domingo, abril 22, 2012

3

Sorria, sua vida está sendo exposta!


Por Hermes C. Fernandes


Como falar de privacidade num tempo em que estamos constantemente sendo filmados? Sentimo-nos como integrantes de um gigantesco Big-Brother. Há câmeras e olhares nos cercando por todos os lados. Nas ruas, shoppings, bancos, repartições públicas, etc. Só na Inglaterra cerca de cinco milhões de câmeras estão estrategicamente espalhadas para garantir a segurança da população.  Até nossos computadores e celulares vêm equipados de câmeras. Todos nos tornamos paparazzi em potencial. Qualquer cena que nos chame a atenção é só sacar a câmera do celular, registrar e depois postar no Youtube. Além do mais, nossa vida sofre uma exposição sem precedentes através de nossos perfis nas redes sociais como Facebook, Orkut e MySpace.

Com isso, deixamos de viver para simplesmente atuar. A qualquer momento poderemos ser flagrados por alguma câmera indiscreta.

Como deveríamos agir diante desta realidade?

Uma das passagens mais intrigantes do Novo Testamento está registrada em Hebreus 12:1:

“Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvm de testemuhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.”

Quem seriam os integrantes de tal “nuvem de testemunhas”? Por quem estamos sendo constantemente observados?

O escritor sagrado tinha em mente os estádios greco-romanos, onde milhares de pessoas se reuniam para assistir ao espetáculo dos gladiadores ou às competições olímpicas.

No meio daquela multidão havia um lugar de destaque ocupado por César. Sem dúvida, ele era o principal expectador. Ele quem decidia se o gladiador vencido deveria ou não ser executado pelo vencedor. Era dele que partia a ordem pra que soltassem os leões a fim de devorarem os perdedores (ou em muitos casos, os cristãos).

A primeira pessoa a compor nossa platéia é Deus. Seus olhos nos acompanham desde o início até o fim de nossa corrida existencial. Como bem disse Davi, Seus olhos viram nosso corpo ainda informe, quando era modelado no ventre de nossa mãe (Sl.139:16). Em momento algum nos perde de vista. Cada lance, cada passo, cada pensamento é monitorado de perto. Isso não deveria nos inspirar terror, mas temor e segurança. É Seu olhar de amor e misericórdia que nos impede de cair. Ninguém torce mais por nós do que Aquele que nos projetou.

Somos também assistidos in loco por nossos contemporâneos. Uns torcem a favor, outros contra. Uns aplaudem, outros vaiam. Alguns  preferem a indiferença. Na verdade, somos, ao mesmo tempo, atores e platéia, protagonistas, coadjuvantes e até figurantes. Como atores (ou atletas, se preferir), devemos nos empenhar para dar o melhor de nós mesmos. Mas como platéia, temos o dever de nos estimularmos mutuamente ao amor e às boas obras (Hb.10:24). Não basta ser platéia, temos que ser torcida.

Também somos assistidos pelos que nos antecederam. Os que já passaram pela pista, agora ocupam lugar de honra na tribuna do estádio da vida. Todos os heróis da fé que nos precederam, após terem dado sua contribuição à humanidade, agora assistem atentamente à nossa performance. Mesmo os que falharam nos avaliarão à luz das oportunidades que tivemos, e das quais foram privados.

Jesus diz que no último dia os moradores de Sodoma se levantarão e condenarão a geração contemporânea de Cristo. Se Sodoma houvesse tido a oportunidade que tiveram os habitantes da Galiléia, ela teria se convertido, e, portanto, não teria sido destruída. Até a Rainha de Sabá, que viajou por milhares de quilômetros para ouvir a sabedoria de Salomão vai julgar os que desprezaram a própria sabedoria encarnada.

Lembro-me que na cerimônia de posse do atual presidente americano, Barack Obra, destacava-se do meio da multidão um cartaz erguido por uma mulher, em que se lia: "The Future is watching" (O futuro está assistindo). Aquilo me deixou pensativo.

Em outras palavras, geração futuras também nos avaliarão. É como se houvéssemos recebido uma procuração das próximas gerações. Falamos e agimos por eles. Assim como o dízimo entregue por Abraão a Melquisedeque foi creditado a Levi, que viveria três gerações depois, mostrando que os que recebem, também devem dar, nossas atitudes repercutirão por muitas gerações (Hb.7:9).

O futuro não apenas nos assiste, como colherá as conseqüências de nossas escolhas, sejam boas ou más.

3 comentários:

  1. Barbosa5:45 PM

    Amado irmão Hermes,a Paz de Jesus Cristo esteja contigo meu irmão.
    Embora os "olhos do SENHOR" estejam sobre todas as pessoas no livro de Salmos 33.13,14 diz: O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens;da sua morada contempla todos os moradores da terra.
    Os olhos do SENHOR,repousam de modo especial sobre "os que o temem"
    ver Salmos 34.15 que diz: Os olhos do SENHOR estão sobre os justos;e os seus ouvidos,atentos ao seu clamor.
    Os "olhos" de Deus referem-se ao seu amor solícito e seu cuidado providente em nossa vida "livrar as almas da morte,e fome significa que enquanto temermos ao SENHOR,e confiarmos esperarmos nEle,fizermos a sua vontade,Ele cuidará de nós e nos protegerá da morte.
    Concluindo: no livro de salmos 139.7,8 Diz Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? S subir ao céu,tu aí estas;Se fizer no seol a minha cama,eis que tu ali estás também.
    Deus está presente em todos os lugares a um só tempo.
    O Salmista afirma que,não importa para onde formos,Deus está ali
    ver Jr23.23,24; At 17.27,28;Deus observa tudo quanto fazemos.
    Deus sabe de todas as coisas ver Sl 139,1.6; 147.5.
    Ele conhece,não somente nosso procedimento,mas também nossos próprios pensamentos ver Sl 16.7;
    1 Rs 8.39; Sl 44.21; Jr 17.9,10.
    O nosso Deus é onipresente,onipotente,onisciente.
    Irmão Hermes vamos dar Glórias a Deus,porque Ele habita em nos.
    Deus te abençõe meu irmão!

    ResponderExcluir
  2. Missionário Luiz7:46 AM

    Bispo Hermes, paz de Jesus Cristo seja com o irmão e todos os seus de sua família.
    Bispo, com todo certeza, Deus está vendo tudo nada passa despercebido aos olhos dEle.
    Para concluir este belo texto, deixo um versículo,
    que está em Hebreus 12.14 que fala:
    Segui a paz com todos e a santificação, sem qual ninguém verá o Senhor.
    - Ser santo é estar separado do pecado e consagrado a Deus. É ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o coração, buscar sua presença, sua justiça e a sua comunhão, e não esquecer de amar o seu próximo como a si mesmo.
    Acima de todas as coisas, a santidade é a prioridade de Deus para os seus seguidores
    está; em Ef 4.21-24.
    1- A santidade foi o propósito de Deus para seu povo quando Ele planejou sua salvação em Jesus Cristo está; em Ef 1.4.
    2- A santidade foi o propósito de Jesus Cristo para seu povo quando Ele veio a esta terra; está em Mt 1,21; I Co 1.2-30.
    3- A santidade foi o propósito de Jesus Cristo para seu povo quando ele se entregou por eles na cruz; está em Ef 5.25-27.
    4- A santidade é o prpósito de Deus, ao fazer de nós novas criaturas e nos conceder o Espírito Santo; está em Rm 8.2-15; Gl 5.16-25; Ef 2.10.
    5- Sem santidade, ninguém poderá ser últil a Deus; está em 2 Tm 2.20-21.
    6- Sem santidade, ninguém terá intimidade nem comunhão com Deus; está em Sl 15.1,2.
    7- Por estas coisas: Sem santidade, ninguém verá o Senhor; está em Hb 12.14; Mt 5.8.
    PENSE BEM NISTO! " SEM SANTIFICAÇÃO NINGUÉM, NEM UM SE QUER VERÁ À DEUS."

    ResponderExcluir
  3. Olá Hermes,

    É sempre um prazer passar por aqui...

    Quando comecei a ler o seu post me veio na memória o livro "1984" do George Orwell. Ele relata como seria o futuro monitarado por câmeras e o povo amava como um deus o grande "Big Brother" (foi daí que veio o termo para o reality show). O livro fala mesmo como seria o mundo se todos os países aderissem ao socialismo mas ele não cita Deus...(o livro é muito mais do que esse simples resuMico que eu fiz rsrs) Legal que ele fala do futuro no livro mas ele escreveu em 1948 e coloca o nome do livro de "1984" ele apenas inverte as datas como se fosse um presente disfarçado.

    Mas enfim eu não entrei aqui para falar do livro rsrs

    Acredito que eu nunca estou sozinha mesmo nas piores situações em que as pessoas dizem: -Deus me abandonou!!
    Eu acredito que Ele não abandona ninguém Ele está sempre presente e se passamos por momentos difíceis na vida é pq eles são necessários para nós e depois que tudo passa saímos mais fortalecidos e mais preparados para o futuro que nos aguarda. E o que é melhor de tudo é a nova visão sobre o mundo e sobre as pessoas que adquirimos ao passar por uma situação difícil. Por fim saímos mais humanos.

    Abs

    ResponderExcluir