34
É comum, quando citado, inverterem o sentido, pois é mais compreensível que dentro de nossos sentimentos  já resida nossos verdadeiros valores(o que não é de todo errado). Mas o sentido em que o Sumo Pastor tinha em mente era outro:

Já percebeu como começam as grandes paixões? Não me refiro apenas ao amor erótico, mas as devoções por pessoas, bandas, times, tatuagens, animais, partidos, ideologias, objetos...

No início é apenas um leve interesse, algo modesto, moderado e que nos agrada gradativamente. A pessoa acompanha uma partida de futebol, e começa a admirar seus jogadores, interessar-se pela história do clube, usar o uniforme no trabalho, tatua o emblema no peito. Outras assistem um Reality Show sem pretensões de acompanhar a cotidiana trama de ir ao banheiro ou arrotar em público, e logo se envolve nos conflitos íntimos e compactua com as opiniões de totais estranhos. Ela se compadece de uns e detesta outros.

O coração foi para onde ele tornou tesouro.

A maioria nos casos amorosos começam em um pequeno interesse, um cheiro agradável, um telefonema a mais, uma descoberta de pecados em comum, um gostar de conversar sobre um assunto totalmente comum. Sempre nos conduz a nos interessarmos mais e mais, por que nos valorizamos, e então, nossa alma se apaixona.

Aquilo passa a ter valor, e quando o valor se torna prioridade, nossa alma – o significado da palavra “coração” no Novo Testamento – se apega.

O Mestre no sermão da montanha ensina os mecanismos do ser que criou, e nada mais oportuno do que mostrar como funciona nosso “querer”, e de que forma algo é criado em nosso íntimo.

Vemos pessoas ardendo em paixões onde antes houve um pequeno e agradável flerte, ou mesmo o ódio que nos dá a sensação de força, pode ser um tesouro no qual seu coração desejará estar. É uma questão de cultivo, pois a alma corre atrás de nossos valores.

Paulo alegava que Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar, o que já tive a oportunidade de comprovar. Fazer deste querer um tesouro, a ponto de querermos inundar a nossa existência depende do que somos. Nossos olhos estão compostos das mais densas trevas? Encheremos nossa existência de escuridão até que se complete nossa medida. “Qual grandes trevas...” comenta Jesus.

Onde está teu tesouro? Para ele, seguiu sua alma.

Que o Criador nos converta, e em nós nasça o desejo conveniente ao Reino, sendo isso nosso tesouro, para que nele nosso coração esteja.

Zé Luís  (Via Cristão Confuso - Mais um blog com teor altamente subversivo)

Um comentário:

  1. Barbosa8:14 AM

    IRMÃO HERMES,JESUS CRISTO BREVE VIRÁ BUSCAR-NOS.
    MAS SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM! NINGUÉM! VERÁ O SENHOR JESUS CRISTO DE NAZARÉ!
    MEU IRMÃO QUERO FALAR ALGUNS ASSUNTOS OK?
    DEUS É CONTIGO HERMES VARÃO VALOROSO! MAS ANUNCIE JESUS CRISTO E SEU EVANGELHO DE VIDA ETERNA COM AMOR AOS PERDIDOS. NÃO PARE!
    REALMENTE ESTA PERGUNTA JESUS ESTÁ DIZENDO: "ONDE ESTÁ O SEU TESOURO!".
    O Coração,sentimentos,pensamentos,desejos,
    valores,
    vontade e decisões da pessoa é atraído pelas coisas que ela considera mais importante. Quem tem como seu tesouro nas coisas terrestres,avareza,prazeres no mudo,injustiça,imoralidade e etc,terá seu coração escravizado por tais coisas.
    Se o Reino de DEUS,as coisas celestiais de Cristo Jesus,a sua Palavra,a sua presença,a sua Santidade e nosso relacionamento com Ele são o nosso tesouro,nosso coração será atraído às coisas do seu Reino Celestial,e nossa vida estará voltada para o céu e para a volta de nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO; ler
    Lucas 12.35,40.
    " MAS JESUS CRISTO DISSE: ESTEJAIS CINGIDOS OS VOSSOS LOMBOS E ACESAS AS VOSSAS LÂMPADAS( CANDEIA)"PORQUE NÃO SABEIS A HORA DA VINDA DO FILHO DO HOMEM "JESUS"!
    No tocante à vinda do Senhor Jesus para buscar os seus,a igreja do Novo Testamento apenas sabia que ela estava perto,podendo ocorrer a qualquer momento; ler Marcos 13.35.
    Todos os cristãos eram exortados a estarem espiritualmente preparados em todo tempo,aguardando a volta do Senhor Jesus Cristo de Nazaré.
    O cristão deve estar tão dedicado a Jesus Cristo como seu maior tesouro; ler
    Lucas 12.34,que sua esperança e anseio devem ser a volta de Jesus Cristo o SENHOR; ler
    Lucas 12. 35,37.
    O cristão deve estar em tudo preparado,na expectativa do momento desconhecido da vinda de Cristo Jesus; ler Lucas 12.38.40.
    A vinda de Jesus Cristo é iminente e real,queira o homem,ou não queira,Jesus Cristo virá e pode ser a qualquer momento. O cristão deve estar esperando e aguardando a pessoa de Jesus Cristo,e não um conjunto de eventos que pode começar a qualquer momento; ler
    I Coríntios 15.51; Mateus 24.42,44; João 14.3.
    "JESUS CRISTO VEM À HORA QUE NÃO IMAGINAIS".
    Os servos de DEUS devem sempre estar espiritualmente preparados e vivendo em obediência,porque o Senhor Jesus Cristo virá num momento inesperado. Outros trechos ressaltando a mesma Verdade; ler Mateus 24.36; 42.44; Lucas 21.34; I Tessalonicenses 5.2,4.
    OBSERVAÇÃO:
    Assim como haverá diferentes graus de glória no novo céu e a nova terra; ler
    I Coríntios 15.41,42,também haverá diferentes graus de sofrimento no inferno. Aqueles que estão eternamente perdidos sofrerão diferentes graus de castigo,conforme os previlégios e reponsabilidades que aqui tiveram; ler
    Mateus 23.14; Hebreus 10.29,30,31.

    ResponderExcluir