quinta-feira, agosto 19, 2010

2

Preocupado com o futuro dos meus filhos

Eu estou muito preocupado com o futuro de meus filhos. Estou realmente preocupado em que espécie de mundo eles crescerão, em que espécie de sociedade eles viverão dentro de algumas décadas.

De maneira nenhuma minha preocupação se baseia na direção que a humanidade esta dando ao meio ambiente ou quanto restará de natureza preservada no planeta. Não, não é esta a causa de minha preocupação, apesar de entender a importância deste assunto.

O que realmente me preocupa quanto ao futuro dos meus filhos é o fato de a Igreja estar fracassando em sua missão, de a Igreja falhar em seu principal propósito que é o de implantar o Reino de Deus na terra.
Sim, a missão da Igreja, “a grande comissão”, é ir por todo o mundo e espalhar a Boa, a Excelente Notícia. E qual é esta Notícia afinal? Que o Reino de Deus já está operante entre nós e é uma realidade por causa do Amor de Deus, que podemos proclamar a Utopia do Reino como uma possibilidade, que as obra do Nazareno continuam, maiores ainda, em e através de nós.

Sim e mais, a excelente notícia de que podemos ser, aqui e agora, nesta terra, a imagem e semelhança, ainda que por espelhos embaçados, deste Deus Pai. Sim, que podemos como Ele amar e orar pelos nossos inimigos. Sim, que podemos combater o mal com bem, que podemos suportar o peso e pagar o preço da opção por nosso Deus. Sim, que podemos estender a mão ao caído e podemos ter a mão a nós estendida se caídos, e sermos realmente próximos de todos que estejam próximos. E tudo isto simplesmente porque o Reino de Deus já esta introduzido entre nós. E desta maneira, o Reino entre nós, a Igreja, somos o modelo da Utopia do Reino, possível e real, para a sociedade.

Mas não é o que temos visto infelizmente. A Igreja nitidamente falha em ser o modelo deste Reino de Deus entre os homens, nesta sua suprema missão, e nossa sociedade dia a dia se corrompe, seus costumes deterioram e o amor diminui porque não enxergam na Igreja padrões de excelência a serem imitados.

A função da Igreja é introduzir o sal, é providenciar a conservação da humanidade (no seu pleno sentido). Sim, a Igreja tem falhado porque deixou de salgar, deixou de conservar os homens, por conseguinte a sociedade e, perante ela a igreja se tornou insípida, sem graças, sem apelo, sem obras e sem verdades (porque não as tem vivificado). E assim, sem o Sal, rapidamente esta sociedade se corrompe, se deteriora velozmente sua humanidade.

A igreja tem falhado não porque tenha deixado de apregoar uma mensagem, mas por simplesmente torná-la só e apenas uma mensagem e não um padrão de vida e comportamento moral. Tem falhado não porque não esteja fazendo prosélitos por toda a parte, mas por torná-los piores do que eram, mais religiosos porém menos humanos. Tem falhado não porque esteja tendo vergonha ou timidez, mas porque tem coragem de fazer publicamente as mesmas obras com os mesmos fins mundanos de seus contemporâneos pagãos e assim expõem o Evangelho ao escárnio e desdém dos que por Ele deveriam estar encantados. Tem falhado porque deixou a erva daninha, raiz de todos os males, ser plantada no bom solo de Deus, em seu lugar central, amando este mundo e as coisas que nele há, seus valores, seus princípios, seu culto ao ego.

Somos hoje Laudicéia, ricos miseráveis, visionários cegos, vestidos de nossa nudez.

É por isto que estou preocupado com o futuro de meus filhos. Que tipo de sociedade sem Deus a Igreja esta ajudando a criar (porque não se distingue Deus nela)? Que tipo de homens sem amor, piedade e misericórdia serão seus contemporâneos por causa de nosso fracasso como luz do mundo (porque não irradiamos tal luz, ninguém pode vê-la)? Que tipo de Igreja existirá dentro de algumas décadas se os valores não forem cambiados?

Isto para mim é assunto de primeira pauta, de total relevância, importância, gravidade e urgência.

E me recuso a não acreditar na Utopia do Reino, eu me recuso a não acreditar que o bem prevalecerá, eu me recuso terminantemente não acreditar no poder Reparador de Deus, mas me dou o direito de abrir o meu coração hoje e dizer que eu estou muito preocupado com o futuro de meus filhos.

Sergio Giorgini Junior

2 comentários:

  1. Amado Hermes,

    Apesar de este texto não ser de sua autoria, sei que você concorda com seu conteúdo, tanto, que o publicou.

    Temos falhado, sim, em todos os itens citados. Mas muitos de nós (e somos poucos) temos buscado acertar. E, ainda que todos nós acertássemos, não creio que conseguíssemos implantar o Reino de Deus na terra. Podemos comunicar o Reino, mas, ainda assim, muitos podem e vão rejeitá-lo, infelizmente. Se assim não fosse, o Senhor não teria dificuldade em encontrar amor na terra, quando de Sua tão aguardada volta. Nessa época, nos reuniremos a Ele, estando vivos ou mortos. Mas ainda seremos poucos...

    Que a Paz do Senhor Jesus continue com você, sua família e seus leitores!

    ResponderExcluir
  2. Barbosa5:52 PM

    Irmão HERMES Servo do DEUS altissímo,graça e paz.
    Meu irmão quero comentar sobre o que o apóstolo Paulo escreveu no livro de Filipenses 4.6 que diz:
    Não andeis ansiosos de coisas alguma;em tudo,porém,sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições,pela oração e pela súplica,com ações de graça.
    NÃO ANDEIS ANSIOSOS POR COISA ALGUMA.
    O melhor remédio para a preocupação é a oração,e isto pelas seguintes razões:
    - Mediante a oração,renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor Jesus,ao lançarmos nossa
    ansiedades e problemas sobre aquele que tem cuidado de nós; ver Mateus 6.25,34; I Pedro 5.7.
    - A paz de DEUS vem guardar nossos corações e mentes,e o nosso corpo,como resultado da nossa comunhão com Jesus Cristo; ver Filipenses 4.6,7;
    Isaías 26.3; Colossenses 3.15.
    - DEUS nos fortalece,para fazermos todas as coisas que Ele quer que façamos;
    ver Filipenses 4.13; 3.20; Efésios 3.16.
    - Recebemos misericórdia,graça e ajuda em tempos de necessidade; Ver Hebreus 4.16.
    - Temos certeza de que todas as coisas que DEUS permite que nos aconteçam concorrerão para nosso bem; ver Filipenses 4.11; Romanos 8.28.
    A PAZ DE DEUS GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES.
    Quando invocamos a DEUS,com um coração posto em Jesus e na Palavra,a paz de DEUS transborda em nossa alma aflita; ver João 15.7.
    - Essa paz consiste em uma tranquilidade interior,que o Espírito Santo nos tranmite,envolve uma firme convicção de que Jesus está perto,e que o amor de DEUS estará ativo em nossa vida continuamente;
    ver Romanos 8.15,16; e 8.28,32;; Isaías 26.3.
    - Quando colocamos diante de DEUS,em oração,as nossas inquietações,o nosso futuro,essa paz ficará como guarda à porta de nosso coração e de nossa mente,para impedir que os cuidados e angústia pertubem-nos a vida e a esperança em Jesus Cristo; ver Filipenses 4.6;
    Isaías 26.3,4,12; e 37.1,7; Romanos 8.35,39; I Pedro 5.7 que diz: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade,porque ele tem cuidado de vós.
    O cuidado que DEUS tem com os problemas de cada um de seus filhos é uma Verdade enfatizada através da sua Palavra; TODOS OS NOSSOS TEMORES,CUIDADOS E PREOCUPAÇÕES DEVEM SER PRONTAMENTE LANÇADOS AO SENHOR JESUS CRISTO; ver Salmos 27.10; 37.5; 40.17; e 55.22;
    Mateus 6.25,30; 10.29,31; e 11.30; Filipenses 4.6; Salmos 55.22; Lucas 12.11,12.
    - Se o medo e ansiedade retornarem,novamente a oração,a súplica e a ação de graças nos trarão a paz de DEUS que guarda os nossos corações. Voltaremos a sentir segurança,e nos regozijaremos no Senhor Jesus Cristo;
    ver Filipenses 4.4.
    Conclusão final! No livro de Mateus 28.20 diz:
    Eis que eu estou convosco todas os dias,até a consumação dos séculos Amém!

    ResponderExcluir