quarta-feira, novembro 24, 2010

2

A dois passos (pra trás) do Paraíso




“É próprio da natureza que nos sintamos freqüentemente mais perto
das gerações distantes do que da geração imediatamente antes de nós.” 
Igor Stravinsky


Por Hermes C. Fernandes

O conflito entre gerações remonta tempos imemoráveis da raça humana. De acordo com o relato bíblico, começou já na primeira célula famíliar. Apesar da ordem de "crescer e multiplicar" ter sido dada ainda no Paraíso, os filhos de Adão e Eva nasceram depois de terem sido expulsos de lá. Portanto, desconheciam a dimensão relacional existente entre Deus e o homem antes da Queda. Portanto, a família original relatada nas Escrituras nos serve de arquétipo no qual está inserida seminalmente grande parte dos dramas que seriam vividos pelas famílias humanas ao longo das eras.

Imagino quantas vezes Caim e Abel ouviram seus pais contarem das maravilhas do Éden. Quão frustrante deveria ser não poder retornar àquele cenário perfeito, onde os animais lhes eram sujeitos, os rios cristalinos, os aromas indescritíveis, e a natureza harmoniosa, sem espinhos e abrolhos para lhes machucar os pés. Agora seus filhos teriam que aprender a conviver com o perigo constante, e desenvolver atividades que antes não existiam (mesmo porque não eram necessárias). Através deles a humanidade dava um salto rumo ao futuro, abandonando o extrativismo vegetal original, para abraçar a agricultura e a pecuária.

Abel, o primeiro pastor, não obteve know-how de seu pai, acostumado a colher frutas das árvores do Paraíso. Já a atividade desenvolvida por Caim parecia mais próxima daquela que seu pai exercera antes da queda. A profissão de Caim era, por assim dizer, o upgrade da de seu pai.  Mas Abel, o caçula, desenvolveu algo totalmente novo. O mais próximo que Adão esteve de sua atividade foi ter dado nome aos bichos. Caim era a extensão de seu pai. Abel representava o novo. Portanto, a rixa entre eles configurava um conflito de gerações.


Geralmente, os pais querem ver suas vidas recapituladas nos filhos. É como ter uma segunda chance, revivendo cada fase, reeditando os acertos e evitando os erros. Queremos que nossos filhos façam a mesma jornada, percorram a mesma estrada, apreciem os mesmos cenários e cheguem aos mesmos destinos.


Lembro-me quando pedi que meu pai me desse uma mesada. Eu tinha apenas oito anos. Todos os meus colegas da escola recebiam mesadas. Enquanto eles podiam gastar na cantina da escola, eu tinha que me contentar com a merenda que minha mãe preparava. Era constrangedor. Em vez de mesada, meu pai me presenteou com uma caixa de engraxate. Por ter sido sapateiro na juventude, meu pai achou que seria bom que eu começasse a trabalhar cedo, tal qual ocorreu com ele, engraxando sapatos. À época, meu pai era pastor de uma grande igreja na Zona Norte do Rio. Como o templo estava em obra, meus préstimos eram constantemente requisitados. Durante os cultos, lavava os carros no estacionamento da igreja, e na saída, oferecia-me para engraxar os sapatos. Mesmo constrangido, sentia-me orgulhoso por ganhar meu próprio dinheiro fazendo o que meu pai fazia quando tinha minha idade. 

Um dos fatores que mais colabora pela ruptura entre gerações é o fato de viverem em épocas, ambientes e circunstâncias diferentes. É difícil para um jovem da geração Y enxergar o Mundo com as mesmas lentes de seus pais da geração X. Cada geração desenvolve sua própria cosmovisão. Para quem viveu o tempo da ditadura militar no Brasil, por exemplo, a liberdade política é um bem valiosíssimo. Mas os filhos dessa geração já não lhe atribuem tanto valor.  

Valores antes estimados, agora se tornam desprezíveis. O que antes era considerado obsceno, agora é cada vez mais comum. E para acentuar a diferença entre eles, os pais sempre defendem que as coisas eram melhores “no seu tempo”. O que dá aos filhos a chance de revidar, afirmando que seus pais já estão ultrapassados, e não compreendem as demandas do “seu tempo”.

Ora, por que o ‘tempo’ dos pais não pode ser considerado o ‘tempo’ dos filhos?

É até plausível referir-se ao tempo dos seus avós, quando os mesmos já não estão vivos. Mas enquanto estamos vivos, vivemos o nosso tempo, aqui e agora.

Portanto, o meu tempo se confunde com o tempo dos meus filhos. Ainda que tenha havido uma evolução no pensamento, ou uma revolução tecnológica, todavia estou vivo, e sou parte de tudo isso. Posso até referir-me ao tempo da minha adolescência, ou aos meus dias de juventude, mas seria sábio evitar dizer “no meu tempo...” Evitando isso, também evitaremos comparações tolas, do tipo: No meu tempo as coisas eram melhores. Veja a recomendação bíblica acerca disso:

“Não digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois nunca com sabedoria isto perguntarias.” Eclesiastes 7:10.

A Blitz, banda que fez enorme sucesso nos anos 80, cantava uma canção cujo refrão dizia: "Estou a dois passos do paraíso. Não sei se vou voltar. Estou a dois passos do paraíso. Talvez eu fique, eu fique por lá". Voltar ao paraíso seria retornar ao passado. Por mais dourado que tenha sido, não é possível revivê-lo. Não há como voltar ao passado. O Paraíso nos foi vetado. Nossas fantasias se desvaneceram. O cenário no qual criamos nossos filhos é o mundo real, com suas tragédias e comédias. Portanto, deixemos o Paraíso onde sempre esteve, e avancemos em direção ao futuro, com todas as suas demandas, frustrações e realizações. 

Portanto, é hora de nos reinventarmos. Tempo de aprendermos com aqueles a quem educamos.

Estamos no trajeto entre o Paraíso Perdido e a Nova Jerusalém, a sociedade redimida, a nova humanidade.[1] Não distraiamos nossos filhos fazendo-os pensar que tudo era melhor ‘em nosso tempo’.




[1] A igreja de Cristo é a Nova Jerusalém em seu estado embrionário. É o útero no qual a nova humanidade está sendo gerada.




Estou contando com a participação de todos os meus leitores para a finalização do meu livro sobre o conflito de gerações. Vamos lá, pessoal. Dê sua opinião. Me ajude a levantar questões, a ver as coisas sob outra perspectiva, etc. O texto não está pronto. Vou modificando-o de acordo com os insights que surgirem. Por isso, vale a pena lê-lo novamente de quando em quando, e observar a maneira como vai evoluindo.

2 comentários:

  1. Barbosa11:16 AM

    MEU IRMÃO AMADO EM CRISTO HERMES,GRAÇA E PAZ DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
    Meu irmão,vou comentar alguns assuntos amém?
    Realmente meu irmão,a humanidade está dois passos pra atrás do paraíso.
    "PARAÍSO"
    No livro de Lucas 23.43 diz: E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estará comigo no Paraíso;assim diz Jesus Cristo o Cordeiro de DEUS ao ladrão na cruz.
    O termo "PARAÍSO" é usado para designar o céu ou a presença de DEUS. Que "CÉU" e "PARAÍSO" são palavras referentes ao mesmo lugar. ler
    2 Coríntios 12.2,4. As palavras de Jesus Cristo,aqui,mostram com clareza que imediatamente após a morte,os salvos passam a estar com Jesus Cristo o Justo no céu.
    Mas,sem santificação,sem Jesus,ninguém verá a DEUS e reinará na Nova Jeruzalém!
    No livro de Romanos 3.9,10,16,17,18 diz: Pois quê? Somos nós mais excelente? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que,tanto judeus como gregos,todos estão debaixo do pecado,como está escrito: Não há um justo,nem um sequer.
    Em seus caminhos há destruição e miséria;e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.
    "GERAÇÃO PERVERSA"
    Nos cap. 1,2,O apóstolo Paulo demostrou que todo mundo,seja gentio ou judeu,evangélicos ou católicos,espíritas,e etc,é escravos do pecado. Em Romanos 3.9,18,ele explica o porquê disso e ensina que todo ser humano tem uma natureza pecaminosa,que o instiga ao pecado e ao mal. Disto resulta que todos são culpados e estão sob a condenação divina. A solução de DEUS,para essa situação trágica,é oferecer perdão,ajuda,graça,justiça e salvação a todos,mediante a redenção que há em Cristo Jesus
    ler Romanos 3.10,18,23,21,26.
    "NÃO HÁ UM JUSTO SE QUER".
    Estes versículos expressam o exato conceito da natureza humana. Todas as pessoas,no seu estado natural,são pecadoras. A totalidade do seu ser é afetada negativamente pelo pecado,sendo também propensas a confrimar-se com o mundo quanto ao diabo,e quanto à natureza pecaminosa e rebeliar-se contra DEUS ler Mateus 4.10. Todos são culpados de desviar-se do caminho da piedade do amor para o caminho do egoísmo prazeres no mundo,e infidelidade para com DEUS.
    " GERAÇÃO PERVERSA SEM TEMOR DE DEUS".
    Por que a humanidade continua em tão deplorável condições? Porque "NÃO HÁ TEMOR DE DEUS DIANTE DE SEUS OLHOS". SE TIVESSE "TEMOR DE DEUS",teria buscado a reconciliação e a paz com DEUS. "PELO TEMOR DO SENHOR,OS HOMENS SE DESVIARAM DO MAL"; ler Provérbios 16.6; 3.7; 8.13; 9.10; Atos 5.11.
    É meu irmão HERMES,por se multiplicar a iniquidade o amor de quase todos esfiará.
    As Escrituras estão se cumprindo passo a passo.
    Jesus Cristo o Leão de Judá disse: Eu Jesus não vim ao mundo para trazer paz,mas espada!

    ResponderExcluir
  2. Barbosa7:37 PM

    HERMES,crês e verás a glória de DEUS.
    Meu irmão O Senhor DEUS O Todo Poderoso te levará em lugares onde vc nunca imagina ir.
    Tu serás um mensageiro do Reino de DEUS,com Poder e autoridade no Espírito Santo;multidões milhares de vidas se prostarão aos pés de Jesus Cristo através da mensagem a Palavra que DEUS irá te propocionar a falar.
    Isto que aconteceu contigo,é apenas uma preparação para a grande obra que DEUS irá por na sua mão.
    Prepara-te meu irmão,porque o teu ministério será ardo,mas com vitórias.
    DEUS é contigo!
    O irmão é um escolhido por DEUS para o tempo do fim.
    A glória do SENHOR está sobre a sua vida!
    Não duvides! DEUS está te dizendo! Voce verá as maravilhas que o SENHOR irá fazer na sua vida.
    Ide meu irmão!

    ResponderExcluir