quinta-feira, agosto 05, 2010

3

A importância do Cristianismo na História da Ciência

A era medieval na Europa viu a instituição da universidade, que teria um papel importante no desenvolvimento da ciência moderna. A princípio, os monges trabalhavam em mosteiros, dedicando-se incansavelmente ao resgate do conhecimento clássico destruído quando os bárbaros invadiram o império romano e espalharam o caos por todo o continente. Por vários séculos, os mosteiros foram as únicas instituições da Europa onde se adquiria, preservava e transmitia o conhecimento.

Então, as igrejas começaram a construir escolas primeiro fundamentais e depois secundárias. Por fim, aprimoraram-se até que, no século XII, as primeiras universidades foram fundadas em Bolonha e Paris. Oxford e Cambridge foram fundadas no início do século XIII, seguidas pelas universidades de Roma, Nápoles, Salamanca, Sevilha, Praga, Viena, Colônia e Heidelberg. Essas instituições talvez estivessem afiliadas à Igreja, mas sua administração e funcionamento eram independentes. O currículo era teológico e secular, de modo que o novo conhecimento científico dos tempos modernos poderia ser adaptado. Como mostra Alvin Schmidt [Under the Influence: How Cristianity Transformed the Civilization, 2001], muitas das primeiras faculdades e universidades dos Estados Unidos – Havard, o College of William and Mary, Yale, Northwestern, Princeton, Dartmouth, Brown – começaram como instituições cristãs.

Robert Grosseteste, bispo franciscano que foi o primeiro chanceler da Universidade de Oxford, propôs que o acúmulo de conhecimento se desse por meio de um método indutivo e experimental. Alguns anos depois, Francis Bacon – um religioso devoto que escreveu tratados sobre os salmos e a oração – usou o método indutivo para registrar resultados experimentais. Bacon afirmava que, por meio do poder de descoberta dado por Deus, o homem podia cumprir o mandato divino de estabelecer seu domínio sobre a criação e até restaurar um novo tipo de Éden. Hoje, Bacon é considerado o fundador do método científico, o “inventor da invenção”. Foi sob os auspícios da igreja que as primeiras instituições de pesquisa médica e os primeiros observatórios foram construídos. Da Idade Média ao Iluminismo, um período de vários séculos, a Igreja fez mais pela ciência ocidental do que qualquer outra instituição.

Dinesh D'Souza, em A Verdade Sobre o Cristianismo, Thomas Nelson Brasil, 2008, p. 117-118.


Comentários pessoais (Eliel Vieira): Ouvi recentemente a acusação de um ateu de que a Teologia nunca gerou nada de proveitoso a oferecer às pessoas. À parte desta acusação pressupor o ateísmo (pois, se Deus existe, então é a Teologia está provendo, sim, discussões proveitosas às pessoas), ela simplesmente negligencia toda a importância que a Igreja Cristã exerceu ao longo da história naquilo que hoje conhecemos como “ciência”. A acusação de que a Igreja limitou e atrasou o conhecimento é infundada quando a confrontamos com o pequeno resumo histórico feito acima por D’Souza. Foi a fé em Deus que impulsionou o avanço do conhecimento das pessoas durante praticamente 15 séculos. Roda d’água, moinho de vento, chaminé, óculos e relógio mecânico são apenas algumas das invenções muito úteis para a civilização medieval que surgiram em mosteiros. Os ateus estão certos quando dizem que o mundo seria outro sem a crença em Deus, ou sem o cristianismo. Eu só imagino o quão arcaico este mundo seria...

Título Original: Dinesh D'Souza, Sobre a importância da Igreja na História da Ciência (Via Blog de Eliel Vieira)

3 comentários:

  1. Olá Hermes gosto muito do seu blog!! Pq trata de coisas que muitas pessoas desconhecem ou melhor não entendem bem do assunto!! Gostaria que vc me seguisse no eu blog e deixasse um comentário do que eu precisaria mudar. Desculpe por este pedido, pois sou nova nesse mundo de blog e comecei a gostar atraves do seu!! Fique na paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  2. Alexsandra, deixe-nos o endereço de seu blog.

    Conte comigo lá.

    ResponderExcluir
  3. Entra no meu blog e me segui, gosto muito do seu blog e já coloquei o que você escreveu para meus amigos verem no meu também, kalinelessaferro.blogspot.com. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir