sexta-feira, abril 30, 2010

18

Haverá bichos no céu?

IMG_1140 Será que seremos a única espécie que desfrutará dos novos céus e nova terra profetizados pelas Escrituras?

O que será das inúmeras espécies animais e vegetais, frutos do gênio divino?

Terá Deus criado todas elas apenas como figurantes da trama cujo protagonista é o ser humano? Recuso-me a crer nesta hipótese.

Este foi o assunto debatido na última quarta-feira na Rádio Melodia FM, do Rio de Janeiro. Tenho participado dos debates quase que semanalmente através do Skype. Um ouvinte queria saber se haverá animais na eternidade. Apesar de saber que a opinião da maioria é de que não, acretido piamente nesta possibilidade.

Se Deus não se importasse com os animais, por que os teria poupado no dilúvio?

Não somos melhores do que os bichos!

E não sou eu quem diz isso, mas o sábio Salomão:

“Disse eu no meu coração: Isso é por causa dos filhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os animais. Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego, e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais…” (Ec.3:18-19).

Alguém poderá objetar: Os seres humanos temos espírito, os animais não. Será? Então, Salomão errou ao dizer que não temos qualquer vantagem sobre eles. E veja o que ele diz mais:

“Todos vão para o mesmo lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão. Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos animais desce pra terra?” (vv.20-21).

Então, os animais também têm espírito, certo? Corretíssimo! Pelo menos é o que acabamos de ler.

O amor de Deus não se limita ao ser humano. Deus ama a todas as Suas criaturas, racionais e irracionais. Ele é quem “dá mantimento a toda a criatura, porque o seu amor dura para sempre” (Sl.136:25).

Davi entendia isso perfeitamente, e declara de maneira poética em seu salmo de número 104. Como que em êxtase, o rei salmista declara: “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Há o mar, vasto e espaçoso, onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes (…) Todos esperam de ti que lhe dê o seu sustento em tempo oportuno” (v.24-25,27). Até os leõezinhos “de Deus buscam o seu sustento” (v.21).

Era como se Davi mergulhasse no fundo do oceano e se maravilhasse com o que visse ali. Hermes e Tania no aquario

Tive uma sensação de deslumbramento semelhante recentemente ao visitar o maior aquário do mundo no SeaWorld em Orlando. É de cair o queixo! Foi deveras emocionante poder tocar nos golfinhos, assistir aos espetáculos com as baleias, adentrar o ambiente artificial reproduzindo o ártico e ver onde descansa o urso polar, assistir ao balé dos pingüins como no filme Happy Feet. Minha mulher e eu fomos literalmente às lágrimas. Disse aos meus filhos que aquele entrosamento entre o homem e os animais era uma amostra grátis do que será na Terra restaurada.

Seria um desperdício enorme de espaço se somente nós, humanos, habitássemos a Nova Criação.

Engana-se quem pensa que nosso destino final será vivermos num céu etéreo, como fantasminhas angelicais tocando suas harpas. Não! Seremos seres humanos completos, dotados de todas as nossas faculdades originais.

IMG_1325A hostilidade que o reino animal nutre contra o homem se deve ao pecado. Deixamos de ser os guardiões do jardim de Deus para sermos sua maior ameaça. Toda a natureza geme na expectativa de ser libertada do cativeiro imposto pela vaidade humana. Quando os filhos de Deus se manifestarem, a natureza será finalmente livre (Rom.8). A Terra não caminha para uma catástrofe final, mas para a libertação. Quando isso ocorrer, a hostilidade terminará, e o homem voltará a integrar-se à criação.

Enquanto não chega o grande dia, devemos zelar pela vida de todos os seres com os quais compartilhamos a Terra. Deus no-los confiou. Tanto os selvagens quanto os domésticos.

Hoje, depois de minha caminhada diária, parei à margem de um lago para fotografar alguns animais (tartarugas, pássaros e patos). Recentemente descobri este novo hobby: fotografar a natureza. Um rapaz americano chamado John me abordou. Ele estava acompanhado de um cão branco a quem chamava carinhosamente de pig (porco). Conversa vai, conversa vem… ele me contou de um acidente automobilístico que sofreu há dois anos, me disse que perdera seus amigos, e que estava perdendo sua casa (por sinal, uma linda casa à beira do lago). A única coisa que lhe restara era seu cão. Mas pra completar seu sofrimento, seu cão, agora com doze anos, estava prestes a morrer. Teria que gastar 8 mil dólares para tentar salvar-lhe a vida numa cirurgia. Por estar financeiramente quebrado, não lhe restou alternativa senão deixá-lo partir. Embora não fosse cristão, e de ter-me confideciado sua ojeriza a religião, John demonstrava um grande amor por seu bicho. O que me remete ao que diz Salomão: “O justo olha pela vida dos seus animais” (Pv.12:10a). Desejei do fundo d’alma que Deus restaurasse a saúde daquele animal. Lembrei-me de Franscisco de Assis que tinha o hábito de orar pelos animais.

Recentemente o SeaWorld foi cenário de uma tragédia envolvendo uma Orca e sua treinadora. Apesar do entrosamento entre eles, a treinadora veio a falecer afogada, depois de ter sido arremessada pelos cabelos num ato aparentemente de fúria do animal.

A AFA (American Family Association), criada pelo reverendo Donald Wildmon defendeu o apedrejamento até a morte da orca. A influente entidade cristã cita passagens da Bíblia para justificar a morte do animal, cuja carne, diz, não deve ser consumida por ninguém. Organizações de defesa de animais de todo mundo reagiram à proposta do apedrejamento. Se depender da AFA, até o proprietário do parque aquático deve ser morto a pedradas, também de acordo com o que manda a Bíblia, argumenta a entidade.

Este é um tipo de fundamentalismo que deve ser rechaçado por cristãos conscientes, que entendem que vivemos sob a égide da Graça e não da Lei.

Uma das mais impressionantes imagens pintadas no livro de Apocalipse está registrada no capítulo 5, do verso 11 ao 14:

“Então olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos seres viventes, e dos anciãos; e o número deles era milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando com grande voz: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então ouvi a TODA CRIATURA QUE ESTÁ NO CÉU, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E NO MAR, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o poder para todo sempre. E os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.”

Repare a forma como o céu e a terra são apresentados unindo-se para formar um enorme coral em adoração ao Cordeiro. Gradativamente, todas as coisas vão sujeitando-se a Cristo. Não só as invisíveis, mas também as visíveis, não só as pertencentes ao mundo espiritual (anjos, querubins e cia), mas também as do mundo animal.

Aos poucos o caos vai se tornando em harmonia; o barulho se transforma numa fenomenal orquestra! Cada evento vai encontrando o seu lugar na majestosa sinfonia composta pelo Cordeiro. Nada fica de fora de escopo desta restauração! O reino animal, o reino vegetal, e o reino mineral se unem para saudar o Rei dos Reis.

No capítulo anterior, João diz que viu um trono, e Alguém assentado sobre ele, e “ao redor do trono havia um arco-íris” (4:3). Este arco-íris nos remete ao episódio em que Deus fez uma aliança com Noé, e estabeleceu o arco-íris como símbolo dessa aliança. O que poucos observam é que aquela aliança de preservação não se limita ao ser humano, mas abrange toda a criação. Assim afirmou o Senhor: “Agora estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós, e com TODOS OS SERES VIVENTES que convosco estão; assim as aves, os animais domésticos e os animais selvagens que saíram da arca, como todos os animais da terra (...) Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, POR GERAÇÕES PERPÉTUAS; O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver uma aliança entre mim e a terra (...) O arco estará nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da ALIANÇA ETERNA entre Deus e todos os seres viventes de todas as espécies, que estão sobre a terra” (Gn.9:9-10,12-13,16).

Esta aliança jamais vai caducar. Não tem prazo de validade a ser vencido. Por ser eterna, ela não perdeu a validade com o lançamento da Nova Aliança, antes foi confirmada. Oséias, profetizando acerca da Nova Aliança, disse: “Naquele dia farei por eles aliança com os animais do campo, com as aves do céu e com os répteis da terra” (2:18). A Nova Aliança diz respeito à salvação do homem, e, por conseguinte, à restauração da ordem criada. O coral só estará completo quando as vozes angelicais, e as vozes humanas unirem-se às vozes de toda criatura, incluindo os pássaros, os répteis, os mamíferos e os peixes."Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor!" (Sl.150:6).

18 comentários:

  1. reverendo subversivo mor!

    Obrigado por nos dar uma noção de eternidade tão legal... acredito mesmo no que vc descreveu...e pra falar a verdade sempre fiz essa pergunta nos meus devaneios! rs...

    Abração do aprendiz
    Márcio de Souza

    ResponderExcluir
  2. Barbosa10:59 AM

    Meu irmão Hermes,a Paz de Jesus de Nazaré.
    Fico feliz,de ver sua foto com sua esposa publicamente;isto mostra que vcs estão no amor de Cristo.
    E que permanece para sempre Amem?
    No livro de Apalipse 21.1 diz: e vi um novo céu e uma nova terra.Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram,e o mar já não existe.
    No livro de Isaías 35.8,9,10 diz:
    E ali haverá um alto caminho,um caminho que se chamará O caminho santo;o imundo não passará por ele,mas será para o povo de Deus;os caminhantes,até mesmo os loucos,não errarão.
    Ali,não haverá leão,nem animal feroz subirá a ele,nem se achará nele;mas os remidos andarão por ele.Se não existirá o mar,provávelmente não existirá animais.
    E os resgatodos do SENHOR voltrão e virão a sião com júbilo;e alegria eterna haverá sobre a sua cabeça;gozo e alegria alcançarão,e deles fugirá a tristeza e o gemido.
    Conclusão: O alvo e expectativa finais da fé no NT é um novo mundo,transformado e redimido,onde Cristo permanece com seu povo e a justiça reina em santa perfeição ver Sl 102.25,26; Is 65.17; 66.22; Rm 8.19-22; Hb 1.12;12.27; 2 Pe 3.13.
    Para apagar todos os sinais do pecado,haverá a destruição da terra,das estrelas e galáxias.
    O céu e a terra serão abalados Ag 2.6;Hb 12.26,28,e desaparecerão como fumaça Is 51.6; as estrelas se derreterão Is 34.4 e os elementos serão dissolvidos 2 Pe 3.7,10,12.
    A terra renovada se tornará a habitação dos homens de Deus Ap 21.2,3,10;22.3-5.
    Todos os redimidos terão corpos glórificados semelhantes ao corpo ressurreto de Cristo,corpo real,visível e tangível,porém incorrupitível,poderoso e imortal Rm 8.23; 1 Co 15.51-56.
    Então teremos a cidade nova Jeruzalém,que descerá do céu e habitaremos com o Senhor para sempre.
    Por isto eu creio que,só nos homens humanos, imagem e semelhança de Deus,iremos reinar com Ele.
    Os mistérios de Deus só será revalados a nos humanos,quando estivemos no lar celestial.
    Isto é o que vejo,é minha opinião ok?
    Fiquem na Paz do Senho Jesus de Nazaré.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:33 PM

    Pastor! Uma dúvida:

    Se os animais teem espíritos, não temos que pregar a eles, para que seu espírito não vá ao céu, caso morra antes da restauração da terra?

    GEZIEL
    Abrçs

    ResponderExcluir
  4. Vou comentar com outra pergunta! E não vou nem recorrer à bíblia para isso, apenas ao que existe dentro de minha concepção a respeito de Deus! Se Deus, em toda a extensão do evangelho destaca que não devemos desperdiçar nada, tempo, dinheiro, amor, compaixão, etc etc, e, se Deus com essa criatividade majestosa e gloriosa que possui para criar uma infinidade de espécies em formas e formatos diferentes, faria isso apenas "para desperdiçar" no final?
    Abraço a todos e fiquem na paz de nosso Deus.

    ResponderExcluir
  5. Caro Geziel,

    Quem pecou foi o homem, não os animais. Portanto, quem deve ouvir a Palavra e se converter somos nós, não eles.
    Obrigado por seu comentário.

    ResponderExcluir
  6. Pr. Márcio,

    Valeu mais uma vez. Somos todos aprendizes.

    ResponderExcluir
  7. Barbosa,

    Quando diz que não existirá mais o mar, trata-se de uma figura de linguagem. O mar representa separação. A ordem criada será restaurada, não destruída.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11:41 PM

    Pr Hermes!

    Mais uma pergunta devido as dúvidas, e meu limitado conhecimento teológico. O pecado não afetou a natureza, e por isso dever existir a restauração da terra, no milênio? E os animais também não foram afetados pelo pecado do homem? Depois do pecado de adão, os animais passaram a ser carnívoros, e a cobra passou a rastejar porque? Não foi a inflência do pecado de Adão?

    O espírito dos animais é o sangue, ou uma parte imaterial assim como os humanos?

    Grande abraço
    Geziel

    ResponderExcluir
  9. O pecado afetou nossa relação com a natureza e isso é recíproco. Por isso a criação geme. Quanto ao milênio, creio tratar-se do período que compreende o primeiro e o segundo advento de Cristo. Não encaro o milênio como literal. Não creio que os animais só tenham se tornado carnívoros a partir da queda. A cadeia alimentar não surgiu daí. rs
    Quanto ao espírito dos animais, entendo-o com um tipo de consciência rudimentar.

    Obrigado por seus comentários e questões.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Paz em Cristo,

    qual seria o proposito de animais no céu, uma vez que quando Deus os poupou talvez fosse para continuar a cadeia alimentar, transporte, e outros, e a questão do intelecto?
    comente mais algo para que possa pesquisar mais, abraço!

    Lamartine França (recife-PE)

    ResponderExcluir
  11. Caro Lamartine,

    Na verdade, não se trata de animais 'no céu' propriamente, e sim, na nova terra, na criação renovada.
    Creio que em Cristo houve a convergência entre o céu e a terra. Portanto, como seres conscientes, desfrutaremos novos céus e nova terra ao mesmo tempo. Já os animais, dada sua consciência rudimentar, desfrutarão a nova terra.

    ResponderExcluir
  12. linda mensagem, 1 amiga comentou nessa hipótese de ter bichos no Paraiso mas achei estranho, procurei na net e achei sua msg. Muito lógica mas os bichos seriam os que morreram ou outros vivos no tempo em que tudo isso acontecerá? Já li que não teria como afirmar pela Bíblia se nosso animais de estimação já mortos estarão nesse período. Seria muito bom se estivessem!
    Obrigada, a paz!

    ResponderExcluir
  13. Daniela9:14 AM

    Ponto de vista muito bom!

    Lembrei de Nárnia! :)

    ResponderExcluir
  14. Mt legal o texto pastor!
    Por isso concordo com a afirmação de que "os cães tb merecem o céu"...
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Caro Hermes,

    Concordo plenamente contigo.
    Os animais nos ensinam coisas muito úteis, como amor, cuidado e fidelidade. Todos, nós inclusive, fomos criados para conviver em perfeita harmonia e integração. Vejo o céu (opinião pessoal) muito mais como a descrição do Éden do que com o relatado no apocalipse.

    Abs,
    Michel

    ResponderExcluir
  16. Este texto é perfeito!
    É exatamente nisso que acredito, afinal, neles não existe malícia, pecado, portanto estarão sim no céu!
    Inclusive, eu me imagino brincando com eles assim como faço com meu pitbull... rsrs
    Como eu disse, este texto é perfeito!
    Parabéns Bispo Hermes.... cada vez mais me torno seu fã!

    ResponderExcluir