quarta-feira, fevereiro 29, 2012

12

Onde foi que eu errei? O que está acontecendo com os filhos de pastores?



Por Hermes C. Fernandes


A tragédia ocorrida com o Bispo Robinson Cavalcanti, assassinado pelo próprio filho, gerou uma consternação sem precedentes na igreja brasileira. Como poderíamos esperar que algo assim pudesse acontecer numa família pastoral? Seria isso sintomático? Diante destas questões, achei por bem republicar um texto de minha autoria onde abordo o conflito entre pais e filhos nos lares de líderes cristãos.


***


“Onde foi que eu errei?” Este era o bordão de um personagem protagonizado por Jorge Dória em um programa humorístico da TV brasileira e expressava a desilusão de um pai que havia criado o filho na expectativa de que fosse um garanhão, ao se dar conta de que seu filho era gay. Talvez por não ser considerado politicamente correto, o quadro acabou extinto.

Recentemente o filho adotivo do bispo Edir Macedo protagonizou um episódio escandaloso em que aparece em vídeos postados no Youtube, fazendo gestos obscenos e indicando simpatia com o satanismo. Moysés foi adotado quando sua mãe o deixou recém-nascido na porta da Igreja Universal na Abolição, RJ. Como não tinha filho varão, Macedo resolveu adotá-lo. Ao chegar à adolescência, demonstrou ter talento musical, e foi lançado pela gravadora Line-Record, primeiro como cantor gospel, e depois, como cantor pop. Uma de suas músicas entrou na trilha sonora de uma novela da emissora do pai. Apesar da criação cristã que recebera ( sem levar em conta as doutrinas da igreja de seu pai… ), rebelou-se, tornando um motivo de constrangimento para sua família e toda a direção da igreja. Infelizmente, este não é um caso isolado.

Como Moyses, muitos outros filhos de pastores têm se rebelado contra tudo o que aprenderam. Um exemplo é o filho de Billy Graham, o maior evangelista do século XX. Franklyn Graham envolveu-se com drogas, abandonando os princípios nos quais seus pais o educaram. Somente aos 22 anos teve um encontro real com Cristo, e hoje é o herdeiro do ministério de seu pai. Outro caso que tem repercutido na mídia é o de Katy Perry, filha de pastores pentecostais, que recebeu uma criação rigída, chegando a cantar no coral da igreja, e hoje está entre as principais estrelas da música pop mundial. Canções que fazem apologia ao homossexualismo feminino estão em seu repertório, para vergonha de seus pais. Numa recente entrevista à revista Rolling Stone, Perry declarou que apesar de sua contuda mundana, ainda cultiva o hábito de falar em línguas.

Fica a pergunta: o que estaria acontecendo com os filhos dos pastores?

Seria tudo isso sintomático? Tenho conversado com vários pastores, tanto americanos, quanto brasileiros, que têm atravessado momentos dificultosos em seu relacionamento com os filhos. Drogas, rebeldia, promiscuidade são alguns dos sintomas de algo que está acontecendo em muitas famílias pastorais e que precisa ser tratado. De fato, não é fácil ser filho de pastor. Eu que o diga! Sou filho e neto de pastores. Sei da pressão a que são submetidos… Da cobrança… Do dever de serem exemplo para os demais jovens da igreja. Alguns acabam herdando o púlpito de seus pais. Outros preferem traçar seus próprios caminhos, negando-se a viver à sombra do pai. 

Não acho que todo filho de pastor “pastorzinho é”. Nenhum pastor recebeu de Deus a ordem de estabelecer uma espécie de dinastia ministerial. Não sou pastor porque meu pai e meu avô foram pastores. Jamais fui forçado a abraçar o ministério. Tornei-me pastor porque me senti chamado para isso. Não vou negar que se meu filho tiver esta mesma vocação ficarei muito alegre. Mas não o obrigarei a seguir minhas pegadas. Só espero que, seja qual for sua vocação, seja direcionada para o bem da humanidade e para a glória do nosso Deus. Se assumirmos como sintomático o que tem acontecido a muitos filhos de pastores, teremos que examinar o que estaria por trás deste fenômeno, para que, então, buscássemos o remédio. Sugiro aqui algumas respostas:

1- Ausência da figura paterna – Um pastor que se dedique ao ministério em tempo integral dificilmente encontrará vaga em sua agenda para dedicar à família. Imagine a ironia de um filho ter que consultar a secretária de seu pai pra saber se há espaço em sua agenda para recebê-lo! Filhos emocionalmente sadios custam tempo de qualidade na companhia dos pais. Como já foi dito, nenhum sucesso compensa o fracasso no lar. De que adianta ter uma igreja superlotada, desfrutar de popularidade na mídia, e ser um estranho dentro de casa? Pais e filhos precisam caminhar juntos, construir uma rotina em conjunto. Pai não é quem aponta o caminho, mas quem caminha junto. A instrução bíblica é clara: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv.22:6). Não se trata de ensinar O caminho, e sim, NO caminho.

2 – Ausência de discipulado – Não basta caminhar juntos. Pastores precisam adotar seus filhos como discípulos. O caminho é apenas o cenário onde o ensino deverá ser ministrado. E esta tarefa não pode ser terceirizada. Não delegue a outro o que você deve fazer. Discipule seus filhos! Veja a recomendação divina: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te" (Dt 6.6-7). Aproveite cada momento gasto ao lado dos filhos para transmitir-lhes os valores e princípios do Reino de Deus. Este será seu maior legado.

3 – Ausência de autoridade – Amizade não é coleguismo. A figura paterna será a primeira referência de autoridade que o filho terá em sua caminhada existencial. Se isso não for bem elaborado, o filho terá problemas no futuro por não saber submeter-se à autoridade. Um dos requisitos que deveriam ser preenchidos por quem almejasse o ministério pastoral é "que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)"(1 Tm 3.5). Quem não sabe exercer autoridade dentro de seu lar não tem condição moral de exercê-la na igreja. Infelizmente, alguns pastores se tornaram figuras públicas tão notórias que acham desgastante ter que preocupar-se com questões domésticas. Será que estes pregadores “estrelas” teriam maior notoriedade do que Abraão? Pois veja a tarefa que o próprio Deus atribui ao patriarca: "Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito" (Gn 18.19). Lembre-se que a criação que houvermos dado aos nossos filhos será reproduzida em nossos netos e bisnetos.

4 – Ausência de disciplina - “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe" (Pv 29.15). O filho errou, não ponha pano quente. Discipline! A justiça começa em casa. Lembre-se que o próprio Deus, “corrige a quem ama, e açoita a todo o que recebe por filho” (Hb.12:6). Corrigir é uma demonstração de amor. Quem não disciplina seu filho revela não se importar com o que ele faz, seja certo ou seja errado. Se ele errar, corrija-o. Se acertar, recompense-o, elogie-o, deixo-o saber o quanto você se orgulha dele. Disciplina não é só punição, mas também estímulo.

5 – Ausência de privacidade – A família pastoral necessita de um tempo de privacidade. Como se não bastasse a exposição na igreja, o lar de muitos pastores é completamente aberto, possibilitando que os membros transitem livremente. Lembre-se do episódio em que os credores queriam levar os filhos de um profeta que havia morrido como pagamento de suas dívidas. A viúva desesperada procurou por Eliseu. Todos conhecemos o desfecho da história, e sabemos como Deus agiu poderosamente, multiplicando seu azeite e impedindo que seus filhos fossem levados. Mas poucos percebem que uma das orientações dadas pelo profeta foi que ela devia fechar a porta de sua casa (2 Reis 4:4). Não leve problemas da igreja pra dentro do seu lar, tampouco leve problemas familiares para a igreja. Não exponha publicamente seu descontentamento com a esposa ou com os filhos. Procure manter a privacidade de sua família.

6 – Ausência de demonstração de amor – Quem ama, cuida. Quando Jesus perguntou a Pedro se este O amava, pediu que seu amor fosse demonstrado no cuidado por seus pequeninos. Nossos filhos são nossas principais ovelhas. Cuidar deles com amor é declarar o quanto amamos a Jesus. “Mas, se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o incrédulo” (1 Tm.5:8). Ser negligente nisso é equivalente a negar a Cristo, como Pedro fez por três vezes, e por isso, teve que responder à mesma pergunta feita três vezes por Jesus: Tu me amas? (Jo.21:15-17). A repentina rebeldia de um filho pode ser a maneira usada por Deus para despertar nossa consciência, tal qual fez com Pedro através do canto do galo.

Não desista de seus filhos. Ame-os. Traga-os para mais perto. Curta-os, enquanto é tempo. Discipline-os na medida certa. Oriente-os. Faça deles o seu presente particular por um mundo mais justo. Eles jamais te esquecerão.







P.S.: Não se pode generalizar. Há casos em que o pastor preenche todas essas lacunas, e mesmo assim, o filho acaba se rebelando. Se este for o seu caso, resta orar, perseverar em amá-lo, e esperar que um dia o Bom Pastor o traga de volta ao aprisco.




12 comentários:

  1. Faltou um ponto. A hipocrisia e a falta de amor da igreja, que afirma amar a Cristo, mas que muitas vezes explora e maltrata o pastor, também causa o desvio dos filhos de pastores.

    ResponderExcluir
  2. Barbosa12:16 PM

    Amado em Cristo Jesus,Irmão HERMES,Graça e Paz.
    No livro de Colossenses 3.21 diz: "Vos,pais,não irriteis a vossos filhos,para que não percam o ânimo".
    É obrigação solene dos pais no Grego(pateres) dar aos seus filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristã,e se importar princípalmente com a salvação dos filhos e também com seu emprego,profissão,trabalho na igreja ou sua posição social,sempre estar junto com seus filhos; ver Salmos 127.3 que diz: Eis que os filhos são herança do SENHOR,e fruto do ventre,o seu galardão.
    1- Segundo a palavra do apóstolo Paulo em Efésios 6.4; Colossenses 3.21,bem como as instruções de DEUS em muitos trechos do AT; ver Gêneses 18.19; Deuteronômio 6.7; Salmos 78.5; Provérbios 4.1,4; 6.20,é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do SENHOR DEUS. É a família,e não a igreja ou Escola Dominical,que tem a principal responsabilidade do ensino Bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino do filhos.
    2- A essência da educação cristã dos filhos consite nisto: O pai voltar-se para o coração dos filhos,a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador Jesus Cristo; ver Lucas 1.17.
    3- Na criação dos filhos,os pais não devem ter favoretismo este ou aquele;devem ajudar,como também corrigir e castigar somente faltas intecionais,e dedicar sua vida aos filhos,com Amor compassivo,bondade,humildade,mansidão e paciência; ver Colossenses 3.12,14,21.
    4- Dediquem seus filhos a DEUS no começo da vida deles; ver I Samuel 1.28; Lucas 2.22.
    5- Ensinem seus filhos a temer o SENHOR DEUS e desviar-se do mal,a Amar a justiça e a odiar a iniquidade. Incutam neles a consciência da atitude de DEUS para com o pecado e do seu julgamento contra ele; ver Hebreus 1.9.
    5- Pais,ensine seus filhos a obedecer mediante a disciplina Bíblica com Amor; ver Deuteronômio 8.5; Provérbios 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15,17; Hebreus 12.7.
    6- Protejam seus filhos da influência pecaminosa do mundo,sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente ou até fisícamente mediante a atração ao mundo ou através de companherioss imorais; ver Provérbios 13.20; 28.7; 2.15,17.
    7- Façam saber a seus filhos que DEUS está sempre observando e avaliando aquilo que fazem,pensam,e dizem; ver Salmos 139.1,12.
    8- Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo,a testemunhar e trabalhar para DEUS; ver 2 Coríntios 6.14; 7.1; Tiago 4.4. Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrinos neste mundo,que seu Verdadeiro lar e cidadania estão no céu com Jesus Cristo de Nazaré; ver Hebreus 11.13,16; Filipenses 3.20; Colossenses 3.1,3.
    9- Pais,instruam-nos seus filhos sobre a importância do Batismo no Espírito Santo; ver
    Atos 1.4,5,8; 2.4,39.
    10- Pais,intruam seu filhos diariamente nas Sagradas Escrituras( A Bíblia),na conversasão e no culto doméstico; ver Deuteronômio 4.9; 6.5,7; I Timóteo 4.6; 2 Timóteo 3.15.
    Concluindo: Mediante o exemplo dos pais,e conselhos,encorajem seus filhos a uma vida de oração: ver Atos 6.4; Romanos 12.12; Efésios 6.18; Tiago 5.16;e levem seus filhos diante de DEUS em intercessão constante e fervorosa,nota sobre a oração de Jesus Cristo de Nazaré por seus discípulos,como modelo da oração dos pais por seus filhos; ver Efésios 6.18; Tiago 5.16,18; João 17.1. Tenham tanto Amor e desvelo pelos filhos,que estejam dispostos a consumir sua vidas com sacrifício a DEUS,para que se APROFUNDEM NA FÉ E SE CUMPRA NAS SUAS VIDAS VONTADE DE DEUS; ver Filipenses 2.17.

    ResponderExcluir
  3. Tbm sou pastor e filho de pastor, e tenho a mesma consciência que vc tem.

    Mas, infelizmente o que vc escreveu é fato tanto entre filhos de pastores famosos quanto de anônimos. E eu conheci muitos.

    Parabéns pelo texto. E parabéns pela tua ressalva: "P.S.: Não se pode generalizar. Há casos em que o pastor preenche todas essas lacunas, e mesmo assim, o filho acaba se rebelando. Se este for o seu caso, resta orar, perseverar em amá-lo, e esperar que um dia o Bom Pastor o traga de volta ao aprisco".

    É bom saber que vc não crê na imutável teologia da lei de causa e efeito nas mais diversas circunstâncias da vida. Porém, a igreja não perdoa o pastor exemplar que tem filhos que estão longe de Deus.

    Pr. Hermes, tenho sempre seguido teus textos. Inclusive usei na EBD um vídeo teu sobre aborto e Edir Macedo. Todos gostaram, acharam relevante e receberam muito discrenimento.

    Receba meu abraço.

    Em Cristo, o filho de Deus

    Jairo Filho - www.blogdojairofilho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amém, paz querido. excelente vídeo nos trás muitos ensinamentos, com certeza ! Ainda sou pai ,mas pretendo sim, ensina-lo conforme a palavra de Deus, pois isso é de seu agrado. um abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/
    https://twitter.com/DiegoBatista25

    ResponderExcluir
  5. Hermes,

    Texto muito pertinente a realidade vivida por muitos pastores e seus filhos. Não se pode esquecer que a igreja começa em casa, e que o maior investimento é quando se dá tempo e atenção aos filhos. Incluí seu blog nos meus links.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Cláudio4:59 PM

    No livro de Provérbios 22.6 fala o seguinte:Instrui o menino(criança) no caminho em que deve andar,e,até quando envelhecer,não se desviará dele.
    Os pais devem compromete-se a ensinar e discíplinar seus filhos de modo agradável a Deus.
    A palavra hebraica para(INSTRUIR) significa,(DEDICAR).
    Assim sendo o ensino Bíblico no lar tem como propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus,o que é possível separando-os das influências malignas deste mundo e instruindo-os nas coisas de Deus.A mesma palavra original também pode significar(GOSTAR DE).
    Os pais devem,pois motivar seus filhos a buscarem a Deus,e assim desfrutarem de experiências espirituais que nunca se esquecerão.
    NÃO SE DESVIARÁ DELE.O princípio geral é que uma criança devidamente ensinada pelos pais,nos caminhos do Senhor,não se afastará desses caminhos.
    Contudo,não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos os filhos de pais salvos permaneçam fiéis ao Senhor e à sua Palavra.
    Em meio a uma geração ímpia como a atual,em que até dentro das igrejas deparamos com infiéis e pervertidos,os filhos de cristãos podem ser influenciados a ponto de pecarem e de cederem diante das tentações,onde Deus fala de uma apostasia tão grande que até mesmo homens justos como Noé,Daniel e Jó não preservariam seus próprios filhos e filhas; veja em Ezequiel 14.14,20 que fala o seguinte: Ainda que estivessem no meio dela estes três homens,Noé,Daniel e Jó,eles,pela sua justiça livrariam apenas suas almas,diz o Senhor JEOVÁ.
    Ainda que Noé,Daniel,e Jó estivessem no meio dela,vivo eu,diz o Senhor JEOVÁ,que nem filho nem filha eles livrariam,mas só livrariam a sua própria alma pela justiça.
    "PAIS,ENSINA A CRIANÇA O CAMINHO EM QUE DEVES ANDAR".
    JESUS CRISTO DISSE:SEM MIM NADA PODEIS FAZER!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:16 PM

    Bom, legal e, admiro o seu empenho e talento, mais nesse texto e video, o que me ficou parecendo (para não dizer implícito) é que os textos biblicos utilizados e conselhos dados foram exclusivamente escritos e aplicados para os pastores e familia, parecendo que não se existe mais ninguém que os pudesse usar. Como se nós meros mortais do baixo clero (hehehe) não tivessemos problemas com filhos, familia e tb sucesso ... um "q" de superestima, mais ta valendo, poderia ter falado a todos os pais de cristãos e cidadãos que passaram por situações semelhante e sempre passarão, pq filhos e família é um investimento para toda a vida !!!

    abraço de um filho e futuro pai que sempre estará atento aos conselhos do Papai

    @DanielBrianese

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6:51 PM

    Acho que faltou um ponto: o livre arbítrio! A salvação é individual e depois conhecer a VERDADE cada um é responsável por suas decisões.

    Isabela, filha de pastor, graças a Deus! :)

    ResponderExcluir
  9. Pais que se omitem na disciplina aos filhos serão constantemente lembrados de seu erro pelo restante de suas vidas.

    ResponderExcluir
  10. Gordom12:13 PM

    Meu irmão Hermes, se vcs não corrigirem seus filhos pode ser pastor e etc a sociedade em geral neste mundo de hoje, amanhã vcs serão vítimas deles em agressão e até morte física, como estamos vendo acontecendo pai matando filho, filho matando pai e mãe,como diz as Escrituras Sagradas a Bíblia, e está indo mal à pior.
    Há um espirito de rebeldia e de ódio entre os homens nesta maldita terra.
    A bíblia é clara em dizer: Ensina a criança o caminho em que ela deve andar e quando crescer nao desviará dele.
    Este caminho é a Santa palavra de Deus que é o caminho para a vida eterna com Jesus Cristo, é a libertação do homem cruel maléfico que se apodera a agressão e ódio de um espirito do mal que está neste mundo.
    Fazem reuniões de estudo da palavra de Deus e oração contantemente com seus filhos em casa, e terão a resposta, seus filhos na presença do Senhor!
    Se vcs pais, se vcs pegarem froxos com seus filhos, sem dívida serão presas facieis para eles.
    Isto é em toda sociedade e não só para pastores.

    ResponderExcluir
  11. Eddy Fernandes7:20 PM

    Se um pai esquece de ser responsável em sua própria casa, certamente contrariou a regra básica para o episcopado, pois " ...se alguém não tem cuidado de sua casa, como terá cuidado da casa de Deus?"

    É praticamente retórica a pergunta de Paulo, uma vez que a profissão episcopal paga milionariamente bem, portanto não existe razão alguma para "abandonar" a família em prol de $uce$$o episcopal.

    Enquanto o ser humano não compreender que a vida precisa de um equilíbrio, que não somos anjos nem etéreos, se nos machucarmos obviamente vai doer... pagaremos o preço da ignorância e da tragédia de existirmos como simples mortais.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7:43 PM

    Os capetas que a Universal, tira todos os dias dos fies ao VIVO na RECORD. Estão indo p/ casa dele.

    ResponderExcluir