quinta-feira, abril 22, 2010

3

Comendo sardinha, arrotando caviar

Por que os cristãos não admitem o sofrimento?

arrotoVocê sabe o que é ser traído por alguém em quem confiava cegamente? Eu sei.

Sabe o que é ser exposto publicamente, sendo acusado injustamente por pessoas que você amava profundamente? Eu sei. Sabe o que é preferir calar-se diante das acusações, não por consentir com elas, mas simplesmente para viver exatamente o que você pregava? Eu sei.

Você sabe o que é ser ameaçado de morte à porta da igreja que você pastoreou com tanto amor? Eu sei. Sabe o que é ter que entregá-la ao grupo dissidente por causa de ameaças à sua família? Eu sei.

Você sabe o que é ouvir dos lábios do médico que sua filha que acaba de nascer terá problemas físicos e mentais pro resto da vida? Eu sei.

Você sabe o que é perder tudo da noite pro dia por causa de uma convicção e passar a depender de bolsas de compras de sua sogra? Eu sei. Sabe o que é ter que tirar seus filhos da escola por não poder arcar com os custos? Eu sei.

Sabe o que é ter uma arma apontada no momento em que subia o púlpito pra pregar? Eu sei.

Sabe o que é ter sua casa apedrejada por causa do Evangelho? Eu sei.

Sabe o que é ver sua esposa sofrer terrivelmente a perda de sua mãe e não poder levá-la pra sepultá-la por estar legalmente impossibilitado de voltar ao seu país? Eu sei.

Sabe o que é ser suspenso de comunhão de sua igreja por algo que não fez? Eu sei.

Sabe o que é ver sua casa se encher de água até a altura do peito, perdendo muito daquilo que lhe custou anos de trabalho? Eu sei.

Por que estou colocando tudo isso aqui? Você vai entender.

Certamente há experiências que você tem tido em sua vida que eu sequer sonhei passar por elas.

Por que Deus nos permite viver tudo isso?

Porque o sofrimento visa nos qualificar.

Se não, confira comigo o que dizem as Escrituras.

Isaías profetiza acerca de Cristo, chamando-O de “homem de dores, e experimentado no sofrimento” (Is.53:3). É claro que Seu sofrimento tinha valor expiatório, o que significa que visava em primeiro lugar o bem alheio. Entretanto, Seu sofrimento também tinha como objetivo qualificá-lO para ser tanto nosso Redentor quanto nosso Intercessor. O escritor de Hebreus diz que Jesus, “embora sendo Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu e, tendo ele sido aperfeiçoado, veio a ser o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hb.5:8-9). Mesmo as tentações pelas quais teve de passar conferiu-Lhe a experiência necessária para que pudesse “compadecer-se das nossas fraquezas” (Hb.4:15). Foi por meio de tudo que passou como ser humano, que Cristo habilitou-Se a “salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb.7:25). Interessante isso… Cristo não vive para Si!

Não há dor humana que Ele desconheça. Quando recorremos à Sua compaixão, Ele sabe exatamente do que estamos falando. Ele já sentiu na pele o que é ser traído, abandonado, escarnecido, ameaçado, espancado, tentado, negado, etc. Por isso é capaz de compadecer-Se de nós. Uma coisa é compreender nosso estado de miséria. A isso chamamos de misericórdia. Outra coisa é ter experimentado nossas dores. A isso chamamos de compaixão. Como Deus, Ele poderia ter misericórida de nós sem ter que descer ao nosso nível. Mas somente como homem Ele poderia compadecer-Se.

E quanto a nós? Por que temos que passar por tanta coisa?

Paulo nos oferece três respostas. Em sua epístola aos Filipenses, o apóstolo dos gentios confessa: “Sei passar necessidade, e também sei ter abundância. Em toda maneira, e em todas as coisas aprendi tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição” (Fp.4:12-14).

Esta passagem nos oferece a primeira resposta. Nosso sofrimento oferece aos irmãos a oportunidade de “tomar parte” em nossa aflição. Infelizmente nosso orgulho nos faz sentir incomodados quando nossa situação desperta compaixão de outros. Queremos ser sempre pessoas bem-sucedidas que despertem admiração, não compaixão. É por isso que há tanta gente nas igrejas comendo sardinha e arrotando caviar. Mesmo comendo o pão que o diabo amassou, umas preferem ficar caladas, como se tudo estivesse bem, enquanto outras preferem gabar-se do que não têm.

A igreja cristã deveria ser um lugar onde se pudesse compartilhar não apenas nossas boas experiências, mas também nossas necessidades e frustrações. Parece que estamos mais preocupados em vender uma imagem do que em transmitir a verdade. Se não expusermos nossas necessidades, como daremos a outros a oportunidade de exercer o amor?

A segunda resposta que Paulo nos dá está em sua segunda carta aos Coríntios:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos fomos consolados por Deus. Pois as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos. A nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação” (2 Co.1:3-7).

Pode me fazer um favor? Não pule esta parte! Leia e releia atentamente. Aliás, é um favor que você faz a si mesmo.

Pena que os movimentos de prosperidade e fé pareçam ignorar o que Paulo diz aqui. Para muitos, sofrimento é sinal de incredulidade, enquanto para outros é castigo de Deus. Precisamos de uma teologia que leve em conta o fato de que “o que acontece ao ímpio, também acontece ao justo”. A diferença está na maneira como cada um se porta diante do sofrimento. Quem vive uma espiritualidade umbigocêntrica fica a se questionar: O que foi que eu fiz pra merecer isso? Onde está Deus que não intervém? Mas o que vive uma espiritualidade sadia, voltada para o próximo, se pergunta: Em que esta situação pode beneficiar a outros?

Como podemos consolar os que sofrem se nunca passamos pelo que eles estão passando? Se nos portarmos como supercrentes, imunes a todo sofrimento humano, estaremos agravando ainda mais a dor e a culpa de quem sofre. Quando revelamos nossa vulnerabilidade perante nossos irmãos, estamos mostrando que Deus não tem filhos prediletos, e que ninguém está isento de sofrimento neste mundo, independente de nossa posição ministerial ou da “graduação” da nossa fé.

Quando escreveu para os cristãos dispersos por causa da primeira grande perseguição, Pedro declarou: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo…” (1 Pe. 4:12-13a). “Coisa estranha” é um cristão genuíno que não sofra neste mundo. Afinal de contas, todos os que desejam viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Tm.3:12). A intenção de Paulo e de Pedro é a mesma: consolar os que sofrem. Se está acontecendo com vocês, saibam que já aconteceu ou está acontecendo conosco também.

Deus não nos chamou para o sucesso, mas para a fidelidade à toda prova. Ser bem-sucedido aos olhos de Deus é o mesmo que ser fiel até a morte.

A terceira resposta está em 2 Co.12:9-10:

“Mas ele me disse: A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte.”

É o sofrimento que nos ensina a depender inteiramente da graça. Aprendemos o quanto somos fracos, vulneráveis, como “vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” (2 Co.4:7). E é aqui que se dá o encaixe perfeito entre nossa insuficiência e a suficiência de Cristo. Chegamos ao ponto de sentir prazer no que deveria nos causar repulsa. Não que o sofrimento em si tenha algum valor, e sim o sofrimento “por amor de Cristo”. Então, que nos persigam! Que nos afrontem! Que nos caluniem! Ou até que nos tirem a vida! Que se cumpra em nós esta palavra:

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (2 Co.4:8-9).

E que assim sejamos impulsionados a depender mais da graça de Deus do que de nossas próprias forças.

Sente-se injustiçado, perseguido, atribulado? Bem-vindo ao clube!

3 comentários:

  1. Irmão Hermes, muito obrigado pela excelente palavra. Compartilhei de leve, letra por letra, muito boa mesmo e vai de encontro ao que Deus sempre me mostrou em sua palavra e busco praticar. Exatamente esse sentimento que as pessoas têm ou aprendem erradamente, sobre que o sofrimento não é algo do cristão e tal, faz com que as pessoas vivam procurando uma bolha pra entrar e vivam só de palavras, mas nada de vivência. Se sofrer não era pra cristão, por que Jesus sofreu tanto então? Cada parada óbvia que não se ligam e o pior, se deixam enganar ou levar, por outros focos que não seja o evangelho pleno para nossa compreensão e prática para ajudar aos irmãos.
    Um forte abraço pra ti.
    Que Deus te abençoe sempre.
    É sempre bom compartilhar sobre ensinamentos da Bíblia e aprender tambem com quem está na mesma caminhada que nós. Será muito maneiro no grande dia, estarmos reunidos dando Glórias á Cristo e nos reconhecermos lá, só Jesus pra nos proporcionar isso.
    Té.

    ResponderExcluir
  2. Paz benção!!! Vim retribuir a visita ao meu blog. Fico muito feliz. Ja estou te seguindo e coloquei seu banner lá tambem. Seus textos são bem edificantes e sinceros tambem. Um abraço!!!

    "Se na terra a gente não se ver, lá na glória a gente se fala."

    Jusier Max
    http://featualizada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. tive uma ideia lembra daquele texto o analfabeto politico ?
    Me deu a ideia de criar o analfabeto GOSPEL
    O PIOR ANALFABETO nao e o analfabeto politico e o analfabeto GOSPEL.
    Ele nao ouve (a palavra)
    Ele nao fala a verdade pois nao quer tocar nos mugidos (isso mesmo mugidos) do senhor com medo de pecar contra os magnanimos santos
    Ele nao participa da ebd,estudos,seminarios etc, Ele nao sabe quanto custou a reforma protestante, quanto custou a biblia chegar ate nós, ele nao sabe quantos martires foram nescessarios para o evangelho chegar aqui. ele nao sabe que sua salvaçao depende de varios fatores como aceitar a cristo como salvador mas tambem como senhor, tudo praticamente depende do seu conhecimento do senhor .
    O analfabeto gospel e tao ignorante para nao dizer burro que estufa o peito dizendo que odeia teologia , nao sabe o imbecial que por causa de sua ignorancia nasce a fanerose, nasce o dente de ouro, a galinha em linguas, o mugido do leao, o demonio cawboy, os depositos enganosos celestiais , o vigaristas gospel, o falso evangelista, o falso apostolo, os bandidos da ´fé dos dias atuais, nasce tambem o menino gospel , o retete gospel, o cangapé ungido, o vigarista o pilantra das multinacionais gospel do engano e deturpaçao das sagradas letras, a lipoaspiraçao gospel , a restituiçao do himen , entre outras aberraçoes conhecidas


    obs caso o senhor queira aperfeiçoar por gentileza ,faça se achar interessante, nao sou bom com as palavras
    --

    ResponderExcluir