sábado, maio 30, 2015

5

Decifrando os mistérios da Bíblia





Por Hermes C. Fernandes

“Agora vemos em espelho, de maneira obscura; então veremos face a face. Agora conheço em parte então conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).

Naquela época, os espelhos não eram tão polidos quanto hoje. A imagem refletida no metal era distorcida pela sua superfície irregular. Por isso, era necessário que se buscasse uma posição de onde se pudesse ver com mais precisão.

As Escrituras Sagradas nos servem como espelho através do qual podemos ter um vislumbre de Deus.

O que podemos
ver num espelho? Qualquer coisa para o qual ele esteja voltado. Assim é com as Escrituras. Ao lê-las, podemos enxergar através delas nossas próprias deformidades. Suas páginas revelam a ambigüidade da natureza humana, capaz de proezas e crueldades, virtudes e vícios.

A Bíblia não esconde nem maquia as vicissitudes de seus heróis. O mesmo Davi que derrota Golias, se rende ao encanto da mulher alheia, e acaba cometendo adultério seguido de homicídio. O mesmo Abraão que se dispõe a oferecer o próprio filho em sacrifício a Deus, omite do rei do Egito a informação de que Sara era sua esposa. Podemos nos ver em cada personagem bíblico. Cada situação que enfrentamos em nosso cotidiano encontra paralelo em suas histórias.

Por isso, Tiago nos exorta:

“Se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural e, depois de se contemplar a si mesmo, vai-se e logo se esquece de como era” (Tg.1:23-24).

Portanto, ler a Bíblia é encontrar-se consigo mesmo. É enxergar sua silhueta emergindo de suas páginas.

Mas quando posicionamos o mesmo espelho na direção de Cristo, vemos Sua glória nele revelada. É como posicionar um espelho na direção do sol. Toda a glória do astro rei pode ser refletida num caco de vidro.

Pedra de Roseta
A melhor maneira de se ler o texto sagrado é mantendo os olhos em Jesus. Ele é a nossa Pedra de Roseta*, a chave interpretativa das Escrituras. Tudo aponta para Ele. Desde os sacrifícios exigidos pela Lei, passando pelas festas instituídas por Deus, aos acontecimentos épicos narrados no Antigo Testamento, tudo tem o objetivo de nos revelar a figura central das Escrituras: JESUS CRISTO. Portanto, deve-se ler a Bíblia a partir de Jesus.

Não são as Escrituras que são perfeitas, mas a imagem que elas se propõem refletir. Se fizermos uma leitura crítica, poderemos encontrar dados não tão precisos, como por exemplo, onde o morcego é classificado como ave. Mas se nos posicionarmos corretamente diante deste espelho, poderemos ver claramente a perfeição d’Aquele que a inspirou, ao mesmo tempo em que perceberemos nossas debilidades.

Não há como isolar uma imagem num espelho, apagando o seu background. Quando fitamos nele, vemos também o pano de fundo, o ambiente à nossa volta. Da mesma forma, ao lermos uma passagem escriturística, devemos considerar seu contexto histórico. Não basta ler suas linhas; temos que investigar suas entrelinhas. Não é em vão que Jesus nos orienta a investigá-las. Uma leitura superficial é incapaz de revelar-nos o Deus que Se oculta nas entrelinhas.

Se cremos numa revelação progressiva como acreditavam os reformadores, temos que supor que esse espelho vai ficando cada vez mais polido, até encontrar seu auge nas páginas neo-testamentárias. O que antes era obscuro, agora está mais límpido e claro. As sombras, os ritos e os tipos do Antigo Testamento cedem lugar à realidade revelada pela luz de Cristo Jesus (Cl.2:17; Jo.1:17).

Não vá às Escrituras como quem vai a uma cartomante, ou quem consulta ao horóscopo. Abri-la aleatoriamente não nos trará qualquer benefício. Também não vá em busca de dados científicos precisos. Abra suas páginas em busca de Cristo, e você o encontrará. "São elas que testificam de mim", garantiu Jesus.

* A Pedra de Roseta (foto acima) é um bloco de granito negro encontrado no Egito em 1799 por soldados do exército de Napolão Bonaparte. A sua importância se deve ao fato de que, à época de seu estudo, no século XIX, proporcionou aos investigadores um mesmo texto escrito em hieróglifos (escrita egípcia antiga), em egípcio demótico e em grego clássico. Como o grego era uma língua então bem conhecida, a pedra serviu como chave para decifração dos hieróglifos egípcios, que por séculos se mantiveram como uma incógnita. Por causa desta importante achado, milhares de textos egípcios puderam ser interpretados, decifrando a história desconhecida do antigo Egito, e muitas vezes comprovando a acuridade dos textos bíblicos.

5 comentários:

  1. Missionário Barbosa2:31 PM

    BISPO HERMES, GRAÇA E PAZ.
    Meu irmão gostaria de deixar este comentário se o irmão assim permitir Ámem!
    " JESUS CRISTO, A PALAVRA EM VÓS EXERTADA".
    O cristão começa sua nova vida em Cristo ao nascer de novo pela "Palavra da Verdade"; ler Tiafo 1.18. A nova vida em cristo requer que abandonemos toda impureza moral, e que sejamos resolutos quanto à prevalência da Palavra de DEUS em nosso coração. O termo original aqui é emplutos, literalmente significa "Impalantado", e dá a entender que a Palavra de DEUS precisa tornar-se parte da nossa própria natureza. A Palavra implantada nos leva à salvação final;ler Mateus 13.3,23; Romanos 1.16; I Coríntios 15.2; Efésios 1.13; João 6.54.
    No livro de João 1.17, que foi citado pelo irmão
    diz a única Verdade que é Jesus: Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
    "GRAÇA E VERDADE".
    Os que vieram sob a lei do AT, experimentaram uma certa medida de graça, conforme se vê na fé de alguns, e na promessa de perdão; ler
    Gêneses 5.24; 7.1; 15.6; Êxodo 34.6,7;
    Levítico 5.17,18.
    Agora, através de Jesus Cristo, a Graça e a Verdade estão disponíveis no mais alto grau; ler Romanos 5.17,21. A Verdade já não está oculta nas prefigurações como era o caso dos sacrifícios. "Graça sobre Graça"; ler
    João 1.16, significa que a Graça e o Poder de DEUS são mais e mais outorgados aos que crêem e correspondem a essa Graça. Graça é o Poder, a Presença e a benção de DEUS que experimentam os que recebem a Jesus Cristo. A salvação não é fruto do nosso empenho em guardar a lei, mas do Espírito Santo de da Graça de DEUS que regenera nosso espírito e nos recria segundo a imagem de Jesus Cristo de Nazaré.
    Devemos nos lembrar, e nunca mais esquecer do versículo de João 1.29 que diz: No dia seguinte, João viu Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus Cristo de Nazaré é o Cordeiro provido por Deus para ser sacrificado em lugar dos pecadores, foi crucificado em um madeiro morte terrível em uma cruz em nosso lugar; ler Êxodo 12.3,17; Isáias 53.7.
    Lembrem-se: Pela sua morte de cruz Jesus Cristo fez plena provisão para a remoção da culpa e do poder do pecado e abriu o caminho para DEUS a todos os homens neste mundo.
    EU SOU, O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA, ASSIM DISSE JESUS CRISTO O SANTO E JUSTO, "O SENHOR"!
    Seja a imagem de Jesus Cristo, e brilhe neste mundo de trevas.
    SEM JESUS CRISTO, NÃO DÁ PARA SER FELIZ!

    ResponderExcluir
  2. Mais um post desafiador. Inclusive ja postei no meu blog.

    OBs: tem alguns textos seus que publiquei no blog e sempre quero fazer isso novamente. Se tiver algum problema me diga. espero que não pois tem abençoado muita gente. Abraços e mais uma vez parabens pelos 25 anos de luta em seu ministério.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:09 AM

    Concordo que nas Escrituras não há dados científicos precisos, afinal, ela não é livro de ciência. Todavia, só para fazer uma correção aqui; é sobre a Escritura Sagrada classificar o morcego como ave. A parte da ciência que classifica os animais chama-se "taxonomia". No caso aqui a taxonomia usada é uma das mais primitivas. Existe também a taxonomia de Aristóteles a qual ele classifica os animais. Hoje temos a taxonomia moderna que já não classifica mais morcego como ave. Portanto, não trata-se de erro das Escrituras, mas do contexto de época!

    ResponderExcluir
  4. Jesus , nosso Tudo! Nosso Salvador , Nossa Luz e Guia , Nosso Restaurador , Nosso Amor, Nossa Felicidade , Nosso Amigo Íntimo ,Deus Maravilhoso!!! Exemplo e Modelo perfeito para os perdidos e desorientados, sem rumo ; para os humildes que desejam alcançar o aperfeiçoamento!! Caminho de Luz Maior e perfeita que leva ao Pai Celestial! NÃO sei o que seria da minha alma sem ELE!

    ResponderExcluir
  5. Queridos leitores: O que vou relatar foi verídico e aconteceu há alguns anos. Ficaria muito feliz se vocês pudessem acreditar neste relato. Foi um acontecimento que marcou muito a minha vida.
    Certo dia, estava sozinha em casa. Era na parte da manhã e estava fazendo o almoço. Comecei a entoar hinos de louvores à Deus e uma alegria sem igual inundou todo o meu ser. Parei de cantar e começei a conversar em voz alta com Jesus, agradecendo por todos os seus feitos em minha vida. Foi quando senti a aproximação de uma presença poderosíssima que preencheu todo o recinto onde me encontrava; ou melhor senti que preenchia todo o Universo. Diante daquela presença, me senti menos que meio grãozinho de areia e me inclinei de uma forma espontânea perante ela. Meu coração ardia como fogo de tanto extâse! Pude sentir todo aquele Ser. Senti o seu espírito grandioso, poderoso, majestoso , extremamente amoroso e Santo. Havia autoridade também.
    Diante daquela presença tão Onipotente, lembro-me que começei a chorar, e saíram estas palavras da minha boca, vindo de dentro da minha alma: "Jesus! Jesus! Jesus! Eu te amo! Eu te amo! Eu te amo!" Não conseguia me controlar...! Sentia sua compaixão e amor pela minha alma e por todos.
    Minha alma reconheceu que Ele era Jesus Cristo; eu não tinha nenhuma sombra de dúvida: era Ele! Como eu O amava! Minha alma O desejava, queria ficar com Ele, abraçá-Lo... mas Ele foi se afastando, afastando...
    Creiam: Jesus Cristo existe! Ele é extremamente poderoso e grandioso! Senti que o seu Ser preenchia todo o Universo naquele momento. Ele não se aproximou muito de mim, pois eu não iria resistir a Sua presença.
    Obrigado por lerem esse relato até o fim. Fiquem com Deus e que Ele os abençoe!

    ResponderExcluir