segunda-feira, junho 01, 2015

12

Mente que nem sente!

lingua do inferno























Por Hermes C. Fernandes

Assim como a Verdade é o Filho de Deus, a Mentira é a filha do Diabo (Jo.8:44), e como tal, é a cara do pai.

É mais fácil conviver com pessoas que tenham qualquer outra deficiência de caráter do que conviver com o mentiroso. Ninguém é mais perigoso que ele. E o pior que aos poucos ele vai se aprimorando na arte de mentir, até tornar-se num mentiroso compulsivo e contumaz, capaz de enganar a si mesmo e a todos ao seu redor.

Quando exposto à luz, fica logo nervoso, perde a linha, porque não suporta a verdade. Quer tirá-lo da linha, chame-o de mentiroso. Está mais preocupado com a sua imagem, a fim de manter a credibilidade e continuar enganando.

Nem todos os mentirosos mentem descaradamente. Alguns são mais sofisticados, e preferem usar meias-verdades, ou dissimulações. Sempre que usam tais artifícios, é para salvaguardar sua imagem ou levar alguma vantagem.

Todo mentiroso tem seus cúmplices. E o que ele não percebe é que eles são os primeiros a questionarem sua integridade quando suas mentiras lhes atingirem de alguma maneira. Por exemplo: o pai que mente a idade do filho para pagar meia-entrada no cinema. O dia que resolver menti para o filho, este será o primeiro a contestá-lo. Se sua esposa lhe ajuda a mentir, ela será a primeira não acreditar em você.

Mas há os que mentem juntos até a morte. Vivem um casamento de mentira, um ministério de mentirinha, um embuste. O livro de Atos dos Apóstolos nos revela a história de um casal de mentirosos, Ananias e Safira. Um dava cobertura ao outro. Infelizmente, não se arrependeram de seu engodo e acabaram fulminados.

A vida do mentiroso não é fácil, pois cada mentira equivale a um remendo numa roupa velha. Quando o rasgo é exposto, tem que fazer um remendo maior para cobrir o anterior. E assim, ele vai vivendo, de mentira em mentira, até o dia do grande rombo, quando tudo vem à tona.

Deus detesta tais expedientes. Entre as coisas abomináveis aos Seus olhos está a “língua mentirosa”, juntamente com “o que semeia contendas entre irmãos” (Pv.6:17-19). Por isso se diz que o que usa de engano não ficará em Sua casa (Sl.101:7).

O mentiroso não consegue manter amizades por muito tempo. Seus amigos são sempre substituídos por novos, porque os relacionamentos sofrem desgastes por causa de suas mentiras. Mesmo familiares preferem manter certa distância. Não suportam vê-lo se gabar daquilo que não possui.

Sem dúvida, o maior mentiroso é aquele que consegue enganar a si mesmo. Paulo nos garante que “os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2 Tm.3:13). Suas mentiras lhe soam como verdades. É o mentiroso sincero, mas não inocente aos olhos de Deus. Paulo admoesta: “Ninguém se engane a si mesmo” (1 Co.3:18). Tal exortação é um eco das encontradas ao longo das Escrituras, como a que denuncia àqueles que “se deixaram enganar por suas próprias mentiras” (Amós 2:4). Para chegar a este ponto, a pessoa teve que passar por treinamento intenso, enganando a outros. Enganar a si mesmo é a última fronteira atravessada pelo mentiroso. Uma espécie de pós-graduação em mentirologia.

Mas como tudo o que semeamos, um dia colhemos, chega a um ponto em que o mentiroso é vítima de sua própria astúcia. Um dia ele acaba se entregando sem querer. É só prestar bastante atenção em seu discurso, para perceber sua incoerência.

Não se deixe conduzir por quem usa de engano. Você cairá no mesmo abismo que ele. “Oh! povo meu! os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas” (Is.3:12b).

Se você ama a um mentiroso, trate de confrontá-lo para que se arrependa e não minta mais. Não tape o sol com a peneira. Não tente fingir que acredita em suas dissoluções. Enfrente-o! Seja ele seu cônjuge, seu filho, seu pastor, seu amigo, seu chefe.

Cuidado! Um dia você poderá ser vítima de sua peçonha. Se ele não poupou alguém que dizia amar, não poupará você quando se vir ameaçado.

Cuidado com o que você diz perto dele. Tudo poderá ser usado contra você de maneira distorcida. Afinal de contas, ele sabe jogar com as palavras, sabe dissimular, transformar verdades em mentiras e vice-versa. O que foi dito em forma de brincadeira, será contado como se fosse dito de maneira séria. Comentários em off, serão lançados contra o ventilador para tentar sujar sua reputação. O que ele quer é que você fique mal na fita, enquanto sua própria imagem seja realçado, como se fosse um herói. Até palavras que ele mesmo disse, serão atribuídas a você… Portanto, cuidado! Peça que Deus ponha um guarda à porta de sua boca (Sl.141:3). Lembre-se que “o hipócrita com a boca danifica o seu próximo” (Pv.11:9).

Alguns perderam totalmente o temor de Deus, sendo capazes até de jurar por Ele para dar peso às suas mentiras (Sl.24:4). Sua consciência está cauterizada. Por isso se diz que tais pessoas “mentem que nem sentem”. Em vez de mentiras localizadas, suas vidas foram tomadas de mentiras generalizadas, como um câncer que se nega a retroceder.

E antes de difundir algo, procure ouvir as partes envolvidas para que você não corra o risco de ser injusto e cúmplice de uma mentira. Adotar a mentira dos outros é como adotar um filho do diabo, pois afinal, ele é o pai da mentira.

12 comentários:

  1. Anônimo3:20 PM

    Pior é que é assim mesmo!
    Uma vez li um provérbio perdido pela net que dizia assim; "A mentira gera flores, mas jamais irá dar frutos"

    Paz amado... seu blog muito edifica.

    ResponderExcluir
  2. Realmente você acertou em cheio Hermes. É isso mesmo. E temos que destruir este poder da mentira dentro de nós.

    Obrigado por suas palavras. Fui animado, reconstruído e desafiado.

    Marcus Vinicius
    Graça e paz, sempre.
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:55 PM

    Obrigado por suas palavras.Fui animado,reconstruído e desafiado.
    (2)

    Muito bom!!!Precisamos de atitude,chega de assistir aos enganos,totalmente impassível!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita em meu blog, já o estou seguindo também.
    Interessante, recentemente li algumas matérias em outro blog que ram suas e gostei muito, e agora.....estou aqui.
    Que benção.
    Deus o abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:17 AM

    Falou tudo, Pr.! A mentira é sempre destrutiva. Dependendo da mentira, você pode até perdoar a pessoa, mas a consequência que ela trará seja tão grande que demore e muito a ser reparada e talvez nem seja.

    A Paz!

    ResponderExcluir
  6. Por que Raabe mentiu enganando seu próprio povo e expondo-o a destruição? Conceituar a mentira não é tão fácil, assim como conceituar a verdade. Às vezes a verdade pode ser tão prejudicial quanto a mentira. Há pessoas que mentem para salvaguardar a vida de outras. Nesse caso a mentira não é um erro já que visa um bem maior. Não o proveito próprio. Não estou advogando a mentira. Já que a verdade é o correto. Mas estou dizendo que a mentira pode se fazer necessária, como numa Alemanha nazista de 1940, para manter a salvo um judeu de um campo de concentração.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto, e também gostei muito do paradoxo que o Beto explorou! Enfim, realmente é algo que, como um bicho sei lá, vai crescendo dentro de nós a medida que a gente alimenta. Quando era criança costumava mentir para transparecer para meus amigos de escola que eu era alguém bem mais interessante do que eu era na verdade. Mas aprendi a encarar a ideia de que, por pior que seja, a verdade é sempre o melhor caminho. Enfim, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, já me inscrevi e postei o link no meu blog,
    http://nagraca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse artigo! Infelizmente, eu tenho o desprazer de ter um pai mentiroso. Já o confrontei, mas ele insiste em continuar mentindo, ele já chegou na pós-graduação em mentirologia, agora já está enganado por si mesmo. Tenho orado muito por ele, mas não me sinto segura em conviver com ele. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4:26 PM

    MENTIRA ATÉ BRINCANDO É PECADO.....krskrskrs

    ResponderExcluir
  11. Verdade , A MENTIRA um mal que pode causar grandes estragos... Mas , por outro lado falando em mentira , vamos citar casos de pessoas que são acusadas de mentirosas , por faltas de provas , ao confessarem , presenciarem ou dizerem alguma coisa.. Quantas vezes lemos em noticiários , sobre alguém que condenado, esteve preso por anos e durante esse tempo afirmando que era inocente ; até que foi provado a sua inocência?! Durante todo esse tempo foi tido como mentiroso! E assim tanto no passado , como na atualidade , há os que mentem e há os que são acusados de mentirosos! Quantas coisas que que lemos , ou até ouvimos , que por desconhecimento , ou por que nunca aconteceu conosco , etc... dizemos :É mentira! Enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda falando sobre mentira , mas em outro âmbito, conheço várias pessoas , que Deus por sua grande misericórdia , lhes mostraram coisas inefáveis do mundo espiritual, e no prazer de compartilharem suas experiências, foram taxadas por alguns de "loucos" , "mentirosos" e "querendo se aparecerem ou se julgarem melhores que os outros" , o que não é verdade! Essas pessoas diante disso , então calaram a sua boca , guardando tais experiências somente para si. Deus por sua grande misericórdia e sem merecimento algum , tem me mostrado muitas coisas maravilhosas do mundo espiritual , e também tem me mostrado o que se oculta por detrás das coisas deste mundo. Passei por experiências que na hora não entendi , mas com o passar dos tempos tudo foi se encaixando como um quebra cabeça , Mas, ao compartilhar com as pessoas , fui ridicularizada por alguns , e chamada até de mentirosa . Então em algumas coisas me reservei... Afinal , quem vai acreditar?

      Excluir