domingo, agosto 15, 2010

9

Cadê você? Quando a solidão bate à porta

Na canção melancólica “Me Chama”, do Lobão, um quarentão solitário – quem sabe? – questiona-se aflito por não saber onde anda o seu amor?

“Chove lá fora e aqui, faz tanto frio...
Me dá vontade de saber.
Aonde está você, me telefona.
Me chama, me chama, me chama...”


Solidão é coisa doída. Dói na alma de quem sente como ferro sendo encravado na carne. E me veio a doideira: Sentiria Deus solidão? Saudade? Melancolia? Essas coisas de gente – dor de cotovelo, de consciência, de coração?

Sei não. Papo para teólogo, filósofo, da moçada que procura mistérios, que está mais interessada nas perguntas do que nas respostas...

Mas no “paraíso”, aberta a consciência de Adão e Eva, degustado o “fruto” da “arvore do bem e do mal”, descoberta as percepções do ser, o mundo já não era apenas feito de lírios e rosas, pois lá também estavam os cardos e abrolhos. Sim, perdeu-se a inocência do amor desprovido de reclames, de compensações, de trocas, tudo ficou triste, frio, feio...

Aí Adão cantou “ tá tudo cinza sem você, tá tão vazio, e a “tarde” fica sem porquês “... Mas foi Deus quem disse “aonde está você?”. A fala de Adão era pura amargura de alma, comiseração de “escolhido”caído, choramingo de neném abandonado. Falta mesmo, saudade que doeu no peito, sentiu Deus, pois naquela tarde, daquele dia, o encontro de sempre foi diferente. Sim, foi diferente, e dali para frente, jamais foi o mesmo. “Aonde está você?”, diz o texto de Gênesis 3, “me telefona. Me chama, me chama, me chama...”. Mas Adão estava surtado com as demandas da “queda”, buscava um jeito de por a culpa em alguém, já começa a construir as teologias da terra...

Mas era necessário por tudo aquilo de volta ao “Caminho”. Aí, a letra se fez verbo, o verbo ser fez carne, a carne se fez sangue, o sangue se fez vida, a vida produziu semente e a semente se espalhou pela terra. Sim, por conta de tudo isto, não só o entardecer ganhou nova significação no coração humano, mas todo dia, todo hora, todo lugar, uma vez que “o vento sopra onde quer”. “Nem no monte, nem em Jerusalém, pois o Pai procura aqueles que o adorem em Espírito e em verdade”.

Ontem foi um dia “danado”. Punk mesmo! Dia onde a gente sente que de tudo ficou no meio de um grande nada. Á noite, quando deitei na minha cama, e as lágrimas rolaram pelo rosto, vi todos os meus dias diante dos meus olhos. Ao fundo havia uma enorme retro-escavadeira tentando me esmagar entre duas lâminas frias de aço. Meus ossos estalavam e eu dizia com voz sôfrega: “pare”. Mas mesmo todas as minhas forças contra ela eram nada. Foi quando os “castelos” ruíram, os sonhos se partiram, e eu fiquei catatônico, olhando o teto esbranquiçado do quarto qual louza de escola em primeiro dia de aula, onde tudo ainda estar por se fazer. Naquele instante, creia-me, me deu uma vontade louca de gritar: “aonde está você”. Era como se tudo fosse apenas nada...

A esta altura, eu já sei que por vezes o mundo fica cinzento, e a chuva cai nas ribanceiras da alma, alaga os córregos do coração, sufoca a fala, e até os pensamentos. É que quando “Ele” sai de cena, a vida fica sem porquês.... Eis a grande tragédia humana: o dia da indisponibilidade de Deus, o dia em que o telefone está ocupado, e você fica apenas repetindo, como um mantra, “Aonde está você”...

Sola Gratia !

9 comentários:

  1. Olá, Bp. Hermes, q texto, q palavras..não consegui "localizar " no blog do autor o mesmo. Gostaria de reproduzí-lo em me blog, peço-lhe a gentileza de orientar-me quanto as especificações para crediat ao autor o mesmo. Obrigada, abrçs.

    ResponderExcluir
  2. Amado em Cristo,HERMES Servo do DEUS VIVO,ganhador de almas para Jesus Cristo.
    Graça e Paz.
    Este texto foi mencionadom um trexo onde relatou que Adão queria por a culpa em alguém,gostaria de comentar alguns assuntos oK?
    No livro de Gêneses 3.8,9 diz: E ouviram a voz do SENHOR DEUS,que passeava no jardim pela viração do dia;e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR DEUS,entre árvores do jardim. E chamou o SENHOR DEUS a Adão e disse-lhe: Ondes estas?
    A culpa e a consciência do pecado motivaram Adão e Eva a fugir de DEUS. Tinha medo e constrangimento na sua presença,sabendo que tinham pecado e que estavam sob o desagrado de DEUS,Nesta condição,viram que era impossível chegar à sua presença com confiança ver Atos 23.1; 24.16. Em nossa condição pecaminosa,também somos semelhantes a Adão e Eva. DEUS,no entanto proporcionou um caminho para purificar nossa consciência culpada,para livrar-nos do pecado e nos restaurar à comunhão com Ele. O "caminho" chamado é Jesus Cristo ver João 14.6. Mediante a redenção que DEUS proveu através de seu Filho,podemos vir a Ele e receber o seu amor,misericórdia,graça e ajuda em tempos oportunos ver Hebreus 4.16; 7.25.
    Satanás através da serpente provocou a queda da raça humana por meio do engano. Esse é um dos seus métodos principais de desviar as pessoas do caminho e da Verdade de DEUS.
    - A Bíblia ensina que Satanás,que no grego é satam,que significa ADVERSÁRIO,foi designado como ministro junto ao trono de DEUS,porém num certo tempo,antes de o mundo existir,rebelou-se e tornou-se o principal adversário de DEUS e dos homens e engana e cega as mentes dos incrédulos neste mundo,para que não compreendam o evangelho da salvação;
    ver 2 Coríntios 4.4. OBS Atualmente,Satanás também está enganando,e cegando alguns líderes de igrejas,e alguns de seus membros,acorda igreja do DEUS VIVO!
    - Conforme o ensino do apóstolo Paulo,é através do engano satânico que certas pessoas da igreja crerão que poderão viver na imoralidade corrupção,avareza,injustiça falso ensino Bíblico etc,e,mesmo assim,herdar o Reino de DEUS ver I Corintíos 6.9; Gálatas 5.21.
    - O engano será o meio principal que Satanás usará para levar as massas os homens em geral e também o povo de DEUS à rebelião contra DEUS no fim da história ver 2 Tessalonisenses 2.8-12; Apocalipse 20.8.
    - Todos os cristãos devem estar preparados para uma luta severa e contínua contra os ataques e os enganos de Satanás,no que respeita à nossa vida pessoal,nosso casamento,nosso lar,a escola,a igreja e nosso trabalho ver Mateus 24.4,11,24; Efésios 6.11.
    Satanás atualmente guerreia contra DEUS e seu povo ver Efésios 6.11-18,procurando desviar os fiéis da sua lealdade a Jesus Cristo ver 2 Coríntios 11.3 e fazê-los pecar e viver segundo o sistema do mundo ver 2 Coríntios 11.3; I Timóteo 5.15; I João 5.19.
    O cristão deve sempre orar por livramento do poder de Satanás ver Mateus 6.13,para manter-se alerta contra seus ardis e tentações ver Efésios 6.11 e resistir-lhe no combate espiritual contra ataques pertubantes e demoníacos em nossas mentes,permanecendo firme na fé ver Efésios 6.10-18; I Pedro 5.8,9.
    A milícia cristã deve guerrear contra todo mal,não por seu próprio poder,mas com armas espirituais ver 2 Coríntios 10.3; 10.4,5; Efésios 6.10-18. Nossa guerra espiritual,o cristão é conclamado a suportar as aflições como bom soldado de Cristo; ver 2 Timóteo 2.3,sofrer em prol do evangelho; ver Mateus 5.10-12; Romanos 8.17; 2 Coríntios 11.23; 2 Timóteo 1.8,combater o bom combate da fé; ver I Timóteo 6.12; 2 Timóteo 4.7,guerrear espiritualmente; ver 2 Coríntios 10.3,vencer; ver Romanos 8.37, ser vitorioso;
    ver I Coríntios 15.57,vestir toda armadura de DEUS; ver Efésios 6.11,ficar firme; ver Efésios 6.13,14,levar cativo todo pensamento; ver 2 Coríntios 10.5.
    DEVEMOS LEMBRAR-NOS QUE JESUS CRISTO ESTÁ NO CÉU,INTERCEDENDO POR NÓS,JUNTO AO PAI NOSSO DEUS TODO PODEROSO.
    COMO DIZ UMA FAMOSA FRASE,SEM JESUS NÃO DÁ PARA SER FELIZ!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto!
    Quem nunca sentiu essa saudades, essa ausência DELE que atire a primeira pedra.
    Para ler e reler!

    Abraços,

    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Olá Elídia,

    Acredito que o autor ficaria muito alegre de ver seu texto espalhado na blogosfera. O link para este texto particular é http://anovacristandade.blogspot.com/2010/08/cade-voce.html

    Obrigado a todos pelos comentários.

    ResponderExcluir
  5. Olá Hermes!

    Muito bom o texto, vou dar uma passadinha no blog do autor também.

    Seu blog e seus vídeos eu já acompanho a um tempo, excelente trabalho.

    Obrigado pela visita no meu também.

    Grande abraço!

    Matheus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:46 PM

    PARA,as Meninas do reino
    Não concordo com vc,e atiro a primeira pedra.
    Se uma pessoa está sentindo falta de Jesus,Saudade dele,e solidão,é porque não está em comunhão com ele e sua Palavra. E Jesus não está no coração desta pessoa. O sofrimento,e a solidão faz parte do evangelho,lembra que os discípulos,e apóstolos sempre sofreram sofrimento e perseguições,e o próprio Jesus Cristo disse no livro de João 16.33: Tenho-vos dito isso para que em mim tenhais paz,no mundo tereis aflições mas tende bom ânimo;eu venci o mundo.
    Salmos 37.5 Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nEle,e ele tudo fará.
    Em Atos 5.40 fala,E concordaram com ele. E,chamando os apóstolos e tendo-os AÇOITADO,mandaram que não falassem no nome de Jesus e os deixaram ir.
    Em Atos 12.1 e 2 fala que Por aquele mesmo tempo,o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar;e matou à espada Tiago,irmão de João. Então vejo que a solidão não faz parte de um cristão,mas a perseguição esta faz!
    Terminando,o Próprio Jesus exlamou na cruz dizendo Pai porque me desamparaste.
    Jesus Cristo não sentiu solidão,ele sabia que o Pai nunca iria abandona-lo,apenas Deus se afastou,porque naquela hora Jesus Cristo estava levando sobre si a dor do nossos pecado,e enfermidades de toda humanidade.
    Então se alguém está sentido solidão,reveja sua vida com Deus,porque alegria do Senhor é a nossa força.

    ResponderExcluir
  7. Pr Hermes!ddd
    Sempre que passo por seu blog, me sinto saciada pela palavra de Deus!

    Que belo post!
    Acredito no Deus que possa ter sentido solidão, para entender as nossas próprias!

    Que Deus continue te abençoando! Beijos e paz!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:53 PM

    PARA Joyce,
    Prezada Joyce Presta atenção! Não seja criança ingênua!
    Deus nunca sentiu solidão,porque ele é o Senhor de tudo e de todos,Ele é Santo Ele é Deus,criador de todas as coisas. Deus é Deus!
    Minha prezada Joyce,solidão é para quem não tem e não conhece Jesus,porque Jesus Cristo disse que eis que estou convosco até a consumação dos séculos.
    Deus nunca teve solidão para entender as nossas,quer dizer ( as suas ). Portanto não dá para engolir essa palavras que vc comentou.
    Falo de mim mesmo,que não tenho solidão,porque o Senhor Jesus Cristo e seu Santo Espírito estão sempre ao meu lado,e sempre estou meditando nas Sagradas Escrituras onde rios de água viva transbordam dentro de mim,com alegria e gozo no Senhor.
    Então! Isto que vc disse ( É HERESIA PURA ).
    Fica sabendo que Deus é oniciente,onipotente,onipresente,Ele que fez o homem e conhece todos os nossos pensamentos.
    HERESIA,aí! Não dá!
    Busque mais conhecer a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Paz!

    Já sigo o seu blog. Obrigado por me seguir também.
    Leio sempre as suas publicações e me sinto renovado por algumas delas.
    Deus o abençõe.

    www.noticiascristas.com

    ResponderExcluir