quarta-feira, julho 23, 2014

12

Em boca fechada não entra mosquito!


Por Hermes C. Fernandes

Há momentos em que a melhor coisa é calar-se. Como diz a Escritura, “há tempo de estar calado, e tempo de falar” (Ec.3:7b).  Mesmo quando é tempo de falar, devemos nos lembrar que de toda palavra frívola que dissermos, um dia teremos que prestar contas a Deus (Mt.12:36).

Convido-os a examinar um episódio bíblico acerca de alguém que abriu a boca, quando deveria mantê-la fechada.
“Existiu no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias; sua mulher era das filhas de Arão, e o seu nome era Isabel. Eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo ambos avançados em idade” (Lucas 1:5-7).
Imagino quantas vezes Zacarias deve ter questionado a Deus por causa da esterilidade de sua mulher. Por que, Senhor? Nós temos procurado ser irrepreensíveis diante de Ti!

Para a aquela sociedade, não havia vergonha maior do que a esterilidade. Filhos representavam a bênção de Deus sobre a vida do casal. Não tê-los era visto como uma maldição. Provavelmente, Zacarias e Isabel devam ter desistido de pedir a Deus tal concessão. Afinal, já estavam velhos, e não fazia sentido continuar rogando que Deus lhes desse um filho. Mesmo assim, Zacarias não deixou de servir a Deus como sacerdote.
“Exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso” (vv.8-9).
Naquela época os sacerdotes eram organizados por turno. O culto a Deus não poderia ser interrompido. Vinte e quatro horas por dia os sacerdotes se revezavam no Templo. Mas como havia muitos sacerdotes em cada turno, era costume lançar sorte para ver qual deles entraria no Templo para oferecer o incenso. Naquele dia, a sorte caiu sobre Zacarias.

E se ele não estivesse lá? Se achasse que já era hora de se aposentar devido à sua avançada idade? Ou se simplesmente houvesse faltado seu turno? É possível que não fosse a primeira vez que sorte lhe tenha escolhido. Mas desta vez algo surpreendente o esperava do lado de lá do santuário.
“Chegada a hora de oferecer o incenso, toda a multidão do povo estava fora, orando. Então um anjo do Senhor lhe apareceu, em pé, à direita do altar do incenso. Vendo-o, Zacarias perturbou-se, e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas. A tua oração foi ouvida. Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento” (vv.10-14).
Às vezes, para ouvirmos a voz de Deus, precisamos nos separar da multidão. Freqüentemente, Jesus Se separava da multidão para conversar com o Pai.

A inesperada aparição angelical perturbou a Zacarias. E mais inusitado ainda foi a mensagem que o anjo lhe trouxe: A tua oração foi ouvida!

Quantos anos se passaram
 desde que Zacarias fizera a Deus aquela oração? E quem disse que oração tem prazo de validade? Há orações que fizemos anos atrás, e das quais já até nos esquecemos, mas que ainda serão respondidas.

A esta altura, o velho sacerdote já desistira de ser pai. Porém, Deus não desistira de lhe conceder tal prazer. Zacarias interrompeu o anjo para perguntar: “Como saberei isto? Eu sou velho, e minha mulher é avançada em idade” (v.18). Em outras palavras: - Como posso ter certeza de que isso não é uma pegadinha, ou uma piada de mau gosto? Agora já é tarde. Sua mensagem chegou com muitos anos de atraso. Talvez ele tenha pensado: - Será que me enganei? Entrei no turno errado? Não é possível que esta mensagem seja pra mim! Não! Zacarias não entrou no turno errado! O anjo não errou o endereço da mensagem! Chegara o momento determinado por Deus para que sua oração fosse atendida.

Seu questionamento lhe custou caro:
“Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e dar-te estas alegres novas” (v.19).
Era como se o anjo lhe dissesse: - Olha aqui, meu amigo. Assim como você estava escalado para estar aqui e agora, eu fui escalado dentre os milhões de anjos para lhe trazer esta mensagem. Não me faça perder meu tempo!

E o anjo continuou:
“E agora ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam, porque não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se cumprirão” (v.20).
Eu fico imaginando quando Deus escolheu Gabriel para trazer a mensagem a Maria. Ele deve ter se sentido muito honrado. Mas antes que saísse em direção a Nazaré, o anjo recebeu a notícia de que fora escalado para antes levar uma mensagem a um velho sacerdote. – Ok. Lá vamos nós! Deve ter pensado o anjo. Daí, quando chega lá, o sacerdote duvida de sua palavra. – Quem este velho pensa que é? Será que ele sabe com quem está falando? Como ele se atreve a duvidar de minha palavra? Quer saber? Vou te deixar mudo por nove meses! Talvez assim você aprenda a não questionar a palavra de Deus!

E agora? Como explicar ao povo o que estava acontecendo?
“O povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. Saindo ele, não lhes podia falar. Então entenderam que tinha visto uma visão no templo. Falava-lhes por sinais, e ficou mudo” (vv.21-22).
Por que Zacarias se demorou tanto lá? A mensagem do anjo foi rápida e objetiva. O tempo restante ele gastou imaginando que desculpa dar ao povo que esperava lá fora. E ele sequer pôde voltar pra casa depois da aparição angelical!

Provavelmente aquela era sua despedida do ofício sacerdotal, e teria que ficar ali até o fim do seu turno, pra então desfrutar de sua merecida aposentadoria. Só depois de “terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa” (v.23). Afobado como cru, já diziam os antigos. Se ele pôde esperar tantos anos, por que não poderia esperar alguns dias?

Mesmo ansioso para ver a promessa cumprida (e isso mediante o cumprimento de seu dever marital), Zacarias teve que esperar. Imagine ter que exercer seu ministério sem voz!
“Depois daqueles dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que se dignou retirar o meu opróbrio perante os homens” (vv.24-25).
Repare nisso: Isabel percebeu o que seu marido não pôde ver. Deus não tem prazer de ficar protelando em atender nossos pedidos. Porém, Ele tem Seu próprio cronograma. Seu compromisso maior não é com nossos desejos, mas com Seus propósitos. O propósito de Deus era que o fruto do ventre de Isabel fosse aquele que prepararia o caminho para Seu Filho Jesus.

Para o velho sacerdote que já se preparava para despedir-se da vida, a questão era: Quem me sucederá? Quem dará seqüência ao meu trabalho? Mas para Deus a questão era outra: Quem precederia Seu Filho no Mundo? Quem Lhe abriria o caminho? Ele teria que nascer pouco antes de Jesus, sendo assim Seu contemporâneo.

Para Zacarias e Isabel, seu filho era apenas o cumprimento de um desejo de juventude. Mas para Deus, aquela criança seria o mais importante ser humano que passaria pela Terra.

Para eles, um desejo. Para Deus, um propósito.

Se ele nascesse anos antes,
 talvez morresse antes que o Messias aparecesse. Talvez jamais se encontrassem. Talvez tivesse sua cabeça em um prato muito antes que o filho de Maria fosse depositado numa manjedoura.

Os propósitos divinos são sincronizados!

Por isso, o mesmo anjo que levou a mensagem ao velho sacerdote, mal teve tempo de respirar, e seis meses depois, partiu em direção à Nazaré para anunciar a uma virgem desposada com um carpinteiro o nascimento do Salvador da Humanidade (v.26).

Se Deus respondesse as orações de Isabel em sua juventude, jamais teria havido aquele memorável encontro entre ela e Maria, em que seu nenê se mexera em seu ventre, e ela fora cheia do Espírito Santo (v.41).
“Completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes ouviram que Deus tinha usado para com ela de grande misericórdia, e alegraram-se com ela. Ao oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de Zacarias, seu pai. Respondeu sua mãe: Não! Ele será chamado João. Disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que tenha este nome. Perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem. Pedindo ele uma tabuinha, escreveu: O seu nome é João. E todos se admiraram. Imediatamente a boca se lhe abriu, a língua se lhe soltou e falava, louvando a Deus” (vv.57-64).
Isabel passou cinco meses escondida, talvez para evitar o embaraço de ter que explicar como uma anciã poderia ter-se engravidado. Deve ter sido difícil para ela, uma vez que seu próprio marido estava mudo. Ela passou os primeiros meses de gravidez sem ter com quem conversar, isolada de tudo e de todos. Tinha que contentar-se com uma comunicação feita por sinais.

Quando ela resolveu voltar ao convívio social, sua barriga já estava grande, pois já estava no sexto mês de gravidez. Talvez tenha sido a visita de Maria que a encorajara a sair de casa, ou a receber visitas. As pessoas começaram a comentar quão grande milagre Deus fizera na vida daquele casal de anciãos.

Finalmente, o menino nasceu. Porém, Zacarias continuou mudo. Ou talvez já até lhe houvesse sido devolvida a fala, mas ele se acostumou com a mudez.

No oitavo dia, quando foram apresentar o menino no templo, houve uma discussão sobre que nome se deveria dar a ele. A maioria achava que o melhor nome seria o do próprio pai, homenageando o velho sacerdote. Todos achavam que ele concordaria com isso.

Zacarias Junior! Aquele que seria uma extensão do seu ministério. Mas Deus tinha outros planos. Enquanto o cenário do ministério de seu pai era o templo, o cenário em que se daria seu ministério seria o deserto. Enquanto seu pai se vestia de linho fino e estola, conforme a tradição sacerdotal, ele se vestiria de pelo de camelo. Enquanto seu pai se alimentava da carne dos sacrifícios feitos no templo, ele se alimentaria de mel e gafanhoto.

Definitivamente, aquele menino não seria a continuidade do seu ministério. Era algo completamente inovador.

Depois de alguma discussão sobre o assunto, resolveram consultar o sacerdote mudo: - E aí, o que você pensa? Não acha que o menino deve levar seu nome? Sem saber como se expressar, Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: - Seu nome é João!

Fora este o nome que ele ouvira dos lábios do anjo. Fora este o nome que sua mulher queria dar ao menino. Quem disse que Deus tem compromisso com a maioria? Quem disse que a voz do povo é a voz de Deus? Quando Zacarias opinou, sua fala voltou.

Agora ele estava em concordância com Deus. Seus questionamentos foram substituídos por louvores. É preferível ficar mudo a questionar os propósitos divinos. É melhor se calar do que querer impor sua própria vontade.

Quantas vezes colocamos tudo a perder com o que dizemos? Achamos que Deus nos deve explicação. Que as coisas devem acontecer à nossa maneira. Ledo engano! Deus é soberano, e sabe exatamente o que está fazendo.

Vale aqui a recomendação de Pedro:

“Se alguém fala, fale segundo as palavras de Deus...” (1 Pe.4:11).

Se não for pra falar em consonância com os oráculos de Deus, é melhor que se cale! “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus!” (Sl.46:10a).

Naquele dia o velho sacerdote descobriu que é melhor contrariar a vontade da maioria, do que se levantar contra a vontade de Deus. Os únicos desejos com os quais Deus está comprometido são com aqueles que Ele mesmo gerou em nossos corações. Ele não está comprometido com nossos caprichos, com nossa vaidade, com nossos projetos particulares.

A oração de Zacarias foi respondida porque refletia o anelo de Deus.

João, o apóstolo amado, escreve em sua primeira epístola:
“Esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que já alcançamos os pedidos que lhe fizemos” (1 Jo.5:14-15).
Por isso, um dos critérios para que tenhamos nossas orações atendidas, é que estamos n’Ele e a Sua Palavra esteja em nós (Jo.15:7). É por meio de Sua Palavra em nós que descobrimos a vontade do Senhor para a nossa vida. E assim, nossos pedidos serão sempre de acordo com Sua vontade. Ele terá operado em nós, tanto o querer, quanto o realizar (Fp.2:13). Teremos aprendido a nos deleitar n’Ele, para que nossos desejos coincidam com os d’Ele, e assim, sejamos plenamente atendidos (Sl.37:4).

Suas respostas vêem sempre no tempo certo. Nem antes, nem depois. Nada é capaz de alterar Seu cronograma.

Ao dar ao menino o nome ordenado por Deus, Zacarias reconheceu que João Batista era muito mais do que uma resposta às suas orações. Era a manifestação do propósito de Deus para o Mundo.

Lembre-se: Acima de nossos desejos, está o propósito de Deus.

Que sua vida seja o ventre através do qual os propósitos divinos se manifestarão.

12 comentários:

  1. Maravilhosa palavra! Precisamos aprender a ter coragem para confrontar a maioria, se preciso for, para estarmos firmes, centrados unicamente na palavra de Deus, em Sua vontade.
    Deus te abençoe pastor Hermes.
    GRAÇA E PAZ

    ResponderExcluir
  2. Belíssima palavra, irmão Hermes!
    Continue sempre nos abençoando com seus textos!

    ResponderExcluir
  3. Barbosa9:59 AM

    Meu amado em Jesus Cristo,irmão HERMES.
    DEUS SEJA LOUVADO PARA TODO O SEMPRE AMEM?
    É meu irmão,tem muita gente por aí falando muitas besteiras,principalamente alguns cristãos.
    HÁ VÁRIOS TIPOS DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO.
    O JULGAMENTO DO CRISTÃO.
    2 Coríntios 5.10 diz: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo,para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo,ou bem ou mal".
    A Bíblia ensina que os cristãos terão,um dia,de prestar contas "ante o tribunal de Cristo",de todos os seus atos praticados por meio do corpo,sejam bons ou maus. Todos o cristãos serão julgados;não haverá excessão; ver Romanos 14.10,12; I Coríntios 3.12,15; 2 Coríntios 5.10; Eclesiastes 12.14.
    As pessoas do mundo,já é de se esperar porque não tem DEUS em suas vidas;mas e o Cristão?
    Irmão HERMES,gostaria de falar sobre alguns assuntos que o irmão escreveu,concordo plenamente com o irmão! Infelismente é isto que estamos vendo!
    TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO.
    DEUS tem um plano determinado eterno que inclui os propósitos e atividades de toda pessoa na terra. O Cristão deve entregar-se a DEUS como sacrifício vivo,deixar que o Espírito leve a afeito o plano de DEUS em sua vida e ter cuidado para não se afastar da vontade de DEUS,e assim perder a oportunidade quanto ao propósito divino para a sua vida;
    ver Romanos 12,1,2.
    I João 5.14,15; ORARÁ,E DEUS DARÁ O QUE PEDIMOS.
    João refere-se a um tipo de oração dentro da vontade de DEUS,em que temos certeza de que DEUS atenderá,devemos orar pelos cristãos espiritualmente fracos,que necessitam das orações do povo de DEUS para ministrar-lhes a vida e a graça e principalmente,não esquecer-mos de falar da salvação de Jesus e orarmos para os homens que não têm a vida eterna.
    - Para pessoas assim,a igreja o povo de DEUS precisa orar,para que DEUS dê "vida". Aqui "vida" significa uma restauraçaõ do vigor espiritual e renovação da graça de DEUS,as quais estão sendo prejudicadas pelo pecado,DEUS promete que atenderá está oração;
    ver Romanos 8.6; 2 Coríntios 3.6; I Pedro 3.7.
    Para que antes foi cristão e agora cometeu pecado"para morte",a igreja não pode orar com certeza de Deus dará mais graça e vida a essa pessoa. Esse tipo de pecado envolve a trangressão deliberada,proviniente,da desobediência contínua à vontade de DEUS. Tais pessoas estão mortas espiritualmente,e somente poderão receber vida,caso se arrependam do pecado e se voltarem para DEUS ver Romanos 8.13 que diz: Porque,se viverdes segundo a carne,morrereis;mas,se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo vivereis. Devemos orar para que DEUS dirija as circunstâncias da sua vida,de modo que tenham uma oportunidade de propícia de aceitar de novo a salvação de DEUS em Jesus Cristo. No livro de I João 5.16 diz: Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte,orará,e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte,e por esse não é digno que ore. Irmãos,devemos saber orar com sabedoria,o observar o que falamos com DEUS,porque as nossas orações não voltam vazias.
    Quando oraramos devemos saber se é da vontade de DEUS. A oração tem Três resposta SIM,NÃO ESPERE. Muitas vezes oramos e não recebemos,é porque pedimos mal,e que não está na vontade de DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Hermes
    A Paz do Senhor
    Obrigado pela honrosa visita no blog do Ibadejuf
    Já estou seguindo seu blog e sempre fico ligado nos seu textos que são joias de inspiração e conhecimento bíblico, os quais coneci lá no Genizah.
    Deus continue te abençoando e inspirando para edificação da Igreja e Glória de Deus.
    Um abraço.
    Cleber
    Cleber

    ResponderExcluir
  5. A Paz!

    Obrigada pela visita em meu blog.
    Já o sigo e sempre leio o que publica.
    Deus lhe abençoe mais e mais....


    Ana

    ResponderExcluir
  6. Juliane de Medeiros2:21 AM

    Fico muito feliz em ver que existe gente séria, comprometida com a Palavra de Deus e que sabe que foi chamado pra fazer a vontade de Deus e não pra viver de acordo com a vaidade das vontades humanas. Deus abençoe o seu ministério, sua vida..
    como é bom fazer parte desse Reino.

    Glória a Deus pela sua vida!
    Fui muitíssimo abençoada por essa palavra.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:14 PM

    Zacarias abriu a sua boca por um desejo que compartilhava com sua esposa; pelo que vemos no texto e nas sagradas escrituras a resposta de Deus àquela petição protelou-se aos olhos de quem contava os dias passando e a velhice apoderando dos seus corpos, mas, o propósito de Deus não se marca segundo o tempo humano, o Espírito de Deus habita os corações humanos no tempo cronológico o qual tempo conta os dias da precária vida terrena, mas, a majestade Divina organiza e harmoniza as duas categorias de Tempo, o Tempo Eterno e Tempo Secular de lá da sua Majestade Divina. De seu Trono de Luzes reverenciado, assistido e louvado pelo seu séquito de criaturas celestiais ao seu favor.
    O presente Eterno sob a linearidade de uma Luz Divina e intermitente visualiza e organiza a luz cronologia e rotativa que assiste a realidade humana de Tempo limitado.
    O casal Zacarias e Ana desfaleceu esperando uma providencia divina imediata. Deus com poderes para realizar as petições do casal jovem, adulto e ancião, assistia do presente Eterno o nascimento do Salvador do mundo um pouco à frente das petições do seu Sacerdote Zacarias. João haveria de chegar a tempo de preparar o caminho para o seu Cristo Salvador do mundo.
    Boca sabia que abre para pedir um benefício segundo a vontade do Deus Criador não faz pedidos datados. Deus é quem organiza e administra o Tempo Eterno e o Tempo da realidade humana.

    ResponderExcluir
  8. Miguel5:31 PM

    Hermes, gostei do prefácio Boca fechada não entra mosquito.
    Mas boca aberta sai um monte de besteira falsas dutrinas, etc. Então como fica isto! Boca fechada ou boca aberta?
    Vc sabe o que estou falando!
    No livro de Filipenses 3.2 diz:
    Guardei-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão!
    A maior provação do apóstolo Paulo era a tristeza que sentia e experimentava por causa dos que destorciam o evagenlho de Jesus Cristo.
    Seu amor a Jesus o Nazareno, à igreja o povo de Deus e à Verdade Redentora, era tão forte que o levou a opor-se energicamente àqueles que pervetiam a doutrina pura, e a descrê-los como "CÃES" E "MAUS OBREIROS"( Fl 1.17; Gl 1.9; Mt 23).
    O termo grego "CIRCUNCISÃO", como é empregado por Paulo aqui, significa "MULTILADORES DO CORPO" e refere-se ao rito da circuncisão segundo ensino dos falsos mestres judaizantes, afirmando que o sinal da circuncisão conforme o AT era necessário à salvação.
    Como nos dias atuais nas igrejas físicas evangélicas, doutrina do ensinos da Nova Era, doutrinas antibíblicas mandado pela Nova Ordem Mundial.
    Paulo declara que a verdadeira circuncisão é uma obra do Espírito santo no coração da pessoa, pela qual o pecado e o mal são cortados( Fl 3.3; Rm 2.25-29; Cl 2.11).
    Hermes vamos dizer para estes cães maus? Pastores, obreiros etc: BOCA CALADA(fechada) NÃO ENTRA MOSQUITO.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:02 PM

    Existe uma linguagem consagrada para o pronunciamento de um discurso com conteúdo evangélico. Creio que a apropriação devida do vocabulario pertinente ao discurso teológico ocorre atravéz da inspiração Divina e também do exercício. Perdoe-me pela minha inexperiência com tais rudimentos.
    Tenho grande desejo de familiarizar-me com a prática da palavra com humildade, caridade, amor e comunhão com aqueles que já militam a milícia da Fé.

    ResponderExcluir
  10. Zacarias abriu a sua boca por um desejo que compartilhava com sua esposa; pelo que vemos no texto e nas sagradas escrituras a resposta de Deus àquela petição protelou-se aos olhos de quem contava os dias passando e a velhice apoderando dos seus corpos, mas, o propósito de Deus não se marca segundo o tempo humano, o Espírito de Deus habita os corações humanos no tempo cronológico o qual tempo conta os dias da precária vida terrena, mas, a majestade Divina organiza e harmoniza as duas categorias de Tempo, o Tempo Eterno e Tempo Secular de lá da sua Majestade Divina. De seu Trono de Luzes reverenciado, assistido e louvado pelo seu séquito de criaturas celestiais ao seu favor.
    O presente Eterno sob a linearidade de uma Luz Divina e intermitente visualiza e organiza a luz cronologia e rotativa que assiste a realidade humana de Tempo limitado.
    O casal Zacarias e Ana desfaleceu esperando uma providencia divina imediata. Deus com poderes para realizar as petições do casal jovem, adulto e ancião, assistia do presente Eterno o nascimento do Salvador do mundo um pouco à frente das petições do seu Sacerdote Zacarias. João haveria de chegar a tempo de preparar o caminho para o seu Cristo Salvador do mundo.
    Boca sabia que abre para pedir um benefício segundo a vontade do Deus Criador não faz pedidos datados. Deus é quem organiza e administra o Tempo Eterno e o Tempo da realidade humana.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  11. Existe uma linguagem consagrada para o pronunciamento de um discurso com conteúdo evangélico. Creio que a apropriação devida do vocabulario pertinente ao discurso teológico ocorre atravéz da inspiração Divina e também do exercício. Perdoe-me pela minha inexperiência com tais rudimentos.
    Tenho grande desejo de familiarizar-me com a prática da palavra com humildade, caridade, amor e comunhão com aqueles que já militam a milícia da Fé.

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10:30 PM

    Linda mensagem
    a paz thiago

    ResponderExcluir