terça-feira, julho 12, 2016

14

A melhor maneira de descobrir um cristão fake



Por Hermes C. Fernandes

Tempos atrás, assisti a uma entrevista de um blogueiro que criou uma personagem fake, com o objetivo de satirizar os evangélicos. Segundo ele, mais de trinta mil pessoas visitam diariamente seu blog, e mesmo com toda a zoação (personagem caricato, abuso de clichês, palavras chulas e situações pouco prováveis), muitos acreditam que tudo aquilo é real.

Como esta personagem, há milhares de fakes circulando na internet, alguns tão sutis que é quase impossível dar-se conta de que não sejam pessoas reais. Porém, pior do que os fakes cibernéticos, são os de carne e osso que circulam livremente em nossas vidas, fazendo-se passar por aquilo que não são. Como reconhecê-los?

Seria inadmissível acreditar que existam até pastores fakes? Refiro-me àqueles que sobem ao púlpito descaradamente, fingindo ser o que não são? Infelizmente, não dá para confiar em tudo o que vemos e ouvimos.

Pouco antes do fatídico fim do Orkut, um pastor brasileiro que era frequentemente convidado para pregar fora do País foi desmascarado por usar dados do perfil das pessoas como se fossem revelações divinas. As pessoas ficavam abismadas com a precisão das informações que ele passava, como se o próprio Deus lhe houvesse confidenciado. Foi necessário que alguém investigasse o tal fenômeno 'sobrenatural' para expor a farsa. Uma pequena dose de ceticismo não faz mal a ninguém. O que é verdadeiro e sincero resiste a qualquer sondagem.

Como perceber que alguém é de fato o que diz ser? Como aferir a veracidade da experiência contada como testemunho?

Uma sociedade baseada em aparência, facilmente se deixará enganar por aqueles que ostentam uma piedade de fachada. Basta que o sujeito use meia dúzia de jargões religiosos, e pronto, já enganou metade das pessoas que o assistem.

Escrevendo a seu pupilo Tito, o apóstolo Paulo denuncia os que "professam conhecer a Deus, mas negam-no pelas suas obras, sendo abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra" (Tt.1:16).

Discursar sobre teologia não significa conhecer a Deus. Forjar manifestações sobrenaturais, idem. Tempo de casa também não significa nada. Conheço gente que abraçou a fé há tão pouco tempo, mas que demonstra conhecer a Deus com mais profundidade do que alguns que nasceram e foram criados no ambiente da igreja.

Então, como podemos inferir se alguém conhece ou não a Deus, ou ainda, se é um cristão legítimo ou não passa de um fake? Do ponto de vista de Deus, não há qualquer problema. Afinal de contas, "o Senhor conhece os que são seus" (2 Tm.2:19a). Mas do ponto de vista do lado de cá, só há uma maneira de saber: "Qualquer que profere o nome do Senhor aparte-se da injustiça" (v.19b).

Vamos tentar entender melhor isso através de um curioso episódio não muito conhecido narrado no Antigo Testamento.  Lemos que os filhos do sumo-sacerdote Eli eram "filhos de Belial, pois não conheciam o Senhor" (1 Sm.2:12). Como pode alguém ser filho do sumo-sacerdote, ser nascido e criado no ambiente do templo, e ainda assim, não conhecer a Deus? Nem sempre filho de peixe, peixinho é. Embora fossem filhos de um homem correto e justo, aos olhos de Deus não passavam de filhos de Belial (nome usado no AT em referência ao diabo).

Como o escritor sagrado teria chegado a esta conclusão? Vejamos o relato:
Ora, o costume desses sacerdotes para com o povo era que, oferecendo alguém um sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote com um garfo de três dentes na mão ( o famoso ‘tridente’). Metia-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita, e tudo o que o garfo tirava, o sacerdote tomava para si. Assim faziam a todo o Israel que ia a Siló” (vv.13-14).
Este era o meio de subsistência dos sacerdotes. Eles se dedicavam integralmente ao culto, e dependiam das ofertas para sobreviver. Porém, havia um protocolo a ser seguido.
“Mas antes mesmo de queimarem a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; ele não aceitará de ti carne cozida, senão crua. Se lhe respondia o homem: Queime-se primeiro a gordura, e depois tomarás o que quiseres, então ele lhe dizia: Não, hás de dá-la agora; se não, tomá-la-ei à força. Era muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, pois desprezavam a oferta do Senhor” (vv.15-17).
De acordo com o protocolo sacerdotal, a carne dos animais sacrificados deveria ser colocada no caldeirão até que a gordura se queimasse, e só então, o sacerdote meteria seu garfo e retiraria a sua parte.

Os filhos de Eli não tinham paciência de esperar que a gordura se queimasse. A gordura representava a melhor parte, e esta pertencia ao Senhor. Mas eles não se satisfaziam com a parte que lhes cabia.

Eles foram enredados pela mesma proposta feita pela serpente ao primeiro casal no Éden, abocanhando o que pertencia exclusivamente a Deus.

Lembre-se: Quem conhece a Deus, ama a justiça e foge da injustiça. Justiça é dar a cada um o que lhe é de direito. A Deus o que é de Deus, a César o que de César, ao empregado o que é direito seu, ao cônjuge a sua parte (1 Co.7:3-5), e assim por diante.

Em vez de lutar por lucro, quem conhece a Deus luta por justiça. Não importa quem vai ficar com a melhor parte do bolo, desde que isso seja justo.

Nas palavras do apóstolo, “dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo, a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa algum, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” (Rm.13:7-8a).

Dar honra é o inverso de querer tirar vantagem.

O que denunciava que os filhos de Eli eram na verdade “filhos de Belial”, e, portanto, sacerdotes fakes, era o fato de quererem tirar vantagem em tudo, até daquilo que pertencia ao Senhor.

Há quem procure tirar vantagem até do sofrimento alheio, sem o menor constrangimento. Outros sabem capitalizar suas mais amargas experiências, levando ao pé da letra do adágio preferido de alguns: se a vida lhe der um limão, faça uma limonada. 

É claro que temos direitos, porém o direito alheio vem sempre em primeiro lugar. Temos que esperar a gordura queimar, para tirar o que é nosso. É disso que Paulo fala em Romanos 12:10: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-os em honra uns aos outros.” Ser cordial é ceder a vez, pondo o interesse do outro acima do nosso, como nos orientou Paulo em outra passagem: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros” (Fp.2:3-4).

Sempre haverá um caldeirão diante de nós, e nossa postura ao metermos nosso garfo vai revelar de quem somos filhos.  É simples assim: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão” (1 Jo.3:10).

Justiça é dar ao outro o que é dele. Amor é dar ao outro o que é nosso. Quem segue a Cristo deve estar disposto a abrir mão até do que é seu por direito, visando o benefício de outros.

Antes de seguir a alguém nas redes sociais, ou de introduzir alguém em seu círculo de amizade, procure verificar a conduta desta pessoa com relação aos demais e com que avidez ela mete seu garfo na caldeirão da vida. Lembre-se de que não foi o beijo que identificou o traidor de Jesus, mas o fato de meter a mão no prato do seu mestre sem qualquer recato.


14 comentários:

  1. Caro Hermes, comentei acerca do pregador-fake que usava o Orkut em um de meus sermões. O espanto, a indignação e a revolta dos ouvintes era nítida.
    Algo que pra nós é sagrado, a confiança, está sendo tratada como nada.
    Realmente espero que o Senhor nos ajude a proteger as pessoas para que não desacreditem da verdadeira palavra inspirada e possam também ser como os bereanos.
    Deus abençoe teu ministério!

    Abçs,

    Gildo

    ResponderExcluir
  2. Irmão Hermes, Paz de Cristo.
    Conseugui vir mais uma vez vir aqui, kkkk.
    Excelente texto.
    Não sei se esse blog do cristão fake é o mesmo que foi ao Jô soares, que denegria os crentes, fazendo histórias de pessoas ditas cristãs, com práticas que iam contra o evangelho.
    Bom, sendo ele ou não, realmente muitas pessoas querem colocar em xeque, a Fé em Jesus.
    Conforme está no texto, eu concordo que o que nos difere das atitudes e postura de pessoas que não são de Cristo, é o Amor e prática ao que Cristo nos ensina, dentre esses ensinamentos, a justiça, o amor ao próximo e muito mais.
    Eu, sempre frizo, observo que há uma distância entre o falar e o agir, ou seja, as vezes falamos e sabemos que é verdade, mas a prática é algo mais difícil, onde requer atitude, posicionamento e realmente mostrará nosso ser.
    Excelente texto, como sempre, estou vendo seu vídeo no youtube, comentarei lá tambem, que Deus lhe abençoe sempre. Paz e abraço.

    ResponderExcluir
  3. Barbosa7:38 PM

    Irmão HERMES,Graça e Paz.
    Somente Ele é o SENHOR,Jesus Cristo o Justo!
    Meu querido Irmão em Jesus.
    vc mencionou 2 Timóteo 2.19,gostaria de expor alguns assuntos ok?
    O FUNDAMENTO DE DEUS FICAR FIRME.
    Embora muitos poderão desviar-se da verdade,e falsos mestres,profetas,pastores etc poderão fazer incursões contra a igreja o povo de DEUS ver 2 timóteo 2.14-18 que diz: Traze estas coisas à memória,ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras,que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. Os quais se desviaram da verdade,dizendo que a ressurreição era já feita,e perverteram a fé de alguns. O propósito de DEUS para seus seguidores fiéis não será jamais frustado. O "fundamento de DEUS e da Verdadeira igreja o seu povo,não serão destruidos.
    Nesse fundamento há um "selo"em que estão inscritas duas verdades concernentes àquelas que pertencem à igreja de Jesus Cristo.
    - DEUS conhece perfeitamente aqueles que permanecem fiéis ao seu evangelho original de Cristo,bem como aqueles que transigem quanto às suas verdades; ver Gêneses 18.19; Êxodo 33.12,17; Números 16.5; I coríntios 8.1-3.
    - Aqueles que realmente pertencem a DEUS,apartam-se da iniquidade e dos falsos ensinos ver I Timóteo 6.3-5,11.
    Nos últimos dias as coisas se tornarão piores à medida que o fim se aproximar ; ver 2 Pedro 3.3; I João 2.18; Judas 17.18.
    Nos últimos dias serão assinalados por um aumento cada vez maior da iniquidade no mundo,um colapso nos padrões morais e a multiplicação de falsos cristãos e falsas igrejas dentro do Reino de DEUS; ver Mateus 24.11,12; I Timóteo 4.1. Esses tempos serão espiritualmente difíceis e penosos para os Verdadeiros Servos de DEUS.
    AMANTES DE SI MESMOS.
    O Apóstolo Paulo apresenta uma lista de pecados que têm sua raízes no amor próprio; ver 2 Timóteo 3.2-4 que diz: Porque haverá homens amantes de si mesmos,avarentos,presunçosos,soberbos,blasfemos,desobedientes a Pais e mães,ingratos,profanos,tridores,obstinados,
    orgulhosos,mais amigos dos deleites(prazeres do mundo) do que amigo de DEUS. Alguns,hoje,ensinam que a falta do amor a si mesmo(amor próprio) é a raíz do pecado. A revelação Bíblica ensina o contrário.
    Nos últimos dias,o cristão deve estar disposto a enfrentar um volume esmagador de impiedade,Satanás promoverá uma grande destruição na igreja no povo de DEUS,e também na família.
    Umas delas,os homens e mulheres passarão a amar idolatramente o DINHEIRO,E OS PRAZERES DO MUNDO,e estarão sempre em busca disso para satisfação de seus desejos egoístas.
    O Apóstolo Paulo se refere àqueles que dizem ser cristão,e,aparetam santidade,porém não demonstram que foram libertos por DEUS,do pecado,do egoísmo e da imoralidade. Tais pessoas toleram a imoralidade,e libertinagem nas igrejas e ensinam que é possível praticar os pecados citados nos Versículos 2-4 de 2 Timóteo e,ao mesmo tempo,serem cristãos; ver 2 Timóteo 3.5-9; 4.3,4; 2 Pedro 2.12-19 I Coríntios 6.9.
    Uma das coisas que identifica o falso mestre,profeta,pastores etc nas igrejas,é a sua aposição às Verdades básicas do evangelho,ou sua indiferença para com elas; ver 2 Timóteo 4.1.
    Concluíndo: Devemos todos nos cristãos perguntar a nós mesmos: JÁ SOFRI PERSEGUIÇÃO POR AMOR A JESUS,E POR CAUSA DA MINHA FIRME RESOLUÇÃO DE VIVER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS? OU MINHA FALTA DE SOFRIMENTO É UM SINAL DE QUE NÃO TENHO POSIÇÃO FIRME PELA JUSTIÇA E PELO EVANGELHO DE SALVAÇÃO ATRAVÉS DE JESUS CRISTO,PELO QUAL MORREU POR NÓS?
    DEUS lança mão dos nossos esforsos sinceros e devotados,e os multiplica muito acima de tudo quanto poderíamos ter imaginado ou esperado. Até mesmo nossos aparentes fracasos podem ser semente que se tranformarão em colheitas abundantes a serem ceifadas por outros; ver João 4.37,38.

    ResponderExcluir
  4. Pastor Hermes,

    Graça e PAZ!
    Abençoada postagem esta! O exemplo dos filhos de Eli, como comentado no texto, retratam comportamentos cada dia mais comuns entre aqueles que deveriam exemplificar o contrário com suas vidas. Que Deus possa abrir os olhos de multidões através de tão inspiradas mensagens.
    Deus te abençoe sempre, meu irmão!

    Dálton Curvello
    http://calebe-odemolidordegigantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Barbosa1:07 PM

    Irmão HERMES,Graça e Paz,gostaria de concluir meu raciocínio OK?.
    O irmão citou no livro de João 3.10 na sua conclusão final do seu texto e achei muito interessante.
    FILHOS DE DEUS...FILHOS DO DIABO.
    Este é o âmargo e a conclusão dos ensinos de João em 2.28; 3.10. Ele acabou de advertir o cristão no sentido de não se enganar quanto à natureza da salvação ver I João 3.7. Consequentemente,o cristão deve rejeitar qualquer teologia ou doutrina afirmando que a pessoa pode estar fora da comunhão com DEUS ver I João 1.3,continuar a pecar,e fazer as obras do diabo ver I João 14.18,e ainda ser filho de DEUS,salvo,a caminho do céu.
    Contrariamente a esse falso ensino,João cria claramente que quem continua na prática de pecado conhecido ver I João 3.9,"é do diabo" ver I João 3.8,e não é de DEUS ver I João 3.10. Quem habitualmente pratica o pecado,e afirma que tem a vida eterna e que é filho de DEUS, está enganado e "é mentiroso" ver I João 2.4. Além disso,o que caracteriza um Verdadeiro filho de DEUS é o amor a DEUS,o amor ao proxímo,e as almas perdidas o homem pecador.
    Principalmente devemos guardar seu mandamentos ver I João 5.2 e na solicitude sincera pelas necessidades espirituais e físicas de outro irmão ver I João3.16,17.
    "MARANATA JESUS CRISTO MEU SENHOR!"

    ResponderExcluir
  6. Nossa você não sabe como é uma honra em ter você como um grande parceiro e principalmente um grande amigo, já coloquei seu banner e também na sessão Evangelização Virtual...

    Abraço e continuarem sempre acompanhando Vossa Senhoria com suas mensagens fantásticas.

    Sambora Williams
    www.samborawilliams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hermes, graça e paz. Você havia me comentado que incluiria o meu blog no seu blogroll. O que de fato aconteceu. Muito obrigado. Como eu troquei a imagem por uma menor (dentro dos padrões) gostaria de pedir-te se é possivel você trocar. Abraço.
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ok, Sandro. Já fiz a mudança.

    É um prazer divulgar seu trabalho aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. A honra é nossa, Rondinelle.

    Bem-vindo à subversão do Reino!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2:16 PM

    Para descobrir se um Cristão é fake, basta olhar esse video do Pastor Paulo Junior:

    http://www.youtube.com/watch?v=8ezAFe-DhNo&feature=channel_video_title

    ResponderExcluir
  11. Missionário Luiz4:17 PM

    Bispo Hermes, o evangelho é ir para cruz.
    E muitos estão negando a cruz que leva à vida eterna, para deleitar-se nos prazeres do mundo.
    No livro de Mateus 7.21,22,23 diz:
    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
    E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
    Jesus ensinava enfaticamente que cumprir a vontade do seu Pai celestial é uma condição prévia essencial para a entrada no reino dos céus; veja em Mt 7.22,25; 19.16,26; 25.31,46.
    Mas, já nos versículos 22,23, Jesus declara enfaticamente que "muitos" que profetizam, pregam ou realizam milagres em seu nome estão enganados, pensando que são servos de Deus quando, na realidade, Deus não os conhece. Para não ser enganado nos últimos dias, o dirigente de igreja, ou qualquer outro discípulo cristão, deve apegar-se totalmente à Verdade e à Justiça Revelada na Palavra de Deus; veja em Ap 22.19, e não considerar o "sucesso ministerial" como padrão de avaliação no seu relacionamento com Jesus Cristo que para Jesus nada serve.
    NUNCA VOS CONHECI.
    Estas palavras de Jesus Cristo deixam plenamente claro que uma pessoa pode pregar o evangelho em nome de Cristo, expulsar demônios e operar milagres, sem essa pessoa ter genuína fé salvifíca em Jesus Cristo.
    - As Escrituras Sagradas nos ensinam que a pregação evangélica eloquente, um manifesto zelo pela justiça e a operação de milagres podem ter lugar nesta era mediante a influência e o poder de Satanás. O apóstolo Paulo nos adverte que "O próprio Satanás se transfigura em anjo de luz". Não é muito, pois que os seus ministros se transfigurem em "ministros da justiça" veja em 2 Co 11.14,15; Mt 24.24.
    Paulo torna claro que a simulação de uma unção poderosa pode ser "operação de Satanás" veja em 2 Ts 2.9,10; Ap 13.3,12.
    - Muitas vezes, Deus aniquila a atividade de Satanás nos falsos pregadores, a fim de salvar ou curar aqueles que, sinceramente, recebem a Palavra de Deus; veja em Fp 1.15,18.
    Deus sempre deseja que aqueles que proclamam o evangelho original de Jesus seja justos; veja em I Tm 3.1,7; porém quando uma pessoa má ou imoral prega a Palavra de Deus, ainda assim Deus pode operar através do Espírito Santo que convence o homem do pecado entrar no coração daqueles que recebem a sua Palavra e entregam-se a Jesus Cristo.
    Deus não aprova nenhum falso pregador do evangelho, mas Deus certamente confirmará a Verdade bíblica que foi falada, e aqueles que a aceitam pela fé.
    Porque a Palavra de Deus não volta vazia quando semeada.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6:05 PM

    "Nós somos seres espirituais que estamos passando por uma experiência humana". (Pascal)²

    PAIXÃO, Edson.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2:26 PM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo12:41 PM

    Já estamos no inicio do fim... basta acordar e olhar para os acontecimentos... Infelizmente muito de nós está dormindo! Orai e vigiai!

    ResponderExcluir